Gripen na Suíça: plebiscito deve ocorrer em maio

37

Gripen NG nas cores da Suíça - fotomontagem Saab

População irá às urnas para decidir se quer o caça sueco ou não

 

Gripen NG nas cores da Suíça - fotomontagem Saab

A população suíça poderá votar no próximo mês de Maio o acordo para comprar 22 aviões de combate da Suécia, depois que grupos contrários à aquisição submeteram nesta terça-feira um pedido de referendo baseado em mais de 100.000 assinaturas.

O objetivo dos ativistas é bloquear a compra dos caças Gripen, o que custaria ao país alpino 3,13 bilhões de francos suíços (3,47 milhões dólares ou 2,45 bilhões de euros).

Sob o sistema de democracia direta da Suíça, os cidadãos podem ter a última palavra em uma enorme variedade de questões, se os ativistas reunirem assinaturas suficientes a fim de forçar um plebiscito.

As pesquisas têm mostrado que a maioria dos eleitores se opõem ao acordo Gripen.

Aprovado pelo governo em 2011 e apoiado pelo parlamento no ano passado, a negociação não pode bloqueada.

Mas os adversários têm sido capazes de contestar a lei que permite que a compra seja financiada pela retirada de 300 milhões de francos suíços do orçamento do exército ao longo de 10 anos.

A união contra o acordo é encabeçada por grupos de esquerda como os Socialistas e os Verdes, bem como anti-militaristas, mas também inclui os liberais econômicos que se opõem ao preço.

Os adversários também argumentam que o modelo do Gripen escolhido pelas autoridades só existe no papel, uma vez que o seu fabricante, a sueca Saab, ainda o está desenvolvendo.

No mês passado o Gripen da Saab venceu o Rafale, fabricado pela Dassault da França,  e o F/A-18 Super Hornet construído pela empresa dos EUA McDonnell Douglas (sic) na corrida para vender 36 aviões ao Brasil. O valor estimado do negócio é de US$ 5,0 bilhões.

A Força Aérea de Suíça tem atualmente 32 Super Hornet em serviço, adquiridos em 1996.

Atualmente 166 caças Gripen estão em operação no mundo, sendo 100 na Suécia, 26 na África do Sul , 14 cada na República Checa e na Hungria e 12 na Tailândia, de acordo com a Saab.

FONTE: Expatica.com (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: o Super Hornet foi desenvolvido pela McDonnell Douglas, mas a companhia foi absorvida pela Boeing em 1997.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Eles têm o F-18 C/D, comumente chamado de legacy hornet, e, a Boeing sequer inscreveu o super lobby porque disse que ele não se encaixava nos requisitos. O que eu vi (inclusive por aqui) é que o Gripen venceu pelos custos o Typhoon e o rafale.

Grievous

Vi comentários aqui que a nossa compra estaria de algum modo condicionada a esse plebiscito (acho que foi nosso amigo Gilberto Resende quem colocou a coisa desse modo), mas eu estou achando que deve ocorrer o contrário.
É nossa decisão pelo Gripen que deve ajudar aos defensores do mesmo lá na Suiça.
Esse papo de avião de papel perde força com nossa opção por ele.

Luis

O FX-2 nada tem a ver com a concorrência suíça, mas seria bom se entrasse mais um parceiro no projeto.

Essa oposição suíça é muito chata, choram de barriga cheria porque vão gastar $$ para trocar aviões de combate por modelos mais novos e modernos.

Oganza

Grievous e Luis, Não existe vínculo nenhum com a compra da Suíça para o Gripen E existir. O que foi votado INICIALMENTE no parlamento suéco, é que a Suécia contrataria a aquisição de 40 a 60 Gripens E mediante a aquisição de ao menos 20 unidades por um País estrangeiro. Esse país pode ser qualquer um, na verdade a SAAB teria que ter encomendas de pelo menos 20 dos novos caças para o mercado internacional. Bem isso foi inicialmente. MAAASSS teve o episódio dos aviões russos sobrevoando uma ilha no território suéco que desencadeou uma reviravolta nessas condicionantes e o… Read more »

Oganza

http://www.thelocal.se/20130117/45666#.UPhMd5tQC6g

Atentar para:

“However, the decision includes a clause allowing the Armed Forces to cancel the order should Switzerland or some other country cancel their planned Gripen orders. “.

Oganza
Oganza

Este é o melhor, mostra as consequências a partir do episódio russo.

http://www.aereo.jor.br/2013/08/28/gracas-aos-russos-contrato-suico-do-gripen-ja-nao-e-fundamental-para-suecos/

Obs.: Deem uma olhada no segundo link do veja também deste link, lá mostra do o episódio com os aviões russos.

Sds.

Antonio M

Ou os grupos de esquerda são ingênuos ou, muito pelo contrário e agem de acordo com sua manjada doutrina.

Eu, sou mais pela segunda opção.

A democracia não é perfeita e depende muito de um povo esclarecido mas as coisas devem seguir seu rumo normal por lá, afinal, os F5 não serão eternos, nem por aqui !

Carlos Alberto Soares

“Antonio M
16 de janeiro de 2014 at 18:20 #

“por lá, afinal, os F5”

Pô vai sobrar uns F 5, ó nóis na fita ai !

Grievous

Oganza 16 de janeiro de 2014 at 17:53 # “Não existe vínculo nenhum com a compra da Suíça para o Gripen E existir.” Mas eu não pretendi dizer que havia esse tal vínculo, apenas quis dizer que é mais fácil a escolha do Brasil servir de argumento para a Suiça também ir de Gripen do que a gente desistir ou o projeto gorar se a Suíça pulasse fora. Para a Suíça, a opção brasileira poderia servir como prova de que não tem nada desse papo de avião de papel. É que ainda vejo torcida contra buscando todo tipo de tábua… Read more »

Joner

É incrivel como tem gente que ainda duvida do NG, em pouco tempo o NG estará voando, e assim mesmo haverá pessoas que não verão isso.
É muito simples olhar para o Gripen DEMO e verificar que o projeto ja deu certo, como podem não acreditar em um projeto vindo de um fabricante como a SAAB?????

Nick

O povo suiço é bem dividido culturalmente. A parte francesa com certeza votará contra. A parte ao norte no Gripen, e o do sul decidirá. 🙂

[]’s

Gilberto Rezende

Organza seus links, ao contrário da sua argumentação, comprovam a ligação que eu tenho alertado. A aprovação sueca ao dar a permissão de cancelar a modernização do 60 Gripe C se a Suíça ou outro país cancelar a aquisição de seus Gripen JUSTAMENTE mostra que a disposição do governo sueco é de NÃO FINANCIAR SOZINHO o desenvolvimento do Gripen E. Se a Suíça desistir da aquisição os seus pagamento terão de ser substituídos por OUTRO COMPRADOR EXTERNO. Quem acompanhou o F-X suíço sabe que uma das críticas ao negócio é JUSTAMENTE o pagamento TOTAL E ANTECIPADO dos caças, mesmo sendo… Read more »

Gilberto Rezende

Já EU destaco a seguinte frase no MESMO TEXTO que deste o link no The Local:

“”The first planes will be delivered in 2018 and the system is expected to be fully operational around 2027,” it said in a statement.”

ENTENDEU ? Como sistema de armas o Gripen E é esperado para estar COMPLETAMENTE OPERACIONAL por volta de 2027…

Vamos ter um LOOONGO gap dependendo dos F-5 que estão previstos de retirada de serviço em 2025…

OPS QUE MAL…

Antonio M

Gilberto Rezende 16 de janeiro de 2014 at 21:37 # “…mostra que a disposição do governo sueco é de NÃO FINANCIAR SOZINHO o desenvolvimento do Gripen …” E desde quando isso é novidade? Eles não querem cometer o mesmo erro da França/Dassault com o Rafale, e isso sempre foi dito. “..Quem acompanhou o F-X suíço sabe que uma das críticas ao negócio é JUSTAMENTE o pagamento TOTAL E ANTECIPADO dos caças …” http://www.aereo.jor.br/2013/08/28/gracas-aos-russos-contrato-suico-do-gripen-ja-nao-e-fundamental-para-suecos/ ” … é uma análise do articulista Xavier Alonso para o jornal suíço “24 heures”, com o sugestivo título de “Quando a Rússia ameaça a Suécia, quem… Read more »

Antonio M

Gilberto Rezende
16 de janeiro de 2014 at 21:55

“…is expected to be fully operational around 2027,”,”

A notícia escrita da mesma forma em todos os sites que encontrei, e fala da compra do Gripen pela Suécia para sua FA. O sistema completo a que se refere é, com certeza aplicado somente ao caça ou, a tudo que se refere ao sistema de defesa suéco ?!?!?!?!

Mauricio R.

Os suiços tem mais que uma ou duas palavras, a dizer a respeito das ToT do Gripen: “Much of Gripen E’s technology, however, belongs not to Saab but to its partners and subcontractors in the United States, United Kingdom and European countries. Also, given that Saab has made similar promises to Swiss industry, it is unclear how much technology Brazil will, in fact, end up with.” “Furthermore, while Switzerland has a smaller order (22 aircraft planned), it has had a head-start in negotiating a role in Gripen E for its industry; all this adds up to a less significant role… Read more »

Oganza

Gilberto Estou começando a desconfiar que o Sr. é um analfabeto estrutural… aquele que lê mais não entende o quê lê, sabe?. Por quê não é possível que exista tanta indisposição mental assim ou é PRAECIPITI EST PIGRITIA pura e simples. Dai você me vem com “…como prova do esquema sueco de fazer dos suíços os IDIOTAS que estão co-financiando a venda dos jatos suecos para o Brasil. Mas o LUCRO desta outra venda vai ficar só para os suecos.” – RIDÍCULO Sr Gilberto, você está sendo RIDÍCULO. Mas, só para você saber… O histórico da Suécia e da SAAB… Read more »

Oganza

Antonio M,

Eu compreendo que totalmente operacional em 2027, são todas as entregas programadas até a data do texto e então o sistema (todos os caças) vai estar totalmente integrado em conjunto com todo o sistema de defesa da Suécia, o da Suíça deverá ser antes disso.

Oganza

Mauricio R. acabei de ler o artigo do link, enfim, é muito longo para falar de tudo… mas uma coisa não dá para deixar passar: O autor desconhece nossa realidade e peculiaridades, mas a parte interessante de que ele fala é sobre o cenário europeu do F-X2 por assim dizer, deu até pra rir… kkk Mas com relação ao texto que destacaste, acho que o principal coisa que os suíços devem estar se perguntando é: Espera ai, somos os lançadores, o que vai sobrar de real para a gente? – E é esse o imbróglio que a SAAB terá que… Read more »

Oganza

Grievous,

com certeza, e isso encoraja todo mundo a acreditar na pulga atômica rsrsrs vamos rezar pra Dinamáquina ir de pulga tb, quem sabe até o Canadá.

E tem um monte de gente pensando em construir suas pulgas por ai… a próxima década vai ser bem bacana com mais caças que cabem no bolso.

Sds.

Carlos Alberto Soares

Vai dar Gripen e isso se não soma, também não atrapalha.

“Nick
16 de janeiro de 2014 at 21:00 #”

População em torno de 7,6 milhões

Cantões germanos e italianos = + – 6,0 milhões hab

Cantões franceses = + – 1,6 milhões hab

Tens alguma duvida.

Eu conheço o país, o pensamento dominante é germânico.

Quanto a língua, fiquei impressionado: praticamente todo mundo fala alemão, inglês, francês e italiano, pela ordem.

Carlos Alberto Soares

Corrigindo:

Tens alguma duvida ?

Quanto a língua, fiquei impressionado:

todo mundo fala alemão(todos), inglês(todos), francês(muitos) e italiano(uma parte), pela ordem.

Tem argentinos, uruguaios, espanhóis, principalmente em Zurich, mas não creio que eles votem.

Vader

Caro Ivany Júnior: o Gripen não venceu simplesmente pelos CUSTOS na Suíça, ao contrário do que os trolls do Cvk falam.

O Gripen venceu Typhoon e Rafale pela melhor relação custo-benefício, que lhe é amplamente favorável, por diversas razões, mas principalmente por conta do câmbio, por ter ESCALA e por grande parte de seus componentes serem COATs.

Sds.

Antonio M

Oganza
17 de janeiro de 2014 at 0:10 #

Caro Oganza,

É verdade, creio que seja isso mesmo pois, se a informação estivesse restrita somente a entrega dos caças, não utilizariam a palavra sistema, que contempla muito mais coisas, para se referir apenas às aeronaves.

abç.

Almeida

Pra variar, mais uma matéria CHEIA de erros… que triste essa nossa imprensa “especializada”.

Saiu a data, será dia 18 de maio.

Penguin

Segundo a Combat Aircraft Magazine (nov/2012):

Sweden planning IOC for its 60 Gripen Es in 2023.
Switzerland is expecting to lease Gripen C/D to initially replace its F-5s as a ‘bridging solution’, before it receives its first Gripen Es from 2018.

Entre o The Local (jornal geral) e uma revista especializada, fico com a última.

Gilberto Rezende

Organza e Armando OLHE a DIFERENÇA: Quem diz que a Suécia não precisa dos pagamentos da Suíça ? O analista Xavier Alonso !!! Ele é do governo sueco ? Será pelo menos sueco de nascimento? Ou ele joga no campeonato espanhol pelo Barcelona ??? É Irmão de piloto de F-1 ? A declaração sobre a completa operacionalidade do SISTEMA DE ARMAS Gripen E foi dada pela própria ministra de defesa da Suécia quase um ano antes da decisão do FX-2 e dita numa declaração oficial do governo sueco ao seu legislativo e população. O que quer dizer na SUÉCIA que… Read more »

Oganza

Gilberto, parei para o vc… kkkkkkk “A declaração sobre a completa operacionalidade do SISTEMA DE ARMAS Gripen E foi dada pela própria ministra de defesa da Suécia quase um ano antes da decisão do FX-2 e dita numa declaração oficial do governo sueco ao seu legislativo e população.” – Sim foi. “terão algumas capacidades básicas iniciais e somente por volta de 2027 estarão COMO SISTEMAS INTEGRADOS DE ARMAS completamente operacionais.” – ONDE no texto está essa informação Sr. Gilberto? ONDE está dizendo que a aeronave que irá voar em 2020 (usando a SUA data) não será capaz de lançar algum… Read more »

Gilberto Rezende

Histórico da SAAB

Marinha do Brasil

Saab Bofors Underwater Systems

Torpedo TP-2000

Informe-se sobre a LISURA sueca em ocultar a natureza americana do “seu projeto” de torpedo pesado e o PREJUÍZO e ATRASO que resultou a MB.

NEM sempre os suecos são tão honestos.

Eles são tão honestos quanto vulcanos não mentem jamais.

Grievous

Suecos honestos, suecos desonestos… Poderiam ser americanos, franceses, mexicanos, paraguaios… ou o que quer que fossem. O mundo não seria dos espertos se não fossem os otários. Fala-se de 1 ano ou mais pra discutir o contrato final. Os indianos já passaram disso, os suíços também já estão adiantados e nós estamos só começando a conversa. Tudo vai depender do contrato fechado e assinado. Quem vai comprar, tenta puxar o máximo pra si de benefícios. Quem vende fará a força contrária. É mais que natural. É tão óbvio que não precisaria ser dito. Ninguém fará nada a mais ou a… Read more »

Gilberto Rezende

Organza em LINGUAGEM MILITAR quando se diz a aeronave será entregue e ela voa e isso em nada garante sua operacionalidade militar. É o caso epecífico do F-22 quei mesmo entregue a quase uma década, anida não atingiu sua completa operacionalidade e nem entrou em combate real e não foi por falta de oportunidade. Quando se diz o SISTEMA DE ARMAS está completamente funcional por volta de 2027, não se está falando de entregas de aeronaves e sim da APLICABILIDADE do sistema de armas, da plataforma Gripen E que inclui aeronave, misseis, sistemas eletrônicos, de seu radar e sensores. TODOS… Read more »

nunes neto

Muito barato, 3,47 milhões dólares kkkkk ,tenho certeza que são bilhões!

Antonio M

Gilberto Rezende 17 de janeiro de 2014 at 21:05 # Torpedo TP-2000 Informe-se sobre a LISURA sueca em ocultar a natureza americana do “seu projeto” de torpedo pesado e o PREJUÍZO e ATRASO que resultou a MB. Lembro que esse assunto foi discutido por aqui. O problema teria sido com algum sistema alemão de nossos submarinos que os mesmos teriam cobrado muito caro a adaptação para receber o torpedo suéco, inviabilizando seu uso. E a SAAB fez sua parte devolvendo a grana recebida. Então onde está a desonestidade suéca nesse espisódio? Quem está mentindo?!!? A França em 1932 que aprontou… Read more »

Oganza

Gilberto, Isso é dor de cotovelo né? Vai fala a verdade pro Oganza vai kkkkk, tudo pq a SUA jaca caiu e está apodrecendo no pé e SE sair alguma coisa vai ser lá pra Índia e olhe lá rsrsrsrs A França é cheia de histórias de picaretágem nesse ramo, lembram dos Mirages do Tio Jacó estocados e já pagos? rsrsrsrs E meu querido, a 14 anos (esse ano vamos celabrar o nosso 15º ano do primeiro contrato por lá 🙂 ) possuímos negócios na Europa, e temos contratos na Alemanha, Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Luxemburgo, Malta, França e Itália. E… Read more »

Oganza

Grievous,

é po ai mesmo… excelente

Sds.

Carlos Alberto Soares

GR, “SE dermos sorte e neste referendo os suíços mantiverem a compra deles TALVEZ no final com um pouco mais de esforço até que acabe dando certo a longo prazo.” Suiça: “População em torno de 7,6 milhões Cantões germanos e italianos = + – 6,0 milhões hab Cantões franceses = + – 1,6 milhões hab Tens alguma duvida. Eu conheço o país, o pensamento dominante é germânico. Pensamento germânico, hum eles adoram os franceses ! “Mas se os suíços desistirem da aquisição vai ser o DIABO…” Já desistiram, o RAFALE tá fora. O plebiscito não é sobre um ou outro,… Read more »