Academia da Força Aérea promove Olimpíada de História Militar e Aeronáutica

7

Olimpíada de História Militar - 1

Utilizando o lúdico como ferramenta educacional, nos dias 06 e 07 de agosto de 2014, a Academia da Força Aérea (AFA), em parceria com o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) e diversas editoras, promoveu uma inédita Olimpíada de História Militar e Aeronáutica entre cadetes. A vibrante competição de conhecimentos objetivou despertar entre os futuros oficiais o interesse pelo estudo da história e da cultura aeronáutica, reconhecendo valores intelectuais e revelando talentos. A Olimpíada foi disputada por 104 cadetes, agrupados em 26 equipes. O conteúdo avaliado envolveu conhecimentos da História Militar desde a Antiguidade até a Idade Contemporânea, com destaque para a história do Brasil e da aviação. A organização do evento exigiu a formação de uma Banca Avaliadora composta de 10 oficiais e professores civis especialmente selecionados pelo notório saber em História Militar e Aeronáutica.

Olimpíada de História Militar - 2

A primeira fase foi constituída de uma prova eliminatória de 60 questões, na qual foram qualificadas 6 equipes. A segunda fase constituiu um quiz escrito de 4 baterias em que foram classificadas apenas as 3 equipes finalistas. Depois de diversas provas que envolveram novas baterias de quiz com perguntas orais e visuais, apresentações temáticas e uma pesquisa relâmpago na biblioteca, a Equipe Lima Mendes, composta pelos cadetes Raul, Lucca, Júnior e Carvalhaes, foi sagrada campeã. Em 2º lugar ficou a Equipe Augusto Severo, e em 3º lugar a Equipe Pierre Clostermann. As premiações foram na forma de medalhas e de diversos livros ofertados por editoras parceiras do evento.

O coronel aviador reformando Cutrim, pioneiro no ensino da História Militar na AFA nos anos 1970 e presidente da Banca Avaliadora declarou emocionado aos cadetes: “Outras olimpíadas virão, mas que esta edição entrará para a história, pois o grande ganhador de tudo o que aconteceu aqui na Academia da Força Aérea, foi eu mesmo… Pois tive o privilégio de depois de tantos anos, continuar trabalhando em prol do formação dos futuros oficiais de nossa Força Aérea Brasileira”.

O Blog HISTÓRIA MILITAR parabeniza a Academia da Força Aérea e o INCAER pela iniciativa, os cadetes participantes e o coronel Cláudio Calaza, idealizador da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica.

Que venhas novas edições!

Olimpíada de História Militar - 3

FONTE: Blog História Militar

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Alguém do PA bombardeou o FORTE, três dias “fora do ar”.

Isso é coisa do Bosco, bombas e misseis ar-sup é com ele mesmo. (rs)

Alexandre Galante

Carlos, estamos fazendo uma manutenção no ForTe que andava esquisito.

Vassili

Falando em AFA, ontem fui lá prestigiar o evento Portões Abertos 2014 e minhas declarações sobre tudo são: Fila dos infernos para chegar lá. Estava tudo parado na Anhanguera uns 2 km antes do trevo com a SP-225 (São Paulo/interior). simplesmente não andava a danada da fila. Demorei mais tempo para percorrer o trecho de 9 km do trevo da Anhanguera até o portão da base do que o tempo que gastei para ir de Americana até Pirassununga. Quando consegui estacionar a moto e ir para o recinto, vem outra desilusão: nada de F-5, A-1 no pátio de manobras. estavam… Read more »

Guilherme Poggio

Fiquei lá do meio dia até as 15 hs para ver apenas a Esquadrilha OI e um quarteto de T-27 Tucano se apresentando para o público.

Puxa Vassili

Você foi embora bem na hora que a coisa começou a esquentar. Lá pelas 4 começou com demonstração do A-4, depois do F-5, Fumaça com todos os Super Tucanos (só apresentação light) e no final do dia os dois AMX (um deles era o modernizado).

Vassili

Então foi culpa do meu medo do tempo que estava formando o fato de ter perdido as apresentações das estrelas da festa………….. e tb do fato que a fila para sair da base ao final do evento devia estar pior que na entrada.

Vim embora bem no momento que o Black Hawk estava decolando.

Rinaldo Nery

Nos portões abertos de 2007, ou 2008, fiz algumas passagens baixas com o E-99, na chegada, e o OSV da AFA foi me chamar a atenção. Acho que exagerei…. Rsrsrsrsrs

Joker

Cel Rinaldo Nery,

mas valeu a pena ter feito as passagens baixas?! Hoje em dia sou fã de aeronaves por causa de umas passagens baixas de um caçador.