Home Asas Rotativas Helicóptero EC725 da FAB completa mil horas de voo

Helicóptero EC725 da FAB completa mil horas de voo

256
9

100hs EC725 (3) _Crédito Esquadrão Falcão FAB

Aeronave realizou importantes missões na região Norte do país, como buscas, resgates e transporte médico de urgência

A unidade do helicóptero EC725 entregue pela Helibras à Força Aérea Brasileira, denominado H-36 FAB 8510, completou mil horas de voo com um expressivo balanço das atividades desempenhadas. Com foco em transporte aéreo logístico e resgate sobre o mar e a selva, o 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação Falcão da FAB, sediado em Belém (PA), que opera o EC725, está sempre à disposição para atender aos chamados recebidos utilizando a aeronave.

“Desde que o helicóptero chegou já realizamos diversas atividades, como um combate a incêndio em Macapá (AP), alertas SAR (de Busca e Resgate), missões presidenciais, treinamento e duas missões muito importantes para nós: uma de transporte médico de urgência e outra de busca e resgate de uma aeronave desaparecida na região”, conta o Major Mário Jorge Siqueira Oliveira, chefe da seção de Operações do 1º do 8º GAV.

A missão de transporte médico de urgência aconteceu no dia 8 de novembro de 2013, ocasião em que o Esquadrão comemorou 41 anos. A equipe foi acionada para resgatar um indígena que havia sido picado por uma cobra venenosa. O EC725 voou até a aldeia Najaty, a mais de 240 quilômetros de Macapá. “Devido à sua velocidade e capacidade de carga, o helicóptero chegou ao destino em apenas uma hora e meia e realizou com sucesso o resgate do paciente, mesmo em condições difíceis”, ressalta o Major. Sem espaço para pouso na aldeia, a tripulação infiltrou um médico e um homem SAR pelo guincho da aeronave e, após 30 minutos de sobrevoo, içou os tripulantes e a vítima, um homem de 41 anos, que foi imediatamente encaminhado para a capital do Estado.

Já o alerta de busca e resgate foi acionado em setembro para localizar uma aeronave que decolara de Belém e havia perdido contato com a torre de comando após relatos de fumaça no motor. “Todos os indícios levavam a crer que havia ocorrido uma queda, e 10 minutos após o alerta o helicóptero já estava voando para o último local em que a aeronave foi identificada no radar”, diz o major Mário. A tripulação logo encontrou a aeronave, ao identificar o foco de fumaça na mata, mas a rotação do EC725 aumentava as chamas, e os homens de resgate tiveram que descer em uma clareira próxima, mas infelizmente não havia sobreviventes.

A agilidade da aeronave e capacitação dos soldados mostrou que tais fatores são decisivos para garantir segurança e auxílio, não somente em áreas extremas, mas onde for necessário atuar. Para o Capitão Eduardo de Araújo Silva, comandante do EC725 em uma das missões, o helicóptero trouxe maior eficiência ao grupo. “Utilizamos nossa nova aeronave da melhor forma para cumprir a missão com excelência. Há pouco tempo, atividades semelhantes seriam mais complexas e desgastantes, mas hoje conseguimos ser mais eficazes com os recursos do helicóptero”.

A FAB já conta com quatro helicópteros EC725 em serviço e receberá outros 14 nos próximos anos.

DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica / FOTO: Esquadrão Falcão/ FAB

9
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
AlmeidaNickVaderjuarezmartinezeduardo pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Oganza
Visitante
Oganza

Legal…, parabéns ao Falcão pelas Mil horas.

Infelizmente não da para dar tanto crédito assim as ditas CAPACIDADES, pois a empresa em questão, Convergência Comunicação Estratégica, é a RP da Helibras.

E como está descrito em seu Site: “Oferecer serviços e soluções de comunicação voltados para a FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA e o fortalecimento da imagem e da reputação dos clientes.” – Bom temos que admitir que a Aperta-parafusosBraz tá precisando.

Segue: http://www.segmentocomunicacao.com.br

Sds.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Parabéns aos Homens da FAB nas missões, sabemos o quão são capazes, capacitação de primeira mesmo.

Quanto a Kombi, somente o tempo dirá.

Ainda me pergunto sobre a relação custo x benefício,

principalmente o custo.

eduardo pereira
Visitante
Member
eduardo pereira

Bom, ao menos a aeronave esta sendo util, que tenha custado o valor de trocentas outras de outro modelos e fabricantes melhores ou nao, mas é a que temos e que esta sendo utilizada em pró da populaçao emlocais carentes e de dificil acesso .

Parabens a Fab e seus capacitados colaboradores que sempre souberam e sabem extrair o melhor de tudo que lhes é dado como instrumento de trabalho, e, segundo alguns aqui , imposto guela abaixo as vezes !

Sds Eduardo o otimista.

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Para reflexão de todos e conclusões posteriores:
O último BH dfa FAB entregue fez 300 horas em seis meses, então…..ahh pane ZERO, 100% de disponibilidade…….mas segundo o maior lobista pago da blogoslândia, ele é dow grade, tem relóginhos e é pelado…

Eu reponsdo para este ser senil: Voa, treina, opera e combate……..

Grande abraço

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Ahh, tem um quesito que o Ec 725 é imbatível, no marketing, se a Lixocopter ivestisse em soluções técnicas metade do que gasta com marketing e publicidade, pagando donos de blogs para esconder a verdade a Kombi já estaria bem melhor.

Grande abraço

Vader
Visitante
Active Member

Kombi do inferno…

Nick
Visitante
Member
Nick

Eu quero saber é quando vão trocar essa MGB e na faixa. 🙂

[]’s

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

No dia que a galinha criar dente……..

grande abraço

Almeida
Visitante
Member
Almeida

Por que cumprir a missão com custo/benefício adequado se podemos fazer a mesma missão três vezes mais caro?

Porque brasileiro é otário.