Amanhã é o dia ‘D’ do F-X2

54

Reunião poderá definir futuro do programa de renovação de caças da FAB

 

F-X2-vinheta7-poder_aereo

DestaqueParte da imprensa nacional está afirmando que amanhã, dia 18 de dezembro, ocorrerá um encontro que reunirá a presidente Dilma Rousseff, os comandantes militares e o Ministro da Defesa. A pauta central seria o programa F-X2, com a definição da aeronave vencedora.

O programa F-X2 entrou numa encruzilhada. Ou se toma uma decisão agora ou o tema terá que ser adiado para depois das eleições de 2014. Caso se decida pela segunda opção, é provável que o mesmo seja extinto.

Arrastando-se desde a administração passada, o Programa F-X2 completou cinco anos em maio passado. Mas a origem da sua história pode ser traçada em meados da década de 1990, quando foram traçadas as diretrizes básicas para a renovação da frota de caças da FAB (Força Aérea Brasileira).

Durante todo este período de indecisão, a FAB aposentou seus Mirage III, modernizou a frota de 46 caças F-5, comprou mais onze F-5 usados da Jordânia para modernizar (trabalho em andamento), adquiriu o Mirage 2000 como caça tampão e além disso está modernizando 43  jatos de ataque AMX / A-1 para o padrão A-1M.

Mesmo com todo este esforço para manter uma capacidade dissuasão mínima, não há como fazer milagres. Os 12 caças Mirage 2000, que deveriam ter sido aposentados dois anos atrás, tiveram seu período de operacionalidade esticado ao máximo (muito em função da canibalização de peças provenientes de metade da frota que foi encostada).

dia da aviacao de caca 2013 Mirage e F-5 passagem baixa - foto 2 poggio

Já a versão modernizada do F-5, atualmente o principal vetor de alta performance da FAB, deverá iniciar o processo de baixa a partir de 2017, caso não se possa estender a vida útil das aeronaves mais desgastadas da frota, que começaram a voar há mais de 40 anos. Uma parte da frota atual ainda deverá operar no início da próxima década, mas o fato é que, gradativamente, os números de F-5M em serviço vão diminuir e, provavelmente, daqui a dez anos só restarão em serviço os 11 jatos comprados da Jordânia ou pouco mais.

Por fim, o A-1M, versão modernizada cujas entregas já começaram, tem todas as condições (faltando a aquisição de mais armas modernas) para se estabelecer como um excelente avião de ataque. Mas o fato é que se trata de um jato subsônico, sem desempenho compatível com missões de superioridade aérea. Por isso, não pode ocupar eficazmente este papel, apesar da multifuncionalidade trazida pelos novos sistemas.

A-1 e A-1M na CRUZEX 2013 - foto Icaro

Luz no fim do túnel

Em maio desse ano, tudo convergia para uma definição do programa em favor do caça norte-americano F/A-18E/F Super Hornet, fabricado pela Boeing em associação com a Northrop (originalmente, também a fabricante do F-5). Esta posição foi reforçada pela visita do vice-presidente dos EUA, John Biden, ao Brasil, que convenceu a presidente Dilma de que as exigências brasileiras em relação ao programa seriam atendidas. Então vieram as manifestações públicas de junho, sinais de fraqueza na economia nacional e as denúncias de espionagem.

Tudo indica que este último episódio foi definitivo para que o governo, em especial a presidente, voltasse atrás e desistisse de anunciar o vencedor do programa F-X2. Depois de muita retórica, a principal vítima do episódio foi o Super Hornet, que poderia ter sido anunciado durante (ou, mais provavelmente, imediatamente antes ou após) a visita de Estado que a presidente Dilma tinha marcada para aos EUA em outubro, também cancelada.

Após um período em que o assunto foi deixado de lado pelos holofotes da imprensa, o F-X2 voltou à carga na última semana, com a visita que o presidente francês, François Hollande, ao Brasil. Hollande trouxe o presidente da Dassault, Eric Trappier, na esperança de que o Rafale marcasse pontos. No entanto, segundo a imprensa nacional, o governo deixou claro que o caça da Dassault estaria fora da disputa em função do valor elevado. Não há nada oficial que confirme esta posição do governo e a disputa permanece entre o Rafale, o Super Hornet e o Gripen.

Será que a reunião deste dia 18 acenderá uma luz no fim do longo túnel do F-X2?

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

“D” ? E, F, G, H …..

Carlos Alberto Soares

Somos brasileiros, não desistimos nunca ….

Iväny Junior

O negócio vai fechar, literalmente. Eu acredito que ele já esteja morto, e, a esta altura do campeonato, sem mais tampões (apenas os f-5) para tomar o lugar antes da aposentadoria dos mirage.

Pode ocorrer eficiência dos lobbys da Boeing e da Dassault, e assim, a decisão em favor de qualquer um.

Pode ocorrer uma “crise de bom senso” e a escolha pelos Gripen.

E também pode ocorrer o anúncio de mais um tampão para a morte do fx-2 (como aconteceu com o fx-1). Junto com o meu melhor palpite (nada vem, nada virá), são as minhas suposições.

Oganza

Uma pergunta:

Ainda tem F-5 no ARMAG?

kkkkkkkk

Darkman

Espero que não saia nada e que seja cancelado logo essa pendenga duma figa !!!!

Vamos voar de F5M o Rei dos Céus até cair pecinhas.
E que seja feita uma compra direta.

Antonio M

A minha curiosidade é, como a alegada contenção de gastos para não concluir a concorrência vai refletir no eleitorado e na opinião pública (ou do que resta dela) caso se decidam por um dos caças, como será usado pelo governo e o que dirá a oposição (se é que existe ou possa ser chamada de oposição).

Carlos Alberto Soares

URGENTE, URGENTE, URGENTE, URGENTE

Chegam os novos vetores do FX-2, URGENTE

http://www.youtube.com/watch?v=SiJEnOzG0n8

Corsario137

Desculpem perguntar mas qual a fonte da notícia?

Carlos Alberto Soares

MD, Amorim
GF, Tia Dilma
FAB, Dinastia Saito

Carlos Alberto Soares
Nick

Se ocorrer a decisão amanhã, a FAB deveria mudar o dia da Aviação de Caça para 18 de Dezembro. 🙂

Caso contrário, mandar mecânicos para serem treinados na manutenção de F-16 usados.

[]’s

Carlos Alberto Soares

“Nick
17 de dezembro de 2013 at 7:05 #

Caso contrário, mandar mecânicos para serem treinados na manutenção de F-16 usados.”

Há outras opções na visão “Delles”:

http://www.f-16.net/forum/viewtopic.php?t=4385

thomas_dw

z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z
z z z z z z z z z z z z z z z z z

solskhaer

Que tal uma bela noticia no dia do meu aniversário!?!?!?!?
São 44 anos bem vividos mas há mais de 10 anos querendo conhecer um novo vetor da Força Aérea!

Blackhawk

Acho que o Snowden tá mais seguro lá na Rússia… aqui não ia durar muito hahaha

Antonio M

Carlos Alberto Soares
17 de dezembro de 2013 at 6:57 #

Espero que vire um tópico.

Mas, por que a Rússia não lhe dá asilo permanente? Não quer ou ele não quer?

Por que não pede para a China ou Coréia do Norte?

Edgar

Dia ‘D’ de Desistência 🙁

Adriano Bucholz

Tomara que saia fumaça branca!!!

Mauricio R.

Mas que F X-2, dia 18 vão decidir a nova fornada de aeronaves Embraer p/ o GTE.
Esse pessoal tá mais é preocupado em passear…

joao.filho

Por falar do Snowden…

http://www.cnn.com/2013/12/17/world/americas/snowden-nsa-brazil-letter/index.html?hpt=hp_t2.

No que concerne FX-2, já não vale a pena comentar.

Santana Denis

Para mim é estratégia da Rússia mandar Snowden p o Brasil, afim de malar de vez nossa relação com os EUA, sobre a decisão dos caças #eu_acredito .

Santana Denis

O interesse da Rússia em aproximar-se do Brasil chega a ser estranho, para não dizer “suspeito” nos indicam e apoiam em tudo que é comissão a exemplo da Síria. É como o Brasil fosse uma menina inocente apaixonada pelos EUA mas ele não da muita bola porém fica tomando conta para outro não vir siscar no seu terreiro, do outro lado a Russia a todo tempo cortejando a donzelinha “inocente” que horas parece que quer, horas não e eles doidos para empurrar o “ferrão e emprenhar, ai não terá mais jeito é casar e assumir a trágica família.

Bogaz

” Programa F-X2 completou cinco anos em maio passado”..ta sendo bem modesto ..

Fernando "Nunão" De Martini

“Bogaz em 17/12/2013 as 10:55 ” Programa F-X2 completou cinco anos em maio passado”..ta sendo bem modesto ..” Bogaz, Quanto ao F-X2, o fato de ter cinco anos (caminhando para seis) é correto. Começou no início de 2008 e, no início de 2010 (dois anos depois) toda a parte relacionada à FAB estava completa (desde as RFI, depois as RFP, a escolha de três finalistas, depois BAFO etc), o que é um tempo bastante razoável. Depois disso, o que ocorreu foi três anos (caminhando para quatro) de pura enrolação por parte de dois presidentes (Lula em seu último ano de… Read more »

Marcos

Na quinta-feira, completou um ano do discurso em que Dilma Rousseff prometeu “construir mais de 880 aeroportos regionais”. Depois, baixou a bola e prometeu 270 terminais. Até ontem, nenhum processo de licitação para esses aeroportos foi iniciado. Então… FX2 pode aguardar mais alguns anos.

cristiano.gr

Depois que fiquei sabendo que o Palocci está no lobbie pelo Rafale desisti 300% de torcer pelo Rafale. Os PTs tentam tirar vantagem em tudo para eles e usam os cargos das esferas de governo para enriquecerem. Não fazem nunhum negócio sem ganhar uma gorda comissão do nossos suados impostos, são os maiores sangue-sugas que existem no Brasil. Talvez por isso, também, tanta favoritismo ao Rafale na época do Lula, já que os americanos parecem mais fechados contra comissões que os franceses e os suecos são de longe os mais sérios. No RS o ex-ministro da Justiça Tarso Genro que… Read more »

Antonio M

O pior é quererem forçar uma lógica que, se sairmos da “dominação imperalista ianque” iremos nos desenvolver como potência se aliando à Rússia .

Como se dá essa relação causa/efeito?

Mauricio R.

Nossa, se enviar esse Snowden ao Brasil é o suficiente p/ melar as relações Brasi-EUA, bela porcaria são essas relações.
O que não condiz absolutamente, c/ a realidade.

Marcos

A “esposa” do jornalista diz que a vinda de Snowden ao Brasil é para peitar os EUA. É ideologia pura!

Baschera

cristiano.gr
17 de dezembro de 2013 at 11:14 #

Hahahaha… é bem isto mesmo… o povão continua comendo pedra, mas gasta os trocados do bolsa esmola em festa, suruba e “tableti” como diz aquela ignorante da propaganda oficial…..

Quem trabalha duro e paga imposto até para respirar é que paga a farra…. os politicos só faturam em cima, basta ver que as tais “pesquisas eleitorais” dão como certo a reeleição da corja….

FX-2 ?? Talvez tenham vergonha na cara e assinem o atestado de óbito.

Sds.

joao.filho

Rsrsrs. Tudo bem, então podemos começar o FX-3, “esquecer” os anteriores e só falar do FX-3.

Mas para falar a verdade, discutir esse conto de fadas mais para quê? Prefiro mesmo falar sobre “The Hobbit”, ou talvez o próximo “Star Wars”. Seria mais produtivo.

ci_pin_ha

Foi marcada uma audiência na CREDN, quinta (19), onde o Ministro da Defesa falará sobre os projetos estratégicos das FA. Será que amanhã 18, teremos realmente a escolha do FX-2 e na quinta a justificativa a Comissão. Rezemos.

JapaMan

Boa tarde Senhores, Pela primeira vez em 5 anos, estou confiante, e explico porque: No (DES)Governo passado, tínhamos a preferência do 9 dedos pelo Rafaleco, o que seria um desastre e todos nós sabemos porque e blá blá blá, e depois veio a Dilma e com ela a decisão a favor do melhor caça entre os finalistas: o Super Hornet, porém com o escândalo, e mais blá blá blá, usamericanu dançaram, enfim, sobrou a melhor opção para o Brasil, o caça mais barato, com 100% de transferência, e que mesmo diante de toda crise financeira, com o PIBINHO, etc etc,… Read more »

Bogaz

Tomara que esteja certo JapaMan.

André Sávio Craveiro Bueno

A essa altura, se realmente for sair algo, a cúpula do PA pode já estar sabendo. Mas obviamente nada podem contar.

Se alguém encontrar Nunão e/ou Poggio e/ou Galante numa mesa de bar tomando umas, postem para sabermos! 🙂

“Se alguém encontrar Nunão e/ou Poggio e/ou Galante numa mesa de bar tomando umas, postem para sabermos!”

André,

Nesses últimos dias, tenho saído com meus óculos de Groucho Marx para não ser reconhecido numa situação como essa, o que poderia influenciar o resultado.
🙂

Edgar

Pessoal, em conversa recente com alguns amigos fui informado que o clima atual dentro da FAB está mais para a Escandinávia do que para as margens do Missouri e Mississípi. Agora, se isto se reflete no gabinete da Gerenta na Plaza de la Revolución e se será, de fato, amanhã, talvez nunca saberemos.

André Sávio Craveiro Bueno

Com relação a bebidas, lembro da frase do intérprete de Jim Lovell em Apollo 13, quando este chega em casa, onde ocorria uma festa pelo pouso do LM da Apollo 11, com garrafas de vinho, creio: “Chegou a propulsão líquida” ou algo desse tipo.

Marcos

As três piores coisas do ano para cada força:

Exército: General Lamarca
FAB: amanhã dou minha opinião
Marinha: pesquisando

M@K

Acho que a estratégia para as FA é reforçar a defesa antiaérea: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1464

Almeida

Reforçar a defesa antiaérea?

Primeiro, QUE DEFESA AA?

Segundo, vai cobrir esses 8,5 milhões de km com quantas baterias AA?

Almeida

E ainda me linka uma página sobre o RBS 70… se ainda fossem uns S-400…

Fernando "Nunão" De Martini

Almeida, se acalme. Não jogue frustrações pra cima de outro comentarista. O M@K apenas colocou o link para uma notícia, que aliás é uma notícia importante, e disse o que ele acha a respeito. Pra quê criticar o fato dele der colocado o link?

M@K

Obrigado pela “defesa antiaérea” Nunão, só queria contribuir um pouco.

M@K

Caro amigo Almeida: Não precisa ficar furioso. A mesmas decepção que tu sente em relação ao FX, FX1, FX2, FX2.5…eu também sinto. Gostaria de ver nosso país bem protegido com o que há de melhor em defesa aérea, terrestre e naval. Mas nem sempre é assim, a realidade muitas vezes não nos satisfaz. Tudo isso é questão cultural. O Brasil, graças Deus nunca teve que enfrentar um conflito bélico em larga escala em seu território. Questões de defesa, guerra, conflitos armados, etc. não fazem parte do cotidiano de nossas vidas, como o que se vê em alguns países da Europa… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Antonio M
17 de dezembro de 2013 at 8:34 #
Carlos Alberto Soares
17 de dezembro de 2013 at 6:57 #

Espero que vire um tópico.

Mas, por que a Rússia não lhe dá asilo permanente? Não quer ou ele não quer?

Por que não pede para a China ou Coréia do Norte?”

Coreia do Norte é o que ele merece.

Deixo um esclarecimento: Não sou vermelho não,
aliás comungo com uma boa parte das opiniões e
manifestações nesse espaço, não todas tá.
Tem preposto(s) do Partidão aqui, sabemos disso.

2ª posição:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/12/1386747-governo-brasileiro-nao-vai-conceder-asilo-para-snowden-em-troca-de-informacoes.shtml

O SH volta ao páreo !

Carlos Alberto Soares

Pô agora é que notei:

Mesa farta, carrinho de mercado cheio, fica por ai mesmo burrão.

Almeida

Desculpe M@K, eu havia entendido que você preferia ir de AAAe do que de caças, que era o assunto do post. Como nem uma nem outra sozinha resolvem, critiquei apressadamente.

RBS 70 ajuda, e muito, a cobrir a defesa de ponto. Mas vamos deixar esse assunto pra outro post específico. Abraços!

rommelqe

Quero reiterar minha opinião: é Super Hornet, amanhã.
Por quê? É apenas uma questão de lógica….econômica.

Gilberto Rezende

Não há nada desta natureza nas agendas oficiais do Ministro da Defesa e da Presidenta da República.

Apenas a apresentação dos novos oficiais-generais recém promovidos às 11:30 h.

Notícia FAKE.

http://www.defesa.gov.br/lai/index.php/agenda-do-ministro/3286-agenda-para-quarta-feira-18-de-dezembro-de-2013

http://www2.planalto.gov.br/imprensa/agenda/agenda-da-presidenta-1/copy25_of_agenda-19-11-2013

Fernando "Nunão" De Martini

Gilberto, há post específico já publicado desde ontem com as agendas do ministro da Defesa e da presidente da República.

Grifo

Caro Gilberto, havia uma expectativa hoje já que é a última reunião do ano agendada entre a presidente e os militares.

Sem decisão este ano, acho que podemos lavrar o atestado de óbito.

Yluss

OFICIAL – BREAKING NEWS:

Dilma anuncia caça as 17h00 hoje.

Acaba de sair na Bloomberg!!!

YAYAYYAY \o/

(enlouqueci total.. dez anos esperando…pirei)