Helibras entrega dois novos EC725 totalizando 11 unidades em operação nas Forças Armadas

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EC725 EB uni11_FChrist

A Helibras acaba de entregar mais dois helicópteros EC725, cumprindo os prazos e critérios de nacionalização estipulados pelo contrato assinado entre a empresa e o Ministério da Defesa, em 2008, que estabelecia o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas brasileiras.

A 10ª unidade se destinou à FAB, que soma agora cinco aeronaves desse modelo. Trata-se da primeira aeronave na versão Básica entregue para este contrato e possui novos componentes que foram integrados por programas desenvolvidos no Centro de Engenharia da Helibras, no Brasil, como, por exemplo, o botão SAR do piloto automático e um comando traseiro para o operador de equipamentos. A finalização da primeira versão básica representa mais uma etapa cumprida pela Helibras no processo de absorção de conteúdo nacional na fabricação dos EC725.

EC725 FAB uni10_FChrist

A 11ª unidade se juntou à frota de três EC725 do Exército. Ambas as aeronaves passaram integralmente por toda a linha de produção na fábrica da empresa em Itajubá (MG), recebendo no Brasil desde itens mais básicos, como os de pré-equipagem, até toda a configuração e acabamento final. Antes de serem entregues, os helicópteros também realizaram na pista da empresa os ensaios em voo, com uma equipe de pilotos brasileiros, e passaram pela cabine de pintura, especialmente construída pela Helibras para comportar os helicópteros de grande porte que estão sendo produzidos no país.

As outras nove unidades entregues anteriormente pela Helibras às Forças Armadas já completaram mais de 4.370 horas de operação. Os EC725 estão aptos a desenvolver uma série de atividades de acordo com as necessidades das corporações, em missões como transporte de tropas, buscas, alertas SAR (busca e salvamento) e patrulhamento.

DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica

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Almeida

Ou seja, poderíamos ter recebido 22 Blackhawks ou 11 Super Hornets no lugar deles…

juarezmartinez

Bhs e SHs plenamente full operations, e não uma gambiarra com uma MGB mal dimensionada e que até agora NINGUEM sabe quem vai pagar a conta.

grande abraço

desastreBR

Vídeo que acabei de postar

http://youtu.be/tzFSF0LM2y4

Abraços

rommelqe

Interessante esse filme linkado pelo desastreBR.
Notar que o aparente problema com o rotor de calda na realidade ocorre devido à frequência de imagens captadas pela câmara digital ser praticamente a mesma da velocidade angular; é o mesmo fenômeno, por exemplo, observado por um estroboscópio medindo a rotação de um motor de automóvel.
Felizmente.

juarezmartinez

A 10ª unidade se destinou à FAB, que soma agora cinco aeronaves desse modelo. Trata-se da primeira aeronave na versão Básica entregue para este contrato e possui novos componentes que foram integrados por programas desenvolvidos no Centro de Engenharia da Helibras, no Brasil, como, por exemplo, o botão SAR do piloto automático e um comando traseiro para o operador de equipamentos. A finalização da primeira versão básica representa mais uma etapa cumprida pela Helibras no processo de absorção de conteúdo nacional na fabricação dos EC725 Este sistema vem usado nos EC 225 SAR, AW 139 e EH101 que operam SAR… Read more »

Rafael Oliveira

Caro Juarez,

Torço para que esteja errado e a troca da MGB seja às expensas da Helibrás/Airbus.

Juridicamente isso seria o certo.

É claro que tem muita gente no GF e nas FAs que podem querer entubar esse reparo na gente pelos motivos patrióticos $$$ citados.

Porém, a não-entubação do Rafale e a aparente luta do EB para não ser entubado pelo Pantsir me dão uma certa esperança de que o pior não ocorra.

Grande abraço.

Rinaldo Nery

A conta da troca das MGB vai ser paga pelo fabricante.

eduardo pereira

Todos teem direito a opinar e choramingar ,mas, tem gente que creio eu, preferiria ver as forças armadas com helicopteros velhos e recalchutados do que com os Ec725. Tanta choradeira e pessimismo pior que o das Rafaletes . Os helis custaram caro e foram enfiados guela abaixo mas ao menos sao novos e com toda uma vida útil pela frente. Aposto que tem naçoes que pagariam pra poder voar um helicóptero novo com metade da capacidade deste, mas os murmuradores choroes igual meninos mimados que só sossegam se fizerem o que eles querem e como querem nao gostam nao é.… Read more »

juarezmartinez

Caro Eduardo! O teu comentário é a expressão que infelizmente a maioria dos Brasileiros desprovidos de qualquer tipo de bom senço e de educação tem com o assunto muito sério, o programa carissímo, que nada trouxe de conhecimento que já não tivessemos, que transferre Tot de uma empresa européia para ela própria, e que nos oferta um prodto dow grade, cheio de problemas(a MGB vazou porque fou um problema impossível de esconder, tem mais um caminhão de coisas pendentes). Se existisse um pigon de seriedade nos gestores públicos deste país, esta aeronave jamais poderai sido recebida com os problemas apresentados,… Read more »

eduardo pereira

Mas até onde sei estao todos(que foram entregues) operando ( ainda nao vi nenhuma noticia sobre ) ,inclusive o da presidencia, fomos entubados mesmo e poderiamos estar nadando nos BH’s,mas… nao estamos e creio eu fosse um lixo nao estaria sendo usado pela França, México, Tailandia, Tunisia,Indonésia,Malásia e Cazaquistao. Sobre minha falta de bom senso e de educaçao ,esta é equivalente ao seu descontentamento e impossibilidade de aceitar(nao temos que concordar mas aceitar sim, viva a democracia e a liberdade de expressao) uma opiniao contraria à sua sobre um programa que aparentemente nao nos beneficia,mas que ainda dará seu fruto… Read more »

Rinaldo Nery

Não defendo o helicóptero até porque não o conheço a fundo. O que sei dele é o que o ex cmt do Falcão me contou. Que custou muito caro, custou. Quanto à ToT, é ainda cedo pra mensurar.
Mas, é bem melhor que voar os ¨pau velho¨ dos Sapão. Pro 1°/8° GAV foi um salto gigantesco.

Jean-Marc Jardino

Nao sei porque os brasileiros tem tanta birra com os equipamentos militares franceses, tenho dois primos pilotos do Exercito, ambos na base de Taubaté SP, pilotos de Cougar, e ambos falam muito bem sobre essas maquinas, que em todos os anos de serviço na base nunca tiveram pane, nunca tiveram um acidente, pelo contrario, serviços acima das expectativas.

Mauricio R.

O salto tb foi gigantesco, em qualquer OM que trocou o venerável porém cansado “Sapão’, pelo BH.

eduardo pereira

Rinaldo Nery não adianta falar nada não pois mesmo q vc seja o piloto q voa com o Ec725 e dizer q é a melhor maquina q vc já voou será capaz de dizerem q vc é sem educação e bom senso !!
SDS.

Almeida

eduardo pereira, se você tá feliz de pagar imposto pra caceta e que joguem o seu dinheiro no bolso de quem não tá nem aí pra você, problema seu. Aproveita pra pagar dízimo pra pastor e financiar campanha de político. O MEU problema foi terem pago o dobro do preço por 50 helicópteros que nem as FAs pediram com o NOSSO dinheiro. Dinheiro esse que poderia ter comprado o DOBRO de helicópteros ou a mesma quantidade, e investido o resto em infra-estrutura, educação e saúde que este país tá precisando. Mas como diz o ditado, pra cada malandro há um… Read more »

Mauricio R.

“…pilotos de Cougar, e ambos falam muito bem sobre essas maquinas, que…”

Pô, não ofende o pobre do Cougar, que não é nem c/ reza braba, ou os comentários chapa-branca do Eduardo, a mesma maquina que o EC-725.
Aquele helicóptero c/ MGB problemática, cujo “primo” civil, o EC-225 ficou proibido de voar sobre água, por somente 4 meses, no planeta inteiro.

eduardo pereira

Almeida se vc leu o que escrevi e não entendeu é problema seu, agora otário é quem acha q ficar choramingando aos quatro cantos vai resolver alguma coisa. Dizimo é coisa séria pra quem realmente se diz cristão e vive o evangelho na medida do possível , o que os pastores fazem com o dinheiro certo ou errado eles que acertem com Deus depois . Em nenhum momento disse concordar em que pagassem o preço de dois helicópteros por cada Ec725, só quis expressar que ao menos aqueles que se utilizam dos helis pra trabalhar e cumprir com suas funções… Read more »

rommelqe

Caro Eduardo, Não precisa considerar qualquer comentário adicional do pessoal que frequenta aqui o blog do aereo. Basta ler o site do proprio fabricante. Vai ficar pasmo. Outra coisa: não confundir o Caracal com o Cougar pois embora os dois possuam exatamente a mesma Main Gear Box a potencia dos makilas do primeiro é muito superior bem como o rotor principal possui 5 pas ao invés de quatro. Assim as MGBs estão totalmente subdimensionadas e inapropriadas para o Caracal. O pessoal de “Taubatexas” (cidade vizinha a “Kansaspava” ) realmente fala muito bem do Cougar. Mas ve lá se alguem quer… Read more »

Vassili

Ja que os amigos estão com opiniões totalmente divergentes sobre o assunto EC-725, vou dar um pitaco na conversa: Concordo plenamente quando alguém reclama que o preço é exorbitante………… Concordo quando alguém fala que prefere ver nossas FFAA equipadas com o Black Hawk e suas variantes para substituir Bell U-H “Sapão”, Sea King, AS-332 Super Puma………………………………………… mas concordo apenas pelo fator logística integrada que o modelo poderia proporcionar (quem dera os militares brasileiros pensassem neste quesito com um pouco de seriedade)……………… Concordo quando alguém fala que o EC-725 tem sérias restrições com a caixa de transmissão, e que essa engrenagem… Read more »

Vassili

Mas tb imagino que teria bastante comentaristas reclamando a “burrice” que foi não termos comprado o Ec-725 e em seu lugar chegado 50 unidades do UH-60 Black Hawk, justamente pelo fato de que o modelo da Eurocopter é maior e leva mais tropas e/ou carga………………. E que neste caso o preço nem seria tão importante assim, o que importava mesmo era possuir a aeronave no inventário das FFAA, dando à elas uma maior capacidade de deslocamento aéreo……………….. Ou seja senhores………………………. vivemos em uma democracia plena e cada um pode falar o que quiser……… desde que respeite a opinião do próximo……………..… Read more »

Colombelli

Prezados, das posições aparentemente antagônicas podemos extrair certo consenso: 1) O Caracal não é o Cougar, e o sucesso do segundo não abona o primeiro. 2) O problema não é o helicoptero ser francês, país que tem uma industria de defesa tradicional e com bons produtos. O problema é do modelo específico. 3) O preço é exorbitante e suspeito, tanto mais quando decorrente de entubação perpetrada pelo quadrilheiro chefe. 4) Não havia pedido das FA para esta categoria de aeronave e muito menos para esta quantia. Inclusive a divisão igualitária entre as forças denota a completa dissociação entre critérios técnicos… Read more »

Vader

Mudando um pouco o foco (até pq prefiro não falar mais sobre esta b. de helicóptero), é impressionante como a pintura dos helis do Exército é muito mais bela que a da FAB, que usa aquele padrão camuflado horrível. Até esta jaca fica bonita com essa pintura.

Não sei, mas tenho a impressão de que a pintura do EB deve ser muito mais efetiva do que a da FAB, especialmente na selva.

juarezmartinez

eduardo pereira 17 de abril de 2014 at 14:16 # Mas até onde sei estao todos(que foram entregues) operando ( ainda nao vi nenhuma noticia sobre ) ,inclusive o da presidencia, fomos entubados mesmo e poderiamos estar nadando nos BH’s,mas… nao estamos e creio eu fosse um lixo nao estaria sendo usado pela França, México, Tailandia, Tunisia,Indonésia,Malásia e Cazaquistao. Sobre minha falta de bom senso e de educaçao ,esta é equivalente ao seu descontentamento e impossibilidade de aceitar(nao temos que concordar mas aceitar sim, viva a democracia e a liberdade de expressao) uma opiniao contraria à sua sobre um programa… Read more »