Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

O equipamento era de ultima geração, o treinamento foi a contento e o adversário tb estava bem treinado, bem equipado e o moral de ambas as forças estavam elevados. Os meios de comunicação fizeram o seu papel mostrando cada ângulo e detalha da batalha. Deu para perceber que não houveram abusos por nenhuma das partes, então Genebra pode ficar sossegada pois não houveram crimes no campo de batalha Mas apesar do terreno favorecer as nossas forças e a população insurgente ter feito o seu papel, chego a conclusão de que entre mortos e feridos, todos se salvaram e a peleja… Read more »

mario.lira

Eu diria que a defesa antiaérea de curta distância do adversário dominou completamente o cenário, bem apoiada pela defesa de média distância. Potencialmente o uso de mísseis de ataque com maior alcance fosse um caminho adequado para penetrar a camada de defesa, talvez combinado com um perfil lo-lo-lo de ataque, que o segmento hi-hi não foi muito efetivo. Além disto, muito provavelmente uma substituição do principal vetor de ataque ajudasse, já que o equipamento utilizado hoje foi completamente inefetivo. Felizmente, embora nossa defesa de área aproximada não tenha sido muito eficiente, os sensores de pontaria do ataque adversário não estavam… Read more »

Oganza

mario.lira, muito bom…

pelo que vc colocou, o mérito ficou mesmo para a defesa de ponto de ambas as forças.

kkkkk

Sds.

Mauricio Silva

Olá. A defesa antiaérea do adversário em torno do seu principal alvo a ser defendido estava com uma eficiência/eficácia acima dos padrões normais. Provalmente tal disposição não deverá se repetir com outros inimigos, o que poderá beneficiar nossa causa. O nosso principal vetor sofreu sistemático ataque, anulando qualquer possibilidade de realizar uma missão efetiva. Apesar de ter anulado nosso ataque, a força inimiga não logrou possuir capacidade efetiva de deferir uma ação mais contundente, embora não se possa dizer que tenha ficado somente na defensiva. Nosso objetivo final poderia ter ficado mais próximo, mas as deficiências da nossa força ficaram… Read more »

ivanildotavares

Ambos os adversários estavam treinados mas não foram perfeitos na hora da batalha. A FAB (A Seleção Brasileira), precisa ter mais consciência situacional e usar mísseis BVR. Só chegou à área adversária de forma previsível e/ou monitorada pelos mexicanos. Resultado: ponto para a defesa deles.

Marcelo Pamplona

O nosso comandante em chefe falhou no planejamento estratégico, além disso: 1 – Superestimou a capacidade de ataque de suas unidades; 2 – Falhou na logística/suprimento, haja vista as inadequadas peças de reposição disponíveis, seja em qualidade, seja em quantidade; 3 – Sofreu com a contra espionagem pachequística, o que gerou a quebra do código Enigma; 4 – Não procedeu com a clássica tática de ataques pelos flancos; 5 – Não estava preparado para enfrentar a tática de guerrilha detrás das próprias linhas. Em contrapartida, o comandante Pancho Villa não logrou êxito na batalha, entre outros motivos: 1 – Adotou… Read more »

Oganza

Adotou a tática de terra arrasada, kkkk

muito bom. 🙂

Nick

Apesar de ter sido empate, o México “venceu”.

E esse empate serviu para mostrar a realidade: Com o Neymar marcado ou pouco inspirado, já era. De certa forma somos um Portugal melhorado.

Vamos passar de fase, mas quando pegarmos uma Holanda ou Alemanha levaremos uma goleada vexatória.

Acredito que talvez fiquemos nas quartas se pegarmos muito provavelmente a Espanha. 🙁

[]’s

Observador

O brasileiro está descobrindo que a seleção da CBF, se fosse uma força aérea, estaria equipada com F-5.

Poucas vezes se viu um elenco tão sofrível.

Na hora que encontrar uma força aérea de verdade pela frente…

E, como muitos outros, devido a roubalheira que houve e a tentativa do uso político da competição, não estou nem aí para copa. Seria bom perder para o povão acordar e perceber que foi – mais uma vez – enganado.

No mais:

#vaidaralemanha

tiagobap

Desculpem desviar o assunto, bem como a minha ignorância, mas o nosso F-5 está descartando combustível pelo tanque ventral?

Iväny Junior

Gostei muito dos comentários de Oganza e mario.lira. Tomando por base que o escrete fosse um esquadrão alado, armado com vetores diversos, vou traçar comentários nesta linha. 12- Julio Cesar – Seria um caça de defesa aérea. Tático, porém ainda rápido e eficiente e dispondo de um bom arsenal de armamentos e aviônicos. É um grande F-15C bem modernizado. 2- Daniel Alves – É um bom avião de ataque, mas sem contramedidas e carenagens boas, além de um alto RCS, que o torna vulnerável a defesa anti-aérea e aviões atacantes. Um Mig-21Bis. 3 e 4 – Thiago Silva e Davi… Read more »

Carlos Alberto Soares

Foi o confronto das FA’s da Eritréia X Guatemala e ponto.

Luis

Se o Brasil pegar a Alemanha de frente vai ser só tiro, porrada e bomba! A blitzkrieg vai fazer a festa, com as Panzerdivisionen e a Luftwaffe comandando Não vai nem precisar do KSK.

PS: contra a Holanda vai ser massacre também, com os F-16 MLU e Leopard 2A4 quebrando tudo!

Joker

Saindo do futeboles, o Mexico tem Forca Aerea?

Pangloss

Meus parabéns aos editores e comentaristas, pelo post extremamente bem humorado.
Tal qual o Observador, torço contra a seleção brasileira, pois seu triunfo muito provavelmente reelegerá a Dilma (pois é, brasileiro vota assim).
Ontem, eu até estava querendo torcer para o México, mas quando eles entraram em campo com aquela combinação (?) ignominiosa de preto e vermelho, passei a torcer desesperadamente pelo empate.
E deu certo!

Daniel Oliveira

A sonda de reabastecimento em vôo Nunão?

tiagobap

Nunão,

Justamente essa foi minha estranheza. Liberar combustível na decolagem/pouso… Além disso o vapor do combustível na mesma linha dos gases de exaustão não me parece a situação mais segura (tá, esse perigo pode ser uma fantasia hollidiana minha…).

Sobre sua pergunta: seria a extensão do trem dianteiro?

RomauBR

Caro tiagobap, essa questão do vapor do combustível na mesma linha dos gases de exaustão me remete ao flameout dos F-111 australianos. Imagino que deve haver um mímino de controle nessa situação, pois do contrário aconteceria mesmo a fantasia hollywoodiana a que se referiu.

Com a palavra, os mestres. Saudações.

Marcelo Pamplona

Nunão;

Não sendo a devida resposta à sua pergunta, os nosso F-5 possuem sonda para REVO e os dos mexicanos, não.
Confere?

Sds.

Oganza

Nunão…

é o tren de pouso dianteiro?

digo, para decolar ele se “estende”… igual aos do Rafale M antes de ser catapultado?

é isso?

Clésio Luiz

Engraçado é que o F-14 contraia o tem dianteiro durante a fase inicial da catapultagem e o estendia no finalzinho, auxiliando os “tailerons” à levantar o nariz.

tiagobap

Obrigado pelas explicações Roberto! Agora faz sentido o alijamento de combustível!

Romau e Roberto, minha impressão era que a trilha de vapor provocado pelo querosene alijado estava perigosamente próximo à exaustão do F-5. Deve ser o ângulo da foto! Será que a FIFA nos empresta aquela tecnologia “tira-teima” pra ver se a bola entrou ou não entrou? 😉

Abraços a todos.

tiagobap

Obrigado pelo link Nunão. Quando chegar em casa vou olhar. Aqui na empresa o flickr está bloqueado… Diga-se de passagem, o Poder Naval também… 🙁

Diogo Tavares

Boa noite a todos, a Luftwaffe com os seus caças Thyphon cilindrou a minha FAP (Força Aerea Portuguesa) com os seus F16 MLU, mas o próximo embate será com a USAF!!! Só espero que usem os F35 e que estes recebam ordens de ficar no solo devido a mais um problema técnico. Nem o nosso super míssil “Cristiano Ronaldo” nos safa.

rommelqe

Nunão, essa foto do flick está muito legal mesmo. Como já acima falado pelo Santana (obrigado pela explicação!) a válvula de alivio liberou combustível. Essa válvula não pode(devia) ser aberta em circunstâncias normais; aliás no ala, á esquerda da foto, não se ve o alijamento de combustivel pois certamente a condição do seu tanque externo está normal. Me parece que uma explicação para a abertura da valvula de alívio poderia ser – alem do abastecimento “até a tampa” – a aeronave ter estado exposta à insolação por muito tempo e que, na decolagem, a aceleração vertical contribui para ocorrer transitorios… Read more »

Justin Case

Amigos, boa noite.

Nunca vi válvula de alívio posicionada em parte inferior do tanque. Ali parece local mais provável de de válvula de alijamento ou bocal de destanqueio. Mas, como não conheço o tanque… Vale o que disse o Roberto.
Abraços,

Justin

Gilberto Rezende

Nossa FAB teve um desempenho pífio principalmente a nível de alto comando porque o Brigadeiro Felipão anda dando muito ouvidos ao nefando Brigadeiro Pareira que acha que não podemos meter medo e apenas impor respeito mantendo a posse de bola… O Brigadeiro Felipão assistiu a perda do meio do TO de batalha e só usou dois ex-galinácios mineiros Bernard happyfeet e Jô que mal sabem voar… E nada mudaram. Tomamos um banho de realidade e acabou o festerê… Ainda bem que o Camarões nos serão servidos pela toalha quadriculada croata já descabeçados… Se não ganharmos da Força aérea dos Camarões… Read more »

rommelqe

Justin, não há duvidas quanto a ser uma “relief valve” e que a mesma está posicionada em baixo (poderia até parecer uma extensão de tubo no bocal de saída, conduzindo o combustível a uma região mais distante do motor, mas isso seria técnicamente inaceitável). Um amigo formado no ITA contou ter visto em Anápolis um reabastecimento de Mirage III; como ex-piloto dessa aeronave vc vai se lembrar que para acelerar essa operação utiliza-se (ou utilizava -se?) ar comprimido no recipiente estatico. No caso relatado a mangueira reabastecedora “depois de um tik-tak escapou” do bocal e o combustível “lavou” todo mundo… Read more »

Justin Case

Valeu pela informação, Roberto.

Baseei meu palpite no fato de que a maioria dos aviões de caça têm um só local para drenar excesso de combustível ou de pressurização dos tanques, sejam internos ou externos. Esse dreno serve para todo o sistema de combustível. É provável que até mesmo o F-5 tenha esse sistema de alívio, cuja saída está normalmente situada na parte traseira da fuselagem.
O mais comum é que essas válvulas de alívio somente abram em eventos imprevistos durante as operações de reabastecimento sob pressão, no solo ou em voo.
Abraço,

Justin

Justin Case

Belo vídeo!

Abraço,

Justin

tiagobap

Ainda sobre a copa, notícia ruim, mas é a FAB mostrando serviço:

“Aviões da FAB auxiliam buscas por mexicano que caiu de transatlântico”

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/06/aviao-da-fab-auxilia-buscas-por-mexicano-que-caiu-de-transatlantico.html

rommelqe

Santana, obrigado pelo video, que espetacular é o typhoon!
Apenas mais uma observação: a valvula de alívio posicionada na deriva destina-se a proteger os reservatórios internos. Já quanto aos tanques externos alijáveis é necessario que os mesmos tenham suas proprias relief valves. Quando se trata de reduzir combustível com fins emergenciais , se for o caso dos tanques externos basta alija-los mas se for para aliviar os tanques internos utiliza-se, nos aviões mais modernos, outra valvula, comandada, e com a pressurização do combustivel obtida pelo sistema complementar ao onboogs.

Vader

Iiiiiiiihihihi…

A América tá detonando Portugal e seu CR7, kkkkkkk…

🙂

Vader

Empatou… 🙁