Incidente com Sukhoi T-50: atualização

    1262
    28

    T-50 fire - 1

    As fotos mostram como ficou o Sukhoi T-50 depois do incêndio na tomada de ar direita hoje pela manhã. Segundo informações divulgadas na Internet, a aeronave estava fazendo um voo de demonstração para uma delegação indiana, quando o sistema de comunicação de bordo parou de funcionar. Em seguida, soou um alarme no painel indicando ao piloto que havia problemas com o motor direito da aeronave. O piloto desligou o motor e passou baixo balançando as asas para avisar à torre de controle que havia problemas na aeronave e que ele iria pousar.

    Após o pouso, o piloto optou pela pista de táxi mais próxima e desligou o motor esquerdo, quando a torre avisou que ele deveria sair da aeronave imediatamente. O piloto então percebeu que havia intensa fumaça preta saindo da entrada de ar direita. Sem esperar pela escada de descida, o piloto abriu o canopy, saltou e saiu correndo uns 100 metros, depois de ver uma poça de combustível debaixo do avião pegando fogo.

    T-50 fire 2

    FOTOS: dementievskiy.livejournal.com

    VEJA TAMBÉM:

    Subscribe
    Notify of
    guest
    28 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Guizmo
    Guizmo
    6 anos atrás

    Muito curiosa a divulgação da notícia e das fotos….e aparentemente o preparo do piloto é melhor que do avião 🙂

    Oganza
    Oganza
    6 anos atrás

    Isso se chama osmar… osmarcontato.

    Normal acontece nas melhores famílias, rsrsrs quem lembra do F-22 fazendo um voo de demonstração para a impresa, quando teve um problema no FBW e teve que pousar de barriga?

    O pior que essas coisas acontecem justo quando vc tem visita…. kkkkk.

    Sds.

    Marcelo Pamplona
    Marcelo Pamplona
    6 anos atrás

    Boa tarde a todos!

    Continuo com a “pulga atrás da orelha” quanto ao T-50 (PAK-FA)… já vi postagens de colegas mostrando montagens da aeronave levando mísseis numa “baia central”…

    Entretanto, até hoje, de todas as fotos reais que vi, não me recordo de nenhuma que comprovasse a sua existência, afinal de contas, até mesmo os chineses já fizerem isso*:

    http://www.aereo.jor.br/2013/07/16/a-baia-de-armas-do-caca-stealth-chines-j-20/

    Então, fica a pergunta: “o russo tem ou não tem esse trem”?

    Quem puder ajudar com algum link e/ou foto, eu agradeceria!

    Sds.

    * Sim, eu sei, ser operacional são outros 500…

    Vader
    6 anos atrás

    Soltou pecinha, rsrsrsrs… 🙂

    juarezmartinez
    juarezmartinez
    6 anos atrás

    Pode ter sido um vazamento de combustível junto a bomba de pressurização dos sistema de alimentação de combustível.

    Grande abraço

    Baschera
    Baschera
    6 anos atrás

    Estão mudando… décadas atrás jamais saberíamos deste fato… deste incidente,

    Sds.

    Baschera
    Baschera
    6 anos atrás

    O piloto é gaúcho e esqueceu das brasas do carvão na churrasqueira interna…. como se usa a turbina para “iniciar o fogo”…deu nisto… rsssss !!

    Sds.

    Nick
    Nick
    6 anos atrás

    Uma foto dessas mais o relato nunca veríamos alguns anos atrás.

    No mais, o piloto mostrou sangue frio ou total ignorancia do que estava acontecendo com o caça. 🙂

    []’s

    Clésio Luiz
    Clésio Luiz
    6 anos atrás

    @Baschera

    É verdade. Quando comecei esse hobby a maioria das fotos dos caças soviéticos modernos era em preto e branco…

    Hoje você vê fotos em alta definição até desse tipo de coisa. E viva os franceses pela internet 🙂

    Mauricio Silva
    Mauricio Silva
    6 anos atrás

    Olá.
    Na dúvida, o piloto “simandovisk” do aparelho.
    Será que um dos motores soltou uma das pás?
    SDS.

    Marcelo
    Marcelo
    6 anos atrás

    Acho uma pena. Justo no protótipo mais novo, que aparenta ter os sistemas de sensores e radar instalados.

    Reinaldo Deprera
    Reinaldo Deprera
    6 anos atrás

    T-50 (Neo Su-27) “Fake Stealth”

    Save Ferris!

    Рустамом Bogaudinov
    Рустамом Bogaudinov
    6 anos atrás

    Key problems at this stage I do not see is the test samples, so for this and tested, and it is possible that it will still burn and fall (without sacrifice of course) the same SU-35 as well during the tests completely burned, but these tests are necessary to bring the technique to the ideal and in serial samples for the army was not so situations. ______ Os principais problemas nesta fase eu não vejo é as amostras de teste, por este e testado, e é possível que ele ainda vai queimar e cair (sem sacrifício, é claro) o mesmo… Read more »

    Iväny Junior
    6 anos atrás

    A internet quem criou foi Tim Barnes Lee dentro do CERN na Suíça, Clésio.

    Iväny Junior
    6 anos atrás

    Sir Tim Berners Lee* KBE é britanico.

    Vader
    6 anos atrás

    Há muitas controvérsias nisso aí Ivany…

    Oganza
    Oganza
    6 anos atrás

    Digam o que vc’s quiserem, mas nunca esqueçam: 1 – Conceito teórico de conexão global ou “Aldeia global” – Marshall McLuhan – 1951 2 – 1958 – 1961, a ARPA começa a implantação do seria a ARPANET 3 – 1962, Discurssões para aplicação prática para a troca de informação por “todos” – J.C.R. Licklider do MIT, com sua Intergalactic Computer Network, rsrsrs 4 – 1969, transmissão do que é considerado o primeiro e-mail da história entre a UCLA e Stanford, mas problemas em Stanford só permitiu a chegada da letra “O” kkkk. 5 – Década de 70, as universidades querem… Read more »

    Renato.B
    6 anos atrás

    Alguém de TI pode explicar isso melhor mas creio que está ocorrendo uma confusão de conjuntos. A World Wide Web (WWW) do Tim Berners-Lee é parte da Internet, parte importante diga-se de passagem, mas a Internet em si remonta aos anos da Guerra Fria. Ela começou nos EUA

    Reinaldo Deprera
    Reinaldo Deprera
    6 anos atrás

    Burns Lee não criou a internet. – A internet, na teoria, é coisa dos anos 30 – Na prática, quem criou a internet foi a DARPA. Foi extensamente usada lá e, logo depois, universidades americanas começaram a fazer uso dessa tecnologia para difundir conhecimento. Nesse momento, a internet se tornou pública, aberta a todos. – Burns Lee apenas criou a formatação hypertexto, conhecido como HTML. O que permitiu renderizar a informação em elementos tipográficos e estéticos através de outros programas (navegadores). Por causa disso, a internet ficou acessível para o usuário comum e deu um salto de popularidade. Burns lee… Read more »

    Marcelo Pamplona
    Marcelo Pamplona
    6 anos atrás

    Bom dia a todos! Antes de louvar – com certa razão – a atitude dos russos em divulgar tal acidente com o programa do T-50, é importante nos atentarmos ao seguinte trecho da matéria: “…a aeronave estava fazendo um voo de demonstração para uma delegação indiana,…” Penso que os russos optaram por divulgar o ocorrido por meio da própria mídia, vez que seria pior a mídia indiana divulgar tal fato e aproveitar-se disso para criticar a parceria com a Rússia. “Eles estão tendo problemas com a aeronave e não divulgam”, etc… Se tal incidente tivesse ocorrido fora da percepção de… Read more »

    Joner
    Joner
    6 anos atrás

    Incrível ter havido tempo para o pouso!!!
    Alguns segundos a mais e já era o jato, se é vai realmente voltar a voar….

    Uma pena, é um atraso ao projeto, sem duvída alguma…

    Clésio Luiz
    Clésio Luiz
    6 anos atrás

    Quando eu disse “obrigado aos franceses pela internet” eu estava brincando com o fato de eles terem contribuído com boa parte da arquitetura da internet como conhecemos hoje. Esqueçam essa história de que tal pessoa é a responsável (pai) por isso ou aquilo. Como toda tecnologia complexa, a internet tem muitos “pais” e não se pode atribuir a indivíduos ou a organizações únicas a sua criação. É como dizer que Santos/Dummond criou o avião sozinho ou Carl Benz criou o automóvel unicamente da sua cabeça. Por exemplo, a base da internet como conhecemos hoje é o protocolo TCP/IP e este… Read more »

    Clésio Luiz
    Clésio Luiz
    6 anos atrás

    Já foi sugerido que essa aeronave pode ter sido comprometida para o voo e eu acho que é uma grande possibilidade que isso ocorra. Metais leves e compósitos não são muito chegados ao fogo e é possível que a estrutura da aeronave tenha realmente sido comprometida. Vale lembrar que esse T-50 “Blue 055” é o quinto protótipo e aparentemente era o mas completo do programa. Vamos ver como a Sukhoi vai fazer para evitar grandes atrasos no programa que, para os padrões atuais, estava andando rápido. Interessante como até o começo da década de 1970, 5 anos era o máximo… Read more »

    Marcelo
    Marcelo
    6 anos atrás

    Clesio,
    Na década de 70 não se havia necessidade de codificação de centenas de milhares de linhas de software e a verificação disso tudo.Tambem não havia o fly by wire ( que estava chegando com o F-16) controlando mais de uma dezena de superfícies móveis como nesse caça, mais os bocais vetorados dos motores! Mas você sabe disso…
    Abraços
    Marcelo

    Clésio Luiz
    Clésio Luiz
    6 anos atrás

    Naquela época você fazia circuitos com transistores para executar funções que hoje é feito via software. Então fácil não era. Fora os cálculos estruturais complexos com muito menos recursos. E desde sempre, os subsistemas das aeronaves nunca são desenvolvidos pelo fabricante da aeronave. Então todo o trabalho é feito paralelamente. Ninguém fica com excesso de trabalho. Na minha opinião as empresas de defesa estão apenas se adaptando aos novos tempos de vacas magras e programas com 30 anos de diferença entre eles, contra 5/10 da época da guerra fria. Um jeito de gerar lucro é alongar ao máximo possível o… Read more »

    Mauricio R.
    Mauricio R.
    6 anos atrás

    Olha ele explode e pega fogo!!!
    T-50, estou mto desapontado, isso é coisa de F-35.

    “Tambem não havia o fly by wire…”

    Mas tinha-se o head up display do A-5, os tanques de de combustivel vazando do SR-71 e a geometria variável do TFX.
    Cada época com seus problemas.

    Rafael M. F.
    Rafael M. F.
    6 anos atrás

    Mauricio R. 12 de junho de 2014 at 11:17

    “…os tanques de de combustivel vazando do SR-71…”

    Me lembro de um filme onde eles botavam várias bacias embaixo da fuselagem do Blackbird quando o mesmo estava hangarado.

    O bicho vazava mais do que os arquivos da NSA…

    Tadeu Mendes
    Tadeu Mendes
    6 anos atrás

    Amigos,

    A Internete foi criada nos EUA. Foi um projeto da DARPA,

    A resposta e simples….e direta