Home Noticiário Internacional Brasil oferece aviões de treinamento Tucano a Moçambique

Brasil oferece aviões de treinamento Tucano a Moçambique

395
6

macauhub.20.3.2014.4701

A Presidente do Brasil já sancionou a oferta de três aviões de treino Tucano (Embraer EMB-312) a Moçambique, faltando apenas a aprovação do Congresso Nacional, disse quarta-feira em Maputo o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim.

O ministro brasileiro disse ainda que Moçambique poderá ainda comprar aviões de ataque Super Tucano e um simulador de manobras navais ao Brasil, podendo “contar com financiamento a médio e longo prazo do Brasil para adquirir três aviões Super Tucano (Embraer EMB-314).”

“Se Moçambique confirmar o interesse manifestado no passado de adquirir três aviões de ataque, que são relativamente caros, há possibilidade de financiamento a médio e longo prazo”, afirmou o ministro brasileiro.

Celso Amorim anunciou a “oferta brasileira de contribuir para a estrutura naval de Moçambique”, num programa que se deverá traduzir no envio de uma missão, no início de Abril, “para analisar algumas bases navais”, como a de Pemba e de Maputo.

O ministro brasileiro considerou ainda que “as necessidades de protecção e defesa dos recursos naturais em Moçambique são muito grandes”, referindo-se ao reforço de cooperação que os dois países pretendem empreender.

Os interesses econômicos do Brasil em Moçambique estão sobretudo centrados nas áreas dos recursos minerais, através da mineira Vale Moçambique, e agrícola, com o projeto ProSavana, que envolve também o Japão.

FONTE: www.macauhub.com.mo

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M
Antonio M
6 anos atrás

Em outros tempos, os atuais ocupantes do GF diriam que isso é imperialismo ……

Joner
Joner
6 anos atrás

Não entendi, serão vendidos ou doados?

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

Entendi que os Tucanos serão doados (e já está tudo pronto para irem embora), enquanto que os ST serão vendidos (SE comprados!).

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
6 anos atrás

Os Tucanos, de treinamento, serão doados. Há notícia do último trimestre do ano passado a esse respeito, e que replicamos aqui:

http://www.aereo.jor.br/2013/10/24/em-meio-a-tensao-brasil-vai-doar-avioes-t-27-tucano-a-mocambique/

Quanto aos Super Tucanos, de ataque, está bem claro no texto que seria uma compra, com oferta de financiamento:

“O ministro brasileiro disse ainda que Moçambique poderá ainda comprar aviões de ataque Super Tucano ”

““Se Moçambique confirmar o interesse manifestado no passado de adquirir três aviões de ataque, que são relativamente caros, há possibilidade de financiamento a médio e longo prazo”

Brandenburg
Brandenburg
6 anos atrás

Enquanto isso a RENAMO já avisou que , caso o Brasil remeta equipamento militar para o atual governo de Moçambique, os mais de 3500 brasileiros que lá residem ou estão a trabalho, tornar-se-ão alvos da guerrilha, assim como o empreendimento da Vale.No mais deve-se levar em conta a afinidade entre os partidos no poder lá como cá. O mensageiro enviado para tratar de negócios caiu como uma luva! Sds

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
6 anos atrás

Prefiro essa pintura peruana no Super Tucano do que a do Equador. Na ordem, pra mim são as duas melhores.