Gripen NG - imagem via AKAER

Segundo nota divulgada nesta sexta feira, 30 de maio, pelo Valor Econômico (versão em inglês), o grupo sueco Saab adquiriu mais 15% da empresa de engenharia aeronáutica brasileira Akaer. A Saab fabrica o caça Gripen, que foi selecionado pelo Brasil numa concorrência para fornecimento de 36 aeronaves.

A Saab já havia investido na Akaer em maio de 2012, quando adquiriu uma participação desse mesmo valor de 15%. O acordo para a transação abre o caminho para que a Saab aumente sua participação na empresa brasileira até 40%, tornando a Akaer o braço técnico da empresa sueca no Brasil. Segundo o presidente da Akaer, César Augusto da Silva, é esperado que, pelo acordo, a empresa brasileira apoie o grupo sueco no processo de transferência de tecnologia a ser realizado com o desenvolvimento do caça Gripen.

A Akaer já participa há anos, sob contrato da Saab, no desenvolvimento da nova geração do Gripen. A empresa, em parceria com outras companhias brasileiras  no chamado “Consórcio T1”, tem sob sua responsabilidade atividades relacionadas a desenvolvimento e produção das fuselagens central e traseira, assim como portas do trem de pouso principal, segundo o site da Akaer.  Para saber mais a respeito, clique nos links a seguir.

Gripen NG Akaer - 2010 - imagem Akaer

Akaer engenharia - programa com Saab - 2010

Com informações do Valor international e da Akaer (também imagens)

COLABOROU: Sandro

NOTA DO EDITOR: a matéria também está disponível na versão em português do site do Valor Econômico, para cadastrados.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Pamplona

Nunão, boa tarde! Informações contraditórias essas do site da Akaer, não? Pelo que me lembro, salvo engano, como a Suíça disse “não” ao financiamento do Gripen – por um bom tempo, creio eu – automaticamente a reponsabilidade da produção da parte traseira* da fuselagem não estaria mais a cargo daquele país. Será que não atualizaram o site por completo ou estão definindo ainda o que cabe a cada parte (SAAB , Akaer e demais empresas brasileiras), daí a aparente confusão? Por último, pode me tirar uma dúvida? Pela END uma multinacional só pode adquirir até o limite máximo de 40%… Read more »

Corsario137

Duas análises:

1. A Suíça é realmente carta fora do baralho.
2. A Saab de boba não tem nada. Está verticalizando para obter o maior retorno possível.

Um resultado:
Isso é ótimo para o Brasil, para sua indústria e para a capacitação do cluster aeronáutico brasileiro.

Um chute:
Não me espantaria ver a Saab ou a Akaer adquirindo outras empresas nos próximos meses.

Corsario137

Nunão, Foi exatamente isso que eu quis dizer. A Suíça é carta fora do baralho porque não levará mais sua fatia do bolo em forma de compensações, é um mero fornecedor. Por um acaso a RUAG é na suíça. Se fosse da Áustria poderia levar o contrato do mesmo jeito. São bons no que fazem e ponto. Indiscutível. Quanto a relação Brasil – Suécia, a segunda é a dona do programa, sempre será a principal beneficiária, a começar pelo preço das aeronaves. No entanto, ainda que possível, ficaria bem apertado levar esse programa a frente sozinha, no que diz respeito… Read more »

Marcelo Pamplona

Nunão;

Obrigado pelos esclarecimentos!

Quanto à parceria Brasil – Suécia, penso da mesma forma que o colega Corsário acima, em especial, a última frase.

Mauricio R.

Notícia bastante interessante se nada mudar radicalmente então o Super JAS-BR, sem a Embraer dando pitaco; passa a ser uma possibilidade real!!!
Algo assim não tem preço.
Aliás não será somente sem Embraer, mas tb sem AEL e em parte sem Mectron.
Se bem conduzido, o projerto poderá nos livrar de um monte de chatos.
Maravilha!!!

Mauricio R.

Ooopppsss, errei!!!

Aonde se lê:

“projerto”

Leia-se:

“projeto”

Foi a emoção.

Rinaldo Nery

Por que ¨sem a EMBRAER dando pitacos¨? É prejudicial ao projeto? Não entendi.

RomauBR

É prejudicial ao projeto de denegrir a imagem da empresa que tenta empreender por aqui sem muito sucesso, Rinaldo, pq se a Embraer der realmente os tais “pitacos” ele surta, assim como os detratores do Rafale, caso a Dassault consiga vender UMA aeronave que seja.

Bom, a respeito do tema do tópico, mais uma vez testemunhamos(aremos) a transferência de mim para eu mesmo. É incrível como nada nesse país flui no caminho da lisura e da probidade. Imagina na copa!!!