Rafale - foto Robineau - Dassault

A Força Aérea Venezuelana (cujo nome oficial é Aviación Militar Bolivariana Venezolana) continua a estudar a substituição de seus aviões de caça F-16A/B e, segundo o site Infodefensa, uma das possibilidades é a aquisição do Rafale. Segundo o site espanhol, fontes locais e internacionais apontam que o interesse venezuelano no momento está focado no caça francês.

O principal concorrente dessa disputa é o Sukhoi Su-35 (ver primeiro link abaixo), sendo que a Venezuela formalizou em julho de 2012 junto ao governo russo uma solicitação para adquirir estes caças. Além do Su-35 e do Rafale, a Venezuela também estuda outras opções como o caça chinês J-10, embora a fabricante Chengdu aircraf Industry Corporation tenha informado que a aeronave ainda não está disponível para a exportação.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Sávio Craveiro Bueno

Na hipótese de a Venezuela escolher o Rafale, teremos a oportunidade de verificar a independência da França em relação a seus aliados, notadamente os EUA. Será que Tio Sam, independente de qualquer conteúdo americano no avião, daria OK para a venda?

Santana Denis

Ok! Sei que são loucos, mas nem tanto.

Antonio M

Outra questão, por que ao invés de novo caça, não aumentam a frota de Sukhoi SU-30 ? Estariam tão obsoletos assim em relação ao 35 que valeria a pena o novo caça?

Marcos

Acho que o problema dos Venezuelanos é a falta de peças por parte dos russos.

E acho que o problema dos franceses é a falta de comprador para seu caça, dai bate o desespero e vende-se para qualquer um.

Colombelli

Estão quebrados e se buscam outra fonte de armas é porque os russos não vendem pra caloteiros. Ja tomaram um revés com eles.

Não tem recurso para comprar caça nenhum e nem os franceses seriam loucos de vender pra eles.

Carlos Alberto Soares

Caro Colombelli, é isso ai, o resto é balela.

Rogério

Ué, mas eles não possuem o suprassumo do universo, Su-30?
O pós venda russo ruim era lenda ?
O caça, segundo alguns especialistas aqui era o melhor para a FAB, nada como o Tempo, senhor da razão.

Observador

Senhores,

Eu penso em uma explicação alternativa muito simples para o interesse:

– Propina.

É este o critério número um para as aquisições bolivarianas.

Almeida

Hahaha, contem outra! A Venezuela não tem dinheiro nem pra manter os 24 Su-30MKV voando, quanto mais comprar outros tantos Rafale.

Isso aí é pra fazer pressão pros russos baixarem o preço do Su-35S e mais nada.

E se for verdade e fizerem essa cagada, aí podem esperar por uma aventura militar desastrosa no futuro, porque vão precisar de muito diversionismo pra sair desse buraco econômico em que se enfiaram e teimam em afundar.

Grifo

Senhores, acho improvável que o governo americano autorize a exportação do Rafale para a Venezuela. Nem os jornais franceses – sempre empolgados com um potencial cliente do Rafale – levam a sério esta possibilidade.

Ao que parece melhor chance do Rafale no momento é o Qatar, que está bem atrás dos seus vizinhos na renovação dos seus caças e operam atualmente Mirage 2000.

Darkman

Não acredito que o Rafale venha ser adquirido pela Venezuela.
O que pode pintar por lá é o JF17 e olhe lá..

Rafale, Su35 peço a todos os Santos que não seja adquirido pela Venezuela.

Antonio M

Darkman
2 de janeiro de 2014 at 1:28 #

Olha, eu até torceria pelo contrário.

Que comprem o SU35 e Rafale juntos, gastem tudo o que tem e o que não tem para aquisição e certamente na manutenção de umas 30, 40 ou pouco mais de rainha de hangares.

Enquanto isso, o Brasil vai adquirindo agora o Gripen e usando as próximas verbas para entrar em algum projeto de 5a geração, quem sabe o FS2020.

Colombelli

Por que Darkman? Eles podem adquirir dezenas destes caças e não mudaria nada ma AL. Seriam somente pra desfile e demonstração aérea como são os Su-30. Lá não há nada de sério militarmente. Estão anos luz da FAB e da FACH em formação de pessoal e doutrina. Os russos não venderão mais nada, pois tomaram um colete feio. Notaram que estancou a compra de armas com eles? Os franceses não venderão pelo bicote dos EUA e porque não querem tomar calote também. A Venezuela tende a entrar em séria crise econômica, ainda pior do que agora, depois virá instabilidade política… Read more »

Vader

Coitados dos venezuelanos. Se der certo, a Venezuela não conseguirá enviar mais nada pra Cruzex.

Azar o deles. Ninguém mandou serem comunistas…

Nick

Primeiramente, qual o problema com os SU-30MKV? Será que estão enfrentando problemas logísticos?

Segundo, os Venezuelanos acreditam realmente que podem comprar caças franceses sem a “benção” de Washgiton ? 😀

Apesar que no desespero que os franceses estão, podem tentar emplacar mais uma parceria estratégica…. 🙂

[]’s

Nick

“Washington”

Carlos Alberto Soares

Não tem grana para papel higiênico. “- Os calotes da Venezuela já atingem até mesmo os exportadores brasileiros de grãos, que estão sendo cada vez mais importados por aquele país, dada a crise de abastecimento que atravessa – disse Bauer. Segundo o senador tucano, a grande novidade denunciada em matéria do jornal “Folha de S. Paulo” é que Fernando Pimentel e o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, estiveram semana passada na Venezuela para, oficialmente, reforçar a disposição brasileira de ajudar o parceiro comercial a superar sua crise de abastecimento, mas os pagamentos atrasados foram… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Grifo 2 de janeiro de 2014 at 0:52 # ” Caro colega Grifo, creio que o Qatar vai de algo americano ou de Tufão como 2ª opção. Podíamos pegar os F-16(todos e tudo)) dos bolivarianos como uma pequena parte do que nos devem, mandar para o Tio David deixa-los em estado de arte. Lógico, se Tio Sam der OK. Já sei, treinamento, suporte, doutrina, ferramentas(is) etc…. Tio David se encarrega do pré e pós, são confiáveis e tem amplo domínio da “criança”. A Colômbia já esta conversando com a IAI, KFIR Block 60. Coitado do maduro, vai cair mesmo, até… Read more »

Klesson

Caro Carlos Alberto,

Um detalhe que não é nada decorativo, é que após todos estas manobras para suprir o governo bolivariano de chavismo maduro, existe a possibilidade do perdão desta dívida, simples assim, como foi concedido à algumas republiquetas africanas.
Assim, vamos tomar novamente.
E quanto a comprarem Rafales, SU35, que comprem, se é que podem, se é que deixarão, se é que pagarão, se é que voarão.
Eles acabarão comprando com a Argentina o hipermegaultrapower chines ching ling ling ling …

Abraços.

Carlos Alberto Soares

Caro Klesson

Petrobras Venezuela, tomaram da gente, surrupiaram mesmo, foi na época do molusco, ele só se esqueceu
que patrimônio público etc e tal nós somos os donos.

PDVSA+PETROBRAS+ABREU & LIMA, nos entubaram
em bilhões.

Petrobras Bolívia, idem e já houve dois perdões das dívidas dos evo’s, FHC + Dilma-a preposta ou molusco não me lembro.

E por aí vai…..

Carlos Alberto Soares

Não duvidem se os Mirage forem “parar” lá, “parar” porque
voar só em desfile.

Carlos Alberto Soares

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco

Uma de suas frases:

“”Do heroico ao ridículo é apenas um passo.”

kkkk ….

Tentou “reunir” a América espanhola contra o Brasil colônia portuguesa.

Mayuan

Como disse o Colombelli, o que está acontecendo na Venezuela segue todos os passos previstos no manual de como derrubar governos inconvenientes. Quase conseguiram com o Chavito mas deu ruim. Reorganizaram a festa toda e deixaram seguir o enterro, literalmente. Agora que o carismático se foi, a crise econômica só se aprofunda e enraíza. A insatisfação decorrente vai aumentar cada vez mais. O dinheiro que o governo populista usa pra manter a população minimamente satisfeita um dia acabará se o petróleo continuar nos níveis atuais ou abaixar. Será criado então o cenário para derrubar de vez o governo, dessa vez… Read more »

Gilberto Rezende

A Venezuela está em má situação por uma conjunto de fatores, principalmente o lockout interno dos empresários que criam escassez para derrubar o governo bolivariano, o preço relativamente ruim do petróleo (que só melhorou nos últimos 2 meses voltando ao patamar de 100 dólares) e a dessarumação bolivariana com a morte de Chávez. Os negócios em petróleo costumam ser faturados em 90/120 dias assim a nova elevação do preço do petróleo a 100 dólares o barril do tipo brent já estará propiciando folga orçamentária a Venezuela no início de 2014 dificultando a ação de asfixia do empresariado de DIREITA venezuelano… Read more »

Antonio M

Gilberto Rezende
2 de janeiro de 2014 at 12:11 #

De volta com as fábulas da Gilbertorezendolândia …..

Leonardo Crestani

É difícil imaginar Rafale na Venezuela, primeiro o tio san não ira deixar os franceses venderem.

Depois os venezuelanos não tem como pagar por Rafales ou S-35.

Talvez o J-10 (que ainda não esta pronto pra exportações segundo os chineses) quem sabe para serem trocados por petróleo com os ching lings que estão sedentos pelos mesmo.

Fernando "Nunão" De Martini

A pergunta que não quer calar: Pra quê diabos um país vivendo uma forte crise econômica, social e política e que já tem Su-30, um caça de respeito, em quantidade suficiente para dois esquadrões, precisaria no curto prazo renovar um esquadrão de F-16? Aguenta mais um tempo com eles, ou desativa temporariamente o esquadrão e reativa mais tarde, com mais Su-30, ou com Su-35, ou mesmo com Rafale ou J-10, como sugere a matéria. Mas deixa para o médio prazo ou até para o longo prazo, pois dois esquadrões de Su-30 estão de bom tamanho por um bom tempo, no… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Fernando “Nunão” De Martini
2 de janeiro de 2014 at 13:12

Nunão, seu comentário é perfeito, porém aplicável a Estados com políticas coerentes, que não é o caso da Venezuela. Os caras são louco e podem atirar para qualquer lado. Todavia me parece ingenuidade os venezuelanos quererem aeronaves ocidentais que, certamente, acabarão passando pelo aval norte americano.

Requena

Eles tem caças russos.

Compraram aviões-treinadores chineses. E agora vão comprar caças franceses?

E pra bancar essa “salada” toda? Tipo manutenção, peças, treinamento, operacionalidade, etc…

Do jeito que a economia deles está, não sei não…

Iväny Junior

Merecido.

Carlos Alberto Soares

“Gilberto Rezende 2 de janeiro de 2014 at 12:11 #” É verdade Gilberto, você tem razão….apoiado, incontestáveis suas afirmações. Pessoal quero informar que na noite de Natal o Papai Noel entrou em casa pela chaminé(moro numa região que nesta época do ano faz 32º graus na sombra) e trouxe presentes para toda nossa Família. Meu filho de 21 anos que estuda ADS na Federal(último ano) ainda conseguiu ver o trenó puxado pelas renas. Meu filho de 19 anos que está no Rio de Janeiro de férias soube do acontecido e me deu maior bronca, pois se soubesse dessa possibilidade teria… Read more »

Colombelli

Pô Gilberto, não desanda na maionese. Esta de colocar a culpa “nazelite”, no PIG e na direita já está manjada. Se em toda parte do mundo o comunismo ou o socialismo, como tentam mascará-lo, só redundou em miséria e desagregação e se não conseguiu debelar os “conspiradores malvados da direita” então ele se revela, de um jeito ou de outro inviável. Por que insistem em tentar implantá-lo como fazem os bolivarianos e lulistas? Não viram que cedo ou tarde chega-se a um impasse? Hora de acordar deste pesadelo. No caso da Venezuela nem precisará estímulo estrangeiro. Tudo vai acontecer naturalmente.… Read more »

Carlos Alberto Soares

Olha o “acordo” de paz que está sendo negociado em Havana indo pro s@¨*.

Terá reflexos em nossa fronteira ?

Coitada da Guiana/Guyana ! Será que terão peito
para tanto ?

Fabio ASC

De 2, Uma:

1- como o blog não cita a fonte, isto é uma piada.

2- a Rússia não vai mais bancar os financiamentos não pagos pelos bolivarianos..

A primeira opção é mais viável.

Fernando "Nunão" De Martini

“Fabio ASC em 02/01/2014 as 17:31 como o blog não cita a fonte, isto é uma piada.” Como assim, não está citada? Primeiro parágrafo, segunda e terceira linhas: “…segundo o site Infodefensa, uma das possibilidades é a aquisição do Rafale. “ O editor optou por citar a fonte no corpo do curto texto, ao invés de destacá-la ao final, apenas isso. E, de quebra, a palavra Infodefensa está com link para a matéria original. Isso não elimina por completo o fator “piada” da sua opinião sobre a notícia, mas fazemos questão de deixar mais do que claro que, caso se… Read more »

Carlos Alberto Soares
rafael bastos

Seguindo a cartilha socialista ai esta o fim do governo atual Venezuelano,( mas na verdade daquilo que ainda há de democracia) ! Pois la ainda tem oposição, eleições e muitas liberdades que devem ser extirpadas.E olha que absurdo nenhum Gulag para os opositores do partido! Maduro não tem poder algum ele é apenas uma marionete e capacho do “socialismo do séc. XXI” e seus reais comandantes, com a sua queda, ai sim o sonho de Chaves se realiza com a implantação definitiva de uma ditadura nos moldes norte coreanos/ soviéticos. Uma vez as forças armadas leais ao socialismo e o… Read more »

Hamadjr

Nunão, por chutômetro creio que a notícia é mais para consumo interno do que propriamente seja a intenção de substituir os SU da Forças Aéras da Venezuela. Mas vamos considera a hipótese de que de fato o governo da Venezuela negocie com a França a compra de um numero de Rafales para sua Força Aérea, a correlação de força aérea na AL altera favorávelmente para a Venezuela no que diz repeito a sua capacidade ofensiva e defensiva o que poderia levar a outros vizinhos ir a compras e novamente o Gripen poderia ser uma escolha para reaparelhar outras FAs. E… Read more »

rafael bastos

Tenho certeza que muita gente já deve ter visto este vídeo, mas as palavras de Yuri Bezmenov apesar de antigas nunca foram tão precisas para descrever a atual situação venezuelana.

https://www.youtube.com/watch?v=8_2vBhLf0xU&list=FL1KJyhGAFuT8BKfYJA-RXlw&index=78

Aos editores peço desculpas por fugir do escopo do tópico. sds

Carlos Alberto Soares

Pô Nunão, até coloquei o link pro colega “se tocar”,
voltar e pedir “um obrigado e sorry”.

Já “pegou” com o GR e agora o Fabio ASC,
apesar que com o GR você chutou a escada e
creio que com razão, mas …..

Começo de ano, paz, amor, paciência, harmonia,
etc e tal.
Este ano como você já afirmou tem as eleições,
o caldeirão pode ferver, contamos sempre com
você, suas afirmações e mediações diplomáticas.
Afinal de contas, todos admiramos os editores e
nossos colegas.
Paz para todos nós e que fiquemos mais atentos
aos textos. Abraços fraternais.

Fernando "Nunão" De Martini

“Carlos Alberto Soares em 02/01/2014 as 18:57” Carlos, Apenas indiquei o caminho, nada demais. E aproveitei a deixa para falar da questão da piada etc. Não costumo deixar de aproveitar as deixas… E tiro uma onda de vez em quando, porque ninguém é de ferro. Mas não quis pegar no pé de ninguém não. (caro Fabio ASC, a bola estava apenas pingando, só chutei, sem qualquer pretensão de dar bronca) Sinceramente não entendo por que alguns acham que sou um sujeito bravo. De vez em quando, o vento gelado sopra um pouco mais forte na velha cidade do Oeste, fazendo… Read more »

rafael bastos

Te entendo Hamdjr, também estou em situação parecida, pois eu sou um NEO NAZISTA, e sabe ficam dizendo por ai que nós nazis envenenamos judeus, mas sabe a verdade é que cansei de mandar gente para Auschwitz ha muito tempo atrás, era divertido, fazer o que né, tem gente que não gosta mas respeita o opção. Mas eu infelizmente não posso sair por ai com uma camisa com a estampa de Klaus Barbie ou de Josef Mengele na rua e fazer a saudação romana pois é crime sabe. Nossas ideologias são quase iguais Hamd. Mas não intendo a ingratidão e… Read more »

rafael bastos

[IRONIC MODE ON ACIMA]

rafael bastos

Desculpe os colegas e editores por comentários deselegantes que eu posso ter escrito acima, mas foi por uma questão pessoal que mexe comigo, pois minha família já sofreu por conta de grupos que carregando bandeiras vermelhas se diziam baluartes da justiça e da paz social e ao final da contas traziam consigo o manto daquilo que de pior há no ser humano. Pois quem conhece a verdadeira face do socialismo o odeio com todas as suas forças…

Carlos Alberto Soares

Hamadjr & rafael bastos

Pô fiquei com refluxo gastroesofágico com o post de vocês.

Vou beber um coquetel de plasil+dramin+dose dupla de
anti-besterol….fui….

Marcos

Venefavela não tem dinheiro!

Carlos Alberto Soares

“Fernando “Nunão” De Martini
2 de janeiro de 2014 at 20:02 #”

Valeu Clint Eastwood !

Esporas ? Ou asas ? kkkk….

Fabio ASC

Nunão, eu não tinha visto mesmo, acostumei com vcs citando as fontes no final e dei atenção.

Quanto a “piada”, não se trata da reportagem, e sim, na minha opinião, a Venezuela querer o Rafale.

Não dão conta, pelo que dizem, de manter os 30 MKV, imagina manter os dois…..

Fabio ASC

É isso aí Nunão, kikou, chuta memu… kkkkk

Mas outra divagação aqui: no caso da Venezuela, estaremos vendo novamente a Política Comercial da Guerra Fria???? Ou seja, se EUA e Rússia, por qualquer motivo não vendem, a França vem correndo e vende.

Wagner

Talvez comprem nossos F 5s…

Vader

Um “Rafeiou” sem as peças e tecnologias americanas seria um Rafale Ching-Ling. Tão ruim quanto um J-10 (se é que seria viável)…

Carlos Alberto Soares

“Wagner
3 de janeiro de 2014 at 11:45 #

Talvez comprem nossos F 5s…”

Negativo.

O MAG vai mandar nossos Mirage para eles em nome da solidariedade LA. Muito bom: no chão aqui, no hangar lá !