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Completado o MLU do primeiro de quatro E-3F AWACS da Força Aérea Francesa

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Primeiro E-3F AWACS francês completou MLU - foto via Boeing

Trabalhos de modernização de meia-vida foram realizados pela Boeing e pela Air France Industries KLM Engineering & Maintenance

Na última segunda-feira, 17 de fevereiro, a Boeing informou que foi completada com sucesso a modernização de meia-vida (MLU) do primeiro de quatro aeronaves E-3F de alerta aéreo antecipado e controle (AWACS) da Força Aérea Francesa. Os trabalhos foram realizados pela Boeing em conjunto com a Air France Industries KLM Engineering & Maintenance (AFI KLM E&M), e é parte de uma venda militar ao exterior (FMS) acordada em 2010 entre a Direção-Geral de Armamento (DGA) da França e o Governo dos Estados Unidos.

Nesta primeira aeronave, a modernização dos sistemas elétricos, mecânicos e estruturais, assim como do hardware de missão, foram iniciados em junho de 2013. Essa modernização permitirá uma melhor visão do campo de batalha, vai aprimorar o acesso às informações e reduzir a carga de trabalho da tripulação. O MLU foi modelado de acordo com o contrato Block 40/45 desenvolvido para a frota de AWACS dos Estados Unidos.

O avião deverá passar agora por testes em terra e no ar na Base Aérea de Avord, na França e, após sua qualificação pela DGA, deverá ser entregue para a Força Aérea Francesa ainda neste ano. Embora esta primeira aeronave tenha sido modernizada nas instalações da AFI KLM E&M no aeroporto de Le Bourget, os trabalhos nas outras três serão realizados nas novas instalações da AFI KLM E&M no aeroporto Charles De Gaulle. A Boeing continuará com uma equipe dedicada a prover serviços de liderança no local, de engenharia, de apoio à garantia de qualidade, de hardware e software, trabalhando em conjunto com a equipe da Air France Industries.

FONTE / FOTO: Boeing (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

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Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Tudo o que aprendemos de controle de combate BVR devemos aos companheiros do 36 EDCA, esquadrão da Armée de L´Áir que opera os E-3F. Os intercâmbios entre o pessoal do Guardião e do 36 EDCA foram muito proveitosos.
O E-3F é uma excelente aeronave, e a quantidade de consoles faz muita diferença (14). Mas o software C2 do ERIEYE era superior. Imagino que, após a modernização, os E-99 também terão um grande incremento na sua capacidade.

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Se eu não me engano, os E-3 franceses são os últimos Boeing 707 fabricados, ainda na década de 1980.

Antonio M
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Antonio M

Já postei sobre essa notícia antes mas, agora somente para lembrar do que foi dito nessa reportagem sobre os “sucatões” e trata especificamente do 2401: 30 julho de 2006 – Estadão – O Herói Resgatador “…Sucatão voou mais de 2.500 horas para a Presidência da República. Cumpriu 89 missões. É o equivalente a cinco voltas ao redor da Terra. Na toada que vai, levaria mais uns 75 anos para atingir o ciclo máximo a partir do qual o fabricante sugere sua desativação…” Lembro de uma outra reportagem mas em um jornal “falecido” que falava de uma companhia aérea que adquiriu… Read more »

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

Caro Antonio M

Perfeito e acrescento o 707 da LAP ou GF dos hermanos de Itaipu e os outros também.

Vou procurar e espero achar um documentário sobre 707 do HC que traz exatamente o que vc descreve, aguardemos.

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

Caro Antonio M

Foi no Discovery Channel o documentário sobre 707 com overhaul total, trocou turbinas, colocou um painel e avionicos de última geração, um verdadeiro Check mais que nível “D”, no final o oficial piloto e o sargento líder de manutenção desmancharam-se em elogios.

Fiz a busca no site mas não achei, estou tomando 18 remédios por dia depois de uma operação recente e “tô meia boca”.

Caso queira tentar colega, é no Discovery Channel.

Sds

Antonio M
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Antonio M

Carlos Alberto Soares
19 de fevereiro de 2014 at 11:08

Fiz uma busca e também não encontrei mas, caso eu encontre coloco aqui.

Obrigado pela dica e melhoras !!!

abç

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

Antonio M Compartilho dos seus comentários. Temos muito meios “no chão/doca/PM etc…”, nas três FA’s, Hélis, C 130, 707, EMB 110, EMB 120, Naus e por ai vai … Um belo overhaul nesses equipamentos com o que há de melhor no mundo, com Alemães, Suecos, Israelenses, Americanos(?) etc …. nos deixariam atualizados e não sucateados. Aqui há os defensores do “temos que olhar para frente, pensar grande” e por ai vai. Para o GTE isso funciona. Veja o exemplo dos Mike, do A-1, do Bandeirulha M, dos Leopard, dos Guepard, do E 99, P 3 Orion M e por ai… Read more »

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

Complementando:

Conversando recentemente com um Oficial Israelense amigo de longa data, este me afirmou que desembolsar até 40% para fazer esse overhaul e upgrade no que se tem ou até 50% de pagamento num equipamento de 2ª mão com essas qualidades de atualizações totalmente retrofitados/revisados é compensador.

Mas no Brazil é assim, peão anda a pé e diz que quer um Porsche Panamera Turbo e não aceita nada que não seja isso.

Viva a Venezuela com seus SU’s 30 no chão, desarmados, eita nóis ….