Energia, satélites e supercomputadores são novas prioridades, diz embaixador da França

2

CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

Três meses depois do anúncio pelo governo brasileiro de sua opção pelos caças suecos Gripen para reequipar a Força Aérea, em detrimento do francês Rafale e do norte-americano F-18, o embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, classificou o tema como uma “página virada”. Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), ele anunciou os três novos eixos da parceria estratégica entre os dois países: energia, satélites e supercomputadores.

Convidado a fazer uma exposição sobre o atual estágio das relações bilaterais, por iniciativa do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o embaixador ressaltou o papel a ser desempenhado pela transferência de tecnologia de seu país ao Brasil.

– O que nos interessa é que mais empresas francesas se instalem no Brasil e que elas concorram para concretizar a ambição do Brasil de ser uma potencia mundial. O Brasil é a sétima economia mundial, o que motiva nosso interesse em verdadeiras transferências de know-how e de tecnologias – afirmou.

Uma das áreas em que as empresas francesas têm grande interesse, segundo observou, é a de energia, tanto no que diz respeito à exploração de petróleo na área do pré-sal, por meio da Total, como no que se refere à produção de energia hidrelétrica e nuclear, com as empresas Suez e Areva. No que se refere aos satélites, ele citou a participação da francesa Thales na construção de um satélite brasileiro de uso civil e militar. O embaixador mencionou ainda as negociações entre o governo brasileiro e a empresa Bull para a produção de supercomputadores.

No setor de defesa, se a França não conquistou a preferência do Brasil para a construção de caças, por outro lado já coopera com o Brasil na produção de cinco submarinos – um dos quais será movido a propulsão nuclear. A França, segundo ressaltou Pietton, é o primeiro país nuclear a transferir esse tipo de tecnologia. O embaixador anunciou ainda que estão em andamento negociações para a construção de navios porta-aviões para a Marinha brasileira. A senadora Ana Amélia (PP-RS) perguntou se esse projeto poderia “compensar a frustração” dos franceses pela escolha dos Gripen.

– A senadora falou de frustração. Não usaria essa palavra. Pensamos que o Rafale é um excelente avião. O Brasil fez uma escolha que respeitamos, a página está virada, há outros mercados para o Rafale. A construção de um porta-aviões requer muita tecnologia. Temos consultas a respeito do tema, mas ainda há a questão do avião a ser usado – relatou.

FONTE: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Em relação a novos e complexos projetos de defesa, como por exemplo a construção de uma NAe, melhor todos, nós e os franceses, colocarmos as barbas de molho…. até porque a MB, segundo a END, deverá, num futuro que classifico como muito distante, usar a mesma plataforma aérea, ou uma variante naval, do escolhido no FX-2… ou seja: o Gripen E/F. O que vai demorar….

Sds.

Mauricio R.

Infelizmente receberam uma tremenda con$olação do governo petralha, pela perda fo F X-2: o projeto do satélite.

“…é o primeiro país nuclear a transferir esse tipo de tecnologia.”

A Russia não fez isto antes, p/ a Índia???
E ao que consta, a parte nuclear de nosso submarino será tupiniquim; assim vai saber…