Air_Canada_Boeing_777-200LR - wiki

ClippingNEWS-PAA Air Canada parece próxima de decidir se compra até 60 novos aviões da Airbus ou da Boeing, uma decisão que pode definir qual das fabricantes ganhará a corrida anual por encomendas, disseram fontes da indústria.

A companhia canadense disse que está avaliando a renovação de sua frota de aeronaves de corredor único, que inclui mais de 50 Airbus A320 e A321, assim como 45 aviões 190 da Embraer.

A Air Canada também poderia fazer encomendas adicionais por aviões menores posteriormente, e espera-se que ela compare o novo avião CSeries da canadense Bombardier, com a família de aviões de segunda geração da brasileira Embraer.

O analista da RBC, Walter Spracklin, disse em uma nota a clientes na sexta-feira que a Air Canada poderia potencialmente fazer uma encomenda por 30 aviões CSeries.

Companhias aéreas estão aguardando para fazer decisões de pedidos firmes do CSeries, que começou a ser testado em setembro, até que a Bombardier divulgue dados de voo.

“Dados completos de performance devem ser divulgados dois a três meses”, disse Spracklin.

O presidente-executivo da Air Canada, Calin Rovinescu, havia dito anteriormente que esperava que a decisão fosse tomada até o final do ano, observando que ela envolveria mais de 100 aviões.

Um porta-voz da Air Canada disse que nenhuma decisão havia sido tomada, mas duas pessoas familiares com o assunto disseram que a decisão pode ser feita nesta semana, quando o conselho de administração da empresa se reúne.

Fontes da indústria disseram que a Air Canada enfrentaria suas necessidades de renovação de frota em duas fases, começando com uma decisão sobre a possibilidade de ficar com a Airbus para jatos de médio curso, e escolher a versão renovada A320neo, ou mudar para o Boeing 737 MAX.

A empresa deve optar por 30 ou mais jatos ao fazer uma encomenda firme com opções por até outros 30 aviões.

O negócio seria avaliado em até 6 bilhões de dólares se todas as opções forem exercidas.

Airbus e Boeing não quiseram comentar o assunto.

FONTE: Reuters, via Estadao

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Mauricio R.

Na mídia especializada estrangeira, a notícia não é assim tão dramática:

“Air Canada has said that the narrowbody order would include replacements of its existing A320, A321 and Embraer 190 fleets, and…”

“An order for a replacement of the E-190s is still likely.”

(http://www.flightglobal.com/news/articles/Air-Canada-poised-for-A320neo-order-393701/)

No mais o “estrago” feito pelo lançamento do B-777X em Dubai, não será revertido vendendo somente 60 a 90 células.

Mauricio R.

O “estrago”:

“It secured firm orders and commitments for 342 aircraft including 182 777-9X twinjets and 43 of the 777-8X – the first for the smaller variant.”

“Airbus took firm orders for 142 aircraft worth $40.4 billion plus commitments for another 18, bringing the overall value to $44 billion.”

(http://www.flightglobal.com/news/articles/DUBAI-777X-helps-Boeing-double-rival-Airbuss-haul-393338/)

O mercado:

(http://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-how-the-gulf-mega-carriers-just-got-a-bit-bigger-393376/)

Mauricio R.

Deu Boeing!!!

“Air Canada announced an order for up to 109 Boeing 737 Max aircraft today, in a deal valued at $6.5 billion at list prices.”

“Air Canada is one of the first pure Airbus A320 family operators that Boeing has flipped to the Max.”

(http://www.flightglobal.com/news/articles/Air-Canada-orders-up-to-109-737-Max-aircraft-394037/)