caças Gripen da África do Sul escoltam C-130 com corpo de Nelson Mandela - foto The Independent

Nas fotos disponibilizadas pelo jornal The Independent, caças Gripen da Força Aérea Sul-Africana (SAAF) escoltam um avião de transporte C-130 que levava o corpo de Nelson Mandela de Pretoria para Mthatha, antes de seu enterro em Qunu. Segundo o jornal, esta foi apenas uma das missões que os caças tiveram na última semana, conforme as preparações para o maior funeral da história do país se intensificavam.

Os caças foram estacionados desde quinta-feira passada no aeroporto de East London, que teve bastante atividade recebendo os visitantes para o funeral. Estava determinado que os jatos tanto acompanhariam o transporte do corpo de Mandela entre Waterkloof e Mthatha quanto no estabelecimento de uma zona de exclusão aérea, por meio de patrulhas aéreas de combate.

caças Gripen da África do Sul escoltam C-130 com corpo de Nelson Mandela - foto 2 The Independent

Havia também uma previsão de que os caças estariam armados e que pelo menos um deles carregaria um pod de reconhecimento, embora a resolução das fotos disponibilizadas pelo jornal não permitam uma boa análise das configurações efetivamente empregadas. Passagens durante o funeral também foram programadas.

FONTE / FOTOS: The Independent (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Acho que isso é mais pompa que a circunstância pede.

Houve algum tipo de ameaça real, formalizada?

Antonio M

Fernando “Nunão” De Martini
18 de dezembro de 2013 at 11:20 #

Com certeza mas, essa escolta ao Hercules creio que seja mais um recurso de pompa, cerimonial mesmo e a segurança foi algo bem mais ostensivo pois mesmo a foto não ajudando muito é certo que se estivessem armados seria somente com o canhão e não identifiquei nenhum sensor como nessa outra foto relativo ao pod DJRP:

blog.naver.com/PostView.nhn?blogId=leftcore&logNo=50100400274

Ainda, tais disparos seriam um recurso a se pensar pois não poderiam ser feitos contra alvos localizados próximos às áreas por onde circulavam as pessoas, áreas urbanas.

abç.

Antonio M

Ah, e nem o Litening.

Antonio M

Correto Nunão,

A minha dúvida mesmo é se alguma organização pró-apartheid teria feito algum tipo de ameaça formal.

abçs.

Antonio M

Valeu !

Yluss

YAYAYAYA

BREAKING NEWS – OFICIAL:

DILMA anuncia caças às 17h00 hoje.

Acaba de sair na Bloomberg \o/

Deus nos ajude!