‘Sequestration’ nos EUA pode respingar nos F-16 de Taiwan

4

F-16 Taiwan

Apesar das dificuldades do Ministério da Defesa Nacional de Taiwan (MND) em manter o programa de atualização dos F-16 em curso, o esforço pode ser inútil pelos cortes no orçamento de defesa dos EUA, que colocou em perigo o Programa CAPES (Combat Avionics Programmed Extension Suite) de atualização da própria frota de caças F-16 da Força Aérea dos EUA (USAF).

Fontes locais da indústria de defesa apontam com certa ironia que é a vez do Pentágono em lidar com os problemas da inércia burocrática do orçamento. Autoridades de defesa dos EUA se queixaram durante anos sobre a resposta lenta de Taiwan na alocação de fundos para manter os programas de aquisição dentro do cronograma. Agora é a vez do Pentágono enfrentar as reclamações do MND.

Taiwan começou o processo de atualização de seus 145 caças F -16A/B adquiridos na década de 1990. Em setembro de 2011, o Pentágono lançou um programa avaliado em 5,3 bilhões de dólares para realizar o retrofit dos aviões, incluindo opções como a instalação de um radar varredura eletrônica ativa (AESA), sistema de navegação inercial integrado ao GPS e sistema de gerenciamento de guerra eletrônica.

Em outubro de 2012, a Lockheed Martin era a única empresa de atualização estrutural, avaliada em US$ 1,85 bilhão, bem como para o barramento de dados do computador de missão modular de alta velocidade.

No final de julho, o radar SABR (Scalable Agile Beam Radar) da Northrop Grumman venceu o RACR (Raytheon Advanced Combat Radar) da Raytheon na concorrência para a escolha do radar AESA que substituirá o APG-66(V)3.

sabr - aesa f-16 - foto NGC

“A seleção dos subsistemas e subcontratados principais avançou mais ou menos dentro do prazo esperado”, disse um analista de defesa de Taiwan.

O desafio está em gerir o custo do programa, disse uma fonte local da indústria de defesa. Isso é complicado pela relação que o programa tem com os esforços da USAF no programa CAPES.

“O pensamento é que isso ajudaria a garantir tanto a capacidade de suporte dos F-16A/B atualizados de Taiwan e permitir a economia de custos através da partilha dos custos de engenharia não recorrente [NRE] de grandes sistemas, como o radar o AESA e os casulos de guerra eletrônica com [a Força Aérea dos EUA]”.

No entanto, o financiamento para o programa CAPES recebeu prioridade mais baixa em meio ao grave ambiente do orçamento de defesa do EUA. Há preocupações bem fundamentadas no MND que o Pentágono poderia descartar o CAPES, a fim de salvar o problemático programa F-35. “Se o CAPES for cancelado ou até mesmo atrasado substancialmente, o impacto no programa de atualização dos F-16A/B de Taiwan pode ser dramático e adverso”, disse a fonte da indústria local de defesa.

Sem a partilha dos custos pela Força Aérea dos EUA nos principais subsistemas como o radar SABR, o custo do programa de atualização dos caças de Taiwan certamente aumentará num momento em que o orçamento de defesa de Taiwan enfrenta problemas de execução do seu programa de reestruturação e o pagamento de US$ 18 bilhões em armas americanas compradas desde 2007.

Além da atualização do F-16, o reequipamento inclui 12 aeronaves P- 3C Orion de patrulha marítima, 30 helicópteros de ataque AH- 64 Apache e 60 helicópteros de emprego geral UH-60 Black Hawk. O orçamento de defesa de Taiwan também está lutando para pagar os custos associados com as políticas de reforma – incluindo uma grande racionalização e redução de tropas – sendo implementadas.

E agora a Força Aérea de Taiwan (RoCAF)  enfrenta aumentos inesperados de custos para o upgrade dos F-16. O impacto potencial no cronograma do programa dos F-16 não é claro, uma vez que as etapas do programa CAPES sofreram atrasos em relação ao cronograma estabelecido por Taiwan, que exige aeronaves atualizadas em 2017.

A Força Aérea de Taiwan e o MND estão acompanhando a situação do orçamento dos EUA de perto e estão ansiosos no que diz respeito ao compromisso futuro do financiamento do programa CAPES.

No entanto, dadas as incertezas sobre a evolução da crise fiscal e as escolhas dolorosas que têm que ser feitas devido ao “sequestration”, os EUA podem não oferecer quaisquer garantias para a viabilidade do CAPES. Analistas de defesa locais e fontes da indústria reclamam que, mesmo sem o colapso formal do CAPES, o programa de atualização dos F-16 de Taiwan está sendo afetado de outras maneiras, como o resultado do desejo de Taiwan de acompanhar as configurações da USAF.

Uma fonte local da indústria de defesa citou os requisitos do casulo de guerra eletrônica. A Força Aérea de Taiwan tem uma exigência para atualizar seus casulos ALQ-84(V) existentes para incorporar a tecnologia de memória de frequência de rádio digital necessária para lidar com ameaças mais avançadas.

F-16 A Taiwan - foto J Tu - TaiwanAirPower

Uma vez que a Força Aérea dos EUA está atualizando todos os seus casulos de guerra eletrônica – tanto ALQ-184 como ALQ-131 – para os padrões ALQ-131A, a Força Aérea de Taiwan está inclinada a seguir a configuração da Força Aérea dos EUA. A USAF propôs uma versão de exportação do ALQ-131A , mas não pode fornecer preço confiável e informações de disponibilidade para os casulos ALQ-131 que seriam necessários para uma atualização. Sem os excedentes ALQ-131, o custo desse caminho de atualização poderia ser proibitivo o suficiente para forçar Taiwan o considerar outras soluções alternativas.

Tal como está, a USAF não estará em posição de aconselhar a Força Aérea de Taiwan no custo de atualização e disponibilidade dos casulos até, provavelmente, em algum momento em 2015, o que poderia significar que pelo menos nesse aspecto os F- 16 de Taiwan não seriam atualizados em conjunto com os principais sistemas do programa, dizem especialistas.

FONTE: DefenseNews (tradução e edição do Poder Aérea a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon

Olha uma opção para o Brasil caso seja mesmo o fim do FX-2.
Um modelo assim seria melhor que só ter F-5M.

joseboscojr

Não é o caso dessa foto do F-16 que parece estar levando o míssil Harpoon, mas vale ressaltar para os entusiastas que Taiwan produz o único míssil anti-navio do mundo que tem duplo sistema de orientação. O Hsiung Feng II é guiado por um radar ativo e um sistema de imagem térmica, o que lhe garante dentre outras vantagens de capacidade de atingir alvos móveis no solo, de operar de modo passivo em tempo bom, aumentando a discrição, e de operar de forma combinada quando da presença de contra-medidas eletrônicas. Ele é muito parecido com o Harpoon mas se distingue… Read more »

joseboscojr

Outros mísseis anti-navios usam o modo duplo, mas combinando o radar ativo com a capacidade home-on-jam, que é quando o míssil desativa o radar e adquiri o emissor de interferência eletrônica, atuando como um míssil anti-radiação.
No caso o Hsiung Feng II deve ser capaz disso também e em sendo teria um sensor triplo.

joseboscojr

Outros mísseis anti-navios usam o modo duplo, mas combinando o radar ativo com a capacidade home-on-jam, que é quando o míssil desativa o radar e adquiri o emissor de interferência eletrônica, atuando como um míssil anti-radiação.
No caso o Hsiung Feng II deve ser capaz disso também e em sendo teria um sensor triplo.