IAI Kfir C12 da Colômbia, durante o exercício Red Flag em 2012

Kfir C12 Red Flag - 2

A IAI (Israel Aerospace Industries) está realizando estudos para desenvolver um pacote de melhorias nos aviões de combate Kfir, com base na experiência dos Kfir C12 colombianos (foto acima). A nova versão foi denominada “Block 60” e pelo menos dois clientes estariam interessados nessa configuração. O “novo” Kfir poderá estar pronto em um ano.

A aeronave agora está sendo oferecida com radar Elta L/M-2032 do tipo AESA (active electronically scanned array), que, segundo o fabricante, pode rastrear 64 alvos simultaneamente. A arquitetura do sistema é aberta para que os clientes possam integrar outros subsistemas que desejarem. Quanto ao motor do avião (J79), o mesmo viria com revisão completa e disponível para outras 1600 horas de voo.

Na América do Sul, Equador e Colômbia empregam versões do Kfir. Notícias recentes dão conta de que a Argentina estaria interessada também na aeronave. E até mesmo o Brasil poderia vir a ser um dos clientes desta variante para ser empregado como “caça tampão” até a escolha do F-X2.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Ideia maluca:

Manda as células de Mirage III (que ainda dão um caldo em horas de voo) e as células dos M-2000 pra Israel e transforma todas em Kfir Block 60…..

🙂

Sds.

Nick

Block 60 = F-16 Block 60? 🙂 ahsduhdasuhasduhasdu marketing é sodas….

Para quem já tem os Kfir pode ser uma alternativa para ganhar uma sobrevida, mas nada superior ao que já existe no F-5EM, com exceção do radar que deve ser superior, mas pelo menos no video não é com antena AESA/PESA.

E concordo com o Baschera, se der para por essa eletrônica nos M-2000 seria interessante…..

[]’s

Almeida

“E até mesmo o Brasil poderia vir a ser um dos clientes desta variante para ser empregado como caça tampão até a escolha do F-X2.” O Poggio, a FAB já não disse que não existe tampão pros F-2000 até o FX-2? Já não afirmou que vai de F-5M desdobrado até o bendito cujo chegar? Concordo que como os jaguares já operaram Mirage III e Mirage 2000, já temos Python IV e Derby no inventário e temos grande experiência com a eletrônica e aviônicos israelenses, seria um caminho natural, até mesmo pelo preço, que pode ser pago dentro do orçamento da… Read more »

eder albino

Como vocês aqui do blog sabem, sou novo por aqui.
E tenho uma dúvida…
Ouço muito sobre fazer leasing de caças Gripen, mas em audiência pública, o comandante Saito disse: “O Governo, por lei, não pode fazer um leasing. Nós podemos, no máximo, é arrendar, digamos assim, uma quantidade x de aeronave.”
Alguém poderia me esclarecer isso?

Baschera

eder albino
26 de novembro de 2013 at 11:21 #

Eder, dá praticamente na mesma… os dois são tipos de aluguel…. a diferença é que no leasing (dependendo da modalidade) há um resto a pagar no final do contrato…se o “cliente” quiser ficar com o produto. No aluguel não.

Sds.

Control

Srs A questão da eventual compra do Kfir para tapar a brecha resultante da baixa do M2000, não é tão ilógica assim, senão vejamos: • Até a velhinha de Taubaté sabe que o FX2 só sairá se houver uma conjunção de interesses políticos e financeiros como aconteceu no PROSUB, o que parece difícil, pois a única opção dos três que atenderia esta equação é a da França, que infelizmente (ou felizmente), esbarrou, primeiro na análise custo benefício e depois, dizem alguns, no descompasso entre os interesses da França e do GF; • Um negócio com o Tio Sam é complicado… Read more »

wwolf22

Control,

vamos de J17…
O missil MAR vem de brinde…

eduardo pereira

Pra mim fica bacana o Kafir com Aesa de Tampax pra FAB , melhor q nada e os pilotos já se acostumarao com os benefícios de um Aesa, mesmo q mais simples q os demais .

Almeida

Control, a opção pelo Kfir block 60 não é ilógica, como eu disse, é natural. Quem não quer, por razões também naturais, é a FAB. Se dependesse de mim enquanto governante, a gente “arrendava” uma dúzia de Gripen C/D agora e fechava o FX-2 com mais 36 Gripen E/F. Se dependesse de mim enquanto comandante, a gente pegava uma ou duas dúzias de Kfir block 60 e corria atrás de mais células usadas de F5 por aí pra modernizar e complementar a dotação. Tudo com o orçamento próprio, sem pedir esmola pro GF. Mais 10 anos mantendo a defesa aérea… Read more »

Almeida

Isso tudo apoiado por algum treinador a jato supersônico em uma versão caça leve, como o FA-50 sul coreano ou o M-346 Master italiano.

Por que, né, a FAB não tem verba pra ser Força Aérea formada apenas de caças de primeira linha.

Aliás, melhor do que Kfir usado, seria um FA-50 novo, com o mesmíssimo radar AESA da ELTA inclusive. Diferença de U$ 5 milhões por aeronave que seria mais do que compensada pelo maior número de horas de vida útil por célula.

Augusto

No dia 12 de dezembro próximo o titio François Hollande chega ao Brasil…

eder albino

Obrigado Baschera pelo esclarecimento!
Tinha essa dúvida desde que ouvi essa declaração do Comandante Saito.
off topic
Hollande vem ao Brasil

Almeida

Augusto e Eder, nem Carla Bruni adiantou da última vez…

eduardo pereira

Nao creio muito em coincidencias nao viu e Hollande no final do ano no Brasil + Mirage 2000 dando baixa na Fab + Saito dizendo que em breve se resolve FX2 + já dois projetos de aquisiçoes por parte do GF nas maos dos franceses, pode ser = Mirage 2000 tampao, com vitória do Rafale, até chegarem os bicho novo . Neste desgoverno maluco tudo é possível !!

Antonio M

Se o Kfir fosse o tampão no lugar dos Mirage200, poderia estar em uso e sendo modernizado até a conclusão do FX2 indo depois compor com os AMX e A29 uma grande força de ataque para os padrões da AL.

Fernando "Nunão" De Martini

“Augusto 26 de novembro de 2013 at 13:45″ No dia 12 de dezembro próximo o titio François Hollande chega ao Brasil…” “eder albino 26 de novembro de 2013 at 14:35 off topic Hollande vem ao Brasil” Então o Hollande vem. Mas será que agora vai? Vai saber… O histórico não tem sido alvissareiro quanto a resultados de visitas de presidentes e até reis ao Brasil, no que se refere a uma decisão do F-X2. Desde que este blog entrou no ar, em meados de 2008, não faltaram matérias sobre essas visitas, mas quanto a resultados… o que passou mais perto… Read more »

eduardo pereira

Nunao mas o Hollande teve o ano inteiro e vai rolar a visita logo na s vésperas da aposentadoria de nossos Mirage ?? Sei não mas pode vir notícia boa deste passeio presidencial frances .

Sds.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, ele pode aproveitar para depositar uma coroa de flores no túmulo do caça desconhecido.

Carlos Alberto Soares

Caros colegas minhas cordiais saudações, certamente teremos mais debates com minha entrada nesse respeitado espaço, literalmente. 1º Nunão, vc está certo: “flores no túmulo do caça desconhecido”; 2º Acompanho-os a muito tempo pela internet, vamos começar a separar “vontades, desejos, seria bom, mas se fosse, parece quê….e por vai” da realidade. FX 2 já era, há a questão da RT dos PTralhas do GF e tá todo mundo de olho, eleições em menos de 1 ano, portanto ….; 3ª Comandante que fica quase 12 anos “em comando e não no comando” é dinastia, traz muito desconforto “de cima para baixo”,… Read more »

eduardo pereira

Entao tá ,agora entendi a visita é pra missa de ………….milésimo dia do Fx ….. faz sentido !!rs

Carlos Alberto Soares

….e por ai vai”

Baschera

Fernando “Nunão” De Martini
26 de novembro de 2013 at 18:14 #
“….depositar uma coroa de flores no túmulo do caça desconhecido.”

Hahahahahahaha….. já tem o meu voto para “Piada do Ano” !!!

Imagina a cena…. as fotos em frente ao “Túmulo do Caça Desconhecido” e as manchetes !!!

Só em Puthânfia mesmo !

Sds.