Boeing inaugura Centro Tecnológico em S José dos Campos - SP - foto3 C Capucho - PMSJC

Centro faz parcerias com universidades, empresas e governo brasileiros para promover atividades de P&D

A Boeing inaugurou na quarta-feira, 4 de junho, um novo centro de pesquisa e tecnologia no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para trabalhar no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais com os principais pesquisadores e cientistas do país. As atuais áreas de foco do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil (BR&T-Brasil) são: biocombustíveis sustentáveis para aviação; gerenciamento avançado de tráfego aéreo; sensoriamento remoto; metais e biomateriais avançados; tecnologias de apoio e serviços.

“Como parte do compromisso de longo prazo da Boeing com o país, o Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil se concentrará em projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento, além de projetos que beneficiarão empresas do Brasil e os próprios brasileiros. Tudo isso, dentro do escopo de apoiar as metas de desenvolvimento tecnológico da Boeing como um todo”, afirma Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil.

Boeing inaugura Centro Tecnológico em S José dos Campos - SP - foto2 C Capucho - PMSJC

“Reconhecemos a talentosa e crescente base de expertise tecnológica e a capacidade de pesquisa no Brasil, e estamos empolgados com a inauguração do BR&T-Brasil”, diz Al Bryant, vice-presidente do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil. “O centro vai fortalecer nosso relacionamento com a comunidade brasileira de P&D e colaborar para aumentar as capacidades do Brasil de forma que possa alcançar os objetivos de desenvolvimento econômico e tecnológico do país”.

Inicialmente, a equipe do centro trabalha em pesquisas e coordenação de pesquisas com universidades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP), além de empresas como a Embraer. A equipe também trabalha com instituições de tecnologia do governo brasileiro como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Brasil é o sexto país a receber o centro de pesquisas avançadas da Boeing fora dos Estados Unidos, unindo-se a Europa, Austrália, Índia, China e Rússia.

Boeing inaugura Centro Tecnológico em S José dos Campos - SP - foto C Capucho - PMSJC

“O BR&T-Brasil vai conectar-se às atividades de pesquisa que temos em andamento em todo o mundo,” afirma Paul Pasquier, vice-presidente de Tecnologia Global do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing. “O Brasil possui alguns dos tecnólogos mais inovadores do mundo, e este centro certamente será um catalisador para permitir uma colaboração global que beneficiará tanto o Brasil quanto a Boeing”.

DIVULGAÇÃO: Boeing

FOTOS: Prefeitura Municipal de São José dos Campos (C. Capucho)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Excelente notícia. E é a Boeing dando cumprimento ao que prometeu, ou seja: instalar seu centro de pesquisas independentemente do resultado do FX2.

Pergunto: há algum centro de pesquisas montado pela Dassault no Brasil? 😉

Por aí se vê que os franceses só estavam interessados mesmo é no nosso dinheiro. Como eu e alguns poucos alertamos milhares de vezes.

Jose Claudio Lobianco

Vamos deixar para os indianos responderem a questão.

Gilberto Rezende

Vamos ver o que a Embraer vai ter a dizer em 2 a 3 anos da atuação deste centro de espio… quer dizer de tecnologia americana no berço de tecnologia aeronáutica do Brasil.
Se a política de captação de profissionais do Centro será de novos pesquisadores ou uma espécie de cabeça de ponte para identificar e desfalcar a Embraer de funcionários chave em seus programas.

Até realidade em contrário este centro vai é captar tecnologia brasileira e convertê-la em americana e fachada para espionagem industrial e militar.

O governo deveria manter as atividades deste centro da Boeing sob estrita vigilância.

nadimchaachaa

Prezado Gilberto, Com todo o respeito mas, essa paranóia anti-americana já deu. De vez em quando, só de vez em quando, temos que ligar o desconfiômetro e parar para pensar antes de ficar repetindo…e repetindo…Os caras puseram o homem na Lua (Ou vc é daqueles que não acredita nisso?!), a 45 anos atrás, quase meio século! Sem falar do resto que todos aqui já estão carecas de saber (Eu, pelo menos, já estou careca…mesmo…rrss) Que cargas d’água de tecnologia e essa que eles vão querer nos roubar, meu Deus, que só vc conhece!!! Até para eu aprender também… Com todo… Read more »

Soldat

“Até realidade em contrário este centro vai é captar tecnologia brasileira e convertê-la em americana e fachada para espionagem industrial e militar.”

Concordo.

Na realidade eles estão interessados em captar os nossos GÊNIOS.

nadimchaachaa

É…Eles realmente devem estar muito desesperados para captar nossos gênios…Até porque eles não tem muito disso por lá mesmo…Leia-se Microsoft, internet, Apple, até Facebook, vá lá…Boeing, que é uma empresinha de quintal que nasceu ontem , né? SR-71, F-22, F-35, F-15, Laser…etcetcetcetcetcetcetcetc…
Com todo o respeito…

Desculpem…não dá…Domingão, vou andar de bicicleta…

Abraços,

Nadim…

HMS TIRELESS

Gilberto, vira o disco! Esse teu discurso de ___________ dos anos 80 no DCE já perdeu consistência faz tempo! A Boeing é uma empresa global e possui centros pesquisa na China e até na Rússia, e cabe lembrar que o localizado nesse último país teve parcela importante no desenvolvimento do 787.

COMENTÁRIO EDITADO

Baschera

Eu se fosse os caras da Boeing, vendia este centro para uma das “poderosas e fudências” empresas de defesa tupiniquim e ia embora. Isto aí vai contaminar todo o espírito corporativo deles… Além dos impostos escorchantes, dos dois feriadões por mês, das férias de 30 dias, dos 15 dias de carnaval, dos mais sete de S. João, outros sete de primeiro do ano, mais cinco de natal…. mais quinze dias por ano de atestado médico…do transito, da falta de transporte alternativo, agora a falta de água e em breve de energia elétrica, da inflação quatro vezes maior do que nos… Read more »

Baschera

Esqueci de mencionar a segurança pública inexistente, a burocracia trabalhista e fiscal, a falta de técnicos experientes, os sindicatos, os burocratas de Brasília, do estado e do município, os políticos e suas mordidas eleitorais… e por fim a gritaria e a zona do vendedor de pamonha e sua fubeca com auto falantes….

Sds.

nadimchaachaa

Prezado Baschera,

Bravo! Bravíssimo! Não esqueceu nada! Nem do vendedor de pamonha! Só de uma coisa, de que ainda terão que roubar nossas infindáveis tecnologias que eles não possuem e precisam tanto…

Cordialmente,

Nadim.

Soldat

“ó de uma coisa, de que ainda terão que roubar nossas infindáveis tecnologias que eles não possuem e precisam tanto…”

Kakakakakakakakaka……………………… boa mas!!!!!!

Os super Deuses Americanos não precisam roubar nada no Brasil pois já temos políticos ENTREGUISTAS e uma legião de pro-Âmis que dão…. e adoram da….. e muito…….. de graça ao Tio San.

Enfim eles realmente não precisam roubar nada de noiisss, pois já damos tudo e tudinho de graça.

Pobre Brasil….

nadimchaachaa

Prezados,
Só para deixar bem claro, tentei ser irônico, ok?

Bom final de Domingo para todos.

Soldat

Atenção

Peço desculpas aos colegas peguei pesado não foi minha intenção estava zuando o paragrafo ok.

Por favor editar ou apagar meu post?

tenkiu very much

Ps: não sou anti-Americano, mas contra a sua Geopolítica.

Rinaldo Nery

Amigos, recebi um vídeo de uma audiência da Comissão da Verdade em São José dos Campos, onde uma japa semianalfabeta, vereadora do PT e esposa do prefeito de SJC propõe retirar o ITA do guarda chuvas da FAB.
Essa idéia estapafúrdia merece mais atenção do que esse centro da BOEING em São José.
Engenheiros da EMBRAER vão para Seattle trabalhar na Boeing? É óbvio que sim.
Assim como a EMBRAER contratou engenheiros norte americanos para projetar o cone de cauda do KC-390, e sua rampa de carga.

joseboscojr

A pouca tecnologia que temos, 90% veio dos EUA. E se eles quisessem roubar NOSSA tecnologia desenvolvida por algum engenheiro, que deve ter se graduado ou feito pós graduação nos States, seria mais fácil eles contratarem o cabra. É cada uma! Soldat, O que os americanos nos roubaram? Só pra refrescar minha memória! Ah! Estou falando dos EUA e não de Portugal, tá! Quanto à “geopolítica” americana que você não gosta, infelizmente ou felizmente, não conhecemos outra no nosso tempo de vida. Antes, havia o Império Romano, depois os impérios francês, russo, soviético, chines, britânico, persa, japonês, inca, otomano, espanhol,… Read more »

Gilberto Rezende

Tá cheio de _________ ingênuo aqui, faz de conta que não existe NSA e o Tio Sam é uma chapa que não está interessado em SABOTAR qualquer nação que ameace a supremacia tecnológica americana. Nem esquenta com isso… Aliás o Oba,a lembrou isso em West Point os EUA TEM de Liderar… Há uma polêmica aqui os americanos dizem que Deus ordenou que os EUA liderem o mundo, já os israelenses dizem que o Deus judeu é deles e são os israelitas que tem de liderar pois eles são os escolhidos. Assim os EUA lidera, mas os presidentes americanos não OUSAM… Read more »

Vader

Tô com o Baschera: se sou “usamericanu” picava era a mula…

Mas coitados: americano TEM PALAVRA!

No mais, discursinho de grêmio estudantil e antisionismo à parte, continuo esperando o investimento da Dassault em algo do gênero ao que a Boeing está fazendo…

HMS TIRELESS

De fato Vader, também estou esperando pela iniciativa da Dassault….rs! No mais, achar que uma das empresas líderes do país que lidera a indústria aeronáutica nos últimos 70 anos estaria aqui apenas para espionar a “PuTênfia” é algo que passeia entre o risívele o patético.

Ademais, é sempre lamentável qualquer demonstração de antissemitismo, especialmente quando atrelada à teorias conspiratórias de DCE gestadas, ou seriam abortadas, em meio a discursos rancorosos e ressentidos movidos a cachaça barata e calabresa frita.

Baschera

Tem gente que não entendeu…. que seus comentários não passam de pamonha,,, tentando ser vendida aos berros !

Se os malvados espiões no norte fossem embora do Brazil…. não teríamos nem como lavar as cuecas no dia seguinte….íamos ter que voltar a fazer sabão de sebo do açougue e com soda, como minha velha avó fazia no tacho…..

No mais, tô torcendo para eles “levarem embora” o futebol…. este sim o ópio, o circo do povão !

Sds.

Baschera

Mandem embora os franceses também…. vieram aqui para “roubar” a nossa “tequinulugia” de apertar parafusos e pintar helicóptero que tem medinho de água !!

Sds.

Marcelo Pamplona

Puxa, e eu tinha certeza de que GM e Ford, por exemplo, só tinham meras fábricas de automóveis no Brasil… agora tudo faz sentido!

Vou vender meu Vectra e comprar um Lada Niva, assim a NSA não vai mais saber dos meus segredos…

Oganza

Tem gente que se leva a sério de verdade…kkkkk Gênios, oráculos da verdade e da ideologia ou melhor do Burrachismo kkkkkk 1 – A Embraer não criou NADA de revolucionário para a aviação mundial, ela não reinventou a roda, o que ela fez, e muito bem, foi um modelo de negócio, de projeto e gestão industrial. 2 – Ela fez o que 1% das empresas brasileiras deveria estar fazendo – buscar tecnologias e parceiros internacionais, rever seu modelo de negócio, que ainda é colonial, e se tornar globalizado, agregando valor a seus produtos e negócio. 3 – Para os desavisados… Read more »

Grievous

Acho que mudarei o nome de meu avatar para Alice (aquela do país das maravilhas), pois só estou vendo vantagens nessa notícia. Não consigo enxergar nada dessa paranoia de sugadores de mentes ou sequestradores de talentos. Creio que a Boeing está vendo potencial financeiro na empreitada, ou não levaria a ideia adiante. E não há nada de errado nisso. Vejo como uma relação benéfica para ambos os países. Eles (os americanos) são os líderes em tecnologias? Sim, mas todos sabemos que viajar e ter contato com outras culturas, melhora nossa própria cabeça. Então o que há de tão estranho no… Read more »

Rinaldo Nery

É esse mesmo, Nunão.
Brilhante a argumentação do Brig Pazini. Aliás, nada como um Iteano para quebrar todo o raciocínio torto desses revanchistas.
Desculpe o comentário político, mas não poderia deixar de faze-lo.

Clésio Luiz

Esse movimento da Boeing provavelmente tem mais a ver com corte de custos por terceirização do que qualquer outra coisa. Esse pessoal no Brasil vai fazer o trabalho braçal da engenharia da Boeing, isto é, os enfadonhos cálculos e testes de estrutura em computadores. Eles vão poder usar os servidores hospedados nos EUA para fazer cálculos de engenharia pesados. Não é muito diferente da Saab com a Akaer por aqui. O custo (salário) do trabalhador qualificado aqui é menor que os de lá, simples assim. O custo de mão de obra especializada e até a falta dela nos EUA é… Read more »