AMX de Istrana

vinheta-exclusivoA Base Aérea de Istrana da Força Aérea da Itália (AMI) é a sede do 51° Stormo (Ala), que opera dois esquadrões de AMX: o 103° Gruppo e o 132° Gruppo. Mas lá também estão estocados alguns dos AMX da AMI que não foram modernizados para o padrão ACOL.

Na imagem acima, do Google Earth, aparece o aeródromo de Istrana com destaque para dois locais distintos onde é possível ver alguns AMX fora das instalações. No recorte da esquerda é possível ver um F-104G entre os AMX e no recorte da direita é possível identificar um dos AMX como o MM7101 (primeiro de cima para baixo). Este AMX não foi modernizado e sua situação é: “estocado”. O MM7101 foi estocado ainda com a pintura comemorativa aplicada em 2000 (ver foto abaixo).

AMX_International_AMX,_Italy_-_Air_Force_AN1390428

Não muito distante de Istrana (algo como 9km em linha reta) está o aeroporto da cidade de Treviso. Na parte oposta do aeroporto civil fica localizada o 3″° Reparto Manutenzione Velivoli”(Comando Logistico – COMLOG). Lá são feitas as inspeções a cada 500 horas nos AMX da Itália. É possível que outros AMX também estejam estocados no interior das instalações do 3 RMV.

Istrana- Treviso

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Embora fazer a xepa, chama a FAB!!!

nunes neto

A FAB tb tem uns 10 estocados!Acho que esses ai não interessam a FAB,se a mesma quisesse mais AMX poderia ter aproveitado 5 dos 10, claro sei que estão bem estragados ,mas nada que canibalizando outros e $ não recuperem!Agora se os Italianos estiverem bons, e retirando-se os canhões,verão bem vindos!

Marcelo

preferia que fechassem o F-X2……………………..mas talvez…mais um esquadrão de A-1M na Amazônia não seria má idéia.

Fernando "Nunão" De Martini

Marcelo, Nada impede que haja um esquadrão de A-1M na Amazônia, mesmo sem pensar em reativar jatos estocados e coisas do gênero. É só questão de realocar melhor os esquadrões atuais. Tudo bem que, nas bases onde estão hoje, há economias de custo pelas infraestruturas já estabelecidas etc, mas também há uma END indicando que deve haver prioridade para a Amazônia (tanto que o Pacau, agora equipado com F-5M mesmo em pequena quantidade, foi para Manaus). Tanto o esquadrão de A-1 de Santa Cruz (onde já opera um esquadrão de caça, com F-5M) mas principalmente um dos dois esquadrões de… Read more »

Marcelo

Saudações Nunão!