Pérolas do F-X2

    209
    31

    F-X2-vinheta7-poder_aereo

    Encerrado o processo de escolha da aeronave do programa F-X2, com a definição do Gripen E como próximo caça da FAB, é hora de revermos alguns dos melhores momentos desse processo através de frases que marcaram o período. Você pode ter esquecido, mas nós não.

    • “Especialistas apostam que, se a transferência de tecnologia for decisiva, os Rafales, da francesa Dassault, derrotarão o sueco Grippen e o americano Phantom.” – Revista IstoÉ  (Nem “Grippen” nem Phantom…)
    • levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate” – nota da presidência da República sobre a escolha do Rafale antes que o relatório da COPAC sobre o F-X2 ficasse pronto (Rafale ganhou)
    •   Eu não recebi do presidente: “Saito, encerra o processo porque eu já escolhi”. Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não.” – Comandante da Aeronáutica Juniti Saito em resposta à jornalista Eliane Cantanhêde durante entrevista sobre o Programa F-X2 (Força Aérea atribui confusão à precipitação da Imprensa)
    • “Isto é compra casada? Você compra uma garrafa de cerveja e leva quatro de guaraná?” – Nelson Jobim, ministro da Defesa, sobre o preço menor da proposta da Saab (F-X2: Ministro ironiza proposta da Saab)
    •  “A escolha foi objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas e levou em conta performance, transferência efetiva de tecnologia e custos não só de aquisição, como de manutenção. A escolha se baseou nesses três fatores” – Celso Amorim, ministro da Defesa, sobre a escolha do Gripen (FX-2: Amorim anuncia vencedor de programa para compra de novos caças)
    •  “Estive no Brasil para vender nossos Rafale, o melhor avião do mundo, e o senhor Lula mostrou confiança em nós. É uma grande vitória” – presidente da França, Nicolas Sarkozy (Sarkozy: ‘Lula confia em nós’)
    • “O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que chegou a pensar em pegar o bibico e ir pra casa quando Lula atropelou a comissão, não esconde de seus interlocutores que prefere o Gripen NG” – Correio Braziliense (FAB responde ao ‘Correio Braziliense’)
    • Em todas as Forças Militares do mundo, e o Brasil não é uma exceção, a aquisição de material bélico tem que obedecer inicialmente às necessidades estratégicas militares, seguidas de seus custos e benefícios econômicos para a nação e por fim geopolítica, sendo esta última baseada nos interesses do país em se posicionar soberanamente. – CIESP (Carta da CIESP aberta à nação)

    Em breve a segunda parte do “Pérolas do F-X2”

    Subscribe
    Notify of
    guest
    31 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Rafael M. F.
    Rafael M. F.
    6 anos atrás

    Se juntasse com as pérolas que a gente leu nos comentários dos posts do PA, dava um livro!

    Iväny Junior
    6 anos atrás

    Lula, Nelson Jobim e Celso Amorim falando. E você que tem jardim comprando esterco. Pra que?

    Vader
    6 anos atrás

    Nossa, é tanta m. que não dá nem pra começar a criticar. Mas acho que de todos, e olha que os competidores são tremendos, de longe, mas de longe mesmo o Palhaço Veste-Fardas, lobbysta de francês e fraudador de constituições Nelson Jobim é o Campeão dos Campeões. Fossem em outros tempos e a do F-35, o “demais pra nós”, era pro Saito pedir o bibico na hora. E como esquecer a comparação do Gripen com garrafa de refrigerante? Nelson Jobim, vc é o Campeão da Mediocridade e Arrogância do FX2. Aliás, vc é a cara do teu chefe, Lula. Bem… Read more »

    Rinaldo Nery
    Rinaldo Nery
    6 anos atrás

    Vader, não esquece do final de semana que ele passou no Castelo da Dassault, na França! Ali tinha…

    Nick
    Nick
    6 anos atrás

    Na minha opinião a maior pérola desse FX-2 foi a ToT irrestrita francesa. 🙂

    Mas a compra de 10 “carrinhos-de-mão” também não deve ser esquecido…….

    []’s

    André Sávio Craveiro Bueno
    André Sávio Craveiro Bueno
    6 anos atrás

    Rinaldo Nery
    6 de janeiro de 2014 at 20:32

    Desculpe a intromissão, mas se você é oficial da ativa, eventualmente esse tipo de afirmação não pode lhe trazer problemas?

    Gilberto Rezende
    Gilberto Rezende
    6 anos atrás

    Pode acrescentar a nova Pérola do próprio post que inicia dizendo:

    “Encerrado o processo de escolha da aeronave do programa F-X2, com a definição do Gripen E como próximo caça da FAB.”

    Ué não foi o Gripen NG que ganhou o FX-2 ?
    Aquele CAÇA que a SAAB disse nos documentos do FX-2 que forneceria nas versões E/F de um e dois assentos ???

    Já estão blindando a SAAB previamente ????

    Carlos Alberto Soares
    Carlos Alberto Soares
    6 anos atrás

    “André Sávio Craveiro Bueno
    6 de janeiro de 2014 at 21:13 #

    Rinaldo Nery
    6 de janeiro de 2014 at 20:32

    Desculpe a intromissão, mas se você é oficial da ativa, eventualmente esse tipo de afirmação não pode lhe trazer problemas?”

    Não, não traz problema algum.
    Problemas teríamos se a visita ao Castelo da Dassault tivesse se consumado em sucesso.

    Desculpe-me caro
    Rinaldo Nery, mas não podia perder essa.
    Fique a vontade.

    Soyuz
    Soyuz
    6 anos atrás

    Sobre a vontade de Lula de decidir o programa há 12 anos atrás. “Coordenadores do programa de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disseram que o petista pretende participar da decisão de compra de pelo menos duas licitações que estão em andamento. São as concorrências dos aviões supersônicos da FAB e das plataformas da Petrobras”. (FSP 2002). Sobre os atrasos e as preocupações quando as suas implicações há mais de uma década anos atrás. “Pode haver a desativação do GDA” Brigadeiro Baptista (2002). “Sempre me preocupo quando um programa está atrasado” Charles Edelstenne CEO da Dassault… Read more »

    Nautilus
    Nautilus
    6 anos atrás

    Disso tudo, duas certezas:

    Jobim era, um troglodita falastrão…

    TB Saito é japa mesmo! Paciência oriental recompensada!

    Vader
    6 anos atrás

    To aqui matutando e tentando entender a bronca do Tigroso com o post do PA…

    Antonio M
    Antonio M
    6 anos atrás

    “Às vezes os [dados] técnicos dão uma impressão que vai num sentido, e muitas vezes o barato sai caro” – Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, sobre o Gripen

    Isso confirma o que já era sabido, Celson Amorin era e é, apenas um fantoche a serviço do partido, apenas reverberando as vontades dos chefes.

    Grifo
    Grifo
    6 anos atrás

    “Quem é Luiz Marinho?” – Nelson Jobim, rindo do prefeito Luiz Marinho que defendia a escolha do Gripen.

    “Quem era Jobim?” – Ouvido recentemente em São Bernardo do Campo.

    André Sávio Craveiro Bueno
    André Sávio Craveiro Bueno
    6 anos atrás

    Carlos Alberto Soares
    7 de janeiro de 2014 at 1:52

    Copy that!

    Rafael M. F.
    Rafael M. F.
    6 anos atrás

    Gilberto, o Gripen E e o Gripen NG não seriam a mesma aeronave?

    Rafael M. F.
    Rafael M. F.
    6 anos atrás

    Ah, e juntem também as pérolas proferidas pelos jornalistas.

    Aí dava uma enciclopédia…

    Antonio M
    Antonio M
    6 anos atrás

    Rafael M. F.
    7 de janeiro de 2014 at 9:43 #

    Sim Rafael, correto. O NG era a designação para o demostrador de tecnologia e natural a designação E para o avião de série por ser após o C/D. Simples assim mas, as viúvas vão procurar qualquer coisa por mais insignificante ou irrelevante que seja para tentar justificar o injustificável.

    Grievous
    Grievous
    6 anos atrás

    Srs, longe de ser uma das viúvas, pois estou adorando a escolha do Gripen (embora fosse torcedor do SH), acho que a cutucada do Gilberto Rezende foi que a vencedora do FX2 foi a proposta da SAAB, que não conhecemos em detalhes. Mas conhecemos a (ou não?) os requisitos do FX2 e neles havia menção a bipostos. Logo, a escolha não foi pelo Gripen E, foi pela solução Gripen (NG pra ser mais técnico). Pode ser puro tecnicismo, mas é fato. A questão dos bipostos ainda vai render muita discussão, tanto aqui, quanto no contrato final de compra. Assim espero.… Read more »

    Marcos
    Marcos
    6 anos atrás

    Pode-se aceitar que jornalistas, “especialistas” e outros istas falem bobagem. Mas não pode-se aceitar que pessoas envolvidas em um processo desses abram a boca para dizer bobagens. Levam o prêmio, portanto, Jobã e Morim.

    Oganza
    Oganza
    6 anos atrás

    Um festival da imprensa despreparada (despreparada por que é preguiçosa), nas mãos de ratazanas conspirando em seus bueiros ideológicos/financeiros.

    O NJ e o Amorim, não são mais nada além do que Brasileiros, mas são dá pior espécie, são antropófagos sociais, são oportunistas e adeptos da emboscada… precisam satisfazer o seu instinto primal, precisam para sentir o “gosto do sangue”…

    Se um dia pretendemos transformar esse país em algo minimamente sério, temos que ter o MESMO ENTUSIASMO deles INVERSAMENTE PROPORCIONAL.

    bitt
    6 anos atrás

    Este post, que me perdoe o grande Poggio, me pareceu um tanto cansativo. As pérolas nem são assim tão “pérolas” – em termos de “bostejação explícita”, vi coisa mto melhor, ao longo desses anos, inclusive um colunista de variedades de O Globo dizendo que preferia ver o dinheiro do FX-2 aplicado “em cultura”; um jornalista especializado em restaurantes da Veja dizendo que o Rafale era sucata e nem radar tinha, ou um nobre deputado do PMDB dizendo que com o preço de um caça se construiria não-sei-quantos-hospitais. E permitam-me a crítica, mas alguns dos comentários sequer fazem sentido. Algumas pessoas… Read more »

    Grievous
    Grievous
    6 anos atrás

    Caro Bitt, essa história de que “com o valor gasto em caças/submarinos… dá pra comprar x casas populares/hospitais/cestas básicas… blá, blá, blá…” já foi assunto de um e-mail colérico que passei para o jornalista Ricardo Boechat. Toda vez que ele inventava de falar de assuntos ligados aos gastos militares, vinha com esse papo. Ouvi ele criticando o Prosub – segundo ele, pra que o Brasil precisaria de submarino? Ouvi criticando o FX2, ouvi criticando uma compra de chicletes por parte do exército… E sempre com esse papo de que o dinheiro poderia comprar sei lá o que para os necessitados.… Read more »

    juarezmartinez
    juarezmartinez
    6 anos atrás

    Rinaldo Nery 6 de janeiro de 2014 at 20:32 #

    Vader, não esquece do final de semana que ele passou no Castelo da Dassault, na França! Ali tinha…

    Caro Cel! Ele também tomou um vino Chianti da casa Fincantieri…………….mas parece que azedou….

    Grande abraço

    PS Ultimamente andava tomando vodca Russa falsificada que ainda trará muita dor de cabeça para ele,e não adainta tomar o anagésico Russo Pantsyr, eel não resolve….

    juarezmartinez
    juarezmartinez
    6 anos atrás

    adainta = adianta
    eel = ele

    Grande abraço

    Colombelli
    Colombelli
    6 anos atrás

    Ivany, Vader e Oganza

    Chancelo ipsis literis os apontamentos.

    Pra quem tem lula, Jobim e Amorim, esperar no purgatório é um alívio. Lesa pátrias.

    Andre Luis
    Andre Luis
    6 anos atrás

    Sinto que a torcida contra a escolha do Gripen espera por alguma grande falha de capacidade da Saab em cumprir aquilo que a própria Saab propôs em sua proposta para o FX-2. Ora, me parece que as chances a favor da Saab melhoram a cada minuto que passa, não o contrário. – Para começar, o Gripen NG, de demonstração, já é Biplace. – A Saab já produziu mais de 230 Gripens ao longo de duas décadas. – Enquanto a decisão não saia, a Saab foi desenvolvendo os novos softwares e contratando o as empresas parceiras. – A filosofia da Saab… Read more »

    Vader
    6 anos atrás

    Hehehe, e continua muito engraçado ver a choradeira das “banidas” daqui do PA na “concorrência”…

    É cada absurdo…

    Como diz Juarez, “Jesus tá vendo” hehehe…

    Fernando "Nunão" De Martini
    Reply to  Vader
    6 anos atrás

    “Vader em 08/01/2014 as 6:02” Vader, Depois de ler seu comentário, dei uma “passeada” por aí para conferir. O curioso é que o hábito há muito arraigado em algumas pessoas, de atacar o Poder Aéreo em pelo menos 50% do que escrevem, continua firme e forte. Percebi que a moda, agora, é falar que o Poder Aéreo faz “trollagem” porque publicou notícia (mais de uma vez) sobre os planos B da FAB, entre eles o de receber jatos F-16 da USAF como caças “tampão” (o que também foi objeto de matéria, aliás, de capa, da Aeromagazine). Pelo que entendi, esse… Read more »

    tiagobap
    tiagobap
    6 anos atrás

    Peço desculpa aos amigos pelo post “meio off-topic”, mas acho que vale a pena. Trata-se da visão da embaixadora brasileira na Suécia sobre a compra dos Gripens. O texto não trás nada de novo, acredito que suas informações não sejam 100% exatas, mas tem uma visão mais otimista do negócio. Pelo menos contrapõe a “sindrome de caranguejo” que anda rondando por aí.

    Abraços

    Tiago

    http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2014/01/08/artigo-o-lendario-gripen-em-ceu-brasileiro/

    Fernando "Nunão" De Martini
    Reply to  tiagobap
    6 anos atrás

    “tiagobap em 08/01/2014 as 8:44”

    Tiago,

    O assunto do link que você colocou é o Gripen, que foi escolhido para o F-X2, então não tem nada de “off-topic” em relação a esta matéria que estamos comentando aqui. Está mais do que dentro do tópico!

    Achei interessante e coloquei no ar agora.

    Antonio M
    Antonio M
    6 anos atrás

    É verdade. Certa vez comentei em um desses, e apenas nessa vez, e o argumento para desqualificar minha opinião era justamente “esse veio lá do PA” então, nunca mais.

    Com certeza acontecerão rusgas, desentendimentos mas isso é ridículo.

    Tem um dos “banidos” que consegue colocar na SAAB e comdte Saito todos os vícios e tramóias que são inerentes e comprovadamente da Dassault e seus dirigentes e lobbistas, e ainda considera que esta foi a difamada! Impressionante!