EUA irão enviar 12 caças F-16 e soldados para a Polônia

14

F-16 USAF no Nordic Air Meet 2012 - foto Forças Armadas Suecas

País, que faz fronteira com a Ucrânia, também receberá 300 soldados. Potência também reforçou apoio militar aos países bálticos.

Da France Presse

ClippingNEWS-PAOs Estados Unidos enviarão 12 caças F-16 para a Polônia até a próxima quinta-feira (13), anunciou o Ministério polonês da Defesa neste domingo. O país faz fronteira com a Ucrânia, que vive uma crise desde novembro de 2013, e que atualmente vive tensões na região autônoma da Crimeia.

O secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, e seu homólogo polonês, Tomasz Siemoniak, chegaram a um acordo sobre o envio de “uma unidade da Força Aérea americana”, segundo nota divulgada pelo Ministério.

“A unidade estará integrada por 12 aviões F-16, aviões de transporte e 300 soldados”, disse o porta-voz da Pasta, Jacek Sonta.

“O envio começará no domingo e terminará na quinta-feira’, acrescentou a nota.

Na última quinta, os Estados Unidos enviaram para a Lituânia quatro aviões F-15 NOTA DO EDITOR: na verdade a USAF divulgou o envio de mais cinco F-15 e não quatro como consta nesta matéria] Para reforçar a vigilância do espaço aéreo báltico.

Crise na Crimeia
O presidente americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, buscarão nesta quarta-feira (12) em Washington uma “resolução pacífica à atual intervenção militar russa na Crimeia”, informou a Casa Branca neste domingo (9) em comunicado.

Yatseniuk se reunirá com o líder americano na Casa Branca apenas quatro dias antes da data escolhida pelas autoridades pró-russas da Crimeia para realizar um referendo que decidirá se a região autônoma se une à Federação Russa.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também anunciou neste domingo que apoia a Ucrânia, por meio do secretário-geral da Aliança Atlântica, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen.

“Esperamos que a Rússia cumpra com seus compromissos internacionais, retire suas tropas e não intervenha em outras regiões da Ucrânia”, assinalou o oficial.

FONTE: G1/ France Presse

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Uma posição interessante do Demétrio Magnoli no “Globo News Painel” do último fds: “Se Putin anexar a Criméia ele estará jogando a Ucrânia definitivamente no colo do Ocidente”.

Concordo. E acrescento: vai criar o caos com seus vizinhos, que a partir de agora cairão no colo dos EUA, com medo de serem a próxima “bola da vez”.

Sds.

Alfredo Araujo

Vai todo mundo querer entrar na OTAN… rs

Vespão

Havera um referendo na próxima semana , mas os yankes não vão reconhecê-lo .
Cade a democracia nisso ….

SDS

Blackhawk

Manchete no Estadão:
Cameron afirma que referendo na Crimeia será ilegal
Primeiro-ministro britânico declarou ‘apoio político’ em discurso na Câmara dos Comuns

Irônico que nas Ilhas Malvinas o Reino Unido considerou o referendo…
Um peso e duas medidas…

Guizmo

Vader,
Eu assisti ao programa e também achei interessante a análise dele.

“Será uma vitória agora, mas um erro histórico”

Abs

Corsario137

Aposto minhas fichas na anexação. E esta depois poderá se extender a demais vizinhos…

Putin está querendo entrar pra história, só ainda não resolveu como.

cfsharm

Vader. Putin fazendo história – é a teoria do dominó ao contrário!!! RSRSRS. Blackhawk, Acho que não tem ironia nenhuma pois as situações são completamente diferentes. as Falklands eram britânicas foram invadidas e retomadas. Aí foi feito o referendo, com aprovaçaõ do parlamento britânico. A Criméia foi integrada a Ucrânia muito antes do fim da URSS; quando esta se desmantelou a Rússia e a Ucrânia mantiveram o status quo. Agora que a Ucrânia decidiu mudar o foco das relações, o parlamento da Criméia – que faz parte da Ucrânia – aprova um referendo e tudo bem? Para serem iguais, o… Read more »

Grievous

Sobre o referendo, de democrático tem muito pouco. Um povo de origem predominante russa, consultado num momento em que a Ucrânia vai muito mal e com a percepção de que a Rússia está crescendo economicamente…
Isso está mais para um golpe de oportunismo.
Se eu fosse ucraniano, também não ia aceitar. E ia adorar ver os americanos do meu lado (ainda que os motivos deles pudessem não ser tão nobres)

juarezmartinez

Esses bundões destes Eurobambis só vão sair do transe hipnótico do reino da bambizândia quando o Putin bater com o bota na porta da Polonia, da Hungria ou da Esolváquia.

Agora, o Demétrio Magnoli tem razão, a anexação da Criméia joga o que sobra da Ucrãnia no colo da OTAN.

Grande abraço

Vader

Vespão
10 de março de 2014 at 14:23 #

Caro Hornet: quem sabe se os russos toparem fazer um referendo na Armênia, na Chechênia, na Abcásia, na Ossétia e na Kamchatka os americanos reconheçam o referendo na Criméia…

😉

Rogério

Vespão
10 de março de 2014 at 14:23 #

Amanhã SP ou RGS fazem um plebiscito separatista e o Brasil deveria aceitar democraticamente, mesmo a constituição proibindo tal?

Pois é a mesma coisa, a constituição da Ucrânia veta tal plebiscito, logo esta na ilegalidade.

Antonio M

E não somente eleições caracterizam uma democracia.

/www.estadao.com.br/noticias/impresso,democracia-e-ditadura,1139083,0.htm

Eleição existe até na Coréia do Norte e Cuba. Com cabdidatos únicos é claro …..

Vespão

Caros amigos : Deixemos de lado essas reflexões sobre politica .pois é um assunto tortuoso . Deixando claro que concordo com todos até com o amigo Felipe Caps . Só quiz indagar o real dessa tal (democracia ) imposta pelos yankes . Tive uma conversa ontem a noite com minha esposa sobre essa situação ,ela psicologa e ativista dos direitos humanos logo me passou um maior sermão sobre povos e etnias e acabamos brigando no meio da conversa , consequençia disso dormi no sófa . Logo essa tal de democracia da Crimeia já fez um exilado ..eu mesmo na minha… Read more »

Rogério

Essa “tal democracia imposta pelos yankes” pode não ser lá grande coisa mas é muitíssimo melhor que a tal democracia da “República Democrática Popular da Coreia”, “Repuplica popular da China”, “democracia dos irmãos Castros” e a democracia do biunvirato Medvedev/Putin. Não acredita em mim?? Só olhar a prosperidade das democracias impostas pelos yankees e as outras. Até aqui o Lula deve acender uma vela p/ o Carter, pela democracia imposta pelos yankees, A Ucrania, foi um otimo de como a Russia trata os seus parceiros estratégicos primeira discordância, é essa porcaria que alguns partidos politicos querem p/ parceria com o… Read more »