ISTOÉ: Aeronáutica teme reabertura de licitação de caças para retribuir russos

57

Su-35 - foto 2 Sukhoi

A resposta de Dilma – Antes de cancelar sua visita aos EUA, a presidenta buscou apoio internacional, principalmente da Rússia. Saiba quais as consequências dessa decisão para o Brasil

Claudio Dantas Sequeira

vinheta-clipping-aereoNa terça-feira 17, a presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem oficial que faria aos EUA, em outubro. A decisão foi tomada depois de ela ser avisada por Barack Obama de que não haveria tempo para a apuração da espionagem feita contra ela e a Petrobras pela Agência de Segurança Nacional (NSA). Em nota, Dilma classificou a interceptação das comunicações como “fato grave”, “atentatório à soberania nacional” e “incompatível” com a convivência entre países amigos. A iniciativa já vinha sendo amadurecida desde o início do mês. Além de tratar do assunto com o ex-presidente Lula e o marqueteiro João Santana, conforme apurou ISTOÉ, a presidenta chegou a fazer consultas a outros parceiros, especialmente à Rússia, antes de anunciar a suspensão da visita a Washington.

No encontro do G-20, em São Petersburgo, no início do mês, o chanceler Luiz Alberto Figueiredo reuniu-se a portas fechadas com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, do qual obteve o compromisso de que apoiaria, inclusive nas Nações Unidas, qualquer medida de retaliação brasileira aos Estados Unidos. A atitude deixou a presidenta mais segura e confortável em tomar a decisão de cancelar a viagem. Considerado hoje o mais importante articulador da diplomacia internacional, Lavrov prometeu ainda apoiar o debate que Dilma pretende impulsionar na abertura da 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça-feira 24.

O discurso da presidenta, antes focado no efeito negativo da política cambial americana sobre a economia brasileira, agora está moldado para angariar o máximo de aprovação internacional à criação de um novo mecanismo de governança da internet que possa estabelecer limites à invasão da privacidade. A ideia é condenar o unilateralismo americano e os abusos da NSA e repisar a necessidade de respeito ao papel da ONU na busca de soluções negociadas a crises internacionais, como o caso da Síria.

A necessidade de reforçar o multilateralismo nunca foi tão urgente e será a diretriz principal do Itamaraty, segundo um assessor palaciano. De acordo com a mesma fonte, embora a decisão sobre a visita de Dilma a Washington seja tratada oficialmente como “adiamento”, dificilmente ela ocorrerá durante o mandato de Obama. Um detalhe deixou Dilma especialmente indignada. O material recolhido pela NSA no Brasil, além de recebido pelas agências americanas, foi distribuído aos cinco aliados preferenciais de Washington nessa matéria: Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Para o historiador americano James Green, da Brown University (EUA), o tratamento dispensado ao Brasil, um aliado de longa data, é inaceitável. “Os EUA têm de entender que, apesar de ser uma potência militar e uma economia forte, precisam atuar com menos arrogância e unilateralismo”, avalia Green.

O cancelamento da visita de Estado, porém, pode trazer prejuízos para o País do ponto de vista econômico. Não é de hoje que uma espécie de distanciamento entre o Brasil e os EUA tem afetado os negócios e acordos bilaterais. E o Brasil não pode desprezar o maior mercado do mundo e maior importador de produtos de valor agregado, no momento em que pavimenta novamente o caminho rumo ao desenvolvimento. As empresas nacionais que têm negócios nos EUA dão sinais de preocupação. O professor de política internacional da Faap Bernardo Wahl alerta que alguns movimentos no tabuleiro internacional podem ter “consequências imprevisíveis”.

Aviões de combate Sukhoi com o PAKFA à frente - foto Sukhoi

O historiador Alberto Moniz Bandeira aponta outro efeito concreto. “Com certeza, o Brasil não comprará os caças americanos F-18”, diz. Para ele, um acordo de tamanho potencial estratégico dificilmente poderá ser firmado agora. Na cúpula da Força Aérea, esperava-se que a compra dos 36 aviões de combate fosse anunciada na visita de 23 de outubro, dia do Aviador.

“É um grande choque”, disse à reportagem um alto oficial ligado ao gabinete de Juniti Saito, comandante da FAB. Segundo o oficial, Saito ficou desapontado. “Tudo que a gente quer agora é uma definição, seja qual for”, diz a fonte. Ele lembra que os Mirage 2000 sairão de circulação no final do ano. O maior temor na Aeronáutica agora é que o governo decida reabrir a licitação, com a participação do Sukhoi, como forma de retribuir a ajuda dos russos.

FONTE: ISTOÉ, via Notimp

FOTOS: Sukhoi

NOTA DO EDITOR: o título “ISTOÉ: Aeronáutica teme reabertura de licitação de caças para retribuir russos” é uma adição nossa. O título original da matéria é a primeira frase do subtítulo (“A resposta de Dilma”). O uso do tratamento “presidenta” é do texto original da ISTOÉ.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Me lembro apenas da atribuição dada por alguns colegas do blog: QuantoÉ

Fazer isto seria rasgar os relatórios provenientes de anos de estudos e jogar no lixo as milhares de horas gastas por técnicos altamente especializados da FAB. A capacidade de desperdício de dinheiro público seria, novamente, “provada em combate” por este desGoverno…

André Sávio Craveiro Bueno

O texto não parece tão tendencioso ou exagerado. É impossível não aparentar indignação diante do fato da espionagem ainda que ele não seja exclusividade americana. Apenas, talvez, eles sejam mais profundos. Pragmatismo é a palavra, sempre, na relação entre governos. Se fizerem cálculos e entenderem que podem prescindir dos americanos (o que não é verdade) então está bem. Caso contrário esperneiem e continuem procurando caminhos para tirar deles o que é melhor para nós. Há uma distância grande entre não comprar os SH e comprar aviões russos e o texto sequer menciona isso. Menciona, sim, uma leve aproximação diplomática entre… Read more »

Marcos

Essa é a revista de menor credibilidade em todo Mundo!

Marcos

“No encontro do G-20, em São Petersburgo, no início do mês, o chanceler Luiz Alberto Figueiredo reuniu-se a portas fechadas com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, do qual obteve o compromisso de que apoiaria, inclusive nas Nações Unidas, qualquer medida de retaliação brasileira aos Estados Unidos. A atitude deixou a presidenta mais segura e confortável em tomar a decisão de cancelar a viagem.” Quanta bobagem em um só parágrafo! Pois é, teve o apoio mas dai mandaram a estagiária. E vão retaliar como? Deixando de comprar 36 caças. O que me admira é esse jornalismo chinfrim… Read more »

Max

Com certeza os Russos não tem qualquer tipo de espionagem em andamento contra o Brasil …Bazinga ( pra quem asiste o show). Vi no jornal da cultura que vários países espionados pelos EUA inclusive aliados como a Alemanha resolveram a questão de forma discreta com diplomacia sem nenhum escândalo ou estardalhaço hipócrita. Quando a Síria bombardeia e mata civis de seu próprio povo, o Brasil diz que a saída tem que ser dada por vias diplomáticas , quando um traidor diz que existe espionagem aqui e acolá temos um ataque de pelanca e queremos retaliar com toda a intensidade possível.… Read more »

_RJ_

“Um detalhe deixou Dilma especialmente indignada. O material recolhido pela NSA no Brasil, além de recebido pelas agências americanas, foi distribuído aos CINCO aliados preferenciais de Washington nessa matéria: Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. ”

Contando nos dedos da mão:

1) Reino Unido
2) Canadá
3) Nova Zelândia
4) Austrália

e cadê o mindinho?

Max

Xi RJ ! será que ela cortou o mindinho para homenagear o antecessor?

André Sávio Craveiro Bueno

Fernando “Nunão” De Martini disse:
23 de setembro de 2013 às 11:29

Mas Nunão, o trecho sobre a compra dos russos pode ser apenas uma opinião do autor do texto baseada na salada toda. Não foi uma afirmação de algum membro do Governo.

Todavia muitas vezes leituras possam ser feitas nas entrelinhas e o Comando da Aeronáutica deve estar exaurido por conta da demora do processo e das eventuais possibilidades que cada nova ação (interna e externa) pode desencadear.

Fighting Falcon

Uma reportagem estranha.
Meio sem fundamento. Se for levar em consideração o que está acontecendo, em breve vão suspender o FX por causa do embargo da carne brasileira na Russia, a entrada de muitos produtos chineses no Brasil prejudicando sua economia (se o apoio for chines e um caça chines participe da concorrencia) e assim vai.

Corsario137

Isto É? Tão de sacanagem.
A credibilidade dessa revista < 0!

Roberto Bozzo

Não precisa comprar dos Russos, basta comprar o Rafale que, pelo menos, esta no short list do FX2 e pronto…

Wagner

a necessidade de brincar de States é impressionante em nossas forças armadas…

Tudo isso é servilismo ao Império ???

” aeronautica teme ?? ” Deviam comemorar se a Dilma fosse a Moscou e só por desaforo comprasse 36 Su 35s novos.

Mas, nao importa, contanto que venha qualquer coisa, nem que sejam F 5s suiços, já ajuda.

Eu considero a Istoé muito mais credivel que suas duas rivais, Direitistas assumidas a serviço do Império e de seus asseclas.

joao.filho

So digo uma coisa: Depois de uma palhacada internacional sem fim de mais de uma decada que virou o FX,FX-2, etc, e tendo em vista a situacao horrorosa da FAB, que venha Rafale, Grippen, Sukhoi ou o escambal!!! Ou sera que existe alguem que ainda acha que estariamos melhor servidos continuando com o idoso F-5 como espinha dorsal da FAB???

Grifo

e cadê o mindinho?

Caro RJ, o mindinho sao os próprios EUA. Esses sao os chamados “Five Eyes” que trocam inteligência entre si.

Duvido que alguém na FAB tenha medo de que o processo seja reaberto para incluir os russos, nao existe a menor chance disso. Para mim o que está claro é que o Super Hornet subiu e pelo jeito já até caiu do telhado, e o medo da FAB é que a presidente simplesmente continue adiando ad eternum esta decisao.

Penguin

Na minha opinião, a possibilidade de adiamentos sem prazo….

(…) “É um grande choque”, disse à reportagem um alto oficial ligado ao gabinete de Juniti Saito, comandante da FAB. Segundo o oficial, Saito ficou desapontado. “Tudo que a gente quer agora é uma definição, seja qual for”, diz a fonte.(…)

Antonio M

Se os EUA resolverem retribuir as “desfeitas” e venha a boicotar, dificultar a vida de brasileros, e de nossos produtos a Rússia poderá compensar e absover a “sobra” ?!!? E se embaguarem os equipamentos, dispositivos, motores em uso pelas FAs e pela Embraer, conseguiremos substituos facilmente e igualmente integrá-los?! Os historiadores citados, Alberto Moniz Bandeira e o americano James Green são de correntes ideológicas alinhadas ao do GF, e parecem mais uma torcida do que análise histórica pois a revista e/ou eles cunharem a frase “um aliado de longa data” sem a palavra “ambíguo” no meio não me aprece nada… Read more »

Bogaz

Lá vai nossa gerente passar por cima de todo trabalho da FAB, igual fez seu antecessor cachaceiro.

Não que não goste do Sukhoi,acho que seria uma ótima aquisição. mas acho que se realmente vingasse seria uma transição perigosa igual falou o Vader. A Força Aérea sempre operou com aeronaves ocidentais. Sem falar no tempo que seria novamente perdido com abertura de competição, eleições, preço do dólar, aumento do efeito estufa, crise da banana….

Antonio M

errata: embaguarem = embargarem

Nick

Se for para ir de equipamento russo, que o façam logo. Chega de enrolação.

[]’s

Marcos

Os russos ficaram de fora por conta que a oferta deles foi de prateleira, sem ToT.

Baschera

Eu não duvido de mais nada…. até porque, nestes oito últimos anos que participo de discussões sobre este semi-morto projeto chamado FX na internet…. já li e ouvi de tudo, as mais esdruxulas e as mais viáveis opiniões e elucubrações. Um pais que não sabe o que quer, não tem rumo, não tem planejamento, se faz de vítima, não interage, não fede e nem cheira…. merece mesmo servir de joguete, sub-servir aos interesses de outros. Diz que não quer ser um serviçal da maior potência econômica, tecnológica e militar do planeta… mas pode se prestar a ser um joguete na… Read more »

Marcos

E dai, se forem comprar dos russos, sem transferência de tecnologia, como fica o tal “estratégico” tão requerido pelo governo federal e um dos motivos de tanta embromação????????

André Sávio Craveiro Bueno

Fernando “Nunão” De Martini disse:
23 de setembro de 2013 às 12:25

Fechou Nunão.

O pior de tudo é termos notícias de mais e ações de menos.

Rogério

Su-30 com as cores do Jaguar seriam mais ou menos assim:

http://www.airliners.net/photo/Russia—Air/Sukhoi-Su-30SM/2307318/L/

mas como estamos no Brasil, vamos de F-5 Forever mesmo:

comment image

Fighting Falcon

Pior opção caso seja adotada a medida.
Para entender que não temos um país sério, se o que estava para ser definido não define, ficam arrumando motivos para reiniciar o processo e transferir a responsabilidade.
Lamentável

Vader

Olhem o “nível” da publicação:

“O material recolhido pela NSA no Brasil, além de recebido pelas agências americanas, foi distribuído aos CINCO aliados preferenciais de Washington nessa matéria: Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.”

Vamos lá, contando:

1 – Reino Unido
2 – Canadá
3 – Nova Zelândia
4 – Austrália
5 – … 😉

Esse é o nível da Isto É…

Pergunta-se:

Uma revista que não sabe contar até cinco (coisa que até meu filho de 4 anos sabe) merece credibilidade? 😉

Sds.

Rogério

Vader disse:

23 de setembro de 2013 às 13:40

KKKK sem contar que…… Nova Zelandia!!, podia ser Israel, mas……. Nova Zelandia!! kkkkkkk

Roberto Bozzo

Vader disse:
23 de setembro de 2013 às 13:40

kkkkkkkkkk verdade Vader, nem tinha reparado nisso…

Baschera

A matéria citou,como “países preferenciais”, parte dos países da Commonwealth… ao menos os mais importantes.

Sds.

Gilberto Rezende

O TEMOR do Comando da Aeronáutica (Turma do Saito) SEMPRE foi o Sukhoi Su-35 desde o Short-List em que se colocou o Gripen de papel e tirou-se o Suhoi na marra…

E não há o menor problema em finalizar o FX-2 e comprar o Su-35S numa negociação governo a governo como está sendo feito com os sistemas Pantsir…

O FX-2 não é obrigatório e nem vincula o governo federal, e na MINHA opinião pessoal seria a solução MERECIDA ao Brigadeiro Saito e sua turma de yankee boys fardados…

Joner

O SH é um ótimo caça, mas parece que não há estômago para esta negociação, e o pior, é que talvez nunca saberemos se realmente a FAB quase colocou as mãos no F-18 SH. O bom senso, já que a presidência resolveu agir dessa forma, seria escolher um dos outros dois finalistas, caso contrario, seria criancice. Caças russos neste momento implicaria num claro afastamento do Brasil com os EUA, e isso poderia comprometer algumas empresas brasileiras. A FAB precisa procurar um PAI de Santo para tirar essa nuvem negra que não quer ir embora!!!!!! kkkkkkk Toda hora surge uma desculpa… Read more »

Antonio M

Estranho como o Gripen ainda incomoda mesmo que “pequeno” e “de papel”.

O SU-35 recebeu encomendas que são poucas e somente da Rússia. Comparando esses aspectos no que está tão diferente do Gripen ?!?!? Á Rússia já deveria ter encomendado centenas não ?!?!!?

cristiano.gr

hehehehe nem li ainda, mas sigo recitando a frase:

“Não tá morto quem luta e quem peleia”

cristiano.gr

Joner disse:
23 de setembro de 2013 às 14:20

“Caças russos neste momento implicaria num claro afastamento do Brasil com os EUA, e isso poderia comprometer algumas empresas brasileiras.”

Li este final de semana, no jornal Zero Hora, que o Brasil está entre os maiores credores dos Estados Unidos, não lembro a posição, mas numa rápida olhada na web vi que está em 3º lugar.

Acho pouco provável que empresas brasileiras corram mais risco de represarias americanas do que a FAB se esta ficar sempre ameaçada de boicotes dependendo da simpatia do congresso americano.

Antonio M

Caramba, ameaça de boicote? Se fosse pelo material francês que a aviação de caça estaria toda no chão e graças ao materia americano que ainda temos uma, fora aviação de patrulha, Super Tucano cujo o projeto original era para participar de uma licitação americana.

O problema é, se houver um novo FX e o SU-35 estiver nele e novamente for desclassificado, vão demitir o comandante da FAB?!?!.

cristiano.gr

O texto erra em não apontar Israel como O parceiro preferencial dos Estados unidos em serviços de inteligência, citando até a Nova Zelândia.
Talvez o jornalista tenha esquecido de escrever e contou 5 escrevendo apenas 4. Ou é ruim de matemática mesmo.

Vader

cristiano.gr disse: 23 de setembro de 2013 às 15:22 Essa historinha da carochinha de Brasil “credor” dos EUA é uma ótima… O que é melhor? Meu dinheiro na minha mão ou meu dinheiro na sua mão? Inda mais quando você é dono de um arsenal nuclear e 12 Class Nimitz pra fazer valer sua vontade? Amigo, título do tesouro americano qualquer um compra! Basta ir no banco! Dá pra comprar até pela internet! O Brasil não leva vantagem nenhuma em ter um monte de títulos da dívida americana. Ao contrário. Isso não passa de uma garantia de que se o… Read more »

Guizmo

hahahahaha, eu me divirto muito…….Nova Zelândia?!?!?!! Os Hobbits do Condado já sabem de tudo então….

Ivan

cristiano.gr

Procure saber quanto os EUA paga de juros pelos títulos de sua dívida, inclusive os que deve ao Brasil.

Em seguida procure saber quanto o Brasil paga de juros pelos títulos de sua imensa dívida interta, inclusive a muitos americanos (fundos de investimento).

Pode haver uma surpresa.
Tomar dinheiro caro (Selic) para emprestar baratinho me parece um negócio ruim… mas claro, pode ser apenas minha conta de padaria.

Um dia, quem sabe, o cientista louco Dr. Barata resolve explicar esta conta doida novamente. Afinal Barata adora padaria… rs rs rs.

Cordiais Saudações,
Ivan, o lusopadeiro. 🙂

Vovódka Snowdenvisky

Sukhoooooooiiiii TA vindo ai pra voceis meus netinhos queridos e viuvas de Sukhoi de todo esse Brasil caxaceiro de voceis que alem do alcol vai ter muita querosene do pressal pra enxer o tanque do Sukhoooi que cabe a producao de um mes inteirinho de vodka do alambique que a veia montou aqui com o Putin pertinho da Cidade das estrelas aqui do lado de Moscou!!!! A veia ja comprovo que o Sukhoi 35 queima vodka muito bem e voa alucinadao com vodka no tanque e com o etanoil de voceis vai voar bem tambem e com o pressal em… Read more »

carlosserrat

É lamentável sobre todos os aspectos a indecisão e a incúria desse governo medíocre, que temos que aturar, quando se trata da defesa de nosso País. Ora fazer biquinho, mostrar indignação são sinais de um cinismo que não convencem uma pessoa minimamente informada. Todas as opiniões aquí externadas são válidas e por um único motivo. Quando alguém, no comando e nesse caso da Nação não se comunica, dando explicações e razões plausíveis para uma não tomada de decisão, todos tem o direito de pensar o que quiserem, baseados em deduções, achismos ou pensamentos das mais diversas origens. Vivemos na era… Read more »

Baschera

Ivan disse:
23 de setembro de 2013 às 16:06

Naturalmente é um off-tópic…. mas dentre dezenas de artigos, coloco aqui um bem desmistificador sobre o assunto divida externa e interna….. e de fácil leitura.

PS: Baschera, o yoda gringo-padeiro !

Sds.

http://www.sebastiaonery.com.br/visualizar.jsp?id=2016

Vovódka Snowdenvisky

Bascherinha meu netinho querido e como e que a veia vai pousa de para quedas ai em cima de Minas pra come um paozinho de queijo que a veia ta com saudade se voceis ai no Brasil nao paga essa divida externa pros americano com dinherio e fica pagando com pao de queijo esportado pra eles e nao vai sobra pao de queijo pra veia aqui!!!!!!! Eu quero o meu pao de queijo!!!!!

Sukhoooooooooooiiiiiii!!!!!!!!!!!!!

Baschera

Hahahahah….. a veia Vovódka voltou com a corda toda…

Para de beber véia….. e pede pro Putinzinho investir uns Us$ 100 bi aqui no “Prá-Sal”….. que a coisa tá feia.

E a Dilma só vai comprar o Sukoi se vier com o tanque cheio…. e uns charutos do Tio Fidel de graça por 30 anos !

Sua benção Véia !

Sds.

Corsario137

KAKAKAKAKAKA…Vovodka returns!

Vovódka Snowdenvisky

A benca pra voce Bascherinha meu netinho e pra voceis tudo ai no Brasil!!!! A veia so sugere pra voceis ir fazendo estoque de papel higienico e de pao de queijo por favor pra qando eu for visitar voceis!!!!! O papel higienico e porque depois que o Chaveiz compro os Sukhoi os americano safado nao vende mais papel higenico pra Chavelandia porque nao sobra mais papel deles porque eles tao se cagano de medo dos Sukhoooooi e nao e por culpa do Maduro e dos bolivariano nao!!!!!!!! Entao vai te home das direita ai no Brasil inclusive esse ai que… Read more »

Vovódka Snowdenvisky

Beijao em tudo voceis e a bencao tambein que chegou a vez da veia toca a balaika pro Putin e o Gagarin danca junto que nem os Cossaco dancava que hoje aqui e tudo festa e os mafioso russo tao aqui do lado tambeim tomando a minha vodka de alambique safra especial!!!!!!!!

Ate amanha que a festa aqui vai ate amanha tambem!!!!!!

Beijao da lider das viuva do Sukhoooooooi!!!!!

Marcos

“O maior temor na Aeronáutica agora é que o governo decida reabrir a licitação, com a participação do Sukhoi”

1) Por que a Sukhoi seria um temor? Por que é ruim? Por que é bom?
Se é ruim ou bom, é ruim ou bom para o Brasil!

2) Outro dia, outro analista, dizia que o favorito entre os pilotos da FAB seria o Sukhoi.

Ai, ai, ai… é chute para lá, chute para cá!