Mirage 2000-5 do esquadrão Cigognes - foto Força Aérea Francesa

Aeronave comercial apresentou falha no transponder ao entrar no espaço aéreo francês, levando ao acionamento do caça em alerta

No dia 17 de dezembro, um caça Mirage 2000-5 da Força Aérea Francesa, que estava em alerta na Base Aérea 110 de Creil, decolou às 17h31 (hora local) para prover assistência em voo a uma aeronave comercial Boeing 787 “Dreamliner” que realizava a rota Nova Déli-Paris, transportando 250 passageiros.

O jato comercial, após deixar o espaço aéreo belga às 17h28, anunciou uma pane em seu transponder, fazendo com que não transmitisse mais sua identidade, embora aparecesse nos radares de controle de tráfego. Dois minutos depois, o chefe da sala de aproximação de Orly transmitiu uma ordem de assistência em voo, o que levou à decolagem imediata do Mirage 2000-5 do Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes”.

O caça então ajustou o seu próprio transponder aos parâmetros do jato comercial, acompanhando-o com segurança até que este pousasse no aeroporto Charles de Gaulle, às 18h. O Mirage 2000-5 retornou então à Base Aérea de Creil para ser configurado para o próximo alerta. Vale lembrar que o alerta de defesa aérea na França, chamado de “permanence opérationnelle” (PO) é realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, em diversos pontos do país, provendo tanto assistência em voo quanto a defesa em prol da segurança em missões de policiamento aéreo, além de assistência em missões de busca e salvamento.

FONTE / FOTO (de arquivo) Força Aérea Francesa – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joner

Deve ser interessante olhar pela janela e ver um Mirage 2000! \O/

Antonio M

alguns anos atrás li (não me lembro onde) sobre um 747 se não me engano e parece que na França também, ter sido atingido por um raio durante o vôo que não teria lhe causado avarias na fuselagem mas provocou pane em alguns instrumentos, ocorrendo o mesmo tipo de assistência por Mirages, para chegar ao aeroporto e poder pousar manualmente.

Afirmam que seria improvável um avião ser atingido assim mas, parece que acontece…..

Yluss

OFICIAL – BREAKING NEWS!!!

Dilma anuncia caça às 17h00 hoje, acaba de sair na Bloomberg!!

Abs e Deus nos salve \o/

phacsantos

Caros Editores, preparem-se…hoje o atual recorde de acessos será pulverizado:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/12/dilma-diz-que-anunciara-nesta-quarta-decisao-sobre-compra-de-cacas.html

Augusto

Amigos, parece que a decisão sai hoje mesmo às 18h. Será comunicada pelo Amorim: http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?decisao-sobre-compra-de-avioes-caca-sai-nesta-tarde&id=518824