Sukhoi Raio de Combate e Alcance

No post “Raio de ação dos caças Su-30MKV da Venezuela: você está seguro?” reproduzimos um gráfico de um fórum venezuelano em que são mostrados os supostos raios de ação dos caças Sukhoi Su-30MKV venezuelanos, com e sem reabastecimento em voo. As distâncias apresentadas são as divulgadas na Internet, muitas vezes como sendo o alcance da aeronave, outras como raio de combate.

Para ajudar a tirar a dúvida, reproduzimos acima um gráfico do livro “Su-27 Flanker Story”, de Andrei Fomin, que mostram o raio de combate do Su-27 e o alcance em voo de grande altitude, em comparação com outros caças rivais.

Su-27SKM

 

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

O gráfico acima é apenas com combustível interno para todos os modelos citados.

Fernando "Nunão" De Martini

Precisa levar em consideração, também, que os dados para Su-30 e Su-27 são diferentes, conforme o próprio site do fabricante (link que o leitor Penguin oportunamente lembrou, no outro post): Su-30MK Maximum flight range (with rockets 2xR-27R1, 2xR-73E launched at half distance): – at sea level, km 1,270 – at height, km 3,000 – with one refuelling (at 1.500 kg fuel remaining), km 5,200 – with two refuellings in flight, km 8,000 Maximum airborne time (pilot-dependent), hours 10 http://www.sukhoi.org/eng/planes/military/su30mk/lth/ Su-27SK: Maximum flight range (with rockets 2xR-27R1, 2xR-73E launched at half distance): – at sea level, km 1,340 – at height,… Read more »

Marcos

off topic

Excelente entrevista com Paulo Gastão, diretor de projeto do KC-390, no defesanet.

Joner

Li a entrevista, muito boa!

Yluss

BREAKING NEWS – desculpem o spam:

Dilma anuncia caça às 17h00

Acaaba de sair na Bloomberg.

Abs \o/

joseboscojr

Os conceitos que são importantes deveriam ser:
+ Raio de ataque (ar-sup)
+ Raio de combate (ar-ar)
+ Raio de interceptação (ar-ar)
+ Alcance de translado

rommelqe

Nunão, uma dúvida básica: os SU-30MKV tem sonda e capacidade para reabastecimento? A venezuela possue reabastecedores operacionais?

Almeida

Raio de combate real dos SU-30MKV venezuelanos:

Decolam da base, sobem até FL 100 quando são detectados pelo AEW adversário e então engajados e abatidos por mísseis BVR de caças em PAC antes mesmo que saibam o que está acontecendo.

E falo isso pela Colômbia, Chile e Brasil, pra não me alongar demais no assunto.

Iväny Junior

Com os AEW e Gripen, mudou-se totalmente a balança de poder no T.O.

FAB manda, como tem que ser, sempre. Agora uma cadeira no conselho de segurança da ONU, apoiada por Suécia e Rússia até que cai bem.

Fernando "Nunão" De Martini

“rommelqe em 18/12/2013 as 21:15
Nunão, uma dúvida básica: os SU-30MKV tem sonda e capacidade para reabastecimento? A venezuela possue reabastecedores operacionais?”

Rommelqe, sinceramente eu não sei. Vou ter que pedir ajuda aos universitários.