EASA certifica reprojeto da engrenagem do eixo vertical do Airbus Helicopters EC225/725

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EC225

O eixo de engrenagens cônicas verticais redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters foi certificado, permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste tipo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo produzidos.

A certificação foi concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e terá sua validação seguida por outras autoridades de aeronavegabilidade internacionais.

A fabricação da engrenagem do eixo redesenhado está em andamento, permitindo a implementação mundial em aeronaves em serviço e na produção, a partir do segundo semestre de 2014.

“A Airbus Helicopters colocou uma prioridade muito alta no desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante para a fazer nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus Helicopters – Engenharia.

O novo projeto elimina todos os três fatores que, em conjunto, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Ele oferece resistência à corrosão, compensa o stress residual e elimina estresse pontos quentes.

Após dois pousos controlados na água do EC225 no Mar do Norte em 2012 e a suspensão de parte da frota de aeronaves, medidas de precaução e de prevenção foram imediatamente desenvolvidas pela Airbus Helicópteros e implementadas com sucesso por parte dos operadores, levando a um retorno completo ao serviço.

Como a mais recente evolução da família Super Puma da Airbus Helicopters, mais de 200 aeronaves EC225/725s foram entregues a 35 operadores, acumulando mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os operadores mais exigentes, o EC225 é um helicóptero burro de carga de 11 toneladas integrando todas as últimas inovações tecnológicas.

ec225 - 2

EC225 - 3

EC225 - 5

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FONTE / FOTOS / VÍDEO: www.airbushelicopters.com

COLABORARAM: Augusto e Jean-Marc Jardino

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Nick

Finalmente uma noticia boa para esse Heli. Aguardando os Helis do MD(sim Ministério da Defesa) receberem essa engrenagem graciosamente. 🙂

[]’s

ps.: Só falta dizerem que essa nova engrenagem faz parte das “ToTs”.

juarezmartinez

Pois é, vamos ver quem vai pagar a conta e se vai, realmente resolver. Estão subtituindo um eixo e os rolamentos de apoio deste, não vou querer ser o senhor da razão, mas eu aacreditava que fariam uma nova transmissão, deixa rodar para ver…

Grande abraço

Jean-Marc Jardino

Para mostrar o qto essa maquina é boa……….em ingles, caso alguem entenda.

http://www.youtube.com/watch?v=ecKOGy9bq9w&list=UU4Dq9cxEDnM5WRtJyKlgEyg&feature=share&index=1

Jean-Marc Jardino

Um pouco mais…………

http://youtu.be/SdROKDiXPBs

Jean-Marc Jardino
Ivan

Monsieur Jean-Marc Jardino,

“Para mostrar o qto essa maquina é boa……….em ingles, caso alguem entenda.”

Certamente será difícil para os frequentadores do AEREO “entender” alguma coisa em inglês…

Talvez em francês? Quem sabe!

Merci,
Ivan.

Justin Case

Ivan, bom dia.

Não vejo motivo para a crítica ao colega. O primeiro vídeo, que é exatamente o foco do assunto em discussão, está em inglês.
Nos outros vídeos, a informação visual é mais do que suficiente para que todos possam inferir a capacidade operacional da versão militar.
Abraço,

Justin

Baschera

Se funcionar, será uma importante economia de velas…..e fraldas !

Senhor J-M J, quem vai pagar a conta da oficina, o operador ou a Airbus ??

Merci.

Fernando "Nunão" De Martini

Jean-Marc Jardino, Obrigado por compartilhar o vídeo da Airbus Helicopters sobre a certificação. Incluímos agora no final da matéria. Colocamos também, ao final, matérias anteriores que publicamos a respeito do assunto, incluindo uma especial (a primeira da lista) mostrando diversos detalhes divulgados pela então Eurocopter quando foi anunciada essa solução definitiva – muitas discussões a respeito podem ser melhoradas acessando as matérias anteriores, pois inúmeras desinformações sobre a extensão tanto dos problemas quanto das soluções (muitos que defendem ou atacam a aeronave minimizam e maximizam um ou outro ponto, a bel prazer…), podem ser facilmente esclarecidas com o retrospecto dessas… Read more »

Guilherme Poggio

Nick escreveu:

Finalmente uma noticia boa para esse Heli.

Bota boa nisso! E se a EASA aprovou, logo outras agências seguirão o mesmo caminho.

Justin Case

Amigos,

O documento que segue sugere que os operadores irão retirar e, posteriormente, recolocar a MGB. A substituição do “vertical shaft” na MGB será feita pela empresa ou sua mantenedora associada. Diz que o prazo é “nos próximos meses”.
http://www.ec225news.com/site/docs_wsw/RUB_88/Poster%20EC225%20Redesign%20Shaft.pdf
Abraços,

Justin

Alexandre Galante

Podem falar o que quiser do bicho, mas é bonito pra caramba!

Fernando "Nunão" De Martini

Justin, obrigado pelo link do poster. Virou matéria, para que mais gente possa acessar as informações e debater – incluí também links para acesso a outros documentos.

Vader

Bonito Galante? Com essas janelonas redondas no melhor estilo “anos 50”? Com esse monte de rebites, penduricalhos, etc.?

Affff, gosto é gosto… 🙂

Jean-Marc Jardino

Obrigado “Nunao”, venho aqui so acrescentar, sou um estudioso da aviaçao de guerra e civil, moro aqui na Europa e acompanho de perto as noticias relacionadas aos assuntos, e nao posso negar minhas raizes francesas, gosto de abordar sobre equipamentos franceses. Pena que a ha pessoas aqui que so sabem criticar sem serem conhecedores do assunto, ou simplesmente pelo fato de so criticar e nao acrescentar nada. Grande abraço e estamos ai.

Fernando "Nunão" De Martini

Jean-Marc Jardino. Seja bem-vindo, juntamente com seus acréscimos à discussão. Aqui sempre abordamos equipamentos franceses, desde que o blog nasceu, em 2008. Eu mesmo devo ser o editor brasileiro que mais publicou matérias (com informações de fontes originais francesas) sobre o Rafale, por exemplo. Quanto a críticas gratuitas, elas infelizmente são comuns. De vez em quando, damos um puxão de orelha para que o debate seja feito sem críticas que não acrescentem nada ou que sejam só briga de entusiastas, e encorajamos, por outro lado, o debate crítico que leve à reflexão sobre a realidade e o futuro da defesa.… Read more »

Nick

Caro Galante,

Concordo com o Vader, esse EC-225/725 é basicamente o AS-330 Puma, esticado, aumentado, modernizado, mas continua sendo um Puma nos traços gerais. Não mudou nada no design.

Heli bonito é o NH-90. 🙂

[]’s

Clésio Luiz

Eu acho a família toda atraente, desde o Puma até o Caracal.

Mas nem sempre uma aeronave atraente tem linhas esbeltas. Eu por exemplo gosto da brutalidade do estilo dos CH-53 Super Stallion e Mi-24 Hind, por exemplo.