Helicópteros Caracal do EH 1-67 Pyrénée no  exercício Salamandre na Córsega - foto Força Aérea Francesa

As belas imagens desta matéria são da participação de dois helicópteros Caracal (EC725) da Força Aérea Francesa no exercício “Salamandre”, realizado entre 4 e 8 de novembro na Córsega.

Para o exercício, focado em recuperação de pessoal (principalmente pilotos que se ejetem sobre território inimigo), duas aeronaves Caracal do Esquadrão de Helicópteros (EH) 1/67 “Pyrénées” deslocaram-se da Base Aérea 120 de Cazaux, na França, para a Base Aérea 126 de Ventiseri-Solenzara, na ilha da Córsega, no Mediterrâneo (pertencente aos franceses).

Caracal do EH 1-67 Pyrénée no  exercício Salamandre na Córsega - foto 2 Força Aérea Francesa

Caracal do EH 1-67 Pyrénée no  exercício Salamandre na Córsega - foto Força Aérea Francesa

Os helicópteros decolavam para os exercícios, que aproveitavam a variada topografia da Córsega, considerada ideal para treinamentos de busca, salvamento e resgate de pessoal por apresentar desde montanhas até praias, transportando comandos do CPA 30 (comando paraquedista do ar nº 30).

Nota da Força Aérea Francesa sobre o exercício afirmou que a França ocupa um lugar preponderante no domínio de recuperação de pessoal (Personnel Recovery), reconhecido unanimemente devido a operações sucessivas no Afeganistão, Líbia e Mali.

Helicópteros ao fundo e militares do CPA 30 no exercício Salamandre na Córsega - foto Força Aérea Francesa

Helicópteros ao fundo e militares do CPA 30 no exercício Salamandre na Córsega - foto 3 Força Aérea Francesa

Outro destaque da nota francesa é o grande raio de ação do Caracal EC725, operacional desde 2006 e dotado de uma sonda para reabastecimento em voo, além de sistema de blindagem e de autoproteção, incluindo dispositivos para detecção de mísseis, e capacidade de intervenção noturna e a qualquer tempo.

Helicópteros ao fundo e militares do CPA 30 no exercício Salamandre na Córsega - foto 2 Força Aérea Francesa

Caracal do EH 1-67 Pyrénée no  exercício Salamandre na Córsega - foto 3 Força Aérea Francesa

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Belas imagens! Então a sonda de reabastecimento de fato equipa os EC-725 das forças armadas francesas, ao contrário do que se cogitou aqui anteriormente, de que poderia ser vista somente nos modelos de demonstração da Eurocopter.

Rinaldo Nery

Parece que os do Pelicano também terão.

Mauricio R.

Nas fotos, somente uma das aeronaves está equipada c/ a sonda de REVO.

juarezmartinez

Pois é, é um mistério esta “operação” do Caracal Francês, a distância entre a costa e a ilha da Corsega é de aproximadamente 100MN, pouco menos de uma hora de vôo, ou seja, dentro das limitações impostas no regime de vôo desta aeronave que é de duas horas para cada inspeção da MGB

Grande abraço.