F-X2: Dilma diz a François Hollande que o Brasil não comprará caças da França

49

Rafale - foto 5 Galante - Poder Aéreo

ClippingNEWS-PAAu revoir – Dilma Rousseff disse nesta semana ao presidente François Hollande que o Brasil não comprará da França os 36 caças do programa FX-2, da Aeronáutica. O entrave para a aquisição do Rafale, fabricado por um consórico liderado pela francesa Dassault, é o preço: ele custaria o dobro dos concorrentes –o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o sueco Gripen-NG. Na expectativa de selar o negócio, Hollande trouxe o presidente da Dassault, Éric Trappier, em sua visita ao Brasil.

Sinais trocados – Surpresos, auxiliares relatam que Dilma deixara no ar que poderia decidir pelos franceses, pois acompanhou Hollande em dois eventos no Brasil, contrariando seu estilo. Mas, nas palavras de um deles, era um “gesto de consolação”.

Finesse – Apesar do contratempo comercial, Hollande foi cavalheiro com a brasileira: ela tropeçou ao descer uma escada ontem na Fiesp, em São Paulo, e só não caiu porque o francês a amparou.

FONTE: Folha de São Paulo (coluna Painel, de Vera Magalhães)

COLABOROU: Grifo

NOTA DO EDITOR: não tenho por hábito botar a mão no fogo por ninguém, mas devo dizer que conheço a colunista desde a época da faculdade, embora há tempos não tenhamos contato. Pela sua trajetória profissional, sei que não é de seu estilo inventar coisas, e sim acompanhar de perto as fontes do poder. Se está publicando a informação, é porque provavelmente alguma fonte bastante ligada ao que acontece no governo a transmitiu. Porém, como esse programa F-X2 já viu todo tipo de reviravolta, nada impede que outra ainda aconteça para que o Rafale recupere sua posição no topo dessa roda-gigante, onde já esteve em setembro de 2009. Afinal, tempo é o que não falta: à exceção daquele fatídico 7 de setembro, sucessivos ocupantes da Presidência nunca mostraram ter pressa para resolver a questão.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério

Se isso for verdade é sinal q a decisão esta tomada, masssssss, só acredito vendoo

Requena

Acho que ela quis dizer que não vai mais é comprar caça nenhum…

HMS TIRELESS

Se o Rafale não será comprado pelo custo, e estando o SH descartado em virtude das denúncias de espionagem, existem três cenários possíveis e apenas um me agrada. Vou começar por este último:

a) A FAB vai de Gripen NG

b) Não haverão caças

c) Virada de mesa indecente, espúria e ilegítima no intuito de trazer os russos de volta à disputa. Seriam os vícios do futebol invadindo a administração pública. O Flanker é o Fluminense da jogada…..

Fabio ASC

Nunão, concordo com você.

Mas tem uma coisa que me intriga: sou só eu ou vocês também tem notado um Lobby “agressivo” por parte dos EUA em “todos” os níveis? Estariam os americanos querendo resgatar a posição que tinham junto a AS via Brasil?

Baschera

Isto está parecendo aquela brincadeira da dança da cadeira, só que a música é o “Requiem de Mozart”…. cada um já sentou na cadeira varias vezes… mas a música continua sempre…. não para !

Os concorrentes já estão tontos de tanto cirandar em volta da cadeira do FX-2 …. e eu já estou enjoado só de “olhar”.

Sds.

Carlos Alberto Soares

KFIR BLOCK 60, F 5 MII, Ex-Swiss, Saudi Arabia, USA, SOUTH KOREA, SINGAPORE, TAIWAN, JORDAN, ISRAEL,
CHILE etc…. CHEETAH BLOCK BR 60.

That’s what we deserve in and ready.

Carlos Alberto Soares
Bogaz

Bom..parece que a decisão esta tomada..só falta divulgar..até divulgar oficialmente a morte é melhor q essa novela sem fim.

Baschera

Escritório da SAAB no Brasil agora se reporta a SAAB North America…..

The North American push came as Saab adopted a new strategy for markets outside Sweden. The company has recently divided the world into six regional markets, including the Nordic countries, Europe and the Middle East, sub-Saharan Africa, Asia-Pacific and the Americas.

As a result, the Latin American market, including Saab’s long-running bid for Brazil’s prized fighter contract, came under the North American division.

http://www.flightglobal.com/news/articles/saabs-t-x-bid-highlights-growing-north-american-presence-394025/

Sds.

joao.filho

“ela tropeçou ao descer uma escada ontem na Fiesp, em São Paulo, e só não caiu porque o francês a amparou.”

€4%±¥¿¢!!!! Sacanagem!!! Não dava pra olhar pro outro lado não???

Nick

Se a Dilmona disse com todas as letras que o Rafale já era para o presidente francês, falta ela confirmar então quem venceu, ou então cancela de vez e autoriza a FAB procurar caças recauchutados.

[]’s

Observador

Senhores, Se a decisão dela é esta, mudo o meu conceito sobre a gestão da presidente: de “catastrófica” para apenas “muito sofrível”. Dar um NÃO para a rainha do hangar francesa, cuja relação custo-benefício é péssima, é o mínimo que se pode esperar de um governante com um mínimo de bom senso. Mas creio que a decisão não é dela. É da (péssima) situação econômica do país, que recomenda que não se compre NADA, no máximo se receba alguns aviões usados “na faixa” ou seja, sem custo mas sem nenhuma modernização. Que venham então os F-16 A/B americanos, os F-4… Read more »

Gilberto Rezende

A fonte é a Folha de São Paulo, caráter passado da funcionária Vera IRRELEVANTE…

Iväny Junior

Isso não me surpreende.

Antonio M

Gilberto Rezende
14 de dezembro de 2013 at 15:09

Para quem segue de certas linhas doutrinárias, não se importa que representantes de empresas declarem ser contra as leis que impedem o pagamento de propinas, de fato o caráter não quer dizer nada mesmo.

Penguin

A versão da IstoÉ…

Lobby inconveniente
Franceses se reúnem com Lula para pressionar Dilma a comprar os caças Rafale, mas o governo praticamente descarta essa possibilidade

http://www.istoe.com.br/reportagens/339481_LOBBY+INCONVENIENTE

Grifo

Senhores, lembrando a fala do ministro da Defesa no fim do fim do mês passado:

http://www.aereo.jor.br/2013/11/27/celso-amorim-sobre-o-f-x2-leasing-de-cacas-russos-nao-esta-em-consideracao/

“Minha expectativa é para que algo muito breve ocorra.”

Com a eliminação do Rafale estou certo que a Presidente já tomou a sua decisão, e estaremos vendo em breve o final do FX-2. Ou sai alguma coisa na semana que vem, ou não sai mais nada e o processo morreu.

Guilherme Poggio

Grifo escreveu:

Ou sai alguma coisa na semana que vem, ou não sai mais nada e o processo morreu.

Concordo. Não há como esticar mais o processo.

Almeida

Se ela cortou mesmo as asinhas dos lobbystas franceses, até mesmo com aval do chefe Lulá, melhor decidir agora. Com as festas de final de ano, ninguém vai fazer nenhum alarde sobre isso, não tem como. Depois da virada, entra em ano eleitoreiro e aí já era, só 2015.

Sniper

Baschera,

Pois, assim q eu li, pensei q a posiçao de Puthânphia no FX-2 – sobrepondo a reaçao pós espionagem americana a esse expediente de agora “fazer docinho” pros franceses- se assemelha muito aquela velha prostituta em bordel de 5a categoria, meia calça arregaçada, bob no cabelo, calcinha menstruada, de cigarreira na mao e que ainda acredita que ta na epoca em que era courinho de luxo.

Blind Man's Bluff

FX2 já era, é mal negócio pra Vadilma. O negócio dela é estadio, concreto, cimento e Odebrecht. E aí que a verba desvia solta!

Carlos Alberto Soares

“Penguin
14 de dezembro de 2013 at 16:10 #
A versão da IstoÉ…

Lobby inconveniente
Franceses se reúnem com Lula para pressionar Dilma a comprar os caças Rafale, mas o governo praticamente descarta essa possibilidade”

“FONTE: IstoÉ” – Editora Três

“Chapa branca”, devem estar mandando recado aos franceses e apaziguando o AC da FAB. Comenta-se
que caso a Dassault levasse, algum(uns) MB ia(m) sair “atirando” com .50 para tudo que é lado. O GF e os
PTralhas teriam recebido esse “recado”.

Fonte: “DIVA”

Gilberto Rezende

O melhor é o adiamento por mais 3 anos do FX-2.
Nem Rafale e nem Super Hornet. Muito menos Gripen.
A turma do Saito MERECE.

Daqui a 3 anos o orçamento deve estar mais reforçado pelas primeiras receitas do pré-sal e o impedimento econômico ao Rafale estará menor.

E o Saito em casa…

Guilherme Poggio

Daqui a 3 anos o orçamento deve estar mais reforçado pelas primeiras receitas do pré-sal e o impedimento econômico ao Rafale estará menor.

Em três anos, se houver produção (o que me parece difícil diante dos trabalhos que ainda devem ser feitos no campo), ela será ínfima. E mesmo assim os recursos do “pré-sal” (royalties) seguirão para o Ministério da Educação e da Saúde. Até onde sei estes dois órgãos não pretendem comprar caças.

thomas_dw

antecipando o resultado do FX2

1 – O ‘leasing’ com opção de compra de 24 F-16C/D ou Gripen por 10 anos , provavelmente novos ou do estoque da USAF/ Suecia.

2 – o cancelamento do FX2.

3 – o inicio dos estudos do FX3 visando a compra do substituto do F-5 e F-16, como parte um programa mais amplo que ira incluir tambem o AMX.

Vader

Kkkkkkkkk, eu me divirto, rsrsrs…

Era ÓBVIO para qualquer um que pensa com a cabeça, e não com a estúpida ideologia esquerdopata e antiamericana, que o caça francês jamais teve chances reais, por conta de seu preço ABSURDO (mais caro que o F-35).

C’est fini. E já vai tarde.

Mais uma que o Tio Vader “papou”… 🙂

Vader

Kkkkkkkkk…

bitt

Senhores, senhores…
Alguém aqui ainda acredita que alguém fora da FAB (e dos assíduos deste blogue) queira de fato comprar caças de última geração? Para um país pacífico, que resolve tudo na base da conversa?..

Gilberto Rezende

Vamos estabelecer uma coisa DUVIDO que a Presidenta Dilma tenha AFIRMADO ao Presidente francês que não comprará os aviões Rafale por ele custar o dobro do preço do Super Hornet. 1) Primeiro que isso não é verdade, e mesmo que fosse JAMAIS essa relação de valor entre as propostas francesa e americana poderia ser citada numa conversa direta entre o presidente francês e a presidenta brasileira; 2) Se o populacho pró-yankee baba de raiva até hoje porque o Lula ANTECIPOU em 2009 o resultado da licitação do FX-2 para o Sarkosy e o desqualifica de ébrio para baixo por causa… Read more »

Gilberto Rezende

Somente a P-58 que acabou de sair de Rio Grande e que deve estar operacional em poucos meses tem produção prevista de 150.000 barris/dia (fora gás). A 100 dólares o barril (o brent hoje custa 108 dólares) a produção anual só desta plataforma gerará 5,25 bilhões de dólares anuais em 350 dias de produção… http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/10/30/73173/ Este ano de 2013 foram 9 unidades de produção instaladas e temos 28 (VINTE E OITO) unidades de produção EM CONSTRUÇÃO no país que estão previstas a instalação até 2017/2018… Então vá ______________ antes de falar bobagem sobre o pré-sal… COMENTÁRIO EDITADO. RESPEITE OS DEMAIS… Read more »

Guilherme Poggio

Caro Gilberto Rezende,

A verdade sobre a indústria do petróleo do Brasil é esta:

Acidentes expõem sobrecarga na Petrobrás

Mas isso é assunto para outro blog, correto?

Rogério

Gilberto Rezende
15 de dezembro de 2013 at 9:51 #

Ainda bem que vc pensa assim, pq vc não acerta nada, nunca 😀 😀

Bogaz

Gilberto Rezende

Só não ve quem não quer..teses e teses para tentar explicar o que foi dito com todas as letras..a jaca fancesa morreu..
essa história do pré sal esquece.

Colombelli

Pré-sal? Sonha Gilberto. Investigue a fundo. A petrobrás pode estar quebrada em 03 anos.

Quanto à escolha/exclusão:

A situação é bem diferente do que aquele quadrilheiro do lula fez em 2009. Ele tomou a mais absurda decisão há época, movido por sentimento pessoal, no que, inclusive incidiu em crime de responsabilidade, em tese. Faltou coragem ao congresso para responsabilizá-lo. Era lesa pátria com dinheiro do contribuinte.

Ja se ela “antecipou” a exclusão do Rafale, esta tomando a mais lógica das decisões. Um ótimo caça, mas muito caro de adquirir e operar. São duas duas situações bem distintas.

Gilberto Rezende

_________________________

COMENTÁRIO APAGADO NA ÍNTEGRA. VOCÊ FOI AVISADO PARA NÃO CONTINUAR DESRESPEITANDO OS DEMAIS COMENTARISTAS.

Baschera

Tssc, tssc…. Petrosauro… a empresa com mais dívidas do mundo…..

Mesmo sendo uma empresa monopolista no Brasil… e mesmo sendo de um ramo de negócios em que só mesmo sendo muito, mas muito burro ou mal intencionado se pode não ter lucros estratosféricos.

Sds.

Carcará 01

Impossivel não lembrar do trecho do Tropa de Elite e fazer uma analogia com esse tópico:

“Sr. Gilberto, o sr. é um ___________

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sério, não sei quem lhe inventou, mas que que essa pessoa se baseou em Goebbles, isso eu não duvido!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

COMENTÁRIO EDITADO.
O COMENTÁRIO DO GILBERTO, MAIS ACIMA, FOI APAGADO NA ÍNTEGRA POR CONTINUAR DESRESPEITANDO OS DEMAIS, ENTÃO PEDIMOS QUE NÃO CONTINUEM ALIMENTANDO A DISCUSSÃO CHAMANDO-O DE OUTRAS COISAS EM TROCA.

Rinaldo Nery

Essa novela do FX está muito estranha. São muitas variáveis: propinas, interesses políticos etc. O caso Lula/Sarkozy/Jobim (não se esqueçam dele!) era pura propina. Esse silencio do Comando da Aeronáutica também é questionável. O que será que há por trás dessa história? O Brasil já passa uma vergonha muito grande, há tempos, no cenário internacional, por conta do prolongamento desse Programa. Como eu já disse, pra FAB, agora, só resta esperar e saber aonde será a sede do GAC (Grupo de Acompanhamento e Controle). Interessante é que, sem alarde, a Marinha conseguiu emplacar o PROSUB, bem mais caro. Acho que… Read more »

Vader

A MB não foi mais inteligente: a MB se dobrou aos desígnios governamentais, aceitando os franceses, seu sobrepreço atávico, e a Odebrecht, empreiteira oficial do ParTido, levando bola via DCNS, sem licitação.

A FAB se recusou a fazer esse jogo imundo.

Simples assim.

Vergonha eterna à Marinha do Brasil, especialmente ao seu alto comando, por isso.

Quanto à FAB, não fez nada mais que a obrigação. Mas num país em que TUDO é arregado, podemos agradecer à Força.

Carlos Alberto Soares

Gilberto Rezende 15 de dezembro de 2013 at 15:08 # “O que pode ter acontecido (eu acredito) é que a Dilma falou que o Rafale não poderia ser adquirido AGORA por ser muito caro para nossas atuais condições orçamentárias. Como já estaria decidido que o FX-2 vai para geladeira por mais 3 anos ela aproveitou para pressionar os franceses para repensar neste 3 anos a mais que em novas revalidações da proposta de reduzir ainda mais o seu preço.” Três anos? Ano que vem completam 12 anos no poder ! Em termos de doutrina da defesa nacional com toda essa… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Rinaldo Nery 15 de dezembro de 2013 at 23:10 # ” Tenho muito respeito pela imensa maioria dos que se manifestam neste espaço, pelo Senhor em especial. “Vader 16 de dezembro de 2013 at 5:07 # A MB não foi mais inteligente: a MB se dobrou aos desígnios governamentais, aceitando os franceses, seu sobrepreço atávico, e a Odebrecht, empreiteira oficial do ParTido, levando bola via DCNS, sem licitação. A FAB se recusou a fazer esse jogo imundo. Simples assim.” PROSUB: Conta final U$$ 25 bi, já está acontecendo uma infinidade de problemas nos Sub convencionais, “descobriram” que tem tecnologia americana… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Gilberto Rezende
15 de dezembro de 2013 at 15:20 #

Este ano de 2013 foram 9 unidades de produção instaladas e temos 28 (VINTE E OITO) unidades de produção EM CONSTRUÇÃO no país que estão previstas a instalação até 2017/2018…”

Dou assessoria no setor. Nos indique os Estaleiros e as exequibilidades do prazo mencionado em sua afirmação.

Não venha com link’s factóide.

Blind Man's Bluff

Gilberto, vc n cansa de ser ____________?

COMENTARIO EDITADO. JÁ PEDIMOS PARA NÃO CONTINUAREM A TROCA DE PALAVRAS POUCO ELOGIOSAS COM O SENHOR GILBERTO, QUE JÁ FOI ADVERTIDO E TEVE SEU COMENTÁRIO APAGADO, COMO HAVÍAMOS DITO QUE ACONTECERIA EM CASO DE REINCIDÊNCIA.

Rinaldo Nery

Sei que não é assunto para o fórum, mas tenho uma dúvida: já temos a tecnologia e os meios para a exploração do petróleo na camada do pré-sal? Li na imprensa que tal tecnologia ainda não está disponível.

Guilherme Poggio

Sei que não é assunto para o fórum, mas tenho uma dúvida: já temos a tecnologia e os meios para a exploração do petróleo na camada do pré-sal? Li na imprensa que tal tecnologia ainda não está disponível. Prezado Rinaldo Nery Geralmente estes assuntos relacionados à exploração dos recursos minerais na costa brasileira nós tratamos no site do Poder Naval. A exploração na camada pré-sal (lato sensu) já é feita pela Petrobras. Cito aqui o parque das baleias (campos de Jubarte e Baleia Azul), Caratinga, Marlin e Voador. É claro que cada campo possui as suas características e suas dificuldades.… Read more »

Baschera

Estará ….. depois que “investirmos” Us$ 600 bilhões (Petrosauro mais as outras CIA’s)….

Sds.

Antonio M

Guilherme Poggio
16 de dezembro de 2013 at 12:48 #

E não fica barato.

Esses campos vão ter de render muito …….

Oganza

kkkkkkkkkkkk

o melhor doutrinador é o doutrinado.

maaaasssss quando as coisas não saem do jeito que eles querem acho que é essa a reação dos obtusos de dois neurônios…

http://www.youtube.com/watch?v=o9TwNpFtjnI

Mas no fim eles podem dar uma de coitadinhos tb… rsrsrs
então um Pink só pra relaxar.

Goodbye cruel world
I’m leaving you today
Goodbye
Goodbye
Goodbye
Goodbye all you people
There’s nothing you can say
To make me change
My mind
Goodbye.

Sds.

ps.: É PROIBIDO ALIMENTAR OS TROLLS