O cidadão iraniano-americano Mozafar Jazae foi preso na última quinta-feira, 9 de janeiro, no aeroporto de Newark

 

F-35 com canopi aberto - foto Força Aérea dos EUA

ClippingNEWS-PAO cidadão iraniano-americano Mozafar Jazae, de 59 anos, foi detido nos Estados Unidos por ter tentado vazar para o Irã documentos militares sobre o programa do caça F-35, o mais caro da história do Pentágono, informou a Justiça americana nesta terça-feira.

Jazae foi preso na última quinta-feira, 9 de janeiro, no aeroporto de Newark (Nova Jersey, nordeste), quando se preparava para embarcar para Teerã, com escala em Frankfurt, revela o comunicado do procurador federal de Connecticut (nordeste), Stephen Reynolds.

“Ele tentava enviar para o Irã documentos relacionados com o programa Joint Strike Fighter (JSF) F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos e com os motores de caças, que roubou de empresários industriais para os quais trabalhou”, explicou a Justiça, de acordo com o documento obtido pela AFP.

Jazae é acusado de transportar, transmitir e exportar bens obtidos por roubo, ou fraude, e pode ser condenado a dez anos de prisão e a uma multa de US$ 250 mil.

O caso remonta a novembro de 2013, quando as autoridades interceptaram em Long Beach (Califórnia) um caminhão com “produtos domésticos” enviados por Jazae de Connecticut, onde ele morava. A carga seria enviada de barco para Hamadan, no Irã.

Os funcionários da Alfândega descobriram que a carga continha “um grande número de caixas com documentos com informação técnica”, diagramas e planos do F-35, um caça invisível que está sendo desenvolvido pelo Exército americano.

Os milhares de documentos tinham a inscrição “ITAR”, que proíbe sua divulgação no exterior sem uma autorização especial, e pertencem a três empresas envolvidas na criação do F-35.

O gigante da aeronáutica Lockheed Martin está encarregado de desenvolver o caça, enquanto a Pratt&Whitney é responsável pelo projeto dos motores.

Criado para substituir grande parte dos aviões de combate americanos, o F-35 Lightning II é o programa de armamento mais caro da história do país, com um orçamento de US$ 395 bilhões. O Exército americano pretende fabricar 2.443 aviões, incluindo centenas para oito aliados internacionais que investem no projeto, além de Japão e Israel.

FONTE: AFP, via EXAME

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

“…um caça invisível que está sendo desenvolvido pelo Exército americano…”, muito bom esses textos, racho de rir.

Sobre a notícia em si, acho que poderiam até doar esse material aos iranianos, os caras iam ler de cabeça pra baixo a planta por uns 10 anos

Clésio Luiz

Se tentou sair do país com material secreto impresso, mereceu ser preso mesmo. Existem tantas formas de transmitir isso pela internet, mesmo por debaixo do focinho da NSA.

Fora que podia ter digitalizado tudo e colocado em n dispositivos eletrônicos, que poderiam ser enviados pelos correios para fora dos EUA, que o diga os milhares de vendedores do Ebay.

Marcos

Clésio:

É que aquele que não pode ser nomeado, dá a panela, mas não dá a tampa.

Oganza

Que isso… virou a casa da mãe Joana? Muito estranha essa matéria da EXAME… “Ele tentava enviar para o Irã documentos relacionados com o programa Joint Strike Fighter (JSF) F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos e com OS MOTORES DE CAÇAS, que roubou de empresários industriais para os quais trabalhou”. – Ele tinha motores de caças tb? Como assim? “transmitir e exportar bens obtidos por roubo, ou fraude,”. – Espera ai, será que é tão fácil assim roubar tais documentos e até motores por lá… não pode ser, não estamos falando de um fuzil retirado do estoque de um… Read more »

Aldo Ghisolfi

Como é que ele acessou o material supostamente secreto e bem guardado?

De repente, pela simplicidade dos fatos, tudo não passa de montagem para justificar a espionagem do Obama.

Devem ter pago uma bela grana para o cidadão iraniano.

Reinaldo Deprera

Esse é o tipo de coisa que ão dá para saber de nada. Tudo pode ser do jeito que foi divulgado como também, não.

@nsa Eu só sei que #nãosei de #nada. Eu me limito a #ler as notícias na trilogia 😀

Alfredo Araujo

Nesse caso, não seria o Irã apenas um “hub” da China ?
Acho, somente acho, que os iranianos não possuem capacidade técnológica industrial, para absorver tecnologia de um avião de 5º geração… os chineses tem !!

Tadeu Mendes

Caro Alfredo,

Nem China e nem Russia tem capacidade para absorver essa tecnologia.

Nao confundam forma (geometria) com o conteudo (material).

Ate mesmo o Brasil pode montar um jato geometricamente semelhante a um Stealth, mas o material empregado para absover ondas de radar, ainda e um previlegio americano.

Clésio Luiz

“Nem China e nem Russia tem capacidade para absorver essa tecnologia.”

E com que base você afirma isso?

Alfredo Araujo

Tadeu, Desde quando um avião stealth é feito apenas de material RAM ? E onde vc viu q técnologia RAM é exclusividade americana ? E geometricamente semelhante a um Stealth não é suficiente para ser discreto a radares. Essa geometria tem que fazer sentido no campo da não reflexão de ondas radares. Não é interessa de Russia e China terem blefes voadores… Outra coisa… atente para o texto: “Ele tentava enviar para o Irã documentos relacionados com o programa Joint Strike Fighter (JSF) F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos e com os motores de caças, que roubou de empresários… Read more »

Lyw

Alfredo Araújo salvou o dia!

Galeão Cumbica

Imagina o que ja foi enviado?

sds
GC

Almeida

Pessoal ingênuo, os docs servem tanto para copiar as inovações norte americanas quanto para DESCOBRIR AS FRAQUEZAS DO PROJETO.

Esses docs nas mãos dos projetistas russos da família S-300 de mísseis terra-ar valem mais que ouro ou vidas.

Almeida

E que mania de tradutor brasileiro de traduzir “armed forces” para “exército”. Bando de burro que não sabe fazer seu próprio trabalho direito.

Carlos Alberto Soares

“Guizmo
17 de janeiro de 2014 at 15:19 #

Sobre a notícia em si, acho que poderiam até doar esse material aos iranianos, os caras iam ler de cabeça pra baixo a planta por uns 10 anos”

Tô rindo há uns 5 minutos….kkkkrsrsrsrsrs…..

Vamos mandar o GR pra lá para defender o cara !

Wagner

Meu caro Tadeu, por favor, apresente um relato de alguma autoridade cietífica chinesa ou russa que confirme isso que vc disse, que nenhum deles conseguiria absorver essa tecnologia.

Sério, vc está elevando o F 35 a categoria de Alien Fighter, por favor, não exagere.

Tadeu Mendes

Caro Wagner,

Quem tem que provar isso para voce, sao os russos e chineses.

Ate agora o que eles produziram , foram jatos com geometria Stealth.

Falta provar se o material da estrutura absorve radiacao proveniente de radar.

Qualquer dia desses ate mesmo a Bolivia aparece com um modelo de 5 geracao.

O F-35 nao e um alien fighter, porque a tecnologia stealth empregada ja vem de mais de 30 anos.

Essa tecnologia e mantida em segredo baixo 7 chaves.

Tadeu Mendes

Almeida,

Os caras podem robar o que quiserem do projeto F-35.. mas se eles nao possuem a formula quimica do revestimento do jato, nao vai adiantar nada.

Almeida

Tadeu,

Primeiro, quem disse que nesses documentos roubados não consta o processo de fabricação do material RAM?

Segundo, saber com precisão as características do jato, especialmente dos aviônicos, adianta muito caro colega, os israelenses e ingleses que o digam…

Carlos Alberto Soares

Fosse com dinheiro na cueca, seria um inani sindicalista ?

Manda o GR ir defender o cara já falei !

Tadeu Mendes

Caro Almeida, Interessante a sua questao…da para pensar. Voce tem que levar em consideracao, que o segredo industrial, e de propriedade privada…ou seja, do cientistas/laboratorio que o produziu, e nao da linha de montagem dos jatos. Voce pode encontrar todos os componentes do jato em sua base de dados da linha de montagem, mas voce nao tem como acessar os componentes individualmente e descobrir informacoes cientificas, tecnologicas e de manufatura. O JSF program possui centenas de contratistas, e cada um deles possuem seus respectivos segredos industriais. O desafio consiste em duas questoes: 1- A formula quimica (Ciencia de Materiais), dos… Read more »

Almeida

Tadeu, veja Star Wars IV e o que os rebeldes fizeram com os planos da Estrela da Morte! 🙂

“Many Bothans died to bring us this information.” 😛

Oganza

Tadeu Mendes, depois dos US, a Rússia talvez seja o Estado que possua o maior critical Knowledge do planeta, eles estavam apenas adormecidos, não só sem ter o que fazer, mas sem Quem para dizer-lhes o que fazer. Uns 2 ou 3 anos atrás, realmente não lembro, teve uma mega manifestação na Rússia de cientistas, engenheiros e pesquisadores de toda ordem, simplesmente cobrando do Estado que montasse um “plano” ou coisa que o valha, para dar “uso” a toda essa massa critica. E eles ainda alertavam, com frases em suas faixas, que todo o conhecimento ali contido, “estava a mercê… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Oganza, A China tem dois inimigos de peso: os EUA e a Russia. Eles estao correndo atras do atraso, e quando chegar a hora, ou seja, quando um dos dois inimigosa cair, entao a China vai tomar o lugar de quem afundou. A Russia e um poderoso inimigo da China. A China ainda esta longe de poder infingir qualquer dano aos russos, porque se o fizerem, a cacetada vai ser horripilante, A China esta mais longe ainda, de poder inflingir qualquer dano nos EUA, ou assumir controle estrategico sobre pacifico. Se a China, por algum ato de loucura, atacar… Read more »

Oganza

Tadeu Mendes, Meu caro, nunca falai que o problema é HOJE e muito menos que vai haver um ataque amanhã. Tão pouco comparei o atual bélico disso ou daquilo entre os 3, apenas observei um fato: Russia e China trabalharam para possuir uma MASSA CRÍTICA (Rússia) e Investem pesado (China) para o aumento e qualificação cada vez maior dessa “gordura”. Esse puxa daqui e empurra dali está na infância… mas isso é igual ao futebol: nos produzimos mais craques porque temos escala para tal. – HOJE o maior detentor de “escala humana”, se é que posso chamar assim rsrs, são… Read more »

Alfredo Araujo

Tadeu Mendes 20 de janeiro de 2014 at 19:20 #

Não sei q ficção científica vc anda vendo… mas PARA de ver !!! Ta viajando cara…

Tadeu Mendes

Alfredo Araujo,

Eu ate que gosto de ficcao cientifica……mas de que voce esta falando?

O que foi que eu postei aqui, que para voce , parece ser ficcao cientifica.

Esta falando de tecnologia Stealth?

Ou de Ciencia de Materiais?

Ou da capacidade computacional dos F-35?

Esta duvidando do poder belico dos submarinos da classe Trident?

Nada disso que eu acima e ficcao cientifica.

Tadeu Mendes

Caro Organza,

O Software do F-35 nao esta no rascunho, como voce disse.

O Software do F35 esta em fase de Testing/Debugging.

Este software instalado na aeronave, e o mais compexo software na historia da aviacao militar.

O pessoal nao pode esquecer que o F-35 sao tres aeronaves com especificacoes em empregos distintos.

O JSF-35 e um projeto/programa extenso, complexo e diversificado do ponto de vista da linha de montagem.

Viper

Besteira isso, os dados do F-35 já foram compartilhados a muito tempo. Isso ai não passa de propaganda para enganar os possíveis compradores.