Portões Abertos deve reunir seis mil pessoas em Cachimbo (PA)

11

portoes abertos cachimboExposição estática de aeronaves, demonstração operacional e apresentações culturais. Essas são algumas das atrações preparadas para a 8ª Edição dos Portões Abertos a ser realizada no dia 3 de agosto, das 8h às 18 horas, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, no Sul do Pará.

A expectativa dos organizadores é que cerca de seis mil pessoas participem do evento. O público poderá conhecer aeronaves empregadas nas diversas missões da Força Aérea Brasileira (FAB), como os caças A-29 Super Tucano; aviões de transporte, como o C-105 Amazonas e o C-95 Bandeirantes; além de helicópteros H-60 Black Hawk.

“O evento é muito aguardado pela população local. É uma oportunidade para mostrarmos o trabalho da FAB e ao mesmo tempo estreitarmos os laços com a população dos municípios vizinhos ao CPBV. Acredito que será um grande sucesso”, ressalta o Tenente-Coronel Mark Lima Santos, Diretor do CPBV.

Também estão previstas na programação demonstração operacional de rapel e apresentações culturais de grupos de cidades localizadas no entorno do CPBV. O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) montará um estande onde apresentará informações sobre tráfego aéreo e meteorologia.

No Portões Abertos também serão conhecidos os vencedores do concurso de redação que teve como tema “Força Aérea Brasileira: Asas que protegem o País!”. Participaram alunos da rede pública de ensino dos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, todos do estado de Mato Grosso.

Também estarão presentes ao evento agências governamentais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcarlos Prudente

Nesta região já não chove tanto, estamos no período de estiagem no norte. Agora alem de comida não se esquecer de levar água para beber, o pior nessas estradas é a acede!

Rinaldo Nery

Cel Mark foi meu aluno da AFA. Excelente piloto de caça! Em 1997 tivemos o privilégio de inaugurar o stand de tiro do CPBV, que, a época, era subordinado ao antigo DEPED, hoje DCTA. Lá só se fazia ensaio de armamentos. O Diretor, naquela ocasião, era o Cel Biasus, ex cmt do PAMPA. Deve ter sido cmt do Juarez. Contrariando as orientações do TB Brauer, Diretor do DEPED, ele construiu o stand e convenceu o COMGAR a nos mandar pra lá. Cachimbo é o fim do mundo. Fomos nós, 2/3 GAV e o 1/3 GAV, na época operando o AT-27.… Read more »

nunes neto

A BR 163 de Cuiabá até Guarantã em 2008 era um tapete agora de Guarantã até Santarém,vc não caia no buraco vc entrava nele!População isolada.

Rinaldo Nery

O 2/6 GAV fez o imagemanto de toda a BR-163 para o asfaltamento/recuperação, em 2004. Até agora nada…. O BEC de Santarém estava asfaltando no sentido Santarém/Cuiabá.

Joker

Rinaldo Nery,

desculpa me meter nas suas lembranças, mas você. Que conhece CPBV melhor do que eu, escutei de TC que FAB tava pensando em realizar o lancamento de foguetes básicos (127mm e 32Km de alcance maximo) do programa espacial, teria o CPBV área para o ponto de impacto desse foguete?

Blackhawk

Alguém sabe dizer se nos Portões Abertos tem demostrações em vôo das aeronaves? Ou fica tudo no chão?

Carlos Alberto Soares

Acho que foi na Serra do Cachimbo que fizeram “uns buraquinhos” na década de 70 para testarmos nossas possíveis nukes, depois lacradas no governo do Fernandinho, se não me falha a memória.

Rinaldo Nery

Sim, a área do CPBV tem 653 km de perímetro.
Quem tapou o buraco foi o Collor.

Carlos Alberto Soares

653 Km de perímetro !

Tem muito país que nem chega perto disso.

Creio ser uma área estratégica para as FA’s, FAB etc …

Carlos Alberto Soares