KC-390 decolando - concepção artística Embraer

Já foi assinado o contrato para aquisição de 28 unidades. A primeira será recebida em 2016

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Engenheiros da Embraer participaram em Campo Grande (MS) da primeira semana do exercício Transportex, que acontece até o próximo dia 26 de agosto com a participação de quinze esquadrões da FAB. O objetivo deles foi refinar a nova aeronave de transporte da FAB, o KC-390.

“A Embraer faz essas visitas para aprender e entender como nós utilizamos nossas aeronaves de transporte. Assim, nós teremos um produto adequado às nossas necessidades. Na Transportex eles conseguem colher informações de vários esquadrões em um só lugar”, explica o Major Fernando Benitez Leal, da gerência técnica do projeto. A comitiva é composta por engenheiros de sistemas, interiores, ensaios em voo, sistemas ambientais e instrução de clientes.

“O intuito é adquirir conhecimento e a base de doutrina para desenvolver o curso para os pilotos e fomentar melhorias, junto aos engenheiros responsáveis pelo sistema do produto, para suprir quaisquer lacunas que possam existir”, explicou Otávio Baroni, instrutor de clientes da Embraer.

KC-390 reabastecendo A-1 - imagem Embraer

Os representantes da empresa assistiram a uma palestra sobre os procedimentos da FAB em missões de evacuação aeromédica, como no transporte das vítimas da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013. “O transporte de enfermos exige algumas peculiaridades como a utilização de equipamento de UTI. A Embraer precisa entender os detalhes que a aeronave necessita para atender a missão, como, por exemplo, ter um ponto de tomada elétrica de uma voltagem específica para eu poder ligar esse equipamento”, afirma o Major Benitez. Nessa configuração, cada KC-390 poderá transportar até 74 macas.

Equipes da Embraer também já estiveram na Antártida para acompanhar voos dos C-130 Hércules da FAB. A partir da visita, foram identificadas as adaptações para que o novo jato possa operar naquele tipo de ambiente.

Em maio, foi assinado o contrato para a aquisição de 28 unidades para a Força Aérea Brasileira. A primeira deve ser entregue em 2016.

FONTE: FAB

IMAGENS: Embraer

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Rinaldo Nery

Muito oportuna essa troca de experiencia para que a Engenharia entenda a parte operacional. Particpei da TRANSPORTEX 2008, efetuando o controle das navegações a baixa altura dos ¨voos de pacote ¨ de lançamento de carga.

Augusto

Off-topic

Acabou de sair na FoxNews: “Após 60 anos, C-130 mantém-se uma magnífica máquina”.

http://www.foxnews.com/us/2014/08/19/after-60-years-c-130-still-magnificent-machine/

Carlos Alberto Soares

Valeu Augusto, muito bom mesmo.

C 130 esse é “o cara”.

juarezmartinez

Este dias eu e o Cel Nery tivemos uma discussão “amigavel” sobre disponibilidade da frota de transporte da FAB.

Cel, quando tiver um tempinho e pousar no Galeão, atravessa o pátio, dá uma conversada com o comandante do PAMA que ele vai lhe dizer que hoje, a FAB tem tão somente cinco células de C 130 em condições de voo.

Cel, nem o Brigadeiro Jesus Cristo consegue resolver se não tiver peça na prateleira e principalmente se não tem orçamento para comprar.

Grande abraço

Carlos Alberto Soares

Caro Juarez

citei o que vc afirma acima em outras palavras:

Mencionei 02 operacionais e 03 com restrições, lembra-se ?

Informação de um oficial da FAB para meu sobrinho Sgto, Infante Pqd durante um exercício, foi uma ou duas semanas antes desse “amigável” debate.

Já tivemos vinte ou mais, é uma pena.

Abraços