Saab confirma à Dilma que vai entregar caças a partir de 2018

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Saab Gripen NG Demo - foto Saab

Presidente da empresa confirmou a entrega de 36 caças ao Brasil a partir de 2018

ClippingNEWS-PAO presidente da Saab, Håkan Buskhe, confirmou nesta sexta-feira (24), que a empresa está comprometida a entregar 36 caças ao Brasil a partir de 2018 e espera um acordo final em menos de doze meses. Hoje, o executivo se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, no primeiro encontro entre o governo e a cúpula da empresa desde o anúncio em Brasília da escolha do avião sueco.

— Vamos honrar o que oferecemos […] Nossa oferta inclui a transferência de tecnologia e vamos cumprir isso. Vamos começar já a negociar e plantas vão ser erguidas. Queremos uma parceria estratégica com o Brasil.

No dia 29 de janeiro, a Embraer e a Saab se reúnem no Brasil para começar a detalhar a parceria. A Saab quer um acordo no prazo mais rápido. “Não vamos esperar. Estamos discutindo com o cliente”, disse. O executivo acredita que um acordo final pode ser assinado em menos de doze meses. Mas se recusou a falar se preferiria que o entendimento com Dilma fosse fechado antes das eleições.

Um dos pontos a ser debatido é como entregar os 36 aviões para o Brasil e ainda atender a Força Aérea sueca, que também já havia feito encomendas para 2018. “Provavelmente podemos entregar ambos. Mas é uma discussão que teremos de ter com o Brasil”, disse. “O ritmo será determinado pelo Brasil”, afirmou.

Ele admite que existe a possibilidade de que modelos mais simples do Gripen sejam alugados ao Brasil enquanto as entregas do produto final não ocorre. Mas explica que essa será uma negociação entre os governos de Dilma e da Suécia. “Não temos aviões disponíveis”, afirmou. Segundo Buskhe, uma série de empregos serão criados no Brasil. “Esse é um projeto de longo prazo”, disse.

FONTE: R7/Estadão

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Mayuan

é Buskhe, meu velho, eu também gostaria de ver isso sacramentado antes das eleições…

Aldo Ghisolfi

“— Vamos honrar o que oferecemos […] Nossa oferta inclui a transferência de tecnologia e vamos cumprir isso. Vamos começar já a negociar e plantas vão ser erguidas. Queremos uma parceria estratégica com o Brasil.”

Bobos se não quiserem… esse negócio foi a sorte grande da SAAB!

Carlos Alberto Soares

Fase preliminar, sem comentários …..

Grievous

Bobo ou não, eu torço pra ele ter sucesso. Que o contrato possa ser assinado em menos de 1 ano (mas sem pressa e buscando fechar todas as pontas) e os caças cheguem o quanto antes. Se ele precisa vender, nós precisamos de caças com urgência. Inclusive eu gostaria que, se tiver que vir tampões, que não sejam outros senão os Gripen C/D. Quem sabe não daria até pra amarrar um contratinho pra convertê-los para o padrão E depois que todos os 36 novos estivessem por aqui. A SAAB já terá bastante experiência com a conversão dos suecos. Vamos precisar… Read more »

Oganza

HAHAHAHA como eu disse no post anterior: “Rousseff vai conversar com a SAAB para tentar extrair garantias da entrega no período de 2017-2018… simples assim.” Afinal o plano é perfeito =/: “…essa decisão (F-X2) deveria ser tratada como um movimento de ESTADO e não político partidária pró eleição como está sendo e por definição, deveria ser abordada por um ótica pública de maneira mais profissional, mas ai alguém foi MUITO inteligente e percebeu que se o ParTido decidisse agora, “ELE” poderia ENTREGAR as primeiras unidades em 2018, EXATAMENTE na BOCA DAS ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAS pós 2014. Uma MEGA APOSTA, que para… Read more »

bitt

Oganza, meu caro, risadas nervosas tamb são sintoma… Como vc sabe, o PR, seja lá de que partido for, é o coordenador do governo, que por sua vez coordena o Estado – a estrutura permanente que, por consenso, atende às demandas da nação/sociedade. A defesa nacional é uma demanda da sociedade; a END é uma política de estado, uma vez que foi sancionada pelos representantes da sociedade. O PR, seja lá qual for, tem a obrigação legal de implementa-la. A compra das aeronaves é elemento material para a implementação da política de estado. Se é que entendi direito, vc aponta… Read more »

Observador

Senhores, Eu ponho a mão no fogo pelos suecos: no que depender deles, eles entregam no prazo. No que depender deles. Considerando o conjunto da obra do FX-2, podemos acreditar que este contrato será assinado em apenas um ano? Algo em que o governo põe a mão sai no prazo neste país?! Não haverão novos atrasos, novas hesitações, novos adiamentos pelo GF? E se não aparecer alguns bobos alegres para tentar melar a questão no Judiciário não é nada. Coitados dos suecos por acreditarem em nós. … E sobre o sucessor da “marioneta” ser o Pavão de Garanhuns, hummm… não… Read more »

Iväny Junior

A Saab tem que pressionar, e, dar um jeito brasileiro que não fez até agora: Contratar um lobista. Tipo um Tarso Genro ou Jacques Wagner, peixes grandes dentro dos PTralhas e respeitadas fora do partido. O anúncio tem cara de ter sido eleitoreiro. O conceito é prático: O custo dos caças é de U$ 4,5 bilhões, por um equipamento que durará 30 anos e, o custo da corrupção é de U$ 67 bilhões ao ano, portanto, uma grande parte da população comemorou a decisão. Portanto a pressão tem que ser sempre em cima da validade da proposta quanto ao valor… Read more »

Carlos Alberto Soares

Sem comentários, fase preliminar …..

maxi47

O meu único comentário:…” Ele admite que existe a possibilidade de que modelos mais simples do Gripen sejam alugados ao Brasil enquanto as entregas do produto final não ocorre. Mas explica que essa será uma negociação entre os governos de Dilma e da Suécia. “Não temos aviões disponíveis”…

Como se aluga modelos mais simples se não tem aviôes disponíveis?

André Sávio Craveiro Bueno

maxi47
24 de janeiro de 2014 at 17:25

Quem não tem aviões para negociar é a empresa SAAB.

Quem deve ter exemplares para aluguel e a Suécia: “Mas explica que essa será uma negociação entre os governos de Dilma e da Suécia. “

Oganza

bitt, não são risadas nervosas, infelizmente. É a simples certeza dos fatos nua e crua, fatos esses, que não nego com certas percepções seletivas. Mas concordo a grosso modo com você em seu segundo parágrafo, porem, o “ELE”, não é o Ex não, é a outra entidade, a que é lapidada para se tornar a única instituição do país… infelizmente. Então o Sr vem: “não é hora de seguir o conselho do De Martini, em uma outra bateria de comentários, e relaxar?” – Por favor, se eu tiver saído da linha, deixa o próprio De Martini ou algum editor da… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“bitt em 24/01/2014 as 14:59 Vem cá, caro confrade – não é hora de seguir o conselho do De Martini, em uma outra bateria de comentários, e relaxar?” “Oganza em 24/01/2014 as 20:12 Por favor, se eu tiver saído da linha, deixa o próprio De Martini ou algum editor da Trilogia me chamar a atenção, me editarem ou decretar uma punição exemplar. Com certeza a Trilogia não precisa de ninguém dizendo: Se você não fizer o que eu quero, vou contar pro papai.” Prezados, Apenas queria deixar claro que, na verdade, o que a gente não precisa é ficar se… Read more »

Oganza

Caro Grievous, segundo as informações que temos pescado da SAAB (o Aero tem um monte delas) é praticamente certeza que não seria negócio para a gente fazer essa conversão de “C” para “E” nos tampões não. A grande diferença é que o Gripen E não se trata de um MLU – Mid-life Update, como foram nos F-16 Block 30 para Block 40 ou 50 por exemplo, o NG não só é algo mais profundo, como é realmente uma outra aeronave. Uma comparação que podemos fazer entre as gerações dos Gripen C/D e E/F, é o que são os F-18 Hornet… Read more »

Grievous

Oganza
24 de janeiro de 2014 at 20:43 #

Acabo de me lembrar que já vi essa conversa da conversão de C para E por aqui e já foi explicado o quão é limitado o número de partes aproveitáveis.
Na empolgação, esqueci essa lição.

Nick

2018 se o contrato for ainda assinado esse ano. Se não é 2019. Portanto pelo menos uns 18 Gripen C/D seriam bem vindos, sem dúvidas.

[]’s

Marcos

off topic

Loren Thompson afirma, em um artigo na Aviation Week, que o custo do F-35, a preço de hoje, é de US$ 78 milhões.
Obviamente ele fez aquela famosa conta de padaria, que nós todos já conhecemos, mas usando junto uma calculadora financeira. Torcendo bastante ele chegou nesse número ai.

Marcos

O endereço do artigo;

aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/awx_01_24_2014_p0-657750.xml

F - 5

Eita lelê…

Alguns ainda insistem em politizar os seus comentários, até mesmo usando termos pejorativos, mas deixa pra lá…

Acredito que a discussão se torne técnica como realmente deve ser.

Off-topic:

Recebi a minha revista…
Poderia encher de palavras não adequadas para expressar a minha satisfação em estar desfrutando a qualidade das matérias…

Uma revista ímpar, feita por quem realmente entende do assunto.

A matéria do AMX está perfeita!

Obrigado por brindar a nós, entusiastas de assuntos militares com uma revista de qualidade.
Parabéns…

Oganza

Nunão,

Formô
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Independente de assinarmos em 6 ou 12 meses, isso quer dizer que podemos ter Gripens Br novinhos na CRZEX Flight de 2019?

Sds.

Oganza

ops CRUZEX 🙁

Fernando "Nunão" De Martini

Muito cedo para responder isso, Oganza. Leva-se um certo tempo para formar a doutrina num caça para que se possa utilizá-lo com proveito máximo num exercício. Por mais que se use o Gripen C/D antes, não sei se as novidades da nova versão estarão já bem assimiladas em pouco mais de um ano após a primeira entrega a um esquadrão (prevista para 2018). Tudo bem que, no caso do F-5M, por exemplo, já se participou de Cruzex e até de Red Flag em relativamente pouco tempo após as entregas aos esquadrões, mas antes já havia vários testes por aqui com… Read more »

Mauricio R.

“Como se aluga modelos mais simples se não tem aviôes disponíveis?”

A Saab pode não te-los, mas já perguntaram a FMV???
Em tempo:

FMV = Administração Sueca de Material de Defesa

A real “dona” de tdo o material bélico das ffaa suecas.