Cientistas russos criam inteligência artificial para drones

2

United 40 UAV

ClippingNEWS-PACientistas russos desenvolveram um novo sistema de inteligência artificial para o controle de aeronaves que pode ser usado por drones para monitorar incêndios e entregar ajuda humanitária emergencial, segundo anunciou à agência de notícias RIA Novosti um representante da equipe que projetou o sistema.

A invenção foi apresentada em uma conferência científica em curso na cidade siberiana de Tomsk, na qual um grupo de cientistas da cidade de Izhevsk explicou seu sistema de inteligência artificial para aeronaves não-tripuladas de quatro motores, também chamadas de quadricópteros.

O projeto é uma pareceria entre a Universidade Estatal Técnica de Izhevsk e a companhia Global Storage Technology. De acordo com Alexey Pervushin, um dos integrantes da equipe, o sistema permite controlar muitos robôs ao mesmo tempo. Neste sentido, segundo ele, não existe nenhuma tecnologia equivalente no momento, na medida em que o esquema padrão opera com um drone para cada operador.

O cientista russo afirma que a nova tecnologia pode ser programada para diversas tarefas. Os quadricópteros são capazes, por exemplo, de rastrear objetos, monitorar situações de emergência e fazer entregas de ajuda humanitária. Basta o operador lhes dar uma tarefa que os drones decolam, mantêm um curso em uma determinada direção, encontram o objeto procurado e transmitem o fluxo de vídeo para a base. Além disso, segundo Pervushin, o sistema de inteligência artificial pode ser adaptado para diferentes tipos de robôs: terrestres, aéreos e aquáticos.

O cientista observou ainda que o projeto, que deve ser concluído em dois anos e até agora já recebeu um milhão de rublos, aproximadamente US$ 28 mil, foi lançado graças à Fundação START, um programa russo que financia projetos de longo alcance científico e tecnológico.

FONTE: Diário da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

Inteligência artificial em drones…
…cada vez mais autônomos.
Agora só falta juntar aquelas duas operadoras de TV a cabo, e a SKYNET já pode dominar o mundo.

desastreBR

Faltou detalhes desta suposta AI.
O conteúdo que esta reportagem apresenta me parece um drone padrão.