FAB recebe o sétimo P-3AM

 

P-3AM da FAB na AFA em 2012 - foto Nunão - Forças de Defesa

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu a sétima aeronave de patrulha P-3AM – Orion, conhecido como a guardião do pré-sal. A entrega do avião registrado sob a matrícula FAB7208 foi realizada em Sevilha, na Espanha, na terça-feira (05/11).

O P-3A – Orion é usado na vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais da Amazônia Legal e, de modo especial, a região do pré-sal. Além disso, a aeronave apoia as atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.

O avião possui um dos mais modernos sistemas para identificação por radar e dispõe do mecanismo Forward Looking Infra-Red (FLIR), que complementa as informações dos tráfegos marítimos, fornecendo imagens nítidas e claras mesmo no período noturno. permitem localizar, identificar e repassar todo o cenário do tráfego marítimo para embarcações da Marinha do Brasil e direcionar a atividade de policiamento para as áreas mais críticas.

O traslado até o Brasil foi feito pela tripulação do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), sediado em Salvador (BA) num voo direto de quase 10 horas sobre o Oceano Atlântico até Fortaleza(CE).

A nova aeronave faz parte do contrato de modernização da frota de patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB) assinado pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). Saiba mais sobre o P-3AM e seu emprego na FAB.

FONTE:
COPAC, via portal FAB

FOTO: meramente ilustrativa

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Iväny Junior

Off-topic: Será que o desenvolvimento de uma versão embarcada do super-tucano seria muito problemático?

joao.filho

Bom, tecnicamente falando, não.
Mas para que propósito? Para patrulha e reconhecimento não teria o ST autonomia suficiente.

Baschera

O pessoal da COPAC que me desculpe, mas eu estou cheio de adjetivos como “guardião do pré-sal”…..”proteção da copa”… e outras baboseiras.

O P3-AM é uma aeronave especialista em SIGINT/ELINT e ponto.

Só no Brasil é que temos este complexo de dar desculpas acessórias quando de aquisições de equipamentos para as FFAAs.

Vamos crescer e deixar de ter vergonha.

Sds.

Fernando "Nunão" De Martini

“O P3-AM é uma aeronave especialista em SIGINT/ELINT e ponto.”

Sigint / Elint????

Isso é função primordial para o R-99.

O P-3AM é um avião de patrulha marítima, com capacidade de guerra antissubmarino, antes de qualquer coisa.

Iväny Junior

Olá João

Os propósitos seriam de integração tanto de patrulhamento com capacidade de resposta imediata, aumento da expertise da aeronave, bem como, a possibilidade de integração melhor entre as forças. Como os recursos são muito escassos, talvez o compartilhamento e conhecimento mútuo de plataformas possam aumentar a capacidade das forças.

Rinaldo Nery

Nunão, concordo com você. Mas a capacidade ELINT do P-3AM é muito boa, pois, hoje, não há guerra no mar sem essa capacidade. A modernização do E-99 vai reduzir um pouco a sua capacidade nesse quesito. Não posso dizer onde, por questões de sigilo. Já trabalhei na COPAC, onde fui adjunto da gerencia do Projeto CL-X. Lá, todos os programas passam por uma sabatina na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para que seus recursos sejam liberados. Como todos sabem, neste Governo, justificar gastos em programas militares é um problema. Para o caso do P-3AM, não havia justificativa melhor do que… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Rinaldo Nery, De fato, mas deixo claro que não estou negando o fato do P-3AM ter capacidade ELINT, na minha contraposição ao comentário do Baschera que escreveu que a aeronave era especialista nisso. Estou deixando claro que sua missão principal, ou especialidade, é outra, e não SIGINT / ELINT (capacidades estas que complementam de forma muito importante sua missão principal de patrulha marítima / ASW). Um exemplo contrário é pertinente para mostrar como essas especialidades não significam que o uso não possa ser flexível: à época do desastre do voo da Air France no Atlântico, o R-99, que é um… Read more »

Rinaldo Nery

O R-99 é um avião de Reconhecimento, e no caso do Air France, foi utilizado o Radar de Abertura Sintética para localizar manchas de óleo sobre o mar. ELINT/SIGINT é uma capacidade secundária. Por isso inserimos um radar SAR da ORBISTA (atual BRADAR) nos novos SC-105. Fui Pessoal, Inteligência, Operações e Comandante do Guardião.

Rinaldo Nery

ORBISAT, faltou o T.

Baschera

Rinaldo Nery
15 de novembro de 2013 at 11:50 #
“Lá, todos os programas passam por uma sabatina na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para que seus recursos sejam liberados. Como todos sabem, neste Governo, justificar gastos em programas militares é um problema. Para o caso do P-3AM, não havia justificativa melhor do que o pré-sal.”

Comandante,

Infelizmente onde deveria prevalecer o critério técnico e estratégico da plataforma… tem-se que perder tempo inventando tais firulas meramente retóricas com fins políticos eleitoreiros…

Ou seja, puro marketing politico !

Sds,

champs

Rinaldo Nery,

Por falar em R-99, qual a sua opinião sobre a quantidade (3 R-99 e 5 E-99) de aeronaves na FAB?

Um esquadrão com 12 E-99 e 6 R-99, seria adequado ou excessivo para o nosso TO?

Sds

Rinaldo Nery

A quantidade é suficiente, desde que você tenha disponibilidade. Para isso, os equipamentos aeroembarcados devem ter um programa de atualização constante, evitando a obsolescência e a dificuldade de aquisição de ¨spare parts¨. Aliado a isso, um bom contrato de manutenção. Na CRUZEX 2008, efetuamos o controle das missões com quatro aeronaves E-99, sem nenhuma pane. Lembrando que, em Anápolis, possuímos um Field Calibration System, onde o radar ERIEYE PS-890 é calibrado, eliminando a necessidade de enviá-lo pra Suécia. No momento, há, também, a necessidade de modernização dos R-99, cuja disponibilidade caiu muito devido à obsolescência. Só como exemplo, a França… Read more »

champs

Rinaldo Nery,

Obrigado pela interessante resposta.

bitt

Pelo que observo, o companheiro Baschera esá um pouco estressado… Mas suponho que o “apelido” estabelecido pela Força seja adequado, A área petrolífera deve ser a região por excelência de emprego desse tipo de aeronave, pois a perna de vôo até o litoral fluminense deve tomar umas três hrs, se tanto. E visto estar em cima da “cintura do Atlântico Sul”, Salvador e torna um ponto ideal para vigilância de tráfego marítimo. Em caso de tensão internacional, tvz algumas unidades suponho que cinco, provavelmente seriam transferidas para Natal, mas é uma suposição. Gostaria de levantar o seguinte: os P3A da… Read more »

Galeão Cumbica

Srs, Acho que aqui mesmo em uma destas entregas dos P3AM nao seis e foi o primeiro ou segundo, houve uma conversa sobre estes avioes utilizarem misseis anti navios… alguem sabe se isso foi pra frente? ha mesmo esta possibilidade? ou era alguem sonhando alto?

sds
GC

Nautilus

Os mísseis antinavio selecionados para o P-3AM são os Harpoon I, pois seu console de lançamento já estava integrado ao ao CASA-FITS.

E Baschera, essa história de “Guardião do Pré-Sal”, assim como dizer que os submarinos nucleares são para defesa das plataformas de petróleo é apenas uma justificativa para este governo de babaquaras… A gente sabe para que servem estes meios…

ivanildotavares

Prezados, Programas militares costumam receber algum nome que chame a atenção e facilite a aprovação por parte de políticos e/ou gabinetes. Lembro que, nos EUA, no início da Guerra Fria a US Navy criou o Greater Undewater Propulsion Power Program, cujas iniciais seriam GUPPP. Só que esta sigla não teria fácil pronunciabilidade e não chamaria muito atenção. Assim, resolveram substituir o último P por um Y, formando a palavra GUPPY, facilmente pronunciável e coincidente com o nome de um peixe ornamental muito popular nos States, à época. E ainda concordava com o fato de submarinos americanos possuírem nomes de peixes,… Read more »

Rinaldo Nery

Vou repetir o que falei antes. Os projetos da COPAC passam por sabatina na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para justificar os recursos. Proteção do pré-sal era o melhor argumento.
Na guerra naval, a capacidade SIGINT é necessária para a identificação de transmissões (comunicações ou não-comunicações) a fim de localizar e identificar alvos. Nem sempre o radar poderá ser utilizado, para não expor a aeronave. Por ocasião do incidente do VLS, foi assim que encontrei o navio norte americano. Triangulando a sua posição por meio da emissão do seu radar, e, pelo auditivo, identificando o tipo de radar.

joseboscojr

Bem, só pra organizar o que foi dito acima, o P-3AM é uma aeronave especializada em patrulha marítima com capacidade ASW e ASuW, e claro, deve contar com algum recurso de ELINT (nem que seja só um RWR). As aeronaves E-99A (a FAB dispõe de 5) são para vigilância aérea e para isto contam com um radar de varredura eletrônica sobre a fuselagem e vastos recursos de datalink. Já a aeronave R-99B (na quantidade de 3 unidades) é especializada em vigilância e sensoriamento remoto da superfície e contam com um radar de abertura sintética (montado no lado esquerdo da fuselagem)… Read more »

joseboscojr

Ih!
Fui ajudar e compliquei. rsrsrs
A designação correta das aeronaves é E-99 e R-99 e não E-99A e R-99B.
Deleta!!!!

Rinaldo Nery

Soh p organizar o que foi dito acima (sou o Guardiao 03, fundador do Esquadrao), eh E-99 e R-99, e nao E-99A e R-99B. Ambos pissuem a mesma capacidade SIGINT, que eh ELINT + COMINT. O R-99 possui um radar SAR, um MSS e um OIS. As antenas da banda L estao em AMBOS lados da fuselagem, e nao num lado soh. Ambos possuem data link.

Rinaldo Nery

As antenas da banda X estao embaixo, e possuem capacidade interferometrica.

joseboscojr

Reinaldo,
Jurava que o SAR era só voltado para o lado esquerdo.
Obrigado pelas informações.

joseboscojr

Devo confessar que também achava que o E-8 J-STARS só podia varrer com seu radar o lado esquerdo e me surpreendi que também ele pode varrer ambos os lados ao mesmo tempo.
Entendo que o R-99 tenha também aplicações civis e a capacidade de varrer ambos os lados é útil, mas fiquei realmente surpreso em constatar que o E-8 também o faça, sendo ele eminentemente de emprego militar.
Sempre achei que o E-8 ficava voando alto contornando a fronteira, em território amigo, e por isso só fazia varredura com seu radar de um lado.
Vivento e aprendendo!

juarezmartinez

O R 99 é o bixo. Penso que no hemisfério não se tenha nada parecido, uma pena serem apenas 03 células.

Grande abraço

Oganza

Entre encontros, desencontros e confusões à parte, concordo com todos em suas explicações, mas concordo mais ainda com o Baschera que já cansou esse palhaçada de adjetivos, frase e termos de efeito com objetivo político. E Caro Comandante Nery, entendo sua explicação de que “Os projetos da COPAC passam por sabatina na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para justificar os recursos. Proteção do pré-sal era o melhor argumento.” Mas dai a transformar isso em marketing para qualquer coisa é puro oportunismo. E se a STN precisa “desesperadamente” desse “marketing” para justificar o seu deferimento, isso é muito AMADORISMO. Nossas FFAA… Read more »

Galeão Cumbica

Amigos,

me desculpem a insistencia, mas este topico dos harpoons foram pra frente? alguem sabe de algo?

http://www.naval.com.br/blog/2009/02/06/fab-teria-comprado-misseis-antinavio-harpoon-para-equipar-seus-p-3am-orion/

Nao encontrei mais nenhuma noticia sobre o assunto, e uma perguntinha os nossos A1M teria condiçoes de disparar um deste?

sds
GC

Fernando "Nunão" De Martini

Galeão Cumbica, Pelo que sabemos a eventual compra de mísseis Harpoon, destinados ao P-3, será realizada apenas após o final do recebimento das aeronaves, pois cada custo tem que ser pago a seu tempo. Enquanto isso, sabemos também que há pessoal técnico da FAB enviado para os EUA para passar por treinamento relacionado a mísseis Harpoon. DOU de 24 de junho deste ano: DESIGNAR os militares abaixo relacionados para, na “Defense Language Institute English Language Center (DLIELC), Lanckland Air Force Base” e “Naval School EOD, no Center for EOD and Diving (CENEODDIVE), Eglin Air Force Base, na cidade de San… Read more »

Galeão Cumbica

Valeu Nunão pela explanação!

sds
GC