Tejas realiza disparo de míssil IR, integrado ao radar de controle de tiro

4

lca-tejas-9

Segundo comunicado do Governo Indiano, o teste comprovou o travamento do alvo pelo radar de controle de tiro do caça, com o míssil guiado por infravermelho realizando um impacto direto

Comunicado do Bureau de Informações à Imprensa do Governo Indiano (PIB), no dia 7 de dezembro o LCA Tejas, primeiro caça de quarta geração leve concebido e desenvolvido na Índia, realizou um teste de disparo de míssil guiado por infravermelho (IR). O comunicado afirma que esse disparo, realizado às 11h (horário local) do dia 7, representa mais um marco no desenvolvimento da aeronave.

Ainda segundo a nota do PIB, o teste de demonstração dos parâmetros requeridos para total capacitação do sistema de armas foi realizado na Costa de Goa (Mar da Arábia), e o míssil IR atingiu e destruiu o alvo com impacto direto, após o alvo ter sido travado pelo radar de controle de tiro da aeronave. O LCA (sigla para Light Combat Aircraft – avião de combate leve) Tejas vem sendo desenvolvido pelo DRDO e pela ADA, governamentais, com a estatal HAL como parceira de produção. Já o alvo foi rebocado por uma aeronave não pilotada do tipo “Lakshya”, também desenvolvida pelo DRDO.

Outros testes de lançamento de armas vêm sendo realizados com o Tejas para atingir sua certificação operacional. A imagem abaixo, informada como sendo do teste realizado com o míssil IR, foi divulgada pelo blog indiano Livefist.

Teste de disparo de míssil IR por Tejas - foto via Livefist

FONTE: Press Information Bureau, Government of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

IMAGEM DE BAIXO: Livefist

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

O teste foi com qual míssil? R-73?

A Foto é do teste real? Ficou boa!!! rs

Almeida

Parece o R-73 sim! Um bom míssil, até hoje!

Oganza

Pois é Nunão, ela ficou boa!!! Eles podiam disponibilizar maior rsrsrs

Sds.