Celso Amorim acaba de confirmar: Gripen NG é o novo caça da FAB

105

Broa-Fly-In-22-06-12-gripen-com-as-cores-da-FAB-2-foto-poder-aereo-poggio

A escolha se baseou no melhor equilíbrio entre três fatores, um deles a transferência de tecnologia (os outros dois foram performance e custo). O ministro deixou claro, porém, que agora se inicia um novo processo, que é de negociação do contrato (com duração prevista de 8 a 10 meses), cujo valor informado foi de 4,5 bilhões de dólares, que não deverão impactar o orçamento de 2014.

Amorim também informou que a oferta sueca inclui total abertura dos códigos-fontes do sistema de armas, para integração de armamentos, como solicitado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e que, na avaliação técnica da Aeronáutica, foi a melhor oferta. A transferência de tecnologia envolve a propriedade intelectual do que for transferido, dentro de um conceito de desenvolvimento conjunto, o que foi destacado como grande vantagem da proposta sueca, já que a aeronave ainda está em desenvolvimento, com um protótipo / demonstrador em voo.

Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, quarenta e oito meses (4 anos) após a assinatura do contrato deverá ser recebida a primeira aeronave. A expectativa é a entrega de cerca de cerca de 12 aeronaves por ano. Até a entrega do primeiro Gripen de nova geração para a FAB, a Defesa Aérea deverá ser feita pelos caças F-5M da FAB, cujos últimos exemplares em serviço deverão dar baixa em 2025. Também se estuda a entrega antecipada de caças Gripen de versão anterior para cobrir a lacuna até a chegada das aeronaves novas de fábrica.

Haverá também, segundo Saito, participação da Embraer (principal contratada no Brasil) no desenvolvimento da versão de nova geração escolhida pela FAB, como já vem ocorrendo com a brasileira Akaer. Perguntado sobre o fato do Gripen ter componentes norte-americanos, como o motor, o comandante da Aeronáutica informou que o fornecimento dos mesmos (tanto os 36 que equiparão os caças quanto sobressalentes, além de peças) não é motivo de preocupação para a Força Aérea. A grande preocupação era a transferência de tecnologia de itens críticos como os citados códigos-fontes para integração de armas, que estariam garantidos na proposta sueca, que foi escolhida.

Quanto a novas parcerias, o ministro Amorim informou que o País continua aberto a discussões com outros fornecedores a respeito de caças de quinta geração, para o futuro.

O pronunciamento foi transmitido ao vivo pelo canal NBR no momento da edição desta matéria, na qual se atualizou “online” as informações da coletiva de imprensa. Em resumo, caso a negociação do contrato ocorra dentro do prazo previsto (ao longo do ano de 2014), o primeiro Gripen de nova geração deverá ser entregue à FAB em 2019 (quatro anos depois da assinatura do contrato).

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Tenham calma. De dez a doze meses para assinar o contrato definitivo. Muita lambança ainda poderá acontecer. Essa hora tem muitos “correndo” e perguntando: “E o meu? Cadê o meu? Quem vai comandar a RT? Pô, mas os Suecos não pagam RT?. E a “causa” como é que fica? FDP ninguém me perguntou, como eu vou ficar? Já passaram o número da minha conta pros Suíços? Mestre não são Suíços, são Suecos ! Foi o que eu disse, Suécia, capital Helsinque ! Não chefe, Estocolmo ! É isso cumpanhêro, estou como, como fica o meu ? 10/12 meses, quem viver… Read more »

Colombelli

Agora é oficial, esta na imprensa. Até que enfim! Resta saber os detalhes do modelo e cronograma de entrega, e principalmente, se haverá possibilidade de um tampão que não seja o F-5 em Anápolis.

Mas o ter decidido enfim não apaga os 10 anos de indecisão e o custo que isso terá em perdas de todo tipo.

Rinaldo Nery

Bem levianos os seus comentários, senhor Carlos Alberto. Imagino que o senhor não esteja se referindo aos oficiais da COPAC, onde trabalhei. Vou repassar o seu pensamento ao Brig Crepaldi, chefe da COPAC. O MB Baptista, ex chefe, posta aqui e terá a oportunidade de ler e responder a vossa opinião.

jairo boppre sobrinho

Srs
Finalmente! – considerando-se o orçamento da FAB foi a melhor opção sim – e se considerarmos o ponto de ser um caça em desenvolvimento, nos trará grandes beneficios.
Abs a todos

Wagner

AAH EEEEEEE !! NÃO ACREDITOOO ! ACABOU ! FINALMENTE TOMARAM UMA DECISÃO !!

ENTÃO, NÓS GRIPEIROS SOMOS OS VITORIOSOS !!

Depois de muita discussão, a FAB vai de Gripen ! Caras, eu sonhava com os Gripens na FAB desde meu segundo grau !

Gripen em Anápolis, até que enfim, uma Força Aérea salva…

Será que vamos equipa-los com nossos Darter ??

Parabéns a FAB, aos Gripens, aos suecos e seu belíssimo país, e por fim, aos gripeiros !

🙂 🙂 🙂

Luis

Aleluia! É a glória!

Mas…precisamos de tampões para ontem, e de aviões tanque também.

Wagner

Pensem : teremos os Gripens para superioridade aérea, com Darteres, e F 5s como caça secundário, e AMX modernizados ! Mais os aviões de vigilancia…

Será uma boa força aérea, para niveis de America Latina.

GRIPEN GRIPEN GRIPEN !!!!!

Carlos Alberto Soares

Jamais FABIANOS Caro Rinaldo Nery, jamais, e o falo não por sua interpretação equivocada no mínimo, mas pela HISTÓRIA dessa gloriosa força e seus membros. Preste atenção no que escrevi e veja bem a quem está dirigido. Vá há outras menções que fiz neste espaço PA sobre a FAB e inclusive sobre sua pessoa e verás elogios e considerações da mais alta estima e respeito. Por favor, se recomponha em suas palavras. Minha leviandade está dirigida aos levianos que comandam este pais e não as nossas FA’s que aturam e já aturaram muito nas últimas décadas. Passar bem ….

Alexandre Galante

Os editores do Poder Aéreo estão aqui em São Paulo muito felizes e tomando uma cerveja para comemorar!

Desde o início do site em 2008 acompanhamos todas as notícias e fizemos centenas de reportagens sobre o F-X, F-X2 e seus aviões.

Foi realmente um belo presente de Natal! Gostaríamos de parabenizar o Brig Saito pela perseverança e paciência (aprendemos muito com ele) e a Presidente Dilma pela decisão.

Oganza

não pude me conter… mas enfim. Rinaldo Nery… O meu caro, o Carlos Alberto Soares não falou nenhum absurdo, maaaassss deu para perceber em muitos trechos como: “É isso cumpanhêro…” ou “Suécia, capital Helsinque ! Não chefe, Estocolmo !” ha quem ele está se referindo ok? Mas a pior parte de tudo isso é a SUA. – “Vou repassar o seu pensamento ao Brig Crepaldi, chefe da COPAC”…. que mi mi mi é esse Sr. Rinaldo Nery? No meu tempo isso era chamado de cagueta, pela saco e quando a coisa aperta, de borra botas mesmo etc… etc… AHHHH meu… Read more »

Oganza

hahahaha Só assim para o Alexandre Galante voltar a se manifestar sobre o FX-2… kkkkkk

Oganza

Já deu no Le Monde

Le Rafale perd l’appel d’offres brésilien pour l’achat d’avions de combat

http://www.lemonde.fr/economie/article/2013/12/18/le-rafale-perd-l-appel-d-offres-bresilien-pour-l-achat-d-avions-de-combat_4336674_3234.html

Iväny Junior

Hoje todos os aficcionados de defesa no brasil merecem tomar uma gelada.

wilsonc4

ô galante, onde é essa bebemoração ai?

Observador

Rinaldo Nery18 de dezembro de 2013 at 18:23 # Prezado Rinaldo, Creio que os comentários do Carlos Alberto foram mal interpretados. A turminha de que ele fala não está na COPAC, mas no escalão político do MinDef e do próprio GF. São de conhecimento público as histórias esquisitíssimas envolvendo um certo ex-ministro, querendo alterar os critérios da COPAC para beneficiar determinado avião; fazendo reuniões em castelos na Europa e tentando triangular uma venda Rafales para um certo país do Oriente Médio, enquanto o Brasil receberia um lote de Mirages 2000 deste mesmo país. E olha que isto deve ser só… Read more »

Diegolatm

Parabéns para a FAB, para nós Brasileiros e para nossos colegas entusiastas, deixo aqui o meu imenso prazer em dizer:

WE ARE GRIPEN PILOTS!!!!!!

Retiro minhas palavras quando fiz criticas ao M.D e ao Saito deixando meus parabéns a todos os que trabalharam quanto a essa conquista suada e cansativa da FAB.

Sds

nunes neto

Aleluia, ótima opção, que enha uns 100

Fernando "Nunão" De Martini

Oganza,

O La Tribune também já repercutiu a notícia, trazendo declaração da Dassault a respeito:

http://www.latribune.fr/entreprises-finance/industrie/aeronautique-defense/20131218trib000801729/le-gripen-suedois-vole-le-bresil-au-rafale.html

Parece que o acesso ao Poder Aéreo começou a se normalizar.

Quem quiser ver as notícias publicadas nesse meio-tempo e ainda não repassadas para cá, pode conferir no Poder Naval, onde publicamos as novidades das últimas horas, quando o Poder Aéreo foi atingido tanto por excesso de acessos quanto por possíveis ataques cibernéticos.

Mas sempre voltamos a voar depois de abatidos!

thomas_dw

agora vem a parte difícil, a negociação da compra, do valores e quantidade.

André Sávio Craveiro Bueno

Alexandre Galante
18 de dezembro de 2013 at 18:53

Galante, eu já tinha cantado a comemoração de vcs!

Salut!
Prost!
Cheers!
Saúde!

andreas

Lembro de ver algumas vezes aqui no PA os detalhes da proposta da Boeing, alguém tem ideia da proposta da SAAB, armamentos inclusos, quantos motores, PODs, dentre outros?

Marcos

Ao longo desta semana começarão a sair mais informações.
O que comenta-se, inicialmente, é que a proposta da Boeing era melhor, sob todos os aspectos, mas ai apareceu o Snowden.

Ao que parece a decisão foi tomada pelo fígado, não pelo cérebro.

Agora é aguardar a abertura da caça ao Snowden.

nunes neto

Na verdade, só quando chegar o primeiro considero a compra realizada, mas já pode colocar aquela narração do Galvão Bueno do final da copa,ACABOUUUUU,ACABOUUUUUU…..vamos as análises, finalmente a analise técnica venceu,o mais barato de comprar, de manter,o único no qual o Brasil ainda pode participar do desenvolvimento (lembrar que a marinha terá que comprar o mesmo, no caso a versão Seagripen, que ainda não foi desenvolvida),o novo missil da FAB já foi testado nele, o datalink conversa com os nossos aviões de inteligência,aluguel de Tampax garantido!Bom sabia o FX2 só ia sair no dia da defesa de meu Doutorado, duas… Read more »

Vader

ALELUIA! Venceu a FAB, com sua decisão TÉCNICA, a ÚNICA possível. Venceu o TB Saito, que peitou a extrema esquerda do PT e o Lula. Venceu a COPAC e seus comandantes, incluindo o Brigadeiro Baptista Júnior. Perdeu o lobby sujo da Dassault e dos franceses. As dezenas de trolls pagos por tal lobby. A extrema esquerda e a linha dura do PT. Perdeu Lula. Perdeu Nelson Jobim, lobbysta de francês. Eliane Cantanhêde e Folha de São Paulo 10 X 0 Lobby francês sujo. A Eliane Cantanhede estava certa o tempo todo… Credibilidade não se compra: ou se tem, ou não… Read more »

nunes neto

Vamos desenvolver a variante Seagripen pra marinha 😉

Vader

Ah sim, a propósito:

Gripen NG 2 X 1 Rafale.

Edcarlos Prudente

Certamente que a escolha seguiu todo o processo de analise técnica do programa FX-2 feito pela FAB. Lembremos agora que os Gripen NG substituirão primeiramente os MIRAGE F-2000 e F-5M, porém para o futuro a FAB terá que substituir os AMX A-1M. Portanto, este contrato dificilmente irá contemplar somente 36 unidades do Gripen NG, pelo menos essa é a minha opinião que não conta nada.

Ribeiro

No meio de tantos “vivas” e “parabéns” não podemos esquecer…

PARABÉNS PARA AS SUECAS!!!

Obs… desculpem a caixa alta, mas creio que a alegrida do momento permite…

Abraços…

Justin Case

Amigos, Todos sabem que eu sempre defendi que, nesse programa F-X2, a FAB pudesse receber o caça mais capaz disponível e o melhor retorno pelo investimento. Porém, temos que reconhecer que essa solução estava limitada também pela disponibilidade e prioridade financeira estabelecida pelo Governo. Comentei sempre que a seleção de qualquer um dos concorrentes, em um projeto bem conduzido, poderia permitir que a FAB alcançasse uma capacidade militar adequada, pelo menos no âmbito regional. Após essa decisão tão aguardada do F-X2, resta torcer e trabalhar para que o Gripen NG BR consiga atender a todas expectativas e cumprir com vantagem… Read more »

champs

O bom senso prevaleceu. Parabéns à FAB!

O mundo esta caminhando para a quinta geração, não fazia sentido gastar tanto com um 4,5g, a escolha pelo Gripen abre inúmeras possibilidades para o futuro.

“…ministro Amorim informou que o País continua aberto a discussões com outros fornecedores a respeito de caças de quinta geração, para o futuro.”

Agora sim estamos seguindo o rumo certo, acompanhado a guerra aérea moderna dentro de uma escala menor que é o nosso TO.

Santana Denis

Parabéns. confesso que fiquei um pouco apreensivo com a visita do François Hollande e o tal encontro com Lula, quando a Presidenta disse que já havia decidido e que Amorim daria a noticia mais tarde eu disse “PRONTO FERROU”. Enfim, estou muito, muito feliz espero que esse caça transforme de vez nossas industrias de defesa aérea, tenho muito bom gosto nessa decisão, achei sensato dado o contexto atual, agora vamos ver quantos, quais e quando chegarão os tampões Suecos.

solskhaer

Amigos desse blog, fundadores e colabores, estou aqui feliz da vida nesse dia pelo meu aniversário de 44 anos, ao mesmo tempo felicíssimo pela escolha do novo caça brasileiro, muita emoção mesmo do fundo do coração, haja coração!
Ao meu filho João Victor (11 anos e apaixonado por caças) ao qual lhe prometi que sairia esse ano essa decisão do FX,
Confesso que torcia pelo F-18, mas tinha um “quê” pelo Gripen… sem palavras….. Parabéns FAB, parabéns Brasil e a mim mesmo… PARABÉNS á todos gostem ou não dessa decisão ! Sou muito fã desse blog.
P.S. Estou em lagrimas…………

Hamadjr

A escolha do Gripen vai colocar a FAB com na AL competitiva em relação há alguns vizinhos, não dúvido que logo apareçam novidades no cenário local.
Agora eu queria saber como chamar algo de esquerda radical quando recebe doação para suas campanha de banqueiros e empreiteiras, creio que esta mas para farinha do mesmo saco em se tratando de comportamento da gestão do estado.

Corsario137

Uma das maiores lições morais, políticas e filosóficas da minha vida. Que capacidade teve um indivíduo em transformar o futuro. Vejam só, quase 20 anos, um relatório, um enorme lobby, uma decisão tomada. Um nerd americano foge para Rússia com um HD lotado de informações secretas. Compartilha elas com um jornalista inglês, este tem um namorado que acaba sendo preso para averiguações. Longo interrogatório. O jornalista “se vinga” revelando em doses homeopáticas informações que colocam em xeque as relações Brasil x EUA. Ano pré-eleitoral, a esquerda espuma, o lobby vai pro espaço. Milhões de dólares gastos, infinitas horas de trabalho… Read more »

Vader

A propósito: parabéns ao amigo Grifo.

Requena

Deixa eu fazer uma “mea culpa”.

Parabéns para o brigadeiro Saito.

Critiquei-o várias vezes e hoje me rendo a sua determinação.
Escolheu um caça “lá atrás”, brigou por ele enfrentando lobistas e politiqueiros. E hoje comemora sua escolha.

Foi o grande vencedor do FX2.

Nunão, você estava certo. O japa é fera! 🙂

Vader

Requena, eu falei pra você lá atrás: o Japa salvou a FAB do desastre que seria o Rafale…

Guizmo

Galante, Nunão e Poggio,

Parabéns ao trabalho de vocês, fomentando discussões sobre militaria, num espaço que eu, e tenho certeza que muitos de nós, encontramos para extravasar essa paixão por aviação de combate.

Tenho convicção de que parte desse anúncio de hoje se dá pelo empenho deste Portal em difundir ideias e anseios de todos nós.

Eu era a favor de outras aeronaves, porém hoje digo: Viva o Gripen, Viva a FAB!

Abs

Guilherme

rommelqe

A decisão pelo GRIPEN NG BR é excelente! Parabéns ao COPAC, à FAB e, principalmente, ao povo BRASILEIRO. Enfatizo que considerava o F-18SH como a melhor opção técnica e econômica, ou seja, o melhor guerreiro que poderíamos ter pelo recurso que poderíamos recuperar no programa como um todo. Por outro lado, pensando como técnico, certamente o Gripen NG BR nos trará um benefício magnífico, inclusive quando pensamos no desenvolvimento conjunto com o stealth da SAAB; não esquecer do treinador do programa do qual poderemos também participar …. Quero explicar, parcialmente, o porque de insistir aqui, várias vezes, em dizer que… Read more »

rommelqe

The last but not the least; PARABÉNS BRIGADEIRO SAITO. O sr. nos deixou orgulhosos, pois prevaleceram a ética e a competencia.

Tadeu Mendes

Finalemente acabou a novela. Nao venceu o melhor. O melhor da concorrecia era os Super Hornets, mas venceu um bom caca. A relacao custo/beneficio e importante para um governo que nao gosta de gastar em equipamento belico. Para mim, o Gripen e melhor que o Rafale, e de qualidade superior a qualquer areonave russa. So tenho uma pergunta: O Gripen e um multi-role como o Super Hornet, ou e somente um interceptador? Por acaso entendi bem? O Amorin falou alguma coisa de caca de 5 Geracao? Entao so existe um no mercado:O F-35. O T-50 ta longe de ser operacional… Read more »

Iväny Junior

Caros

Eu tenho de dizer que também mordi a língua. Eu jurava que o F-X2 havia morrido, e que teríamos que nos contentar com mais f-5 de rebarba ou, no melhor dos cenários, com kfirs ‘nacionalizados’ aproveitando o resto dos mirage III e 2000, introduzindo-os os motores rolls royce spey, enfim, a gente tenta imaginar muita coisa para que a força fique operacional.

O Gripen é muito bom. E agora todos os futuros caçadores têm um avião para sonhar.

Vespão

Beleza ate que enfim .acabou-se a novela …

Go gripen .

Marcos

Tadeu Mendes perguntou:

“O Gripen e um multi-role como o Super Hornet, ou e somente um interceptador?”

Faço outra pergunta:

Serão todos monopostos?

Requena

Verdade Lorde Vader.

Você e o Nunão foram os únicos que defenderam o comandante da FAB quando tive uma “crise de rebeldia” contra o nobre Saito.

Devo algumas Heinekens para ambos. 🙂

juarezmartinez

Senhores! Todos sabem que modestamente preferia o SH, mas venceu a técnica, venceu o respeito ao contribuinte Brasileiro, venceu a FAB, venceu o BRASIL,mas venceu uma turma as vezes é esquecida, que opiniou, viajou, avaliou e ajudou nesta decisão.

VITÓRIA DA GRAXA… viu Pedro Paulo Rezende, aqueles que você desdenhou, debochou, desqualificou e menosprezou, engula sua impáfia, sua pedância, sua arrogãncia.

Vou tomar um bom vinho chileno hoje a noite e brindar a todos estes homens que sob a batuta do Brig Saito perseguiram suas idéias e seus ideais até chegarem ao objetivo.

Grande abraço

Marcos

Senhores:

No frigir dos ovos, o Gripen ainda vai sair mais caro que o Hornetão. Quem viver, verá!

Leonardo

Nem acreditei quando cheguei em casa e liguei a TV com o JN anunciando a escolha, parabéns ao Brasil e a SAAB pois é um excelente vetor, mas como seguro morreu de velho e aqui é Brasil, enquanto o contrato não for definitivamente assinado ainda fico com pé atrás. Somente o fato de o Rafale não ter vencido já é motivo para comemoração!!!! O problema serão esses 48 meses após a assinatura do contrato, depende do tempo que demore a negociação será que levará somente esses 8 a 10 meses? Ou seja, entre o fim das negociações e a entrega… Read more »

solskhaer

.. ainda digitando com lágrimas, desejo um louvor extremo aos nossos velhos Mirages, jaguares de respeitos!
Que descansem em paz e meu profundo respeitos aos pilotos que com eles lutaram ate a última gota de querosene! PARABÉNS JAGUARES, E MUITO OBRIGADO PELA DEFESA DA NAÇÃO! MUITO AGRADECIDO MESMO!

Marcos

A noticia já repercute em vários sites especializados.