Home Aviação de Caça Saab Gripen e a reviravolta no mercado de caças, na visão do...

Saab Gripen e a reviravolta no mercado de caças, na visão do Financial Times

289
20

Vídeo em inglês publicado em 5 de maio pelo jornal econômico britânico Financial Times mostra investigação, realizada pela repórter Carola Hoyos, sobre o caça sueco Gripen. Antes considerado pelo mercado como um modelo inferior, o caça fabricado pela Saab passou a chamar a atenção após vencer duas seleções, no Brasil e na Suíça.

Hoyos busca entender o porquê desta mudança na reportagem “Saab upturns fighter jet market” – numa tradução livre, “Saab promove reviravolta no mercado de caças”. De quebra, boas cenas aéreas, imagens de instalações da Saab e entrevistas com o executivo Lennart Sindahl e o chefe de pilotos de teste Hans Einerth, da empresa, e com o analista do mercado aeroespacial e de defesa Sash Tusa.

20
Deixe um comentário

avatar
17 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
Marceloeduardo pereiraIväny JuniorAlmeidaleejunior22 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Nautilus
Visitante
Nautilus

Se há algum ponto em que todos os que assistiram a este vídeo irão concordar é o fato de que o piloto de testes chefe da Saab, Hans Einerth, é um cara muito feio. Kkk

Edgar
Admin
Member

Belas imagens na reportagem!

Só falta agora a SAAB convidar os editores da Forças de Defesa para um passeio à Mach 2.0 no Gripen 😀

mario.lira
Visitante
mario.lira

Só fui eu, ou usaram um vídeo do F15 quando estavam falando do Eurofighter?

joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Se foi F15 no lugar do Typhoon não sei, mas sei que foi Gripen no lugar do Gripen NG (E).
O que acho estranho é que o F-18 pra gerar o Super Hornet levou anos depois dos protótipos serem construídos e testados e aí é que começaram a fabricar os de série e fornecê-los para a USN.
O Gripen E parece que não vai ter protótipo e já vão começar fazendo os de série e em 2018 já começam a chegar no Brasil.
Esses suecos são mesmo bons. Curuis!

Rinaldo Nery
Visitante
Member
Rinaldo Nery

Nunão, desculpa fazer propaganda da concorrente (rsrsrs), mas a Revista Força Aérea deste mes publicou uma boa reportagem sobre este tema, o sucesso do GRIPEN.

Marcos
Visitante
Member
Marcos

DESAFIO PODER AÉREO

O meu desafio ao Poder Aéreo é de ser a primeira equipe de imprensa especializada a voar e testar o KC-390, evidentemente depois que a Embraer efetuar os primeiros voos.

Abraços

a.cancado
Visitante
a.cancado

Participei pela primeira vez da LAAD (então LAD Defentech) na sua segunda edição, em 1999, e justamente com a equipe da Saab que promovia o Gripen no (na época) Programa F-X, da FAB. Desde então tive a certeza de que o Gripen era simplesmente o ‘Porsche’ dos aviões de combate, e um brigadeiro que ‘voou’ nos simuladores do Gripen e do F/A-18, disponíveis nos respectivos stands de seus fabricantes, me confirmou isso. Ele ficou impressionadíssimo com as capacidades do Gripen, e nem mesmo o fato de ele ser monomotor diminuiu seu entusiasmo. Quando o Gripen foi anunciado e apresentado, nos… Read more »

Baschera
Visitante
Member
Baschera

Anunciado negociações entre a DIEHL e a FAB acerca do míssil Iris T para os Gripen .

Sds.

leejunior22
Visitante
leejunior22

Baschera,

E o A-Darter? Parece mais uma notícia de publicidade.

Forte Abraço.

Almeida
Visitante
Member
Almeida

Simples, a Saab com o Gripen atualizado tomou o lugar deixado de lado pela Dassault, com o Mirage 2000, e a Lockheed Martin, com o F-16. Ambas apostaram tudo ou quase tudo em seus novos caças, Rafale e Lightining respectivamente, ambos uma categoria de custos acima de seus predecessores tão bem sucedidos.

Quem não pode, ou ficou ou está ficando sem opções e vai de Gripen, o último caça ocidental de verdade de baixo custo e capaz.

Iväny Junior
Visitante
Member

Quem foi Gripen desde o começo levanta a mão 😀 / Desde antes do anuncio do fx-2, ele também está sendo cogitado para o Canadá. Baixo custo, alta performance, opções de motorização ótimas, radar descendente dos melhores, melhor armamento MBDA compatível, e, o mais baixo RCS dos delta-canards, além do projeto inicial ainda prever uma versão naval, opa, e ainda tem o supercruise Mach 1.2, e ainda vai ficar com tanques conformais discretos uma vez que será necessário apenas relocar o trem de pouso. Um caça excelente, capaz de fazer frente até pra Typhoons italianos e austríacos (em exercício pelas… Read more »

a.cancado
Visitante
a.cancado

Além disso tudo, o Gripen pode levar praticamente qualquer tipo de armamento que puder ser pendurado em um caça, de qualquer fabricante, de qualquer país…

eduardo pereira
Visitante
Member
eduardo pereira

O Gripen já é o bicho da goiaba entre os caças, de big boss e com previsoes de ser atualizado ainda mais como o foi com seus antecessores ,vai virar o OBI WAN KENOBI ou o mestre YODA .

Sds.

Marcelo
Visitante
Member
Marcelo

Baschera 11 de maio de 2014 at 17:14 #

os IRIS-T devem ser para os Gripen C/D tampões. A África do Sul, que desenvolve o A-Darter conosco, também opera o IRIS-T, enquanto o 1o não fica pronto.

Marcelo
Visitante
Member
Marcelo

nada impede, é claro que depois também sejam utilizados pelos Gripen E/Fs

Iväny Junior
Visitante
Member

IRIS-T é o melhor míssil IR do mundo. Mas imagino que deva ser muito caro. O Python acredito que já seja integrado.

Acredito que o combo ideal dos tampões seja o que já operamos por aqui. Dos novos, o GDA pode ter uma reserva de IRIS-T e Meteor, mas nos outros esquadrões acredito que Python 4 e Derby serão suficientes, desde que o datalink esteja operacional até lá.