FX-2: Amorim anuncia vencedor de programa para compra de novos caças

12

Gripen  NG Test aircraft

Brasília, 18/12/2013 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciou nesta quarta-feira o vencedor da concorrência internacional para a aquisição de novos caças multimissão para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Na companhia do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, Amorim revelou a decisão do Governo Federal pela aeronave Gripen-NG, do consórcio liderado pela fabricante sueca Saab.

Participavam também da etapa final da disputa o caça francês Rafale (Dassault) e o norte-americano F-18 (Boeing). O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada no final da tarde, na sede do Ministério da Defesa.

Segundo Celso Amorim, a vitória do caça sueco no Programa F-X2 deu-se por questões de caráter técnico. “A escolha foi objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas e levou em conta performance, transferência efetiva de tecnologia e custos não só de aquisição, como de manutenção. A escolha se baseou nesses três fatores”, disse o ministro.

Pesaram também na escolha, segundo o brigadeiro Juniti Saito, aspectos relativos às contrapartidas comerciais (offsets) oferecidas pela proposta da Saab, de acordo com o disposto na Estratégia Nacional de Defesa (END). “Temos várias indústrias que se ofereceram para contribuir ao desenvolvimento do caça. Ao fim do desenvolvimento, teremos acesso a toda a tecnologia do avião”, afirmou o comandante da FAB.

Na avaliação da Força Aérea, o Gripen-NG destaca-se pela tecnologia de ponta, com avançado sistema de sensores e fusão de dados, características que proporcionam ao piloto um quadro completo e preciso do cenário de emprego.

A nova aeronave multimissão foi projetada para controle do ar, defesa aérea, reconhecimento aéreo, ataques ar-solo e ar-mar.

Segundo a FAB, a aquisição do caça sueco lhe permitirá enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas e combustível.

A oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 aeronaves. Os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023.

A primeira aeronave tem previsão de chegada em torno de 48 meses após a assinatura do contrato de financiamento, que deve ocorrer em dezembro de 2014.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JapaMan

AHAHAHAHAHA EU JA SABIA!!!! TINHA CERTEZA!!!!

Muito Feliz, foi o melhor final de todos, um caça que poderemos ter e operar!

Parabéns aos envolvidos, agora é esperar pelo leasing dos caças tampões para cobrir a lacuna do mirage.

A Saab tem estoque para isso?

Sds,

Soldat

A Saab……..Gripen

THE BEST…………………….

Bogaz

Anos, anos e mais anos, acompanhando, esperando e torcendo para os caças. E o melhor, torcendo para estes caças! Final melhor não poderia ter.
O papai Noel veio para a FAB!

Nick

Caro Japaman,

Mesmo que não tenha a Suécia dará um jeito de arranjar esses C para fornecer na forma de leasing, enquanto aguardamos os E.

Só alegria!!!! 🙂

[]’s

Carcará 01

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO!!!! O COPAC informa que a decisão pelo Gripen foi CANCELADA!!!!

O Fluminense (a mando da Dassault, sempre ela…), alegou que a SAAB escalou o Gripen NG de forma ilegal e pediu a perda dos pontos!!!

Carlos Alberto Soares

Carcará 01 18 de dezembro de 2013 at 23:10 # “ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO!!!! O COPAC informa que a decisão pelo Gripen foi CANCELADA!!!! O Fluminense (a mando da Dassault, sempre ela…), alegou que a SAAB escalou o Gripen NG de forma ilegal e pediu a perda dos pontos!!!” KKKK, valeu. “Nick 18 de dezembro de 2013 at 23:08 # Caro Japaman, Mesmo que não tenha a Suécia dará um jeito de arranjar esses C para fornecer na forma de leasing, enquanto aguardamos os E. Só alegria!!!! 🙂 []‘s” Talvez os estocados na África do Sul ? Temos boas relações com… Read more »

Carlos Alberto Soares

Corrigindo:

Que tal não pagarmos nada pelo empréstimo de 04 ou 05 anos e devolvemos já “atualizados” na nova configuração.

Fazemos a mudança de doutrinas, o apoio é da SAAB e pensem mais todas as vantagens, inclusive para os testes
da nova família etc ….

Vader

Caros, a Suécia tem um monte (60, salvo engano) de Gripen C/D estocados. Não precisamos pegar os sulafricanos.

Mauricio R.

A festa tá boa, nos livramos da Dassault e sua Jaca, mas quem é que protegerá o contribuinte dos compromissos de campanha do PT??? Teremos novamente a Embraer, a empresa não sabe nada de caças, nem tecnologia p/ isso tem; como “main contractor”??? Já vimos esse filme: A empresa nacional preferida do partido no poder, não manja nada, não sabe nada, nem tecnologia própria tem, é colocada em uma posição de liderança absolutamente indevida. E a empresa que detém a tecnologia, o know how, é a sub-contratada. E o resultado não foi lá mto bonito. Vamos novamente pagar, p/ uma… Read more »

Antonio M

Mauricio R.
19 de dezembro de 2013 at 10:26

“…A empresa nacional preferida do partido no poder…”

Demorou …… Não é mais a Petrobras?!

Pelo menos a Embraer não é a Dassault que pensa poder fazer tudo sozinha.

Almeida

Mauricio R., até concordo contigo no aspecto geral de sua crítica, mas nesse caso você está equivocado.

Diferentemente do PROSUB e do EC-725, a principal contratada não será um aspone nacional, mas a Saab diretamente. Esta só precisa cumprir com suas obrigações feitas na proposta de compensações técnológicas e financeiras com parceiros nacionais. Ela é o main contractor, todas as demais, seja Embraer, seja Akaer, seja AEL, serão as subcontratadas.

DrCockroach

Que bela noticia que vejo agora enquanto em transito! Muitos Parabens: – a Presidente pela decisao; – ao Amorim, que tem sido um grande avanco em relacao aos seus recentes antecessores (bela sintese dele no texto acima); – a FAB e a COPAC que esteve no limite de uma decisao desfavoravel, mas no fim obteve o que desejava. Impossivel nao ver a recompensa das decisoes tomadas; – ao editores do Blog por terem feito uma cobertura absulutamente fantastica de todo o FX-2. Fico orgulhoso de ver como o Brasil tem um Blog de enorme qualidade; – aos tantos comentaristas do… Read more »