F-35 - primeiro voo de treinamento em Eglin - foto 2 USAF

Assunto espinhoso, compra de caças furtivos fabricados nos EUA não será tema na eleição de 2015 e decisão ficará para depois do pleito. Oposição cita manobra do Partido Conservador para não se degastar durante a campanha

O Canadá disse ao governo dos EUA que não vai comprar o jato de combate F-35 antes de 2018, uma medida que, segundo os críticos da aeronave, postergará intencionalmente a controversa aquisição para depois da próxima eleição federal.

A decisão possui diversas ramificações. Ele permitirá que o governo do Partido Conservador afirme durante a campanha eleitoral 205, que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre a compra de um novo avião de caça.

Mas se os Conservadores forem derrotados nessa eleição, marcada para outubro de 2015, isso poderia significar atrasos ou até mesmo o cancelamento da compra, uma vez que outros partidos políticos do país têm levantado preocupações sobre a aquisição. Tanto o Partido Liberal como o Novo Partido Democrático apoiam uma concorrência para a escolha de um novo avião de caça.

O Escritório  Conjunto do Programa F-35 nos EUA alterou o “perfil de  compra” canadense, que indica o número de aeronaves e prazos da compra.

“Isso move a data referencial de primeira entrega de aeronave de 2017 para 2018 “, observou o governo canadense em um comunicado. Nenhuma razão oficial foi dada pelo Canadá para a mudança de datas.

Mas as autoridades do setor industrial, militares e agentes do governo dizem que a mudança significa que uma decisão final não precisará ser feita antes de 2015 .

“Essa coisa toda foi projetada para atrasar e permitir que os Conservadores passem pela próxima eleição sem que a discussão sobre o F-35 seja discutida com o povo canadense”, disse o crítico de defesa do Partido Liberal Joyce Murray.

Sua análise foi compartilhada por Jack Harris , crítico de defesa do partido de oposição Novo Partido Democrático, assim como Alan Williams, ex- chefe de compras do Departamento de Defesa Nacional, que aprovou a participação do Canadá no programa F-35.

Governo do Partido Conservador do Canadá comprometeu-se em 2010 com a compra de 65 caças F-35 , mas a aquisição logo se tornou um grande engodo político em torno do primeiro-ministro Stephen Harper. Deputados da oposição alegaram que seu governo enganou os canadenses em preço e desempenho do F-35.

Em março de 2011 , a maioria dos membros do Parlamento apoiou uma moção que declarava o governo Conservador em desrespeito ao Parlamento sobre a sua retenção na fonte de informações sobre o F-35 , assim como outros documentos financeiros importantes sobre outros assuntos. A moção de “não confiança” no governo levou à eleição federal em maio de 2011, mas, apesar da controvérsia , o Partido Conservador foi reeleito.

Mas em abril de 2012 , o Auditor Geral canadense, Michael Ferguson, descobriu que funcionários do Departamento de Defesa Nacional tinha sonegado informações chave do Parlamento sobre o avião de combate, custos subestimados e não seguiu adequadamente as regras dos contratos.

Em dezembro de 2012 o governo , sob fogo contínuo sobre o aumento do custo dos caças F-35 , anunciou que iria suspender a aquisição temporariamente e examinar outras aeronaves.

Esse processo continua, mas os oficiais superiores da Real Força Aérea Canadense declararam publicamente que estão se preparando para a eventual entrega do F-35.

Até que a avaliação de outra aeronave esteja concluída, o governo não vai decidir sobre como proceder, disse Pierre- Alain Bujold, porta-voz das Obras Públicas e Serviços Governamentais do Canadá. Esse departamento lida com aquisições federais.

Bujold disse que o ” trabalho está a ser concluído o mais rapidamente possível “, mas o departamento não poderia fornecer quaisquer prazos ou decisões sobre o assunto.

Isso porque o processo é um exercício de relações públicas , alega o ex-chefe de aquisições de defesa Alan Williams.

“Está tudo arrumado para que o governo escolha o momento oportunopara anunciar a compra do F-35 “, disse Williams.

Jack Harris , crítico de defesa que atua junto ao Novo Partido Democrático de oposição, disse que a aquisição do F-35 tem o potencial de prejudicar a imagem do governo conservador com os eleitores na próxima eleição.

“Eles se apresentam como fortes gestores fiscais , mas eles atravessaram vários programas de aquisição de material de defesa , em particular o F-35”, disse ele . “Eles não querem esta confusão que paira sobre suas cabeças durante uma campanha eleitoral”.

Em sua avaliação de 2012, Ferguson revelou que embora funcionários do Departamento de Defesa Nacional estivessem reivindicando publicamente que o F-35 custaria CAN $ 14,7 bilhões (US $ 13 bilhões) , eles já tinham tranquilamente estimado o real preço em US $ 25 bilhões.

Mike Barton, porta-voz da Lockheed Martin no Canadá, disse que o atraso não afetará o programa F-35. Quando o Canadá estiver pronto para colocar o seu para os aviões a empresa responderá, disse ele.

O Canadá ainda é um parceiro no programa e não ter informado o governo dos EUA ou Lockheed Martin de quaisquer planos para mudar isso.

O Canadá opera 78 caças CF- 18 modernizados e estava planejando substituí-los pelo F-35A , a versão de decolagem e aterrissagem convencional do F-35.

FONTE: DefenseNews (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

O Canadá parece que vai desistir da orquinha. Tem uma ala da força aérea deles que defende o Gripen, outra que defende o rafale e ainda outra que defende o Typhoon. Se forem por custo benefício, o Gripen reabre esta concorrência e leva.

Acho difícil a orquinha estar operacional e com todos os requisitos em conformidade já em 2018.

joseboscojr

O Canadá não precisa mesmo de um caça como o F-35. Tem posição geográfica privilegiada é vive sob o manto de proteção americano.
Quem precisa da “orquinha” (caçador altamente eficiente, que trabalha em grupo e ocupa o topo da cadeia alimentar) é Israel, Coreia do Sul, Japão etc.
Fosse eu cidadão canadense, também iria querer que a defesa aérea do Canadá fosse feita por um caça bem menos capaz e barato.

Reinaldo Deprera

O Gripen “Gripão” T-50 Killer mata caça russo de “quinta” geração do mesmo jeito. Seria uma boa para o Canadá.

Quem sabe tudo sobre a orquinha canadense é a Luiza 😛

juarezmartinez

O Canada, pelo visto não comprará nada, estão fazendo mais uma meia sola nos seus P 3, localmente conhecidos por Aurora, sua marinha vai pelo caminho da nossa, enferrujando aos poucos nos portos, e seu exercito assumindo nuances top bambis by Europa vai s tornando um coisa.
É, o Putin, realmente, deve estar lustrando as botas……

Grande abraço

Iväny Junior

As orcas não voam. Mas taí, ele parece mesmo um submarino, hehehe.

Almeida

O Canadá faria bem se seguisse os passos de seu colega da Commonwealth, a Austrália.

Compra duas dúzias de F/A-18E/F agora e espera mais um pouco pra ver no que o F-35 vai dar e baratear. Meter um caça caro e incompleto desses como espinha dorsal de sua força aérea é um risco desnecessário.