Rússia vai oferecer ao Brasil coprodução do caça T-50

51

PAK-FA - foto Sukhoi

Durante as negociações no Brasil, a delegação russa vai oferecer uma coprodução de modelos promissores de aviões de quinta geração.

A delegação russa, chefiada pelo ministro da Defesa, Serguei Shoigu, realizará entre 14 e 17 de outubro visitas ao Peru e Brasil. Nas conversações está prevista discussão das questões de cooperação militar e técnico-militar.

“Nas negociações no Brasil, estamos prontos para oferecer não só a compra de aeronaves modernas acabadas como o Su-35, mas também a produção conjunta de modelos promissores de aviões como o T-50,” disse um dos integrantes da delegação.

FONTE: Voz da Rússia

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Seria interessante ter uma oferta dessa “no papel”.

F - 5

Poggio:

Interessante sim, mas será prática?
Será que temos cacife para participar de um projeto desses?

Guilherme Poggio

Será que temos cacife para participar de um projeto desses?

Exatamente. É por isso que precisamos de uma proposta no papel. O que pode ser feito? Quem faz o que? Quanto vai custar? Quanto tempo até ficar pronto? Por que essa proposta seria mais vantajosa que as propostas que estão aí? etc.

Roberto Bozzo

Seria interessante se esta proposta fosse oficializada “no papel” como o Poggio bem explicou… seria possível a produção seriada do radar AESA ? Os motores, nós participaríamos do desenvolvimento e nos seria possibilitada a produção, no Brasil, deles ? Poderíamos utilizar outros aviônicos que não russos ? Poderíamos integrar nosso (parco) armamento ou armamentos de outros países, como Israel por exemplo ? Seria interessante a produção conjunta das unidades, tanto brasileiras quanto russas, numa demonstração de confiança mútua e não apenas interesses mercadológicos. Mas estaríamos esbarrando em outro problema, a escala de produção… o Brasil pretende ter (os famosos) 120… Read more »

Guilherme Poggio

Lembrando sempre que nós precisamos de caças “para ontem”, além de olhar para o futuro.

clsaraujo

Realmente parece até que tudo já está planejado com essa tal visita do ministro da defesa russa ao Brasil e ao Peru talvez creio eu que a Dilma está mais para os russos e chineses do que com os EUA até por um fator de ser membro dos BRICS era tudo que ela estava esperando para passar a foice no FX-2 definitivamente dando adeus a Boeing, Dasault, SAAB em se tratando desta proposta seria interessante logo de primeira a FAB adquirir os Su-35S para recompor sua força rapidamente e entrar no projeto do SU-50 para breve termos capacidade stealth e… Read more »

F - 5

Poggio:

Concordo contigo e com os outros que me antecedem.
Todos nós temos a preocupação de uma FAB equipada urgentemente, para ontem!!!
Acho que se os russos colocarem no papel e apresentarem dados concretos sobre como ficará essa parceria, seria uma proposta bem interessante. COlocar todos os pingos nos “i’s” e com garantias.
O mais importante no momento é: caças, mesmo que sejam de prateleira.
Será que os SU-35S seriam uma alternativa realmente viável?

Fighting Falcon

Eu não acho economicamente viável a operação desses grandes caças russos.
São aeronaves excelente dentro de suas categorias, mas para um país instavel economicamente, bem como com os assuntos de defesa, vamos ter uma rainha de hangar, independente do modelo oferecido, comprado, operado.

Marcos

Se o F-35 é muito para nós, esse ai, idem.

E se não entraram no programa do Gripho, não vejo porque entrariam nesse programa.

Lembrando que esse avião ai é para 2020 para frente. E que ele ainda não tem motor, radar e armamento.

Marcos

Esqueci: os russos ficaram de fora do FX-2 porque não ofereceram ToT.

Baschera

E o “Brasil” iria participar com o “que” ??

Além da grana ??

Partes não criticas da fuselagem ??

Se tomarmos como exemplo o KC-390… tá feia a coisa !

Sds.

joao.filho

“Interessante sim, mas será prática?
Será que temos cacife para participar de um projeto desses?”

Infelizmente, com o que o Brasil tem demonstrado parece ser muita areia para o minusculo caminhão brasileiro.
Para um pais serio e responsavel, ate que sim seria uma grandissima opção entrar em um projeto dessa envergadura. Mas o Brasil??? E sonho, e mais nada.

Quem ainda se lembra do projeto da estação espacial, no qual o Brasil se comprometeu e teve que acabar saindo pela porta de atrás por falta de pagamento???

Edgar

“vai oferecer uma coprodução de modelos promissores de aviões de quinta geração”

O plural fica por conta da Voz da Rússia ou eles querem incluir o Brasil no desenvolvimento de alguma aeronave secreta de 5ª geração?

No mais, já temos uma oferta de coprodução de caças oferecida há anos e já pré-selecionada pela FAB: Saab Gripen E/F.

F - 5

MArcos:

Ao contrário da proposta anterior onde os russos não ofereceram a TOrTa, dessa vez estaríamos participando do desenvolvimento da aeronave.
Não estou com isso defendendo a proposta. Defendo caças já e a participação/desenvolvimento de algum novo caça.

RomauBR

FX-2 enterrado
Edward Snowden inserindo suas infos na hora certa
presidanta emburrada com os isteitis e todo o ocidente

Que eu esteja enganado, mas misturando todos esses ingredientes tenho certeza que vira fezes.

Max

É só dar uma lida no link que o Justin Case postou aqui em um outro tópico para entender o porque da oferta russa .
http://www.strategypage.com/dls/articles/The-5th-Generation-Is-Cursed-10-13-2013.asp

Vader

Eu acredito em gnomos e em Su-50 na FAB.

🙂

Observador

Ahã, sei, russo dando transferência irrestrita de tecnologia.

Se tirar pelos embargos injustificados aos produtos brasileiros que exportamos para lá, a palavra deles não vale um tostão furado.

E, para o circo aqui pegar fogo, vou mostrar o que outro povo (o alemão) acha da tecnologia e dos métodos de trabalho russos:

http://www.youtube.com/watch?v=2E6BwfNOlqw

Vejam. É hilário.

Vader

Max
14 de outubro de 2013 at 13:53 #

Essa reportagem deveria virar post.

Sds.

Vovódka Snowdenvisky

Voceis nao acredita nos disco voador e nao acredita no PAK FA e nos Sukhoooi mais voceis vao morde as lingua meus netinho querido!!!!!!!! Ja ta tudo combinado e voce ta certo Romau porque o Snowden ta sim colocando as informacao na hora certa sim!!!!! E a veia sabe disso voce sabe por que?????? Porque a Vovodka veia aqui legitima viuva de Sukhoi que nao morreu mais foi abiduzido pelos ET que nao que sabe da Ana MAria Brega e o proprio Snowden!!!! E isso meismo a veia e o Snowden!!!!!! Os russo com a ajuda dos ET abiduziru o… Read more »

Max

Vovó! faz tempo que a senhora parou de tomar seus remedinhos né? 🙂

DrCockroach

Eu nao sei vcs, mas acho a Vovodka muito engracada: “Transferencia de tecnologia de OBOGS pra transforma vodka em oxigenio pros piloto” Nao dah p/ fazer o oposto, transformar oxigenio em vodka p/ o DrCockroach? []s! P.S.: Vovo, mes passado visitei Yekaterinburg, cidade que ateh 20 anos atras era completamente fechada p/ estrangeiros por causa da industria belica. Visitei o local do enterro da familia real, assassinata pelos bolcheviques, com receio da aproximacao do exercito branco. Mas gostei mesmo foi da tua neta, oficial que ficou dando uma secada no DrCockroach enquanto conferia a foto do passaporte. Subiu um calor,… Read more »

Soldat

Sei não!!!!.

Acho que se não comprarmos mais F-5 por ai…. podem ser que apareçam SU-35??????

O que não seria mau…

Vovódka Snowdenvisky

MAXinho meu netinho querido a vovo veia aqui toma remedinho todo dia que comeca com v e termina com a e e’ destilado varias veiz pra ficar gostoso!!!! DrCocksei la o que do avatar do ratinho branco feioso, meu netinho querido que bom que voce gosta da vovo mais a vovo nao gosta muito de rato nao mais vo te dize que na Russia hoje tem mais vodka do que oxigenio entao e mais negocio tequinologia pra transrforma vodka em oxigenio do que oxigenio em vodka!!!!!!! Cuidado com as russa meu menino que quando elas sao novinha sau uns piteuzinho… Read more »

HMS TIRELESS

Embora as tietes russófilas estejam de calcinhas molhadas é bom lembrar os probemas pelos quais o projeto está passando e o risco iminente de o mesmo sofrer atrasos imensos.

geobosco

SU-35S ? PAK-FA? Para a nossa FAB?
A proposta deve ser muito interessante, mas duvido muito que seja concretizada. Ainda aposto que vamos comprar uns F-16 C/D usados dos americanos estocados lá no deserto de Nevada. Ainda me questiono: qual será a próxima proposta? caças chineses J-10, 11 ou 15?

Rafael M. F.

Aham! Sei…

nunes neto

Wagner em 3,2, 1….. cadê o cidadão que chama todo mundo de americanófilo e xenofóbico!

Nick

Se os russos oferecerem no papel, com ofertas de ToT equivalente ao FX-2 (manutenção full por aqui, fabricação de parters da estrutura, códigos para integrar armas nacionais,

Sendo que o SU-35S de prateleira, mas envolvimento pesado da Embraer no SU-50,

Só digo uma coisa:

So Cherno Alpha desde criancinha! E que o Gipsy Danger vá pro saco. 🙂

[]’s

eduardo pereira

Se for feito tudo na real como postou o NICK até que pode ser muito bom !!
Sds.

juarezmartinez

Senhores, eu li e reli umas três vezes os posts e não acredito que alguns dos senhores acreditam nesta cantilhena Russa do Pak Fa e demais do mundo dos sonhos. Senhores, o PAK FA ainda é uma promessa, não é uma realidade, tem muitos mais problemas e muito maiores desafios a serem vencidos do que o problemático F 35, nem os motores ainda foram desenvolvidos. Agora muitos aqui pensam, vamos entrar no processo e desenvolver junto com os Russos. eu pergunto? Desenvolver o que, com que material humano, com quais laboratórios de pesquisa, com que $$$$$???? Senhores, fora isto teríamos… Read more »

Felipe Augusto Batista

Nós temos tempo para fazer isto? Mais de 10 anos atrás alguém fez esta mesma pergunta e a resposta na época foi não, agora vemos que a resposta poderia ter sido sim pois se tivéssemos começado algo na época hoje poderíamos estar colhendo os frutos, como eu acho que dentro de mais dez anos ainda não teremos nenhum caça novo operacional aqui (basta fazer as contas, sem decisão politica em 2014, talvez em 2015 ou 2016, uns dois anos discutindo contrato, mais alguns para começar a entrega, mais um tempo para treinamento…) eu acho que é bem capaz de a… Read more »

eduardo pereira

Se nao entrarmos em nada nunca por “nao termos “algo a oferecer entao nunca sairemos do ponto onde estamos e usaremos sempre a mesma desculpa.
Acredito que seja com qual país ou empresa for devemos sim aceitar a oferta de entrar na empreitada de um projeto estando este andando como for pois será melhor que o nada que já temos !!
Sds. Eduardo o otimista!!!

Baptista Jr

Amigos do Poder Aéreo, boa noite Mais uma vez, venho a este espaço de pessoas de bom senso, debate aberto e conhecimento aeronáutico para deixar minha opinião acerca de um tema de elevada importância. Nada me parece mais amador e subdesenvolvido do que o apoio a inúmeras “oportunidades de ouro” para nossa Força Aérea, que nos são apresentadas por países e empresas interessadas em “nos ajudar”. Acreditar em tais propostas, muitas delas que nem sequer podem ser classificadas como “folders”, beira a ingenuidade e amadorismo, aspectos que, com base nos valores envolvidos, deixei de acreditar há muito tempo. A FAB,… Read more »

geobosco

Concordo em gênero, número e grau com o Sr. Batista Jr. Quando a esmola é demais, até o Santo desconfia, como diz um ditado do interior de Minas Gerais…….

Ivan

Geobosco,

Não há “esmola demais”.

Pelo contrário.

Os russos precisam de recursos financeiros para terminar o programa PAK-FA. Esta tem sido a participação da Índia, que por sua vez precisa de um futuro caça de 5º geração para fazer face ao PLA-AF chinês.

Um novo parceiro com dinheiro para gastar seria muito conveniente para Moscow e New Delhi.

Abç.,
Ivan.

eduardo pereira

Ivan entao podemos (tomara) entrar na dança e adquirir conhecimento em áreas que nao temos e nos dar bem, além de adquirir um provável excelente vetor (Pak Fa) e já ,quem sabe alguns Landaus,digo, Su-35 pra ontem (mas só se a Dilminha garantir que vai bancar o petróleo pros bicho voar)!!rs
Boa noite a todos!

juarezmartinez

Caro Eduardo pereira! Penso que tu leste com a atenção devida o meu post e com certeza também não leu com o mesmo requinte o post do Brig Batista, sugiro então respeitosamente que releia pelo menos uma vez o meu post e umas dez vezes o do Brigadeiro, e o transforme em manatra contra as sandices que estão sendo proclamadas pelos esquerdopatas doentios de plantão, sempre norteado pela seguinte afirmação:

TER OU COMPRAR NÃO SIGNIFICA OPERAR…..

Grande abraço

Mayuan

Vou fazer como o Brigadeiro e repetir o post aqui pois também se aplica: Tudo muito bom e muito correto, especialmente Bosco e Baptista. Será talvez que não estamos assumindo pressupostos incorretos? O fato do Brasil ingressar de alguma forma no projeto PAK-FA não significa necessariamente a extinção do FX2. Nosso país deveria, em minha opinião, concluir o FX2 com a compra dos Gripens, adequados a nossas necessidades e orçamentos e de qualquer forma pelo menos analisar essa proposta. É óbvio ululante que 36 vetores não resolverão a situação de penúria vivida pela caça Brasileira. Já cansamos de debater aqui… Read more »

Penguin

Como andam as coisas na India… Differences crop up with Russia over fighter jet deal Ajay Banerjee Tribune News Service New Delhi October 5 http://www.tribuneindia.com/2013/20131006/nation.htm#1 Difference of opinion has cropped up between long-term partners India and Russia over the prestigious project to jointly develop and produce the next generation fighter planes. The two countries had agreed in 2010 to develop the fifth generation fighter aircraft (FGFA), which at $ 30 billion USD would be the biggest defence deal ever in the world. The preliminary design contract (PDC) phase costing $ 295 million was completed on June 19. However, New Delhi… Read more »

Mayuan

A India está querendo demais. Estão exigindo coisas que os Russos provavelmente não vão querer conceder. Essa exigência de exclusividade então é totalmente ilógica. Se a indústria Russa está querendo se capitalizar, alguém acha que vão concordar em só vender para a India, mesmo que seja uma quantidade interessante de aparelhos? A demonstração de que os Russos não estão propensos a aceitar essas exigências é essa proposta que estão pra nos fazer. Me parece agora que já estão vendo que a parceria pode fazer água e já estão procurando por alternativas. Nada de novo ainda mais considerando o clássico pragmatismo… Read more »

juarezmartinez

Caro Mayuan! Acredito que os Indianos estão solicitando aos Russos as tecnologias necessárias, para não ficar as maõs deles na hora que a cobra fumar, até porque quem conhece bem os Russos sabem que na hora de um aperto de “caixa” se os Chineses abrirem a carteira vendem até a própria Mãe. Agora obviamente eles, os Russos de bobos não tem nada, não replicar para os Indianos tecnologias que permitam um independ~encia totoal, pois pode acontecer o que aconbtecu com os chineses que copiara o SU 25 de cabo a rabo e mandaram os russos se queixarem para o bispo.… Read more »

Mauricio R.

A Índia está certissíma, se é p/ por dinheiro nesse negócio, eles tem que ter voz ativa no empreendimento, daí seus condicionantes. Lembrando ainda que o FGFA não é o único projeto de aeronave de 5ª geração tocado pelos hindus até o momento. A Índia por o dinheiro necessário no projeto e os russos venderem a aeronave p/ os chineses, assim sem mais nem menos é que não pode. No mais me admiro mto do clima de “convenção de plastimodelistas” instaurado pela suposta oferta, não solicitada e fora da realidade do F-X 2. Delírios a parte, alguns simplesmente trocaram a… Read more »

Wagner

Postar um link contra os metodos de fabricação russos não é meio exagerado ?? Mas se eu falo, aah, eu sou o diabo… Eu jamais disse quer todo mundo é americanofilo ou xenofobico, alias, só se enquadra em americanofilo o cara que realmente o é. Se vc não é, meu tópico não corresponde a vc. Apenas gostaria que alguns aqui, que todos sabem quem são, parassem com esse desprezo a arrogancia com relação aos russos. Mas, cada um que pense o que quiser… se aqueles mesmos querem usar o Aereo para manifestar seu odio para com os russos, que o… Read more »

Alexandre Galante

Wagner, os brasileiros amam os russos, principalmente por causa das vodcas! E também os Sukhois e MiGs!

Talvez a família Sukhoi Su-27 seja a mais admirada entre os entusiastas brasileiros de aviação de combate. Isso não significa que comprar um caça russo seja algo viável, tendo em vista que não temos ainda uma cultura de emprego de equipamentos russos.

Mas depois da aquisição dos Igla e do Mi-35, a coisa pode mudar.

Não diria que você é o diabo, no máximo é um demoninho. 😉

Mayuan

Juarez Martinez! Parece que você não leu nada do meu comentário. Onde falei algo sobre transferência de tecnologia quando me referi às exigências Indianas? Falei que eles estão viajando quando querem cobrar exclusividade dos Russos e que a demonstração disso é a proposta que nos farão. Você mesmo endossou no seu comentário logo em seguida. Vamos maneirar na hora de atacar um colega de forum. Não sou russófilo, americanófilo ou qualquer outro desses rótulos que vocês aqui gostam de inventar. Procuro apenas não engolir os tantos dogmas que me apresentam aqui sem questionar. Ao contrário de vocês, não conheço intimamente… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Wagner 15 de outubro de 2013 at 13:40 Postar um link contra os metodos de fabricação russos não é meio exagerado ?? Mas se eu falo, aah, eu sou o diabo…” Caramba, Wagner, há mais de um comentário acima colocando links ligados diretamente ao assunto em discussão, e por contrariarem o que você pensa, você diz que é exagero? Não tem nada de exagero, está é no tópico! Você pode postar outro link, com argumentos ou na mesma moeda, para contestar e discutir, e é assim que o debate acontece e todos ganham com a discussão, sempre dentro do respeito… Read more »

Rafael M. F.

Alexandre Galante
15 de outubro de 2013 at 19:46

Um demoninho vermelhinho. Um Brasinha (quem curte futebol carioca sabe quem é).

comment image

juarezmartinez

Mayuan 15 de outubro de 2013 at 18:40 # Juarez Martinez! Parece que você não leu nada do meu comentário. Onde falei algo sobre transferência de tecnologia quando me referi às exigências Indianas? Falei que eles estão viajando quando querem cobrar exclusividade dos Russos e que a demonstração disso é a proposta que nos farão. Você mesmo endossou no seu comentário logo em seguida. Vamos maneirar na hora de atacar um colega de forum. Não sou russófilo, americanófilo ou qualquer outro desses rótulos que vocês aqui gostam de inventar. Procuro apenas não engolir os tantos dogmas que me apresentam aqui… Read more »

Mayuan

Juarez, Agora que expressamos nossas opiniões e nos entendemos ficaram ainda duas questões que quero explicar. Uma é minha posição com relação às exigências Indianas. Concordo quando eles querem a participação no conteúdo tecnológico do PAK-FA. Como você mesmo disse, tem direito por estarem pagando. Já quererem que a Rússia não venda pra mais ninguém, convenhamos, não vai rolar né? Até o F-22 um dia corre o risco de ser vendido pra algum aliado se houver no mercado algum concorrente de iguais capacidades e os aliados precisarem e puderem pagar por ele. Foi assim com desde o P-51 passando pelo… Read more »

Mayuan

Prezado Juarez, Agora que expressamos nossas opiniões e nos entendemos vou falar só mais um pouco de duas questões que quero explicar. Concordo quando os Indianos exigem conteúdo tecnológico do PAK-FA. Como você mesmo disse, estão pagando e tem direito. O que não quer dizer que tenham direito de exigir que o vetor não seja vendido pra mais ninguém. Convenhamos, não vai rolar né? Até os melhores vetores americanos podem um dia serem vendidos pra algum aliado se os concorrentes tiverem iguais capacidades e os aliados precisarem e puderem pagar. Já aconteceu antes e deve continuar acontecendo. Quanto aos Russos,… Read more »