novos radares família Giraffe e Arthur - foto Saab

Cinco novos radares da família Giraffe complementam gama de radares de vigilância, defesa aérea e localização de fogo inimigo, de curto a longo alcance, em terra e mar

Nesta segunda-feira, 12 de maio, a Saab informou que estendeu seu portfólio de radares de superfície, introduzindo cinco novos radares Giraffe para vigilância em terra e mar. A empresa já produz modelos consagrados no mercado, como o Giraffe AMB e Arthur. Além dos produtos atuais, a Saab agora produz novas versões com varredura eletrônica ativa (AESA), tecnologia na qual tem mais de 30 anos de experiência de projetos.

novos radares família Giraffe e Arthur - foto 2 SaabOs novos radares utilizam técnicas de projeto do tipo “leap-ahead”, e pela primeira vez a empresa oferece uma solução para vigilância aérea de longo alcance.

Agora, há opções do Giraffe para todas as aplicações de vigilância aérea e aplicações de defesa em terra e mar, “desde os alcances muito curtos aos longos alcance para defesa aérea, mas também para vigilância, localização, com verdadeiras funcionalidades multitarefa”, destacou o chefe da área de negócios de Sistemas de Defesa Eletrônica da empresa, Micael Johansson.

Agora, a família de radares de superfície da Saab para emprego em terra e mar inclui:

  • Giraffe 1X e Sea Giraffe 1X para curto alcance, com AESA na banda X e funções 3D;
  • Giraffe 4A e Sea Giraffe 4A, de médio a longo alcance, combinando vigilância aérea, defesa aérea e localização de fogo inimigo numa única unidade AESA de banda S;
  • Giraffe 8A, de longo alcance , incluindo capacidade de detecção de mísseis balísticos, com AESA na banda S;
  • Giraffe AMB e Sea Giraffe AMB, modelos já existentes de radares de vigilância e comando e controle para defesa aérea baseada em terra, de curto e médio alcance, operando na banda C e aprimorados agora em alcance e cobertura;
  • Arthur, sistema de localização de armas de longo alcance, operando na banda C, que detecta e localiza fogo inimigo, tendo 80 unidades vendidas até o momento e melhorias implantadas.

A empresa é uma das líderes mundiais no setor e já forneceu mais de 3.000 sistemas de radar, em operação em 30 países, e fornece também soluções de serviços contratados por mais de 20 clientes. Segundo a Saab, o apoio logístico permite eliminar 100% dos riscos reais relacionados a custo de propriedade e, comprovadamente, possibilita 98,5% de disponibilidade para a missão no longo prazo. A empresa também oferece modernizações e extensões de vida dos radares já entregues.

FONTE / FOTOS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flighting Falcon

Seria ótimo ter algumas unidades desses radares de Longo Alcance, bem como algumas baterias do Spyder.