Amorim: doação de aviões para Cabo Verde sairá em breve

5

Ministro da Defesa do Brasil permanecerá dois dias no país africano

 

PAMA-SP 2012 - dom23set - P-95 Bandeirulha FAB - foto Nunão - Poder Aéreo

ClippingNEWS-PAO ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, anunciou esta segunda-feira, 18 de Novembro, na cidade do Mindelo, que os dois aviões Embraer que o Brasil vai oferecer a Cabo Verde vão sair em breve.

«Posso dizer que o processo já saiu do Ministério da Defesa brasileiro e vai necessitar agora apenas da aprovação do Congresso. Às vezes as coisas demoram mais do que gostaríamos», disse Celso Amorim, no início da sua visita de dois dias a Cabo Verde.

O convidado brasileiro considerou Cabo Verde um país importante para a segurança no Atlântico, daí o interesse redobrado do Brasil nesta cooperação na área da defesa.

«Há um grande campo de cooperação e acho que podemos ensinar e aprender muito, mas também temos interesse em contribuir para a segurança do Atlântico, mais especificamente do Atlântico sul, na prevenção da pirataria, da pesca ilegal e de vários outros ilícitos internacionais, que são preocupações do Brasil e de Cabo Verde», declarou o governante.

Esta terça-feira, 19 de Novembro, Celso Amorim inaugura a missão naval permanente do Brasil em Cabo Verde, na Cidade da Praia, uma instituição que irá apoiar a Guarda Costeira cabo-verdiana.

«Trata-se de uma missão importante pois vai ajudar a Guarda Costeira nesta fase de modernização e de definição de planos de trabalho que conduzam ao avanço na formação de quadros, no cumprimento de planos de aquisição de equipamentos, e em tudo o que se traduza numa nova fase da Guarda Costeira», frisouo ministro cabo-verdiano da Defesa, Jorge Tolentino.

Ainda esta terça-feira, Celso Amorin vai ser recebido em audiência pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

FONTE: Luanda Digital

NOTA DO EDITOR: não está explícito qual o tipo de aeronave que será transferida para Cabo Verde. Presume-se que sejam dois EMB-111 Bandeirulha.

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Bandeirulhas modernizados ou não!?!?!? Se não forem estarão um tanto defasados para a missão e se forem os modernizados, prefiro vê-los operando por aqui.

Nada contra aproximação com esses países mas, precisa ser algo mais consistente e não na forma de doação de material militar na forma como estão fazendo e sem o sentimento de querer formar “bloco contra o imperialismo” e bla bla bla ……

Iväny Junior

Doação de Tucano e Bandeirante à torto e a direita. Deveriam valorizar mais o produto nacional, uma vez que o Tucano simples é melhor que o T-6 Texan II (que a gente não vê os eua distribuirem por ai), e o bandeirante é ótimo no custo/benefício/manutenção.

joao.filho

Olha ai, o Brasil brincando de pais potencia de primeiro mundo… rsrsrs.

Guizmo

Essa política externa brasileira já me encheu o saco…..Ficar doando avião, blindado, barco pra tudo que é país de 3o mundo, como se isso fosse comprar algum tipo de fidelidade “sul-sul”. É uma tosca tentativa tupiniquim de soft power.

Quer influência? Venda, exporte……

Rinaldo Nery

O problema é a submissão dos três comandantes (minúsculo, no proposital…) de Força, que baixam a cabeça pro PT e pra esse ¨Félix¨ (novela das 8) travestido de Ministro da Defesa. É um boçal!