Voa quinto protótipo do PAK-FA

Voa quinto protótipo do PAK-FA

A Sukhoi anunciou hoje que completou o primeiro voo de seu quinto protótipo do caça stealth T-50/PAK FA em Komsomolsk-on-Amur.

A aeronave movida pelos motores NPO Saturn 117 voou por 50 minutos e conduziu testes de estabilidade e do sistema de propulsão, disse a Sukhoi, acrescentando o relato do piloto de que o sistema da aeronave demonstrou um desempenho confiável.

Depois de completar os primeiros voos de teste, a aeronave irá se juntar a outras quatro aeronaves T-50/PAK FA para mais testes no centro de testes de voo da Rússia, nos arredores de Moscou, em Zhukovsky, disse a empresa.

O T-50/PAK FA voou pela primeira vez em 29 de Janeiro de 2010, e as cinco aeronaves iniciais já completaram mais de 450 voos, segundo a Sukhoi.

Abaixo segue o vídeo do primeiro voo do quinto protótipo:

FONTE: Flightglobal / VÍDEO: RT News

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

O avião é realmente bonito. E só!

O F-35 deve estar quase no 100º e segue cheio de problemas e sem soluções. Esse dai então…

Clésio Luiz

O F-35 está no centésimo porque tem gente que estuda, mas não aprende com os erros do passado. A USAF já tinha se queimado nos anos 50 com essa prática de “ir ajeitando as coisas na linha de produção”.

Mas não estamos mais numa época de bonança e verbas sem fim. Se os EUA fosse mesmo um país de lei como dizem, muita gente estaria na cadeia por causa desse contrato vergonhoso do programa JSF.

Mayuan

Realmente é apenas bonito. Bonito e bom de verdade é o F-5.

champs

Edgar,

Se para o Brasil a entrega fosse em 10 a 15 anos estaria excelente, um caça de 5ª geração entre 2023 a 2025, para uma Força Aérea que não tem nem um de 4,5ª, esta longe de ser um prazo ruim.

Em relação a ele já esta no quinto protótipo não quer dizer que estão muito avançados no programa, talvez estejam dentro do prazo, mas faltam tecnologias essenciais para desenvolver, o que quer dizer mais recursos.

Eu acredito que os russos o tornarão operacional antes de 2020, mas que algumas tecnologias só estejam prontas depois, principalmente os novos motores.

Nick

É capaz do SU-50 estar mais pronto que o F-35 em 2020. 🙂

De qualquer forma, acredito que a FAB deveria sim entrar nessa, mesmo que com entregas a partir de 2023. Até lá qualquer caça em forma de leasing supre as necessidades enquanto os F-5EM vão dando baixa.

[]’s

Mayuan

Apesar de achar o Sukhoi uma aeronave com um potencial enorme, principalmente se considerarmos o que temos e o preço que o F-35 deve atingir, acho que mais seguro, mais interessante e politicamente mais vantajoso seria o trio Gripen pra já (por leasing), Gripen E pra logo e FS-2020 pra quando estiver desenvolvido.

Como foi muito bem lembrado pelo Edgar, o aporte financeiro que a Sukhoi demandaria é algo que nem o PT quer agora nem o PSDB vai querer no futuro.

Penguin

Off topic…por falar em novas aeronaves…

Parliamentary Documents Reveal Beginning Of Taranis Test Flights

http://www.aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/awx_10_25_2013_p0-630512.xml

Joner

Os russos estão no caminho certo, com passos firmes e com inrvalos aceitáveis, esse caça vai custar uma fração do F-35, e mesmo estando atrás no que diz respeito a eletrônica embarcada (ao menos é o que dizem, pois ninguém viu o caça por dentro), é uma bela aeronave.
E essa bela aeronave tem em seu futuro apenas dois oponentes a altura, sem contar os Drones, mas ai é assunto para outra hora.
Não vejo a hora de ver esse T-50 disparando suas armas.

Abs.

Hamadjr

Caro Clesio os EUA é um pais de lei como é o nosso, o problema é que em se tratando de indústria bélica os interesses estão acima do ordenamento jurídico, sobre o F-35 eles estão apreendendo mesmo com erros, já os Russos gradativamente vão testando seu modelo e até aonde é possível se saber, estão na fase de testes então o caminho deve ser gradual e como bem lembrou o Joner o que o ocidente sabe sobre este caça é aquilo que os Russos liberam ou também o que a imaginação possa criar.