Home Divulgação Demonstração de interoperabilidade aliada à consciência situacional

Demonstração de interoperabilidade aliada à consciência situacional

547
5

C2

Os visitantes do Seminário de Comando e Controle 2014, evento promovido pelo Ministério da Defesa e realizado na sede do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em Brasília/DF, puderam presenciar uma demonstração do Simulador Tático de Consciência Situacional (SimTCS), produto desenvolvido pela Mectron, subsidiaria da Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT). Trata-se uma avançada ferramenta para o desenvolvimento de Sistemas de Comunicações por Enlace de Dados, normalmente conhecidos como Data-Links para aplicações militares. A ferramenta simula o funcionamento de um sistema de comunicações envolvendo diversas entidades operacionais conectadas a um cenário operacional: estações de data-link embarcadas em aeronaves – estas, por sua vez, estão integradas a simuladores de voo – estações de C2 (Comando & Controle), estações de planejamento de missões, e outras estações em plataformas fixas e móveis.

A Mectron possui hoje dois programas de desenvolvimento na área de comunicações. No final de 2012, a FAB anunciou em seu portal contrato com a empresa para o desenvolvimento do Link BR2, prevendo a instalação do sistema em várias aeronaves, além de estações em solo, inclusive para uso do Exército e da Marinha. A empresa paulista também participa no projeto RDS – Rádio Definido por Software de Defesa, coordenado pelo CTEx – Centro Tecnológico do Exército Brasileiro, que integra o Projeto Estratégico de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, visando a interoperabilidade de comunicação entre as Forças Armadas brasileiras.

Simulador_A

DIVULGAÇÃO: CDN Comunicação Corporativa

5
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Iväny JuniorVictor MatheusCarlos Alberto SoaresRoberto F SantanaClésio Luiz Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

Pô dona Mectron, não podia liberar uma verba para comprar um manche melhorzinho não?

Roberto F Santana
Visitante
Roberto F Santana

Concordo com o Clésio. Para quem desenvolve esse tipo de software deveria ter algo, digamos, mais realista. Eu, um simples entusiasta, tenho e uso atualmente: A série da CH Products. O Saitech X-55 Rhino Hotas. E o Thrustmaster Warthog. O CH é completo, com pedais e freio, para qualquer avião do P-47 ao F-16, é bem leve nos comandos. O Rhino, é tão suave e macio, que dá até pena de usar, é muito bom para quem quer montar um simulador. O Warthog, parece coisa vinda direta do cockpit do A-10, é duro e muito pesado, acho que iria acabar… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Victor Matheus
Visitante
Victor Matheus

Bem, eu acho que agora só falta o satélite!
Abraços.

Iväny Junior
Visitante
Member

A primeira tela simula o painel de informações do R-99?