Gripen E: a força do ‘sim’ no Brasil e na Suécia contra o ‘não’ suíço

17

Como a escolha do Gripen pelo Brasil e a divulgação do contrato na Suécia influenciaram o valor da ação da Saab em comparação com o impacto do ‘não’ suíço

 

Exibição do Gripen na Suécia para comitiva brasileira - 18

vinheta-exclusivo  É de conhecimento geral que o valor das ações das empresas de capital aberto oscila, dentre outros motivos, conforme os anúncios de novas encomendas ou cancelamentos de pedidos. Com a Saab, fabricante de caça Gripen, não é diferente. Suas ações são livremente negociadas na bolsa da valores de Estocolmo (capital da Suécia).

Nós do Poder Aéreo resolvemos analisar, mesmo que de forma simplificada (pois não somos especialistas em mercado de ações, nem é este o nosso nicho), o comportamento das ações da Saab nos últimos seis meses. Este período é interessante porque abrange tanto a escolha do Gripen pelo Governo do Brasil como a rejeição, por votação popular, do financiamento do mesmo jato pela população suíça.

variacao das acoes da saab

Em 18 de dezembro do ano passado o governo brasileiro anunciou a escolha do Gripen de nova geração como o vencedor do Programa F-X2, prevendo uma encomenda de 36 exemplares. Além disso, no mesmo dia (e algumas horas antes do anúncio do Brasil), a Saab divulgou a informação de que havia recebido o contrato de produção do caça para a Força Aérea Real Sueca. No dia anterior aos anúncios, a ação da Saab fechou valendo 133 coroas suecas. No fechamento do dia 18, o valor subiu para 175,4, representando uma valorização próxima de 30%.

Exatamente cinco meses após os anúncios de 18 de dezembro, a população suíça foi às urnas decidir sobre uma proposta do governo daquele país para financiar a aquisição de 22 caças Gripen E. Por uma margem pequena venceu o “não”. Na sexta-feira anterior ao plebiscito o valor da ação da Saab era cotado a 189,2 coroas suecas. Na segunda-feira após a decisão suíça, o valor da ação caiu para 188 (valor de fechamento). Desde então a ação se valorizou e na última sexta-feira (23/2) já era cota a um valor superior de antes da votação suíça.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Ótima análise do PA, parabéns. A confiança dos investidores demonstra acima de qualquer dúvida a solidez do Programa Gripen NG. Como essa galera não rasga dinheiro, o fato de as ações haverem se mantido estável mesmo com a negativa suíça indica claramente que o programa não apenas é viável mas lucrativo. O fato é que o Gripen NG vai sair, apesar das críticas, normalmente de gente sem o menor conhecimento de como funcionam as coisas no “grande jogo”. Sim senhores, quem não entendeu que perca as ilusões: já se foi aquele tempo romântico em que a construção e o desenvolvimento… Read more »

Mauricio Silva

Olá.

Pode realmente não haver impacto significativo, economicamente falando, para a Saab. Espero que também não haja impacto no preço a ser negociado com o Brasil. Ok, existe o contrato. Mas a negociação pode ser mais simples ou mais complicada dependendo da situação global da empresa.
É esperar para ver…
SDS.

Baschera

Cidadãos franceses compraram em massa estes papéis…. 😉

Sds.

Vader

A propósito, a “tchurmitcha” do “Blog dos Banidos” comandado por um “Sub-Editor” ficou toda mimimi com o fato de o Aéreo ter publicado esta matéria. Até de “plágio” acusaram este veículo, hehehe…

Números não mentem, caros banidos:

– FX-2 fechado: acões da SAAB explodem em valorização;

– Referendo suíço: nada muda nas ações.

Podem continuar o chororô rafalechético agora, rsrsrs…

🙂

Fernando "Nunão" De Martini

Como é que é?

Plágio?????

Quer dizer que a nova moda é dizer que plagiamos um blog que nasceu imitando o Poder Aéreo???

Um blog que já vi copiar e colar textos do Poder Aéreo e publicar como se fossem seus???

Inacreditável…

Santa presunção, Batman!!!

Ops, quer dizer, santa presunção, Vader!

(desculpe, confundi o capacete preto com a máscara preta de morcego – ahá!!! Sem querer acabei de descobrir que o lord Vader é um plágio do Batman!!!!)

Mauricio Silva

Olá Nunão.

Acho que você confundiu o que o admirável “Lord Sith” escreveu: o plágio é do outro site, não aqui da Trilogia.
É Lord Vader… uma vez do lado negro, sempre do lado negro, não adianta estar com a razão…
Muita calma meus caros! Hoje é domingo, pé de cachimbo, a gente diz “vou chegando” e o povo intende “vou indo”…
Boa segundona para todos!
SDS.

Fernando "Nunão" De Martini

Maurício,

O que entendi do comentário do Vader é que tem gente, em outro blog, acusando o Poder Aéreo de ter plagiado esta matéria. Se for isso, é absolutamente surreal.

Mas fique tranquilo, eu não estou nervoso não. Estou bem relaxado, esperando acabar um som do Herb Alpert antes de desligar o computador.

Boa segunda-feira pra você também!

http://www.youtube.com/watch?v=5Z0pP8FqYvk&feature=kp

Vader

É isso mesmo Nunão, o sub-editor pediu créditos pra um leitor que colou links das tabelas da Reuters, hehehe…

É cada uma… 🙂

Boa semana a todos.

Baschera

Roberto F Santana 26 de maio de 2014 at 10:29 # Caro Roberto, Interessante este vosso comentário…. poucos se dão ao trabalho de narrar suas impressões ou comparações entre os vários espaços de discussão sobre defesa. Mas, eu que participo a tempos deste espaço e principalmente antes deste no Poder Naval, e mesmo antes em outros espaços…. te digo que a coisa foi fracionada… em muito semelhante ao que fazemos, como brasileiros, na politica…. um monte de partidos…uns medíocres, outros de um bando de puxa sacos e um ou outro realmente sério. Porém, poucos espaços realmente permitem a diversidade de… Read more »

andreas

Vader, qual é esse blog que vocês falam volta e meia?

Vader

Pois pra mim a coisa é bem simples: Democracia é liberdade mas COM REGRAS. Democracia sem regras não é democracia, é ANARQUIA. Ponto. O grande defeito de todos os espaços brasileiros de defesa é esse controle: alguns tem regras tão draconianas que tolhem o debate livre. Outros não tem regra alguma, e o debate vira uma anarquia e um puro quebra-pau sem sentido. E outros, ainda piores, exercem suas regras de forma enviesada, ou seja: elas só valem para determinado lado, e não para todos. A vantagem que vejo na Trilogia é a justiça das regras e de sua aplicação.… Read more »

Vader

andreas
26 de maio de 2014 at 13:32 #

Caro Andreas, essa info é até fácil de obter, mas o amigo não a irá obter de mim, rsrsrs…

Se quer um conselho fique por aqui mesmo que vc não está perdendo nada não… 😉

Sds.

andreas

Mas Vader, quem disse que eu quero sair? Eu só quero “dar uma espiadinha”, hehehe, e dar umas risadas, porque já vi vc falar de cada coisa que se vê por aí… 😉

Fernando "Nunão" De Martini

Andreas, Outro dia um colega nosso que comenta mais no Poder Naval, passando por aqui, perguntou sobre a existência de outros sites que tratam de assuntos de defesa no Brasil (ele é de outro país). Passei pra ele uma breve lista, acessível no link abaixo. O que você quer está lá (e os comentários do link ajudarão na busca do que você pretende encontrar), para dar sua espiada à vontade, participar, o que bem entender. Mesmo porque nunca pedimos “exclusividade” a ninguém nem temos pretensão de querer formar patotas exclusivas – pelo contrário! Nossa pretensão é fazer crescer o debate… Read more »

andreas

Valeu Nunão!!! Por isso que não achava o dito cujo, é que não procurei pela “razão social” : xeróxfotocópiaautenticada.com.br . Hehehehe.

Agora entendi também por que o Vader se diverte tanto, rs!

RomauBR

Don’t feed the trolls!!

Darkman

Caro Vader,
Nem todo Russofilo é ruim heim rs..rs..
Mas em se falando espaço citado, realmente caiu bastante a qualidade do mesmo.
Infelizmente alguns que comentavam aqui se rasgam por lá.
Mas é assim mesmo.
Em relação ao Gripen somente o tempo vai dizer o que vai realmente acontecer, temos que aguardar a assinatura do contrato e a entrega do produto para poder fazer a analise necessária.