Ministros usam jatos da FAB para turbinar suas pré-campanhas

22

dia da aviacao de caca 2013 GTE VC-99A FAB 2550 - foto 5 poggio

Agendas oficiais pelo país mal disfarçam eventos que reforçam candidaturas

ClippingNEWS-PANas asas dos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), ministros que serão candidatos no ano que vem percorrem suas bases eleitorais num misto mal disfarçado de trabalho com campanha antecipada. Quando não estão viajando, os auxiliares diretos da presidente Dilma Rousseff abrem suas agendas em Brasília para receber líderes políticos locais, já interessados nos dividendos em 2014.

De todos os ministros candidatos, a maior ofensiva, com a utilização escancarada dos programas Minha Casa Minha Vida e entrega de caminhões e retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2) a prefeitos de seus estados, tem sido da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, que enfrenta dificuldades para emplacar sua candidatura contra o governador tucano Beto Richa, no Paraná.

Gleisi é seguida nessa lista pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, prioridade das prioridades do PT em São Paulo, e o da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, escalado para enfrentar o reduto aecista em Minas Gerais.

Na penúltima semana de novembro, por exemplo, Gleisi e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PT), fizeram uma propaganda maciça, nas redes sociais, sobre uma nova rodada de entrega de máquinas e caminhões em cidades do interior, realizada no sábado da semana passada, dia 23: “No sábado, governo federal vai entregar 54 caminhões basculantes a cidades do Paraná através do #PAC2”, anunciou a ministra, em sua página do Twitter.

Três dias antes, Vargas, que sempre acompanha a ministra, junto com o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) a eventos políticos com os prefeitos, já tinha anunciado o evento no Twitter: “54 municípios do Paraná receberão caminhões com caçamba neste sábado. Estarei na Lapa ao lado da ministra Gleisi”.

E não é só em viagens e eventos públicos no estado que Gleisi tem participado de atos com conotação político-eleitoral. No gabinete da Casa Civil também recebe uma romaria de prefeitos e políticos locais — tudo devidamente registrado nas redes sociais por André Vargas: “Prefeitos de diversas cidades do Paraná foram recebidos hoje no gabinete da ministra Gleisi Hoffmann”, alardeou em 23 de novembro. Também postou registro do evento no Palácio do Planalto, com a foto oficial da presidente Dilma ao fundo.

No dia 9 de novembro, um sábado, Gleisi fez novamente um ato com prefeitos de Londrina, com Vargas e Zeca Dirceu. À FAB, ela requisitou um jatinho para duas pessoas; em nota, sua assessoria chegou a anunciar a presença do ministro da área, Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, mas ele não apareceu.

GTE VC-99B FAB 2585

Em 4 de outubro, Gleisi viajou ao Paraná duas vezes com Dilma para entregar máquinas e anunciar bondades do governo. Em sua página na internet, após a passagem de Dilma e Gleisi pelo Paraná para entregar máquinas, Zeca Dirceu mostrou fotos de “banners” gigantes dele, ao lado das duas, com o logotipo do PT, pregado em uma das caçambas.

Gleisi e Dilma tinham entregue pessoalmente a prefeitos paranaenses 179 chaves de caminhões, retroescavadeiras e motoniveladoras. Mas nos dias seguintes, Zeca percorreu os municípios e, em novos eventos com os prefeitos, entregou de novo as mesmas máquinas. As “reentregas” foram realizadas com discursos e faixas de agradecimentos ostentando os nomes de Zeca, candidato à reeleição, de Dilma e de Gleisi.

Padilha recepciona médicos

A ministra mantinha agenda discreta de candidata até outubro. Os voos solicitados por ela à FAB, até aquele período, tinham Curitiba como destino, onde ela reside. Porém, em novembro ela começou a circular mais pelo Paraná.

Executor do programa-vitrine com o qual Dilma quer alavancar sua reeleição, o Mais Médicos, o ministro da Saúde também tem mantido uma intensa agenda de viagens, com prioridade para São Paulo. Com o mote de receber médicos estrangeiros e discutir a necessidade dos profissionais nas cidades, ele percorre o país, sempre com profissionais para registrar seus passos e suas declarações. Material que poderá servir para sua candidatura ao governo de São Paulo e à presidente, à reeleição.

No domingo, 27 de outubro, por exemplo, Padilha requisitou um jatinho para ir de São Paulo a Recife, com equipe de assessores e fotógrafo, para receber mais uma leva de médicos estrangeiros; depois voltou a São Paulo, também em aeronave da FAB — o que é legal. Na véspera, viajara de Brasília a Goiânia, para recepcionar outros médicos. Viagens também devidamente documentadas por sua equipe.

Até mesmo ministro que não tem o que entregar — uma vez que a pasta que comanda não tem como finalidade conclusão de obras ou serviços — aparece assinando ordem para liberação de verbas ou entregando obras.

Caso de Fernando Pimentel, que também vem assumindo o lugar de Dilma na entrega de máquinas do PAC2 a prefeitos mineiros. Em 18 de outubro, ele visitou Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu e Belo Horizonte, onde mora. Um dia após o presidente do PSDB e pré-candidato à Presidência, senador Aécio Neves (MG), participar de um grande encontro regional no Triângulo Mineiro, em outubro, Pimentel foi a Uberaba, onde entregou caminhões e tratores. Em 20 de novembro foi a vez de ele entregar, em Governador Valadares, 70 máquinas retroescavadeiras a prefeitos e prefeitas do Vale do Rio Doce.

Em 2 meses, Ideli foi dez vezes a Santa Catarina

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que terá de dar satisfação à Comissão de Ética da Presidência sobre o uso de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para participar de agenda política, intensificou suas viagens a Santa Catarina em agosto e setembro. Foram cinco viagens em cada mês — incluindo o episódio no qual se deslocou a bordo da aeronave que tem convênio com o Samu para transferir acidentados. A oposição tem explorado o caso.

— Enquanto a dona Ideli passeava no helicóptero do Samu fazendo campanha, ele deixou de atender 116 casos graves em acidentes com mortes. Isso é uma barbaridade! — disse o líder da minoria no Senado, Mário Couto (PSDB-PA).

De acordo com relatório dos voos divulgados pela FAB, as viagens de Ideli para Florianópolis ou outras cidades de Santa Catarina se deram, na maioria das vezes, às sextas-feiras. Porém, há outras atividades que ela desenvolveu durante a semana. Em 29 de agosto, por exemplo, uma quinta-feira, Ideli visitou obras no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Joinville, e anunciou a liberação de recursos para a cidade.

Entrega de caminhões-pipa

Menos de um mês depois, em 13 de setembro, lá estava Ideli novamente na cidade, dessa vez para receber o título de cidadã honorária de Joinville. Em 18 de outubro, ela foi à cidade de Gaspar para tratar das obras de uma ponte.

Outro que tem cuidado muito bem de suas relações políticas no seu estado é Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades. É difícil uma semana em que ele não receba alguém da Paraíba ou viaje para lá. Em 1º de novembro, por exemplo, esteve em Mamanguape para entregar casas. Em 24 de outubro, concedeu audiências para três prefeitos paraibanos das cidades de Bayeux, Coxixola e Várzea. No véspera, outros dois prefeitos estiveram com ele: os representantes de Lucena e Algodão de Jandira. No dia 18 de outubro, uma sexta-feira, passou o dia em João Pessoa onde, entre outras atividades, entregou caminhões-pipa.

VC-99B-museu_TAM

Uso de aviões em atos com viés eleitoral é negado

Os ministros negaram que estejam usando os jatinhos da Força Aérea com o objetivo de se ir aos seus estados para fazer campanha. A assessoria de imprensa da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, informou que ela participa de eventos para os quais é convidada, desde que não interfiram em suas atividades em Brasília.

“Vale lembrar que é competência da ministra–chefe da Secretaria de Relações Institucionais a interlocução com estados, Distrito Federal e municípios”, afirma a assessoria.

A assessoria da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, declarou que ela foi a cidades paranaenses recentemente para representar a presidente Dilma Rousseff em eventos oficiais. Por meio da assessoria, Gleisi disse que “fazer entregas de equipamentos e obras de programas de governo é parte das atribuições dos ministros, inclusive da Casa Civil, que coordena implantação e execução de muitos programas”.

A Casa Civil segue: “A inauguração de obras e a entrega de equipamentos são também prestação de contas à população. Um governante se elege, assume compromissos com a sociedade e tem que fazer as entregas. A equipe auxilia o governante. Como auxiliar da presidente, a ministra Gleisi tem colaborado nesse sentido”.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, negou, por sua assessoria, que priorize atendimento a políticos de seu estado: “O ministro tem a prática de manter as portas abertas do ministério para todas as autoridades que o procuram”.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio informou que Fernando Pimentel segue as regras para o uso das aeronaves da FAB. “O texto autoriza aos ministros de Estado a utilização das aeronaves da FAB nas viagens a serviço e nos deslocamentos entre Brasília e suas cidades de residência permanente, que, no caso do ministro, é Belo Horizonte. O ministro passa os finais de semana na capital mineira desde que assumiu o ministério. É onde mora a família”, afirmou.

O Ministério da Saúde informou que a agenda de Alexandre Padilha não é pautada por diretrizes político-partidárias, nem eleitorais: “O ministro cumpre extensa agenda de trabalho, composta de compromissos e atividades para o acompanhamento e o monitoramento de programas e ações desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Além disso, o ministro vistoria o andamento de obras e acompanha a execução dos programas federais para a Saúde em unidades de saúde em todos os estados brasileiros”.

FONTE: O Globo via resenha do Exército (reportagem de Maria Lima e Chico de Gois)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

E ainda tem gente que acha que a solução é o “financiamento público” de campanha eleitoreira.

Marcos

Quando a autoridade superior não tem caráter e bom senso, tornando privado o que público, a coisa para baixo só pode piorar, pois quem está em cima é que dá o exemplo.

A verdade é que boa parte dessa gente deveria estar atrás das grades.

Baschera

Marcos,

Figurão atrás das grades, no Brasil, além de raro é uma piada… de tantas regalias !

Vou ter que discordar do amigo….a verdade é que esta gentalha deveria era estar no fundo….. do oceano !

Sds.

Marcos

Ai você pega um país como a Austrália, que tem problemas também, e você pelo menos vê onde está indo o dinheiro.

joao.filho

Eis aí o triste fim da outrora grande Força Aérea Brasileira. Caças obsoletos, poucos mísseis vencidos e pilotos desmoralizados fugindo em massa para o setor privado, ou para fora do Brasil. Inútil e obsoleta como força de defesa aérea, o que resta é uma companhia de taxi aéreo para a politicagem corrupta do Brasil. Imaginem só, o pobre oficial piloto que depois de anos de dedicação e privações, se forma e se torna pouco mais que chofer particular destes pilantras. E ainda existem aqueles que continuam na fantasia que a FAB vai renascer como força aérea de primeiro mundo. O… Read more »

Oganza

DATA FOLHA dessa semana: A capacete de Laquê está com 42% com classificação ÓTIMO ou BOM. E o pior, é uma curva ascendente… MEU DEUS. COMERCIAL NIKE de hoje: um popurri de 1 MINUTO simplesmente FANTÁSTICO de imagens dos nossos craques com jogadas fenomenáis e alternâncias para takes do jogo na praia, campinho e até animes com o fechamento: – OUSE SER BRASILEIRO. eu completaria com: VOCÊ TEM CORAGEM? O meu asco está cada vez mais distante desses “governantes” e perigosamente próximo do meu vizinho, do carro ao lado no engarrafamento, da pessoa à frente e atrás de mim na… Read more »

joseboscojr

Parafraseando Arthur C. Clark, “em uma democracia verdadeira todo aquele que se dispusesse a disputar um cargo político deveria ser automaticamente desqualificado para o mesmo”. Como a nossa democracia é representativa e nossos representantes não são escolhidos por aclamação, ficamos na mão de quem se interessa em seguir carreira política, que como disse nosso finado autor de FC, deveria de pronto ser preterido porque boa coisa ele não quer já que o tal do “espírito público” é uma falácia, principalmente por estas bandas. Na Tupiniquimlândia há muito esse tal “espírito” foi substituído pela ambição pessoal e partidária, e claro, tudo… Read more »

joseboscojr

E pensar que esse povo que vive dos impostos e mamam do Estado não conseguiriam sobreviver um dia sequer no mundo real,. onde se tem que acordar cedo, arregaçar as mangas e sair pra buscar o seu pão de cada dia. A maioria desses nossos nobres deputados, senadores, governadores, fiscais disso e daquilo, juízes, brigadeiros, almirantes, etc, aqui no mundo real, fora da Matrix, iriam virar menininhas choronas e não dariam conta de administrar um boteco de esquina de pé-sujo ou um carrinho de pipoca. E temos que sustentar essa cambada de incompetentes com um monte de regalias e direitos… Read more »

cristiano.gr

O problema do Brasil é a população de pouca cultura que nele habita. Se o Brasil (sei que não se inicia parágr. com “se”) fosse habitado por alemães, japoneses ou ingleses, seria a maior potência mundial ou “empardaria” com o Tio Samuel. Talvez a mistura da cultura inglesa e alemã desse a vantagem aos gringos. O fato é que os portugueses, malditos portugueses, colonizaram o Brasil com uma elite que eram de ricos que envergonhavam a monarquia em Portugal, eram corruptos, bandidos, golpistas, assassinos, estupradores, etc., que por terem uma ótima condição financeira receberam como punição virem para o Brasil,… Read more »

Antonio M

Aparelhamento do Estado é isso aí.

Blind Man's Bluff

Eu terei que discordar um pouco dos amigos. O brasileiro é o reflexo do ambiente em que vive. Vivemos sob o conceito da Lei Romana, numa sociedade que idolatra o Rio de Janeiro (como termo genérico), capital do império e dos escravos. Uma sociedade pós monárquica de uma colônia de exploração. Tanto isso é verdade que o brasileiro que vive fora do Brasil age totalmente diferente daquele que vive no Brasil. Aqui nos EUA e nos países da Europa que tive a oportunidade de morar, as “colônias brasileiras”, mesmo sempre dando alguns “jeitinhos brasileiros”, salvo exceções, comprem a leis como… Read more »

Bogaz

Sinceramente…esse país já era…vontade é de sair daqui mesmo..

Antonio M

Também concordo que não foi por quem nos colonizou mas como colonizou é que foi responsável por muitas coisas ruins ainda atualmente.

Ser colonia de exploração foi crucial e ainda, ser rico em recursos naturais, a tal “Maldição dos recursos naturais”.

Oganza

Blind Man’s Bluff gosto do seu ponto de vista, mas tem uma coisa que me incomoda e muito. É o fato de um conceito natural martelar na minha cabeça com muita frequência. – A personalidade de um cão sempre tende a refletir a personalidade de seu dono. Então quem é o dono e quem é o cão? Pela ótica de uma democracia, nós (o Povo), seriamos o dono e nossos representantes o cão. Mas pegando o seu gancho, NÓS é que sempre fomos o CÃO ou serviçal a serviço dos verdadeiros “donos”… então me pergunto: o que está faltando para… Read more »

Blind Man's Bluff

Oganza:
Falta “fome”!

Cão de rua não sabe o que fartura, cão raça não sabe o que é passar fome. O dia que falta “comida” na mesa do cão de raça, ele vai se mover.

joseboscojr

As leis quando são elaboradas o são dentro de um “espírito”. Qualquer pessoa minimamente inteligente, e nem precisa ser um juiz, sabe ao ler uma lei qual é este “espírito”, o que motivou os legisladores ao fazê-la. O problema não são as leis e sim os homens, notadamente os homens brasileiros. Eles, cada um fazendo seu papel nesse circo de horrores, é que deformam o espírito da justiça e apelam para a “letra” da lei. Não há como uma lei ser completa do ponto de vista de sua “letra”. Ela sempre terá furos, onde os homens imbuídos do seu espírito… Read more »

Oganza

É Blind Man’s Bluff, então ainda falta muito… 🙁

Bosco… perfeito… simples noção do certo e do errado… 🙁

Vou arrumar as malas para algum lugar que queira aceitar um SER produtivo, criativo e disposto a ser um CIDADÃO.

Nossa é triste… é incrível como é muito triste.

Blind Man's Bluff

Bosco, você fala com muita convicção que a culpa é apenas da conduta humana, do brasileiro, contradizendo o meu argumento sobre o a conduta moralmente correta do brasileiro que vive fora do Brasil. Esse é seu ponto de vista. Porém terei que discordar sobre seu argumento sobre as leis, a justiça brasileira e os juízes. Te proponho então comparar a a legislação do Colorado, estado em que atualmente habito, com a legislação brasileira e veja a diferença entre uma legislação bem escrita num sistema judiciário não interpretativo, e a legislação brasileira: Esse primeiro link é o “polêmico” Amendment 64, que… Read more »

Vader

Cada povo tem o governo e as instituições que merece.

joao.filho

Milord Vader, dissestes tudo. Um povo que so quer saber de futebol, cachaca, samba e sacanagem realmente merece o governo que existe no Brasil. Ao final das contas, quem votu para instalar o regime do PT no Brasil? Que eu saiba, os brasileiros mesmo. Sou brasileiro, e moro nos Estados Unidos desde pequeno. Obviamente conheco e ja conheci muitos outros brasileiros aqui, na grande maioria gente industriosa, que vive dentro das leis e que dao muito orgulho. Faz dois anos fui ao Brasil, depois de uma ausencia de 24 anos, e meus parentes brasileiros, assim como a grande maioria que… Read more »

joao.filho

votu= votou