F-5EM passagem trem baixo - Domingo Aéreo 2014 - PAMA-SP - foto Nunão - Poder Aéreo

Caça F-5EM da FAB realizou diversas passagens baixas sobre o Campo de Marte, em São Paulo. Um jato de ataque A-1 e um turboélice de treinamento T-27 também fizeram passagens sobre a pista

Quem gosta de ver passagens do único modelo de caça supersônico em serviço hoje na FAB, o F-5 modernizado, não teve do que se queixar nesta edição 2014 do  tradicional Domingo Aéreo no Campo de Marte na capital paulista. No evento realizado no último domingo, 28 de setembro, e no qual a Força Aérea Brasileira (FAB) abre as portas do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), o caça F-5EM 4837, destacado para participar das exibições em voo do evento, realizou diversas passagens sobre a pista do Campo de Marte, pela manhã e à tarde.

Domingo Aéreo no Campo de Marte 2014 - 009b

Domingo Aéreo no Campo de Marte 2014 - 008a

Em cada ocasião, o F-5EM realizou cerca de 10 passagens sobre o eixo da pista, dando ampla oportunidade para o público ver o caça em voo bem de perto, tanto em velocidades mais altas (como nas fotos acima e abaixo) quanto mais baixas (e, nesse caso, com o trem de pouso e flaps baixados, como nas imagens que abrem e encerram esta matéria). O padrão foi praticamente o mesmo: o jato aparecia de surpresa vindo da Zona Leste (sobre a cabeceira junto à avenida Santos Dumont), fazia a passagem rumo Oeste, dava a volta sobre os bairros da Barra Funda, Santa Cecília e Bom Retiro, para realizar novas passagens, praticamente uma a cada minuto.

Domingo Aéreo no Campo de Marte 033a

Domingo Aéreo no Campo de Marte 2014 - 009a

O céu esteve cinzento durante boa parte do dia, com várias nuvens de chuva se avizinhando vez por outra, mas em vários momentos o sol deu as caras entre as nuvens, e o tempo só fechou de vez no final do evento, quando as passagens do caça já haviam terminado. Diferentemente de outras edições que traziam também atrações musicais à tarde (ausentes nesta edição), e que faziam o pico do público se concentrar neste período, a grande presença de pessoas deu-se pela manhã, ficando bastante tranquilo à tarde para os entusiastas de aviação encontrarem os melhores pontos para fotografar as passagens.

Domingo Aéreo no Campo de Marte 2014 - 021a

Domingo Aéreo no Campo de Marte 2014 - 026a

Domingo Aéreo no Campo de Marte 2014 - 031a

As fotos do F-5EM em voo são das passagens realizadas no final da manhã e no meio da tarde, respectivamente por volta das 11h40 e das 15h. Um jato A-1 da FAB também realizou um conjunto passagens por volta das 10h da manhã, mas nossa equipe estava, na ocasião, parte em deslocamento para o evento e parte conversando com entusiastas e pessoal da FAB na Sala de Imprensa, então ficaremos devendo imagens do A-1 em voo.

A FAB também destacou um T-27 da AFA (Academia da Força Aérea, em Pirassununga – SP) para passar sobre a pista em mais de uma ocasião, e o público também teve oportunidade de ver e fotografar em voo aeronaves que estavam em exposição estática quando partiram, no final da tarde, como foi o caso do H-34 Super Puma e do C-98 Caravan.

T-27 no Domingo Aéreo 2014 PAMA-SP - foto Nunão - Poder Aéreo

H-34 Super Puma da FAB no Domingo Aéreo 2014 PAMA-SP - foto Nunão - Poder Aéreo

H-34 Super Puma da FAB no Domingo Aéreo 2014 PAMA-SP - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

F-5EM da FAB no Domingo Aéreo 2014 PAMA-SP - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

Nas próximas partes desta matéria, vamos mostrar os aviões em exposição estática no evento e os caças F-5 em revisão no PAMA-SP.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Acho que já faz quase 20 anos desde aquele acidente com um F-5 da FAB durante uma apresentação. Aparentemente de lá pra cá a FAB parece que tem medo de deixar os pilotos fazerem umas manobras básicas na frente do público.

Clésio Luiz
Clésio Luiz

Eu compreendo que em certas bases não há espaço para manobras, mas e em Anápolis, por exemplo? Acho que o Mirage 2000 passou pela FAB sem que nenhuma vez o público tivesse a opeortunidade de ver a capacidade de manobra da aeronave.

Pelo menos a potência do motor o pessoal pôde presenciar…

Brandenburg

Ainda tive o privilégio de assistir na praia de Copacabana, durante comemorações da então Semana da Asa, ataques feitos pelos Gloster Meteor, com seus canhões, sobre barcaças ancoradas a 300 ou 400 m da praia contendo tambores de combustivel.Que fogaréu bonito!Eram 4 aviões que apareciam sobre a praia dando rasante sobre o morro do Leme, um atrás do outro.O som das rajadas fazia o público vibrar.Em seguida faziam uma curva fechada à direita passando por Ipanema e Leblon e voltavam ao circuito. Creio que foi nos final dos anos 50 ou inicio dos 60. Hoje, a turma radical do meio… Read more »

Alexandre Galante

Caramba Brandenburg! Como a coisa piorou de lá pra cá, hein?

Gloster Meteor atirando sobre barcaças devia ser sensacional.

Hoje é tudo muito sem graça.

Carlos

Caramba, havia me esquecido desse acidente.

Certamente os entes queridos não.

No mergulho a impressão que dá é que o vetor já está sem controle.

Porque será que ele não injetou ?

As investigações chegaram a que conclusão ?

Brandenburg

Concordo Galante. Pelo menos no Rio, a gente aguardava com ansiedade quais seriam as novidades da Semana da Asa.Os velhos Gloster (na época ainda eram novos +ou- rsrsrs) eram sempre muito aplaudidos.As turbinas também tinham um som grave muito bonito. Deve ter alguém da velha guarda da FAB na trilogia que ainda se recorde. Os tiros de instrução do Forte de Copacabana eram outro espetáculo. Avisavam com uma semana pra deixar as janelas abertas e quando a bateria de 305mm atirava tremia tudo. O fogo na boca dos canhões chamava a atenção.Enfim, hoje é tudo muito sem graça, como vc… Read more »

Leonardo Crestani

Esse ano ainda terá portões aberto no 14° Canoas, e se estiver quando será?

Nórdico

Srs, concordo com todos os pontos acima referente ao evento no Pama SP. Está tudo muito sem graça mesmo. A velocidade do F5 é nitidamente menor que nos anos anteriores. Era possível ver crianças chorando e os velhinhos quase infartando de susto, talvez isto tenha influenciado mesmo a decisão de redução de velocidade. Mas era fantástico! Cito outras atrações que tornavam o evento muito melhor que agora: -Passagens do AT-26 Xavante, com direito a pousos e decolagens (quando o piloto mandava máxima potência por uns 20 segundos antes de liberar a aeronave). Os pilotos mandavam muito bem nas manobras. -Passagens… Read more »