AWACS - foto OTAN

Contrato para modernização com valor estimado em 250 milhões de dólares engloba aviônicos e sistemas digitais das cabines dos aviões, para cumprir requerimentos de controle de tráfego aéreo e de navegação

A Boeing informou nesta quarta-feira, 6 de agosto, que recebeu um contrato da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para instalar novos sistemas digitais e aviônicos nas cabines de 13 das aeronaves AWACS (Airborne Warning and Control System – sistema de alerta e controle embarcado) da organização. O valor do contrato para a modernização dos aviões, que são baseados no jato comercial 707, é estimado em 250 milhões de dólares, e os trabalhos deverão ser realizados entre 2016 e 2018.

Painel de AWACS da OTAN - foto BoeingA nova tecnologia permitirá que as aeronaves cumpram os atuais e futuros requerimentos de controle de tráfego aéreo e navegação, dando maior acesso ao espaço aéreo ao redor do mundo para esses aviões. Isso deverá proporcionar maior eficiência nas missões, economizando tempo e combustível durante operações, a substituição de itens de aviônica fora de linha por outros de uso comercial (de prateleira / off-the-shelf) além de um acesso mais amigável de motores, navegação e radar para os tripulantes. Além disso, a tripulação da cabine poderá ser diminuída de quatro para três pessoas.

Em um contrato prévio para engenharia de fabricação e desenvolvimento (EMD), a Boeing já instalou os sistemas em um exemplar de AWACS da OTAN, sendo que o início dos testes de voo estão programados para o quarto trimestre desse ano, e a entrega, para dezembro do ano que vem. Como parte do contrato, a Boeing também vai modernizar esses sistemas em aviões AWACS dos Estados Unidos, a partir de novembro.

AWACS - foto 2 OTAN

FONTE / FOTOS: Boeing e OTAN (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

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Clésio Luiz

Se eu não me engano a última unidade fabricada do 707 foi para uso de AWACS. Eu pessoalmente acho que o 707 foi o maior marco na aviação comercial, pois 60 anos depois do seu primeiro voo o único grande avanço foi a redução do número de turbinas de 4 para 2 unidades. Claro que houve avanços obscenos em materiais e aviônica, mas o conceito usado é basicamente o mesmo, asas baixas enflechadas, cauda também enflechada, trem triciclo, fuselagem cilíndrica (na verdade ligeiramente ovalada), motores pendurados abaixo e à frente das asas. As aeronaves que o seguiram obtiveram avanços incrementais,… Read more »

Rinaldo Nery

A remotorização trouxe uma limitação quanto ao vento de través para pouso, visto que a carenagem do motor toca no solo quando além de determinada inclinação.
Em 2008 tivemos o cancelamento de uma visita dum E-3D da RAF à Anápolis, pois a aeronave não conseguiu pousar na Ilha da Madeira em função do vento, e não seria possível cumprir o cronograma. A aeronave estava a caminho da FIDAE.

Clésio Luiz

Interessante Rinaldo, não tinha me tocado desse aspecto negativo da troca de motores do 707.

Por falar nisso, qual foi o pior vento lateral que você já pegou voando como piloto?

Rinaldo Nery

Acho que 30 kt em Cascavel.

Rinaldo Nery

Operei muito pouco em Foz. Mas em Cascavel construíram a pista de través com os ventos predominantes, que são bem fortes.
A Azul teve dois incidentes lá. E emitiu um boletim com recomendações especiais quanto à operação em Cascavel. Por um tempo só os comandantes mais experientes operavam lá. É proibida a operação dos copilotos.
Depois da ampliação da pista ficou mais segura a operação naquele aeródromo.

Carlos Alberto Soares

Nunão olhando pro bode ….. o bode olhando pro Nunão …. o bode olhando pro Nunão …. Nunão olhando pro bode ….. Nunão, o bodento …. kkkk rsrsrsrs “De boa” heim chefão … rs Agora minha história: Faz muito tempo, 737-200 VASP em Foz …. Porta dianteira aberta, já em manobra de fechamento, embarque encerrado há um bom tempo, escada já estava sendo retirada … um brimo kibe esfiha da brimeira fila, levanta-se no “maior pau” e bai ce desbedir de novo com um grito dum noltro brimo, caiu …. Se estatelou no chão. Vôo cancelado. Brimo foi internado todo… Read more »

Carlos Alberto Soares

Tem um programa no HC ou DC não me lembro, com um desses, modernizado, célula toda revitalizada ….

Comandante, pilotos e sargentos da manutenção falando maravilhas etc ….

Alguém assistiu ? Já faz algum tempo ….