Celso Amorim - Lutz Bertling ex-pres Eurocopter - Moura Neto - Juniti Saito - inauguração Helibras out 2012 - foto Nunão - Forças de Defesa

Sim, é isso mesmo que você leu: daqui a dois dias o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, substituirá o ministro Celso Amorim na pasta da Defesa. A portaria de 8 de outubro de 2013, assinada pelo ministro, foi publicada apenas na edição de hoje, 24 de outubro, do Diário Oficial da União (DOU).

Porém, antes que o leitor se assuste, trata-se de uma decisão em caráter temporário e com motivo simples: entre os dias 26 e 30 de outubro, o titular da pasta estará fora do Brasil, em viagem oficial à Eslováquia para participar da reunião ministerial de Defesa do Grupo de Visegrado. Assim, o brigadeiro Juniti Saito substituirá interinamente o ministro titular Celso Amorim no cargo de Ministro da Defesa durante o afastamento deste.

Segue, abaixo, a íntegra da Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União. Clique aqui para acessar a página onde foi publicada no DOU, juntamente com outras relacionadas à viagem da comitiva do ministro Amorim.

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA Nº 2.822/MD, DE 8 DE OUTUBRO DE 2013

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso de suas atribuições legais e conforme o disposto no art. 1º, inciso II, do Decreto nº 6.532, de 5 de agosto de 2008, resolve:

DESIGNAR o Tenente Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO, Comandante da Aeronáutica, para substituí-lo, interinamente, no cargo de Ministro de Estado da Defesa, no período de 26 a 30 de outubro de 2013, durante o afastamento do País do titular da Pasta, em viagem oficial à Eslováquia.

CELSO AMORIM

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Klesson

Bem que o Brigadeiro poderia continuar no cargo sem problemas. Ele entende o Amorim não.

Marcos

Essas coisas de Banânia. Só aqui!

Guilherme Poggio

Isso mostra o prestígio que ele tem.

Antonio M

Que o Amorin se aposente e vá brincar com os netinhos …..

tiagobap

Uma pergunta: tirando-se a questão política para considerar somente a técnico-burocrata, o TB Saito, na função de ministro, mesmo que temporário, pode decidir alguma coisa realmente importante, tipo o FX-2?

Antonio M

tiagobap 24 de outubro de 2013 at 12:33 # Creio que não, a fase da escolha técnica já foi definida a tempos, agora quem pecisa bater o martelo mesmo é o poder executivo. A única possibilidade na minha opinião, seria a de um “teatro” com a conveniência de Saito estar participando à época da escolha sendo responsabilizado na parte que lhe cabe para preservar o verniz pacifista e francófilo do Amorin, que tantas vezes foi fazer suas “visitas técnicas” na França com recepções glamurosas por parte da Dassault principalmente se é verdade que o Rafale foi descartado, já que quando… Read more »

Ricardo Santos

Seis por meia dúzia!

Edgar

Bem que o Amorim podia se apaixonar pelas terras Bálcãs e não requisitar o retorno…

Franco Ferreira

Nunão-

Isto sempre foi assim! Nenhuma função fica sem guardião durante a ausência do titular. Só não sei te dizer se a portaria né exclusiva para este afastamento.

Tiagobap-

Não. Não é da competência do ministério da defesa.

Roberto Bozzo

Desculpem o off-topic mas estou com problemas de logar no Naval e ainda não recebi o email do “esqueci minha senha”:

http://www.alide.com.br/joomla/component/content/article/75-extra/4595-alide-mostra-primeiras-imagens-da-nova-corveta-da-marinha

maxi47

pegadinha do malandro….

sergiocintra

Segundo a nossa “Lei de abate”, a decisão foi transferida do Presidente da Republica, para o Min.da Defesa, com o Amorim ausente, nada de novo em nomear um responsavel. Logo sobrou a “rabuda” para o japa, nesta ocasião.
Duvida: Dos 3 comandantes.o Saito é o mais antigo?

HMS TIRELESS

Seria muito melhor que o Comandante Saito substituísse o inepto megalonanico no MD.

Grifo

Caro Sergio, se não me engano existe um rodízio entre os comandantes.

juarezmartinez

Acho que isto se dá em fun ção da idade, ele é o mais antigo.

Grande abraço