Show Aéreo Missão Centenário recebe Marcos Pontes

5

marcos pontes em Bauru - foto JCNET Malavolta Jr

ClippingNEWS-PA   O dia de ontem no Aeroclube de Bauru foi mais do que especial. Até parecia um Dia da Criança antecipado. Cerca de 25 mil pessoas compareceram em grande número às comemorações. Foi uma festa em família. Teve salto de paraquedistas, voo de avião de caça da Marinha, dando rasantes pelos céus, oportunidade de “vestir” o macacão de astronauta, de observar o céu com lunetas caseiras e muitas bandas de música.

O sonho de ser astronauta, estava estampado na face de Wilson de Oliveira. O microempresário, foi dos primeiros a ultrapassar a corrente que separava a réplica do traje do astronauta brasileiro Marcos Pontes, para ir tirar uma foto devidamente paramentado. Sua companheira, Erica Regina Cruz Brasil, era a “fotógrafa oficial” do momento. “Uma pena que não dá mais tempo” de realizar esse sonho.

Mas dará tempo sim, de ao menos fazer uma viagem de turismo para a estação espacial Bigelow (leia mais na página 5) uma realidade mais próxima do que se imagina, o turismo espacial, acredita Marcos Pontes.

Ao lado do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) e do vereador Fernando Mantovani (PSDB) – autor da lei que institui as comemorações do Dia do Astronauta em Bauru-, Marcos Pontes abriu às 10h51 de uma manhã típica bauruense, de muito sol e calor as festividades do Dia do Astronauta Brasileiro. Coube a um paraquedista trazer do céu a bandeira brasileira para o evento que também foi chamado de “Show Aéreo Missão Centenário”. E shows não faltaram. Tudo para lembrar que há 8 anos, o astronauta bauruense, nascido e criado no bairro Bela Vista, ia para o espaço partindo da estação de Baikonur, na Rússia. Era a primeira missão espacial brasileira dando certo.

Evento para ficar na lembrança

AF-1A pintura comemorativa em Bauru - foto JCNET Malavolta Jr

Praticamente desde as 9h da manhã até ao entardecer – apenas por volta das 16h uma chuva espantou um pouco o público – houve atrações no Aeroclube de Bauru. Os presentes puderam assistir a um show de paraquedismo. Quatro atletas se revezaram ao longo do dia em saltos. Houve lançamento de um foguete para marcar a cerimônia de abertura. Não faltaram demonstrações de aeromodelismo e até um drone percorreu a área, atraindo olhares e as crianças enfrentaram filas para usar uma luneta (feita de forma artesanal, a custo quase zero) para observar o céu.

Enquanto o Corpo de Bombeiros simulava um salvamento em pista, com resgate de vítimas e “apagando” um incêndio numa aeronave, o público também podia visitar os estandes montados para a feira.

No ar, destaque para a passagem de um jato de caça da Marinha, que fez voos rasantes por volta do meio-dia e a apresentação do helicóptero Águia da Polícia Militar.

No quesito música também não faltou atração com a apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar, da Força Aérea Brasileira (FAB) e até um coral especial – o Astropontes – marcou presença na hora em que houve descerramento do mais novo monumento da cidade. Com tanto espetáculo no ar a presença de um tanque de guerra, chamou a atenção na terra. E houve até iguarias gastronômicas, ou seriam astronômicas, com o lançamento de um churro espacial, feito especialmente para homenagear Marcos Pontes e um lanche, o Planeta, que seria o preferido do homenageado.

FONTE: JCNET.COM

COLABOROU: Andreas Leber

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

A modernização dos A-4 está sofrendo dos mesmos problemas de financiamento do A-1? Aliás, como anda esse projeto, o primeiro protótipo já voou?

André Sávio Craveiro Bueno

Antecedendo o iminente lançamento de sua candidatura a deputado.

Rafael Oliveira

Pois é, eu iria elogiar a criação da data e do evento, mas com essa candidatura iminente, passo a ver os fatos com outros olhos:

Uso de dinheiro público em prol de um candidato. Algo bastante comum e lamentável.

Fighting Falcon

Guilherme Poggio,
Desculpe a indiscrição da pergunta, mas você só pode dizer isso por falta de mais informações ou por não poder detalhar mais por questões obvias?