A escolha se baseou no melhor equilíbrio entre três fatores, um deles a transferência de tecnologia (os outros dois foram performance e custo). O ministro deixou claro, porém, que agora se inicia um novo processo, que é de negociação do contrato (com duração prevista de 8 a 10 meses), cujo valor informado foi de 4,5 bilhões de dólares, que não deverão impactar o orçamento de 2014.
Amorim também informou que a oferta sueca inclui total abertura dos códigos-fontes do sistema de armas, para integração de armamentos, como solicitado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e que, na avaliação técnica da Aeronáutica, foi a melhor oferta. A transferência de tecnologia envolve a propriedade intelectual do que for transferido, dentro de um conceito de desenvolvimento conjunto, o que foi destacado como grande vantagem da proposta sueca, já que a aeronave ainda está em desenvolvimento, com um protótipo / demonstrador em voo.
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, quarenta e oito meses (4 anos) após a assinatura do contrato deverá ser recebida a primeira aeronave. A expectativa é a entrega de cerca de cerca de 12 aeronaves por ano. Até a entrega do primeiro Gripen de nova geração para a FAB, a Defesa Aérea deverá ser feita pelos caças F-5M da FAB, cujos últimos exemplares em serviço deverão dar baixa em 2025. Também se estuda a entrega antecipada de caças Gripen de versão anterior para cobrir a lacuna até a chegada das aeronaves novas de fábrica.
Haverá também, segundo Saito, participação da Embraer (principal contratada no Brasil) no desenvolvimento da versão de nova geração escolhida pela FAB, como já vem ocorrendo com a brasileira Akaer. Perguntado sobre o fato do Gripen ter componentes norte-americanos, como o motor, o comandante da Aeronáutica informou que o fornecimento dos mesmos (tanto os 36 que equiparão os caças quanto sobressalentes, além de peças) não é motivo de preocupação para a Força Aérea. A grande preocupação era a transferência de tecnologia de itens críticos como os citados códigos-fontes para integração de armas, que estariam garantidos na proposta sueca, que foi escolhida.
Quanto a novas parcerias, o ministro Amorim informou que o País continua aberto a discussões com outros fornecedores a respeito de caças de quinta geração, para o futuro.
O pronunciamento foi transmitido ao vivo pelo canal NBR no momento da edição desta matéria, na qual se atualizou “online” as informações da coletiva de imprensa. Em resumo, caso a negociação do contrato ocorra dentro do prazo previsto (ao longo do ano de 2014), o primeiro Gripen de nova geração deverá ser entregue à FAB em 2019 (quatro anos depois da assinatura do contrato).









Tenham calma. De dez a doze meses para assinar o contrato definitivo. Muita lambança ainda poderá acontecer.
Essa hora tem muitos “correndo” e perguntando:
“E o meu? Cadê o meu? Quem vai comandar a RT?
Pô, mas os Suecos não pagam RT?. E a “causa” como é que fica? FDP ninguém me perguntou, como eu vou ficar?
Já passaram o número da minha conta pros Suíços?
Mestre não são Suíços, são Suecos ! Foi o que eu disse,
Suécia, capital Helsinque ! Não chefe, Estocolmo !
É isso cumpanhêro, estou como, como fica o meu ?
10/12 meses, quem viver verá.
Agora é oficial, esta na imprensa. Até que enfim! Resta saber os detalhes do modelo e cronograma de entrega, e principalmente, se haverá possibilidade de um tampão que não seja o F-5 em Anápolis.
Mas o ter decidido enfim não apaga os 10 anos de indecisão e o custo que isso terá em perdas de todo tipo.
Bem levianos os seus comentários, senhor Carlos Alberto. Imagino que o senhor não esteja se referindo aos oficiais da COPAC, onde trabalhei. Vou repassar o seu pensamento ao Brig Crepaldi, chefe da COPAC. O MB Baptista, ex chefe, posta aqui e terá a oportunidade de ler e responder a vossa opinião.
Srs
Finalmente! – considerando-se o orçamento da FAB foi a melhor opção sim – e se considerarmos o ponto de ser um caça em desenvolvimento, nos trará grandes beneficios.
Abs a todos
AAH EEEEEEE !! NÃO ACREDITOOO ! ACABOU ! FINALMENTE TOMARAM UMA DECISÃO !!
ENTÃO, NÓS GRIPEIROS SOMOS OS VITORIOSOS !!
Depois de muita discussão, a FAB vai de Gripen ! Caras, eu sonhava com os Gripens na FAB desde meu segundo grau !
Gripen em Anápolis, até que enfim, uma Força Aérea salva…
Será que vamos equipa-los com nossos Darter ??
Parabéns a FAB, aos Gripens, aos suecos e seu belíssimo país, e por fim, aos gripeiros !
🙂 🙂 🙂
Aleluia! É a glória!
Mas…precisamos de tampões para ontem, e de aviões tanque também.
Pensem : teremos os Gripens para superioridade aérea, com Darteres, e F 5s como caça secundário, e AMX modernizados ! Mais os aviões de vigilancia…
Será uma boa força aérea, para niveis de America Latina.
GRIPEN GRIPEN GRIPEN !!!!!
Jamais FABIANOS Caro Rinaldo Nery, jamais, e o falo não por sua interpretação equivocada no mínimo, mas pela HISTÓRIA dessa gloriosa força e seus membros. Preste atenção no que escrevi e veja bem a quem está dirigido. Vá há outras menções que fiz neste espaço PA sobre a FAB e inclusive sobre sua pessoa e verás elogios e considerações da mais alta estima e respeito. Por favor, se recomponha em suas palavras. Minha leviandade está dirigida aos levianos que comandam este pais e não as nossas FA’s que aturam e já aturaram muito nas últimas décadas. Passar bem ….
Os editores do Poder Aéreo estão aqui em São Paulo muito felizes e tomando uma cerveja para comemorar!
Desde o início do site em 2008 acompanhamos todas as notícias e fizemos centenas de reportagens sobre o F-X, F-X2 e seus aviões.
Foi realmente um belo presente de Natal! Gostaríamos de parabenizar o Brig Saito pela perseverança e paciência (aprendemos muito com ele) e a Presidente Dilma pela decisão.
não pude me conter… mas enfim.
Rinaldo Nery…
O meu caro, o Carlos Alberto Soares não falou nenhum absurdo, maaaassss deu para perceber em muitos trechos como: “É isso cumpanhêro…” ou “Suécia, capital Helsinque ! Não chefe, Estocolmo !” ha quem ele está se referindo ok?
Mas a pior parte de tudo isso é a SUA.
– “Vou repassar o seu pensamento ao Brig Crepaldi, chefe da COPAC”…. que mi mi mi é esse Sr. Rinaldo Nery?
No meu tempo isso era chamado de cagueta, pela saco e quando a coisa aperta, de borra botas mesmo etc… etc…
AHHHH meu tenha paciência.
Me desculpem Sr Editores, não me contive.
hahahaha Só assim para o Alexandre Galante voltar a se manifestar sobre o FX-2… kkkkkk
Já deu no Le Monde
Le Rafale perd l’appel d’offres brésilien pour l’achat d’avions de combat
http://www.lemonde.fr/economie/article/2013/12/18/le-rafale-perd-l-appel-d-offres-bresilien-pour-l-achat-d-avions-de-combat_4336674_3234.html
Hoje todos os aficcionados de defesa no brasil merecem tomar uma gelada.
ô galante, onde é essa bebemoração ai?
Rinaldo Nery18 de dezembro de 2013 at 18:23 #
Prezado Rinaldo,
Creio que os comentários do Carlos Alberto foram mal interpretados.
A turminha de que ele fala não está na COPAC, mas no escalão político do MinDef e do próprio GF.
São de conhecimento público as histórias esquisitíssimas envolvendo um certo ex-ministro, querendo alterar os critérios da COPAC para beneficiar determinado avião; fazendo reuniões em castelos na Europa e tentando triangular uma venda Rafales para um certo país do Oriente Médio, enquanto o Brasil receberia um lote de Mirages 2000 deste mesmo país.
E olha que isto deve ser só a ponta do iceberg.
É a nossa cancerosa classe política que pode botar areia nas turbinas da FAB.
A SAAB noticiou:
http://www.saabgroup.com/en/About-Saab/Newsroom/Press-releases–News/2013—12/The-Brazilian-Government-selects-Gripen/
Parabéns para a FAB, para nós Brasileiros e para nossos colegas entusiastas, deixo aqui o meu imenso prazer em dizer:
WE ARE GRIPEN PILOTS!!!!!!
Retiro minhas palavras quando fiz criticas ao M.D e ao Saito deixando meus parabéns a todos os que trabalharam quanto a essa conquista suada e cansativa da FAB.
Sds
Aleluia, ótima opção, que enha uns 100
Oganza,
O La Tribune também já repercutiu a notícia, trazendo declaração da Dassault a respeito:
http://www.latribune.fr/entreprises-finance/industrie/aeronautique-defense/20131218trib000801729/le-gripen-suedois-vole-le-bresil-au-rafale.html
Parece que o acesso ao Poder Aéreo começou a se normalizar.
Quem quiser ver as notícias publicadas nesse meio-tempo e ainda não repassadas para cá, pode conferir no Poder Naval, onde publicamos as novidades das últimas horas, quando o Poder Aéreo foi atingido tanto por excesso de acessos quanto por possíveis ataques cibernéticos.
Mas sempre voltamos a voar depois de abatidos!
agora vem a parte difícil, a negociação da compra, do valores e quantidade.
Alexandre Galante
18 de dezembro de 2013 at 18:53
Galante, eu já tinha cantado a comemoração de vcs!
Salut!
Prost!
Cheers!
Saúde!
Lembro de ver algumas vezes aqui no PA os detalhes da proposta da Boeing, alguém tem ideia da proposta da SAAB, armamentos inclusos, quantos motores, PODs, dentre outros?
Ao longo desta semana começarão a sair mais informações.
O que comenta-se, inicialmente, é que a proposta da Boeing era melhor, sob todos os aspectos, mas ai apareceu o Snowden.
Ao que parece a decisão foi tomada pelo fígado, não pelo cérebro.
Agora é aguardar a abertura da caça ao Snowden.
Na verdade, só quando chegar o primeiro considero a compra realizada, mas já pode colocar aquela narração do Galvão Bueno do final da copa,ACABOUUUUU,ACABOUUUUUU…..vamos as análises, finalmente a analise técnica venceu,o mais barato de comprar, de manter,o único no qual o Brasil ainda pode participar do desenvolvimento (lembrar que a marinha terá que comprar o mesmo, no caso a versão Seagripen, que ainda não foi desenvolvida),o novo missil da FAB já foi testado nele, o datalink conversa com os nossos aviões de inteligência,aluguel de Tampax garantido!Bom sabia o FX2 só ia sair no dia da defesa de meu Doutorado, duas novelas com final no mesmo dia.Abçs
ALELUIA!
Venceu a FAB, com sua decisão TÉCNICA, a ÚNICA possível. Venceu o TB Saito, que peitou a extrema esquerda do PT e o Lula. Venceu a COPAC e seus comandantes, incluindo o Brigadeiro Baptista Júnior.
Perdeu o lobby sujo da Dassault e dos franceses. As dezenas de trolls pagos por tal lobby. A extrema esquerda e a linha dura do PT. Perdeu Lula. Perdeu Nelson Jobim, lobbysta de francês.
Eliane Cantanhêde e Folha de São Paulo 10 X 0 Lobby francês sujo.
A Eliane Cantanhede estava certa o tempo todo… Credibilidade não se compra: ou se tem, ou não se tem. Ponto.
A decisão excluiu politicamente o Super Hornet, o melhor dos três, mas excluiu tecnicamente o Rafale, o mais caro. Um tanto salomônica a decisão da Dilma.
Chupa que a cana é doce rafalechada!!! Vão ter de engolir o Pequeno-Notável, rsrsrs…
🙂
Agora é comemorar, torcendo para que o Brasil ao menos uma vez na vida seja um país sério e cumpra com os compromissos que assumirá.
Parabéns à SAAB e aos suecos. Parabéns a todos nós.
Vamos desenvolver a variante Seagripen pra marinha 😉
Ah sim, a propósito:
Gripen NG 2 X 1 Rafale.
Certamente que a escolha seguiu todo o processo de analise técnica do programa FX-2 feito pela FAB. Lembremos agora que os Gripen NG substituirão primeiramente os MIRAGE F-2000 e F-5M, porém para o futuro a FAB terá que substituir os AMX A-1M. Portanto, este contrato dificilmente irá contemplar somente 36 unidades do Gripen NG, pelo menos essa é a minha opinião que não conta nada.
No meio de tantos “vivas” e “parabéns” não podemos esquecer…
PARABÉNS PARA AS SUECAS!!!
Obs… desculpem a caixa alta, mas creio que a alegrida do momento permite…
Abraços…
Amigos,
Todos sabem que eu sempre defendi que, nesse programa F-X2, a FAB pudesse receber o caça mais capaz disponível e o melhor retorno pelo investimento.
Porém, temos que reconhecer que essa solução estava limitada também pela disponibilidade e prioridade financeira estabelecida pelo Governo. Comentei sempre que a seleção de qualquer um dos concorrentes, em um projeto bem conduzido, poderia permitir que a FAB alcançasse uma capacidade militar adequada, pelo menos no âmbito regional.
Após essa decisão tão aguardada do F-X2, resta torcer e trabalhar para que o Gripen NG BR consiga atender a todas expectativas e cumprir com vantagem tudo aquilo que foi ofertado.
Parabéns à SAAB pelo trabalho realizado no esforço técnico e comercial.
Parabéns à FAB por ter obtido uma decisão que, esperamos, possa lhe restituir uma capacidade mínima para cumprir sua missão.
Abraços,
Justin
O bom senso prevaleceu. Parabéns à FAB!
O mundo esta caminhando para a quinta geração, não fazia sentido gastar tanto com um 4,5g, a escolha pelo Gripen abre inúmeras possibilidades para o futuro.
“…ministro Amorim informou que o País continua aberto a discussões com outros fornecedores a respeito de caças de quinta geração, para o futuro.”
Agora sim estamos seguindo o rumo certo, acompanhado a guerra aérea moderna dentro de uma escala menor que é o nosso TO.
Parabéns. confesso que fiquei um pouco apreensivo com a visita do François Hollande e o tal encontro com Lula, quando a Presidenta disse que já havia decidido e que Amorim daria a noticia mais tarde eu disse “PRONTO FERROU”. Enfim, estou muito, muito feliz espero que esse caça transforme de vez nossas industrias de defesa aérea, tenho muito bom gosto nessa decisão, achei sensato dado o contexto atual, agora vamos ver quantos, quais e quando chegarão os tampões Suecos.
Amigos desse blog, fundadores e colabores, estou aqui feliz da vida nesse dia pelo meu aniversário de 44 anos, ao mesmo tempo felicíssimo pela escolha do novo caça brasileiro, muita emoção mesmo do fundo do coração, haja coração!
Ao meu filho João Victor (11 anos e apaixonado por caças) ao qual lhe prometi que sairia esse ano essa decisão do FX,
Confesso que torcia pelo F-18, mas tinha um “quê” pelo Gripen… sem palavras….. Parabéns FAB, parabéns Brasil e a mim mesmo… PARABÉNS á todos gostem ou não dessa decisão ! Sou muito fã desse blog.
P.S. Estou em lagrimas…………
A escolha do Gripen vai colocar a FAB com na AL competitiva em relação há alguns vizinhos, não dúvido que logo apareçam novidades no cenário local.
Agora eu queria saber como chamar algo de esquerda radical quando recebe doação para suas campanha de banqueiros e empreiteiras, creio que esta mas para farinha do mesmo saco em se tratando de comportamento da gestão do estado.
Uma das maiores lições morais, políticas e filosóficas da minha vida. Que capacidade teve um indivíduo em transformar o futuro.
Vejam só, quase 20 anos, um relatório, um enorme lobby, uma decisão tomada. Um nerd americano foge para Rússia com um HD lotado de informações secretas. Compartilha elas com um jornalista inglês, este tem um namorado que acaba sendo preso para averiguações. Longo interrogatório. O jornalista “se vinga” revelando em doses homeopáticas informações que colocam em xeque as relações Brasil x EUA.
Ano pré-eleitoral, a esquerda espuma, o lobby vai pro espaço. Milhões de dólares gastos, infinitas horas de trabalho de colaboradores em diferentes regiões do mundo, tudo, rigorosamente tudo em vão.
A solução está na mesa, foi a FAB quem deu, faz anos. O relatório está pronto e todos sabem o resultado. Completamente perfeito, cobre os aspectos financeiros e técnicos, indefensável. Cheque mate!
Parabéns a FAB. Deus deve mesmo ser brasileiro. Nenhum lobby, dos mais bem intencionados aos mais sujos conseguiu fazer a diferença. Ainda há muito o que se aprender com o mundo.
Sim, hoje é dia de comemorar.
Corsario137.
A propósito: parabéns ao amigo Grifo.
Deixa eu fazer uma “mea culpa”.
Parabéns para o brigadeiro Saito.
Critiquei-o várias vezes e hoje me rendo a sua determinação.
Escolheu um caça “lá atrás”, brigou por ele enfrentando lobistas e politiqueiros. E hoje comemora sua escolha.
Foi o grande vencedor do FX2.
Nunão, você estava certo. O japa é fera! 🙂
Requena, eu falei pra você lá atrás: o Japa salvou a FAB do desastre que seria o Rafale…
Galante, Nunão e Poggio,
Parabéns ao trabalho de vocês, fomentando discussões sobre militaria, num espaço que eu, e tenho certeza que muitos de nós, encontramos para extravasar essa paixão por aviação de combate.
Tenho convicção de que parte desse anúncio de hoje se dá pelo empenho deste Portal em difundir ideias e anseios de todos nós.
Eu era a favor de outras aeronaves, porém hoje digo: Viva o Gripen, Viva a FAB!
Abs
Guilherme
A decisão pelo GRIPEN NG BR é excelente! Parabéns ao COPAC, à FAB e, principalmente, ao povo BRASILEIRO.
Enfatizo que considerava o F-18SH como a melhor opção técnica e econômica, ou seja, o melhor guerreiro que poderíamos ter pelo recurso que poderíamos recuperar no programa como um todo.
Por outro lado, pensando como técnico, certamente o Gripen NG BR nos trará um benefício magnífico, inclusive quando pensamos no desenvolvimento conjunto com o stealth da SAAB; não esquecer do treinador do programa do qual poderemos também participar ….
Quero explicar, parcialmente, o porque de insistir aqui, várias vezes, em dizer que teríamos uma decisão em 2013: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$/10/14.
Boas vindas ao Gripen NG: que nunca precisemos usa-lo em combate , mas que esteja sempre pronto para e quando precisemos!
E aí, pessoal do PA, comemorem muito por todos nós. Voces merecem nossos parabéns pela divulgação e defesa dos nossos genuinos anseios.
Abraços a todos!
The last but not the least; PARABÉNS BRIGADEIRO SAITO. O sr. nos deixou orgulhosos, pois prevaleceram a ética e a competencia.
Finalemente acabou a novela. Nao venceu o melhor.
O melhor da concorrecia era os Super Hornets, mas venceu um bom caca.
A relacao custo/beneficio e importante para um governo que nao gosta de gastar em equipamento belico.
Para mim, o Gripen e melhor que o Rafale, e de qualidade superior a qualquer areonave russa.
So tenho uma pergunta: O Gripen e um multi-role como o Super Hornet, ou e somente um interceptador?
Por acaso entendi bem? O Amorin falou alguma coisa de caca de 5 Geracao? Entao so existe um no mercado:O F-35.
O T-50 ta longe de ser operacional e o CHI LING nao passa de um brinquedo de luxo.
Caros
Eu tenho de dizer que também mordi a língua. Eu jurava que o F-X2 havia morrido, e que teríamos que nos contentar com mais f-5 de rebarba ou, no melhor dos cenários, com kfirs ‘nacionalizados’ aproveitando o resto dos mirage III e 2000, introduzindo-os os motores rolls royce spey, enfim, a gente tenta imaginar muita coisa para que a força fique operacional.
O Gripen é muito bom. E agora todos os futuros caçadores têm um avião para sonhar.
Beleza ate que enfim .acabou-se a novela …
Go gripen .
Tadeu Mendes perguntou:
“O Gripen e um multi-role como o Super Hornet, ou e somente um interceptador?”
Faço outra pergunta:
Serão todos monopostos?
Verdade Lorde Vader.
Você e o Nunão foram os únicos que defenderam o comandante da FAB quando tive uma “crise de rebeldia” contra o nobre Saito.
Devo algumas Heinekens para ambos. 🙂
Senhores! Todos sabem que modestamente preferia o SH, mas venceu a técnica, venceu o respeito ao contribuinte Brasileiro, venceu a FAB, venceu o BRASIL,mas venceu uma turma as vezes é esquecida, que opiniou, viajou, avaliou e ajudou nesta decisão.
VITÓRIA DA GRAXA… viu Pedro Paulo Rezende, aqueles que você desdenhou, debochou, desqualificou e menosprezou, engula sua impáfia, sua pedância, sua arrogãncia.
Vou tomar um bom vinho chileno hoje a noite e brindar a todos estes homens que sob a batuta do Brig Saito perseguiram suas idéias e seus ideais até chegarem ao objetivo.
Grande abraço
Senhores:
No frigir dos ovos, o Gripen ainda vai sair mais caro que o Hornetão. Quem viver, verá!
Nem acreditei quando cheguei em casa e liguei a TV com o JN anunciando a escolha, parabéns ao Brasil e a SAAB pois é um excelente vetor, mas como seguro morreu de velho e aqui é Brasil, enquanto o contrato não for definitivamente assinado ainda fico com pé atrás.
Somente o fato de o Rafale não ter vencido já é motivo para comemoração!!!!
O problema serão esses 48 meses após a assinatura do contrato, depende do tempo que demore a negociação será que levará somente esses 8 a 10 meses?
Ou seja, entre o fim das negociações e a entrega da primeira unidade são quase 5 anos e os F-5BR mais antigos tem previsão de baixa a partir de 2017, como ficará nossa defesa aérea nesse período até a entrega, mais o tempo necessário para que se torne operacional?
Será que vai rolar um mini-tampax com F-16 do AMARG ou com Gripens antigos?
.. ainda digitando com lágrimas, desejo um louvor extremo aos nossos velhos Mirages, jaguares de respeitos!
Que descansem em paz e meu profundo respeitos aos pilotos que com eles lutaram ate a última gota de querosene! PARABÉNS JAGUARES, E MUITO OBRIGADO PELA DEFESA DA NAÇÃO! MUITO AGRADECIDO MESMO!
A noticia já repercute em vários sites especializados.
Senhores! peçoa atenção de todos para uma campnha de cunho humanitários que eu gosatira de conta com a colaboração do todos.
Neste exto momento está acontecendo uma auto flgelação fálica de todos os esquerdopatas raivosos da Brazilian Defecatiosn.
ditos isto gostaria de lançar uma campnha para doação dos seguintes íntens endispensaveis para diminuir o “sofrimentos” deste coitados.
Segue a lista abaixo:
Trata-se de uma calamidade pública. Precisamos com urgência para esses caras:
– Fraldas descartáveis;
– Lenços;
– Farto papel higiênico;
– CD com a marselhesa;
– Calcinhas novas ultrarresistente;
– Pênis de borracha;
– Psicólogos e psiquiatras plantonistas;
– E por fim, uma cópia do manifesto comunista. Eles vão precisar.
Um Abraço
Alfredo
Juarez,
Vc esqueceu da vaselina…..
Sds.
Leonardo
Tá mais para Gripen C/D.
Vai ser no “seco” Basca….eles merecem….
grande abraço
Finalmente, sempre foi meu favorito pelos dados apresentatos.
Parabéns a FAB, como aguardavamos isso…
Gripen ng + missil Meteor.
Bela dupla
Finalmente acabou…..venceu o melhor para o Brasil.
E que venha o Gripen …….
GRIPEN.
GRIPEN.
GRIPEN………..
Parabéns FAB…..
Mais uma vez PARABÉNS a FAB, ao Comandante Saito e a Presidente (desculpem não gosto da grafia Presidenta) Dilma pela escolha e pelo anúncio, já que isso implica no fim de uma longa novela. PARABÉNS também a COPAC pelo seu trabalho.
E PARABÉNS também ao comentarista Solskhaer pelos seus 4.4 (sobe qualquer montanha) e por ter tido o anúncio do Gripen neste seu dia.
Abraços
AHAHAHAHAHA EU JA SABIA!!!! TINHA CERTEZA!!!!
Muito Feliz, foi o melhor final de todos, um caça que poderemos ter e operar!
Parabéns aos envolvidos, agora é esperar pelo leasing dos caças tampões para cobrir a lacuna do mirage.
A Saab tem estoque para isso?
Sds,
Não era meu favorito (preferia o SH), mas fico aliviado com o fim da novela.
Agora a ansiedade pela decisão será substituída por outra, a das notícias sobre os detalhes da negociação e pela entrada em serviço do novo caça (4 longos anos… haja coração!).
Talvez agora pelo menos diminua a discussão apaixonada dos torcedores de cada modelo que concorria no FX2, e o site possa seguir com uma discussão mais nobre, mais técnica e de um futuro melhor para a FAB.
Que venha a Gripen!
E parabéns aos responsáveis pelo site.
Sempre fizeram um excelente trabalho. Merecem comemorar.
Eu não estou me contendo de tanta emoção aqui!!! Já sorvi uma quantidade generosa de cerveja gelada para comemorar essa decisão tão aguardada. Sempre torci pelo Gripen, pois, ao meu ver, é o que apresentava a melhor proposta de ToT ao Brasil: aprender fazendo.
Parabéns à FAB, ao Brig. Saito e a Saab. Espero sinceramente que, ao longo desta década, tenhamos maiores detalhes sobre essa aquisição e possamos, enfim, ter uma Força Aérea com “F” maiúsculo.
Brasil acima de tudo!
aleluuuiiaaaaaaaaa…. só vi agora a noticia….. finalmente o bem venceu.
na entrada do jornal da globo o apresentador já começou com uma crítica ácida a compra e avisaram que terão um “especialista” para analisar escolha do Gripen… veremos quem será e o que dirá…
Essa é para entrar para história.
Deu a razão, o melhor para o Brasil a longo prazo, a proposta mais viável e com maiores perspectivas futuras (e presentes).
Deu GRIPEN NG!
Esperei como todos vcs todo esse tempo, desde os tempos do FX, do antigo Plano Fênix. Confesso que já estava cansado e cínico em relação às notícias do FX2, tanto que não acreditei quando li a notícia hoje de manhã de que a Presidente autorizou o Amorim a declarar o vencedor do FX2.
O Gripen NG é a única opção a incluir o Brasil desde a concepção do projeto com a Akaer. Oferece ao país papel fundamental no desenvolvimento do SEA GRIPEN para a MB. Coisa que ToT poderia igualar. Agora, bem que queria ver aquele MFD único desenvolvido pela AEL/Elbit (previsto para o SH) no Gripen, isso eu queria ver…
Enquanto isso, mesmo com a tentativa de emplacar o Advanced Super Hornet, sem novas ordens, a Boeing será obrigada a fechar a linha de montagem em alguns anos.
Por sua vez, o Rafale além de mais caro, é um caça de uma força aérea só. Sobre a India, se o Rafale realmente for feito lá, terá tantos itens personalizados que será quase uma outra aeronave.
Mais uma vez, prevaleceu a decisão técnica. Parabéns FAB e a todos que contribuíram para a decisão (inclusive ao snowden…rs) .
Esperemos a assinatura dos contratos!
PS: estou assistindo ao Jornal da Globo e já estão falando que a decisão foi precipitada, tomada às pressas. Isso me parece a chororô de perdedor lobista…ou com definiram rafachelada.
Sempre “torci” pelo Gripen E/F desde 2008, e vendo essa notícia agora, ainda custo a acreditar.
Fantástico! Fantástico! 🙂
Pode não ser o melhor caça do mundo, mas sem dúvidas era a melhor proposta considerando todos os aspectos.
Parabéns FAB!
Parabéns Saito!
Parabéns Dilmona!
e porque não dizer parabéns Ministro Cone Amorim!
A claro, parabéns à todos os entusiastas da Aviação de Defesa, incluso eu, os editores do PA, e os demais colegas que lêem e comentam aqui!
Parabéns à todos!!! 🙂
[]’s
Muitos parabéns foram ditos aqui mas eu quero parabenizar outros além dos já citados.
Quero parabenizar os colegas de fórum que sempre debateram a questão com respeito aos colegas e às suas opiniões, por mais que fossem estapafúrdias ou diferentes de suas próprias. Respeito aos colegas e às regras é fundamental, por mais que alguns teimem em deixá-lo de lado. Acima temos alguns exemplos.
Quero também parabenizar aos colegas que, desde o anúncio do escolhido, tiveram a dignidade de afirmar que torciam para outros mas que estão felizes pela perspectiva de recuperação da FAB com a definição do vencedor. Merecem todo nosso respeito por colocarem de lado suas preferências e demonstrarem que a preferência de todos nós aqui é (ou deveria ser) o fortalecimento da FAB para a defesa de nosso amado país. Como disse um colega acima, espero que esses Gripens nunca precisem ver uma situação de emprego real mas fico feliz que venham a estar disponíveis para desencorajar agressões por parte de outros países.
Cordiais saudações a todos.
A propósito: parabéns ao amigo Grifo.
Caro Vader, parabéns ao Brasil, a FAB e a todos nós entusiastas e torcedores.
Parabéns também aos autores da Trilogia, em especial aos pilotos de Gripen Galante e Nunão 😉
acabou de passar a reportagem no jornal da globo… ao falarem do rafale o mostraram decolando de um pa e uma imagem da apresentação do typhoon… kkkkkk colocaram o typhoon no lugar do rafale…
eeeeeeeee globo, não acerta uma….
Aleluia!
Finalmente!
É isso aí. Bola pra frente que até vermos um caça novinho em nossas bases aéreas tem muito tempo.
Sempre fui do Su-35, com a eliminação dele fiquei torcendo pelo Rafale, mas na época que a presidente estava por anunciar o SH estava simpatizando muito com a idéia (mesmo com um pé atrás), aí veio a revelação da espionagem e passsei a torcer pelo Gripen ou uma compra sem Tot de qualquer outro caça novo.
Agora ficou até um caminho fácil para a aquisição dos Su como caças de 1ª linha de defesa futuramente.
Parabéns a FAB! Sucesso e feliz 2014!
Em primeiro lugar, quero dar parabéms ao Brigadeiro Saito, a Força Aérea Brasileira e a todos os que não perderam a fé. Também como as palavras pouco amistosas que referi aqui sobre o Brigadeiro Saito, mais que uma vez.
Agora sim, com esse anúncio poderemos estar seguros que a Força Aérea Brasileira voltará a ser uma força de primeiro mundo, tomando o seu merecido lugar, com um vetor a altura dos pilotos de caça brasileiros.
Agora só resta saber de aonde, e quando chegarão os caças tampão para cobrir nossa retaguarda até que cheguem os Grippens. A Suécia não poderia nos fazer um leasing até então?
Agora vou embora, pois tenho que colocar um certo avião de caça belissimo e moderno no lugar do F-5BR que tenho como o meu wallpaper.
BRASIL!!!!!
João,
Falando nisso (de certa forma), você ou alguém sabe se já saiu o Gripen daquela coleção da De Agostini? Se saiu, vou pedir ao jornaleiro. Se não, vou pedir também 🙂
Mayuan, ainda não saiu, mas não falta muito, provavelmente em janeiro, já que saem quinzenalmente. Hoje saiu o Dassault Super Mystère. O Draken e o Viggen já saíram. Faltam também o F-5 Br e o A-4 MB .
Estou querendo o F-15, F-14 e o A-4 da MB também. Valeu pela dica!
http://youtu.be/MqI6_CV5_Ik
F-15 já saiu, os outros 2 não.
Sei que os colegas já estão mais do que felizes com a correta e tão esperada decisão do FX-2, mas ainda tem mais coisa boa por vir!
Para quem acha que a Boeing ficou de fora da jogada, enganaram-se. Recebi um presentão de feliz natal na minha caixa postal hoje, após a divulgação do resultado.
Dias ainda melhores virão! 😉
PS: Saito não me surpreendeu, sempre acreditei na tenacidade dele. Já Amorim se revelou o melhor MD na história desse país! Bravo!
Almeida 19 de dezembro de 2013 at 1:09
Como para bom entendedor, pingo é letra, e letra é frase, poderia deixar um pinguinho só para matar a nossa curiosidade?
E o Velho Samurai ganhou a parada.
Quanto ao Celsinho, não atrapalhou. O que já é um feito e tanto!
“Observador
18 de dezembro de 2013 at 19:14 #
Rinaldo Nery18 de dezembro de 2013 at 18:23 #
Prezado Rinaldo,
Creio que os comentários do Carlos Alberto foram mal interpretados.
A turminha de que ele fala não está na COPAC, mas no escalão político do MinDef e do próprio GF.”
Observador
Observou bem.
Serão 10/12 meses(se tudo der certo) para a assinatura definitiva do contrato, veremos. Estamos juntos na sua afirmação:
“É a nossa cancerosa classe política que pode botar areia nas turbinas da FAB.”
Já dei minha resposta em seguida aos comentários desse Oficial pelo qual nutria respeito.
Quanto a me chamar de leviano, é um elogio em se tratando para quem enderecei a estocada.
“Brasil, acima de tudo”.
ACABOOOUUU!!!
E esqueçam os caças russos.
O Grippen reafirma a FAB como operadora de caças ocidentais.
Dona Dilma tentou agradar “gregos e troianos”: Não escolheu franceses ou russos para evitar “bater de frente” com os EUA (e pelos outros motivos que conhecemos, ainda bem!) , não escolheu o americano por causa do escândalo e para afagar os egos de seu governo bolivariano, partido e militância leiga; escolhendo os suecos fez tudo isso, mesmo que saibamos que as tecnologias do Gripen podem ser embagradas pelo Tio Sam caso queiram mas, os mesmos nunca se mostraram contrariados caso a escolha fosse o NG, vão ganhar com a escolha também.
Mas demoraram muito para a escolha óbvia, então não vejo isso como sensato muito menos obra de estadistas.
Almeida 19 de dezembro de 2013 at 1:09 #
Sei que os colegas já estão mais do que felizes com a correta e tão esperada decisão do FX-2, mas ainda tem mais coisa boa por vir!
Para quem acha que a Boeing ficou de fora da jogada, enganaram-se. Recebi um presentão de feliz natal na minha caixa postal hoje, após a divulgação do resultado.
Dias ainda melhores virão! 😉
Caro Almeida! Recebi uma “iiradiação da Mãe Dinah” sobre o mesmo assunto.
Parece que um limão da Boieng vão se transformar em uma limonada logo ali, e em uma jarra bem grande que comporta muita limonada…….
Grande abraço
Desabafo…
Deixei para postar no dia de hoje, porque ontem, além da família reunida em casa, a emoção era forte demais e poderia me exaltar.
Preferi curtir em silêncio; comemorar conversando com a minha esposa (de direita) e eu (de esquerda), ficava relembrando todo esse processo. Confesso: sou um leigo.
Não sou como o Vader, o Justin, nossos editores (orgulhoso de vocês nesse espaço) e tantos outros que sabem muito do assunto. Sou apenas um aficcionado por assuntos militares (sou filho de milico), por aviação, pelo Brasil.
Li durante esta jornada que acompanho a Trilogia comentários exaltados sobre o Saito, o Amorim, a Dilma…
Sim, sou petista de ter a bandeira do partido em casa. Mas antes de tudo, sou patriota, sou brasileiro, amo meu país. Acredito que todos, sem exceção: de esquerda, de centro, de direita, não queiram a ruína e a desgraçado seu país. Só que cada um quer por um caminho, por uma via, por uma estrada. Se você é de direita, de esquerda, de centro, não importa! O amor ao seu país é o mais importante.
O japa nunca me decepcionou. O Amorim algumas vezes. A Dilma…Sou suspeito, voto na Dilma indiferente de partido. Sei que se fosse pelo lobby, pelos mais exaltados e por outros motivos, a escolha seria outra.
Venceu a tropa. Venceu a escolha técnica. Venceu a Força Aérea Brasileira. Vencemos todos nós…
Na copa, no dia do meu aniversário, fiz os cartazes que o Galante e o Nunão fizeram aqui no site. Fiz meu protesto no estádio, em frente ao prédio, na rua…Todo orgulho, pois apesar de ser um só, a mensagem já bastava.
Ontem encerramos o primeiro ciclo.
Agora é começar os trabalhos e a FAB caminha para o futuro.
Obriga Saito!
Obrigado Amorim!
Obrigado Dilma!
Obrigado aos colegas de comentários da Trilogia.
Obrigado aos editores da Trilogia.
Um abraço,
F – 5.
P.S.: Hoje é dia de assistir a edição especial de TOP GUN pela milésima vez…kkkk
E isso deve ter deixado os franceses mais “felizes” ainda:
19/12/2013 – 07:28
Ações da Saab disparam e as da Dassault caem após anúncio de acordo no Brasil
Sei que é efêmero o lance da Bolsa mas, que raio de depto de mkt, de diretoria tem uma empresa dessas que, tem um um produto como o Mirage optar por parar com essa linha e ainda, preferir arriscar o que arriscaram com o Rafale ao invés de estarem no projeto do Eurofighter ?!?!?!?! Teriam 2 produtos no portfólio e não estariam no desespero atual.
Como que será que repercutiu na França, os jornais franceses. Pena que nao sei ler FRANCES.
SDS
GC
Galeão, dá uma olhada:
http://www.lemonde.fr/economie/article/2013/12/18/le-rafale-perd-l-appel-d-offres-bresilien-pour-l-achat-d-avions-de-combat_4336674_3234.html
Você pode jogar o link direto no Google Translate:
http://translate.google.com.br/translate?sl=fr&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwww.lemonde.fr%2Feconomie%2Farticle%2F2013%2F12%2F18%2Fle-rafale-perd-l-appel-d-offres-bresilien-pour-l-achat-d-avions-de-combat_4336674_3234.html&act=url
Galeão, o NY Times já foi mais direto, falando que o Brasil “esnobou” a Boeing:
http://www.nytimes.com/2013/12/19/business/international/brazil-snubs-boeing-in-jet-deal.html?_r=0&adxnnl=1&adxnnlx=1387451420-zut8aQwnUabEY5S1PZYp9Q
Já um jornal Sueco (como não poderia deixar de ser) colocou como notícia principal em sua Home a vitória do Gripen:
http://www.thelocal.se/
Antonio e Juarez
Acho q vai demorar um pouco mais!
Sistema de armas serão problemas locais?
http://www.lemonde.fr/economie/article/2013/12/18/le-rafale-perd-l-appel-d-offres-bresilien-pour-l-achat-d-avions-de-combat_4336674_3234.html
VALEU Edgar, vou tentar ler neste link que vc enviou
A decisão pelo Gripen também está como destaque na página inicial de alguns dos principais veículos especializados gringos ( pq no Brasil somos nós 😀 ):
http://www.flightglobal.com/
http://www.aviationweek.com/
http://www.defensenews.com/
http://www.janes.com/
Esta repercussão internacional acredito que foi um dos fatores responsáveis pelas ações da SAAB terem disparado com alta de quase 25% ontem:
http://investing.businessweek.com/research/stocks/snapshot/snapshot.asp?ticker=SAABB:SS
O NY times, apesar do titulo da materia, é uma materia muito mais pe no chão do que algumas lidas aqui mesmo no Brasil, não sou especialista, mas vi cada absurdo!!!
sds
GC
AAACAAABOU!!! Finalmente!
Achei que nunca escreveria isso! Eu já havia abandonado qualquer preferência já faz alguns anos. Para mim se saísse algum caça novo, qualquer um da lista já estava ótimo.
Depois de tanto tempo finalmente temos algo a comemorar, um caça novo e uma compra razoável. Parabéns à toda equipe da FAB, à Presidente e até mesmo ao Ministro (sim, algum legado ele está deixando).
Que venham uns gripens-C de leasing para tapar o buraco enquanto os novos não chegam.
Foi uma gratíssima surpresa de fim de ano.
Antonio M 19 de dezembro de 2013 at 7:10 #
“E esqueçam os caças russos.
O Grippen reafirma a FAB como operadora de caças ocidentais.”
Será? Apesar de achar desnecessário este clima de revanchismo, não apostaria nisto não.
O MD já falou inúmeras vezes que não jogará todos os ovos na mesma cesta, e na própria entrevista de ontem reforçou que o país esta aberto a negociações para a 5ª geração.
Se isto se confirmar, eu vejo os russos na frente, com o PAK-FA sendo um dos únicos caças de 5ª geração a entrar no mercado a médio prazo. A própria aceitação do GF pelo Gripen pode sinalizar em uma mudança de rota do governo neste sentido, mudança que sempre fui a favor.
Vamos ver mais pra frente.
champs
19 de dezembro de 2013 at 9:16
Caro Chamos.
A questão não é apenas equipamento, mas a doutrina.
E pelo que se diz, a operação dos Mi35 não é plenamente satisfatória o que não é bom em questão de futuras aquisições.
Na situação atual apostaria mais em tentar entrar na parceira Boeing/Saab para o treinador que talvez torne dispensável a versão F do Gripen NG e quem sabe do FS2020, creio que seria algom mais rápido e concreto.
abç;
correção: Caro Champs …
Fernando “Nunão” De Martini
18 de dezembro de 2013 at 19:23 #
…..quando o Poder Aéreo foi atingido ….. quanto por possíveis ataques cibernéticos.
Nunão,
Já dei umas dicas de quem pode estar por trás deste assunto…. mas o Galante queria mais informações ficou de ligar… mas deve ter esquecido.
Sds.
Rafael M. F., eu não podia sair falando ontem sem antes consultar meus parceiros.
Resumindo, trabalho na área de defesa há vários anos e tenho uma empresa de consultoria em desenvolvimento de sistemas para este mercado. Por conta do FX-2, recebi contatos e propostas de parcerias/contratos com todos os três finalistas. Todos querendo obviamente fortalecer seus laços por aqui para vencer a disputa no quesito ToT/compensações.
Ontem, logo após o anúncio oficial, recebi um email de uma das perdedoras comentando o fato mas reafirmando nossas negociações feitas até então e dando continuidade ao projeto/contrato.
Hoje de manhã recebi um email da vencedora também reafirmando nossa parceria.
Da terceira envolvida e maior perdedora, até agora não ouvi nada.
Amigos!
Ontem após a grata surpresa, voltei a virar um pouco criança novamente!
Lembrando a primeira vez qnd fui na BACO ainda moleque até a última vez que vi dois “bicudões” passando devagar com aquele belo som das turbinas, vendo-os da janela de casa no último sete de setembro. E o recente desencantamento do provável fim absoluto da FAB como força de combate!
Obrigado por essa alegria aos homens de honra e comprometidos com seu país e com sua missão! Não esmoreceram e baixarem a cabeça ao jogo duro que sabemos que existe na política e lutaram até o fim pelo que acreditavam ser o certo… E triunfaram!
Parabéns FAB! Parabéns Comandante Saito! Parabéns Copac! Parabéns Brasil!
Sds.
Carlos Alberto, obrigado pela resposta. Não havia percebido o endereçamento subliminar dos seus comentários. Quanto ao amigo Oganza, vou desconsiderar. Aqui é o fórum do Poder Aéreo, não das ¨polemicas aéreas¨.
Um companheiro de turma que trabalha na SEFA me reportou que os governos sueco e norte americano elogiaram a lisura e a competência do processo de seleção realizado pela FAB. A metodologia empregada foi impecável, embora muitos aqui manifestassem suas dúvidas quanto a isso.
Quanto ao contrato, será um longo processo. É um trabalho muito complexo. Acompanhei a negociaÇão contratual dos EC-725 e do KC-390. Doze meses é uma proposta otimista.
Espero que os Gripen C/D cheguem logo, como tampões, a fim de suprir a lacuna deixada pelos F-2000.
Rinaldo Nery, boa noite.
De fato, as negociações podem demorar. Ainda assim, há um precedente otimista, embora não seja brasileiro: foi a negociação entre Suíça e Suécia. Entre a escolha do Gripen pelo Governo Sueco no final de 2011 e a assinatura de um acordo-quadro governo a governo em agosto do ano seguinte, passaram-se cerca de 9 meses. Depois houve uma procrastinação de vários meses devido aos trâmites parlamentares suíços, em meio a uma forte manifestação dos opositores, mas as bases para o acordo, no Executivo, já estavam dadas. Como no processo brasileiro não há essa parte de aprovação Legislativa – popular no formato suíço, creio que há possibilidades boas se o exemplo inicial for seguido.
Saudações!
Olá Nunão! Fui fiscal do contrato do CL-X (C-105 Amazonas), e são vários volumes, com muitos detalhes. Esse projeto é bem complexo, e com a participação direta da EMBRAER, que, salvo melhor juízo, deverá participar dessa negociação. E tudo na língua inglesa!
Mas, como você, espero que tudo dê certo e seja rápido.
Também espero, Rinaldo, mas da mesma forma espero que não me cobrem depois por ter dado uma possibilidade otimista de andamento, pois foi apenas isso, uma possibilidade.
Segundo matéria publicada hoje, um executivo da Saab revelou que a proposta do Gripen no F-X2 tinha 3.600 páginas detalhando inúmeros pontos. É bastante coisa para se negociar, e acredito que esse detalhamento vai ampliar essas páginas.
“Rinaldo Nery
19 de dezembro de 2013 at 22:51 #
Carlos Alberto, obrigado pela resposta. Não havia percebido o endereçamento subliminar dos seus comentários. Quanto ao amigo Oganza, vou desconsiderar. Aqui é o fórum do Poder Aéreo, não das ¨polemicas aéreas¨.
Um companheiro de turma que trabalha na SEFA me reportou que os governos sueco e norte americano elogiaram a lisura e a competência do processo de seleção realizado pela FAB. A metodologia empregada foi impecável, embora muitos aqui manifestassem suas dúvidas quanto a isso.
Quanto ao contrato, será um longo processo. É um trabalho muito complexo. Acompanhei a negociaÇão contratual dos EC-725 e do KC-390. Doze meses é uma proposta otimista.
Espero que os Gripen C/D cheguem logo, como tampões, a fim de suprir a lacuna deixada pelos F-2000.
Senhor Rinaldo Nery,
sua compreensão manifestada recompõem os fatos no seu devido lugar e só poderia esperar essa sua atitude, tipica dos integrantes da nossa gloriosa FAB. Retomo meu especial apreço e consideração a sua pessoa, já manifestado neste site em outras ocasiões. Obrigado.
Registro:
Realmente doze meses….a labuta será árdua, mas somente os ricos de espirito e elevado amor a nação
são capazes de superar obstáculos.
Quanto aos comentários dos “vencidos”, tipico de gente séria e responsável.
Caro Nery reitero, nunca tive dúvidas da lisura e da honradez, imparcialidade e integridade do COPAC e da FAB; mas aonde tem políticos a coisa é “feia” e fiz questão de deixar essa minha opinião de forma contundente.
Não tenho menor preocupação com a parte técnica e da liderança no processo por parte da FAB, nem com a participação da Embraer e outros possíveis atores.
Minha preocupação são duas:
1.- Querer aplicar algo de conteúdo nacional que não esteja a altura do ideal no produto final. Puro nacionalismo barato e tipico tupiniquim de civis que não
são da área e
2.- Ingerência do GF e dos PTralhas no processo, de forma a alterar o melhor “desenho” que já está em andamento. Seja por interesse ideológico, anacrônico e outros de qualquer natureza.
Creio ser a FAB e seu comando a última trincheira e o bastião da moralidade e da tenacidade no F-X 2. Até agora isso está provado(demonstrado, evidente e indiscutível).
Que continue assim nosso glorioso Exército dos Ares,
nas Asas da História.
“Optimus
19 de dezembro de 2013 at 15:12 #
E o recente desencantamento do provável fim absoluto da FAB como força de combate!
Obrigado por essa alegria aos homens de honra e comprometidos com seu país e com sua missão! Não esmoreceram e baixarem a cabeça ao jogo duro que sabemos que existe na política e lutaram até o fim pelo que acreditavam ser o certo… E triunfaram!
Parabéns FAB! Parabéns Comandante Saito! Parabéns Copac! Parabéns Brasil!”
Com licença, faço das suas …. minhas palavras.
Parabéns à FAB.
Parabéns para o Brig. Saito.
Parabéns para o Ministro da Defesa Celso Amorim.