Eslováquia sedia exercício de guerra eletrônica com Gripen, Growler, Rafale, Typhoon e F-16

1

MACE XVI - Rafale - foto Força Aérea Eslovaca

Exercício MACE XVI ocorre entre 8 de setembro e 3 de outubro, envolvendo 14 países

Desde 8 de setembro, e até 3 de outubro, está sendo realizado na Eslováquia o exercício MACE XVI, um dos maiores exercícios internacionais de guerra eletrônica, com participação de 14 países. Nos últimos dias, as Forças Armadas da Eslováquia têm divulgado fotos e informações sobre a chegada de aeronaves como o Gripen da Suécia, o Rafale da França, o Typhoon da Espanha, F-16 da Bélgica, Dinamarca e Noruega, Diamond DA-20 da Noruega, Learjet 40 da Alemanha, C-130K da Dinamarca e EA-18 Growler dos Estados Unidos, além de meios da própria Eslováquia. A fase principal do exercício começou em 16 de setembro e as operações aéreas, para boa parte dos participantes, se dá nesta semana.

MACE XVI - Gripen - foto Força Aérea Eslovaca

MACE XVI - Typhoon - foto Força Aérea Eslovaca

 

A Eslováquia proporciona cenários bastante realistas de sistemas de defesa terra-ar para as aeronaves participantes, a maioria de países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que organiza o exercício de guerra eletrônica com ênfase em aprimorar a autodefesa das aeronaves e treinar a capacidade de penetrar numa área não permissiva, com análises das ameaças e dos resultados dos voos, para compartilhamento das informações e refinamento das táticas entre os participantes. As aeronaves enfrentam sistemas de defesa aérea de origem russa como o SA-10B Grumble, SA-6 Gainful e SA-18 Grouse.

MACE XVI - foto 2 Força Aérea Eslovaca

MACE XVI - foto Força Aérea Eslovaca

FONTES: Força Aérea Eslovaca e Força Aérea Francesa (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em eslovaco e francês)

FOTOS: Força Aérea Eslovaca

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Ah, eu só gostaria de saber porque quando a Luftwaffe manda os Typhoons a frança não manda rafale… Nem treino de combate é…
Mas enfim, qualquer coisa parecida com combate que houver, vão estar lá os Typhoon’es. Quero mesmo ver acabando as conversinhas.