Formação Gripen - foto copywright SAAB AB

Contrato de apoio técnico de sistema tem valor de 107 milhões de coroas suecas, equivalente a 16,3 milhões de dólares, e é baseado em desempenho

A Saab divulgou nota na terça-feira, 26 de novembro, informando que recebeu da administração sueca de material de defesa (FMV) um contrato para fornecer apoio técnico de sistema para as Forças Armadas da Suécia referente aos seus caças Gripen, fabricados pela empresa.

A encomenda tem valor de 107 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 16,3 milhões), sendo uma opção exercida dentro de um contrato amplo assinado em junho de 2012. O contrato global é de manutenção e de apoio baseado em desempenho (também conhecido como PBL – Performance-Based Logistics), e tem opções que podem ser exercidas até dezembro de 2016, dentro de um teto de 1,37 bilhão de coroas (cerca de 208,7 milhões de dólares). Com esta opção referente ao apoio em 2014, foi exercido até agora um total de 620 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 101,8 milhões), desde 2012.

Gripen com bombas e mísseis e pod designador - foto P Kustvik - Saab

Segundo a nota da empresa, o apoio técnico de sistema inclui: suporte técnico e operacional, “follow-up” de equipamento, modificações propostas, atualizações contínuas, tecnologias ambientais e operações de estoque para itens de reposição.  Lars-Erik Wige, chefe da área de apoio e serviços da sueca Saab, afirmou que “com essa encomenda a Saab contribui para uma operação efetiva e acessível do Gripen para a Suécia, no próximo ano”. As operações de apoio e serviços serão realizadas em  Linköping, Arboga, Växjö e Östersund.

FONTE / FOTOS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Já que é sobre o Gripen …..

Vídeo sobre o radar AESA do Gripen E/F da Selex…..

http://www.youtube.com/watch?v=k1lGA88V75U

….ou quantos anos luz estamos distantes de projetar, calibrar e industrializar um radar no estado da arte.

Sds.

Baschera

Nunão,

Acho que a FAB estaria MUITO bem equipada…. e quem sabe não dispenderia muitos recursos que lhe são escassos….

Sds.

Almeida

U$ 16,3 milhões para dar toda essa gama de serviços de suporte por um ano? Tá barato! Vai pedir esse orçamento pros franceses ou pros russos…

Se não me engano só sobrou pra Flygvapnet pagar o salário dos técnicos e pilotos mais o combustível.

O que falta mesmo pro Gripen vir pra FAB?

Soldat

“O que falta mesmo pro Gripen vir pra FAB”

Acredito que ó que falta é esse governo vermelho tomar vergonha na cara.

E que venha o Gripen…